As Organizações Vistas como Culturas Disciplina: Organização e Métodos Professora: Carolina Lopes Araujo Aluno: Leonardo Augusto
Cultura são valores e comportamentos compartilhados pelos integrantes de um grupo. A cultura de uma empresa, portanto, são os valores e os comportamentos compartilhados entre os funcionários de uma determinada organização. A cultura organizacional é responsável por reunir os hábitos, comportamentos, crenças, valores éticos e morais e as políticas internas e externas de uma empresa.
A cultura não é algo que possa ser imposto num contexto social A cultura não é algo que possa ser imposto num contexto social. Ela se desenvolve no decorrer da interação social
Pontos críticos em uma organização Capacidade de inovação Capacidade de efetivamente encontrar soluções que dêem conta das demandas sociais do mercado. Versus As tendências sociais,ambientais culturais,tecnológicas etc. A forma como as organizações são estruturadas.
Em certo sentido, portanto, podemos dizer que a natureza de uma cultura se encontra em suas normas sociais e costumes e que se alguém adere a estas regras de comportamento será bem-sucedido em construir uma realidade social apropriada. Porém : As pessoas podem desenvolver práticas contraculturais específicas como uma maneira de dar significado a suas vidas.
Mudança Cultural Os movimentos da qualidade total e de serviço ao consumidor que dominaram o pensamento e a prática administrativa nas décadas de 80 e 90 procuraram criar uma mudança cultural na administração em geral.
As várias teorias e técnicas desenvolvidas por esses movimentos criaram novas posturas e novos valores sobre a condução de negócios, apoiados numa "linguagem" e protocolos detalhados através dos quais os membros da organização poderiam começar a pensar, conversar e agir de maneiras novas.
Surge então uma conscientização cada vez maior de que a tarefa fundamental dos líderes e gerentes está em criar sistemas adequados de significados compartilhados que possam mobilizar os esforços das pessoas na busca dos objetivos e propósitos desejados.
Mosaico cultural Grupos profissionais: Cada grupo profissional pode ter uma visão diferente do mundo e da natureza de suas organizaçõesempresariais Subculturas: Grupos sociais e étnicos dão origem a diferentes normas e padrões de comportamento com impacto crucial no funcionamento diário, especialmente quando os agrupamentos étnicos coincidem com diferentes atividades organizacionais.
Coalizões e contraculturas Como na política, essas mudanças muitas vezes são estreitamente ligadas a questões de ideologia.(Tema escolhido pra definir a empresa)
“Não dormia direito, não saia pra encontros nem da própria família” Jorge Eli “ eu estava cansado de chegar em casa só pra esperar a hora de ir pra padaria.” “Não dormia direito, não saia pra encontros nem da própria família” “ hoje o nosso cliente está preocupado , além da redução dos gastos,também com a saúde e bem estar do seu funcionário. Não precisa ter um padeiro as 3:00 hs da manhã pra fazer a massa!”
A JL Alimentos foi fundada em 26/11/1996, pelos irmãos Jorge Eli e Luiz Augusto, empresários com larga experiência na área de panificação. Há mais de duas décadas no mercado, a JL é sinônimo de pioneirismo e tem como missão desenvolver, produzir e comercializar alimentos congelados para o segmento de panificação.
Vantagens dos produtos congelados da JL Para o cliente Redução do investimento em máquinas e equipamentos Melhor aproveitamento do espaço físico Eliminação do trabalho noturno Redução do custo da mão de obra Para o trabalhador Melhoria das condições de trabalho
Endereço SOF CONJUNTO F SN, LT 22, SETOR NORTE, PLANALTINA (73340060), Distrito Federal, Brasil Telefones (61)33891357 (61)33896007