TENDÊNCIA PROGRESSISTA CRÍTICO SOCIAL DOS CONTEÚDOS Grupo: Celia; Edna Araújo; Eleni Lima; Izabel Shamylla.

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Transcrição da apresentação:

TENDÊNCIA PROGRESSISTA CRÍTICO SOCIAL DOS CONTEÚDOS Grupo: Celia; Edna Araújo; Eleni Lima; Izabel Shamylla

INTRODUÇÃO - Assegura a função social e política da escola mediante o trabalho com conhecimentos sistematizados. - Objetiva formar cidadãos conscientes, principalmente de seus direitos.

- Voltada para a didática surgiu com a publicação do livro Democratização da Escola Pública: a pedagogia crítico-social dos conteúdos ( Libâneo 1985)

MANIFESTAÇÕES DERMEVAL SAVIANI CIPRIANO LUCKESI JOSÉ CARLOS LIBÂNEO SNYDERS HENRY GIROUX

“A atuação da escola consiste na preparação do aluno para o mundo adulto e suas contradições, fornecendo-lhe um instrumental, por meio da aquisição de conteúdos e da socialização, para uma participação organizada e ativa na democratização da sociedade”. (LIBÂNEO, 1994, p. 70).

PAPEL DA ESCOLA -É fator primordial na educação escolar. Base para a liberdade de pensamento, a fomação da consciência crítica e as transformações sociais e economica. --Não deve ser importo ao aluno, mas articulado de forma versátil e inteligível pelos educadores, permitindo sua reelaboração crítica. --Deve partir das experiências concretas e realidades sociais dos alunos, valorizando o saber adquirido e fazendo-o evoluir. -- Não basta ser ensinado; é preciso que se ligue, de forma indissociável, a sua significação humana social.

CONTEÚDO

MÉTODOS

PROFESSOR X ALUNO - O aluno é participante e o professor é o mediador entre este e o saber. -- A relação é interativa; ambos são sujeitos ativos. -- O diálogo aluno-adulto é desigual. -- Exclui a não-diretividade como forma de orientação do trabalho escolar.

APRENDIZAGEM - A aprendizagem ocorre no momento da síntese, quando o aluno ultrapassa sua visão parcial e confusa e adquire uma visão mais clara e unificadora. - Aprender consiste na capacidade de processar informações e lidar com os estímulos do ambiente. -- admite o princípio da aprendizagem significativa. -- apesar do papel ativo do aluno, o professor é o principal responsável pela condução desses processos.