Língua Portuguesa: Avaliação da Aprendizagem em Processo 2012

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Transcrição da apresentação:

Língua Portuguesa: Avaliação da Aprendizagem em Processo 2012 DIRETORIA DE ENSINO DA REGIÃO DE JACAREÍ

Objetivos da Orientação: Apresentar objetivos da Avaliação da Aprendizagem em Processo; Elencar as questões que os alunos tiveram dificuldades na Avaliação da Aprendizagem em Processo em 2011;

Objetivos da Orientação: Refletir sobre as dificuldades dos alunos na resolução das questões e possibilidades didáticas para desenvolvimento das habilidades previstas para a série.

Definição de Processo Processo deriva do latim procedere, verbo que indica a ação de avançar, ir para frente (pro+cedere)) e é um conjunto sequencial e particular de ações com ou objetivo comum.

Objetivos da Avaliação da Aprendizagem em Processo 2012 . Apoiar as ações de planejamento escolar previstas para o início de 2012; . Diagnosticar por meio de instrumento padronizado os aspectos da aprendizagem dos alunos que necessitam de atenção imediata;

Objetivos da Avaliação da Aprendizagem em Processo 2012 . Subsidiar a escola e os docentes com orientações para elaboração de pautas conjuntas e individuais que resultem em planos de ação para os processos de recuperação da aprendizagem especialmente nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática.

Alunos avaliados Alunos dos 6º e 7º anos do Ensino Fundamental e 1º e 2º anos do Ensino Médio.

Avaliação da Aprendizagem em Processo Provas de Língua Portuguesa e Matemática Público alvo: 6º e 7º anos do Ensino Fundamental- Ciclo II; 1ª e 2ª séries do Ensino Médio

Avaliação da Aprendizagem em Processo Constituição das provas: Língua Portuguesa 6º ano- 14 questões de múltipla escolha; 7º ano- 15 questões de múltipla escolha; 1ª série e 2ª série – Ensino Médio- 15 questões de múltipla escolha.

Avaliação da Aprendizagem em Processo Produção escrita Todas as séries avaliadas; Sequência de atividades desenvolvidas pelo professor em mais de uma aula, para que o sentido da escrita não fique restrito apenas à finalidade de avaliar.

Avaliação da Aprendizagem em Processo Prova 1 – diurno Prova 2- noturno Proposta de produção escrita – 6º ano – no caderno de prova Demais séries – em folhas comuns do caderno do aluno;

Prova - características A ação propõe o acompanhamento coletivo e individualizado do aluno por meio de um instrumento diagnóstico.

Prova - características É um registro do professor em relação ao desempenho dos alunos e identifica grupos com maiores dificuldades, para ações de recuperação contínua.

Avaliação da Aprendizagem em Processo - 2011 Resultados

Análise das questões QUESTÃO 6ºANO- L.P. 1ºANO- L.P 1 16 13 2 24 20 3 12 4 27 14 5 17 25 6 7 8 9 15 10 22 26 11 - 18 21

Língua Portuguesa 6º ANO nº2 ( Estabelecer relações entre imagens, gráficos, tabelas, infográficos e o corpo do texto, comparando informações pressupostas ou subentendidas) ; nº4 ( Estabelecer relações entre segmentos de textos) ; nº8 ( Inferir informação pressuposta ou subentendida) nº10 ( Inferir o efeito de humor produzido de um texto pelo seu uso intencional de palavras, expressões ou imagens)

Língua Portuguesa 1º ANO nº2 (Aplicar conhecimentos relativos a regularidades observadas em processos de derivação como estratégia para solucionar problemas de ortografia, com base na correlação entre definição/exemplo); nº5 ( Estabelecer relações entre segmentos de um texto, identificando o antecedente de um pronome relativo ou referente comum de uma cadeia de substituições lexicais) nº10 ( Estabelecer relações entre segmentos de textos, identificando o antecedente de formas pronominais);

Língua Portuguesa 1º ANO nº12 ( Reconhecer o efeito de humor ou ironia produzido no texto literário pelo uso intencional de palavras ou expressões) nº13 (Estabelecer relações entre segmentos de texto, identificando o antecedente de formas pronominais)

Situações de aprendizagem Contemplam as seguintes etapas: Oralidade Leitura Produção escrita Reescrita

Questão 6º ano 2011

Uso dos resultados Libâneo “O planejamento não assegura, por si só, o andamento do processo de ensino”. Contudo, é um passo importante de uma longa caminhada para um ensino de qualidade. Planejar bem requer: Pesquisa permanente; Criatividade na elaboração da aula; Estabelecer prioridades e limites; Abrir-se para acolher o aluno e sua realidade; Flexibilidade para replanejar sempre que necessário.

Materiais de apoio ao professor de Língua Portuguesa Além dos Cadernos do Professor e do Aluno, sugerimos os seguintes materiais de apoio: + Língua Portuguesa: Recuperação Paralela Cadernos de Leitura e Produção de Texto e Literatura; DVDs de Leitura e Produção de Texto; Livros didáticos

Avaliação da Aprendizagem em Processo 2012

Temas a serem trabalhados em Língua Portuguesa (conforme Matriz de Referência para avaliação do SARESP 1) Reconstrução das condições de produção e recepção de textos. Exemplo: Identificar o provável público-alvo de um texto, sua finalidade e seu assunto principal.

2) Reconstrução dos sentidos do texto: Exemplo: Localizar itens de informação explícita, relativos à descrição de características de determinado objeto, lugar ou pessoa, em um texto.

3) Reconstrução da textualidade: Exemplo: Inferir a tese de um texto argumentativo, com base na argumentação construída pelo autor.

4) Recuperação da intertextualidade e estabelecimento de relações entre textos. Exemplo: Identificar duas formas de tratar uma informação, com base na comparação de textos que tratam de um mesmo tema ou assunto.

5) Reflexão sobre os usos da língua falada e escrita 5) Reflexão sobre os usos da língua falada e escrita. Exemplo: Identificar marcas de variação linguística de natureza social ou geográfica, no léxico mobilizado em um texto.

6) Compreensão de textos literários 6) Compreensão de textos literários. Exemplo: Inferir a perspectiva do narrador em uma narrativa literária, justificando conceitualmente essa perspectiva.

Discussão sobre questões do 2º ano do Ensino Médio

Elaboração do relatório Itens importantes: 1 – Elencar quais questões menos de 50% dos alunos acertaram; 2 – Descrever as dificuldades, após investigação com os alunos; 3 – Planejar ações, com toda a equipe escolar, para sanar as dificuldades dos alunos e propiciar o desenvolvimento das habilidades -