Levantamento das necessidades de treinamento

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Prof. Dr. Alexandre H. de Quadros
Advertisements

Planejamento Estratégico metodologia
Conceitos e objetivos da Gestão de Pessoas
O que é o GestaRH ? É um meio utilizado pelo UNIFEMM para aferir o desempenho de seus empregados em função de metas e resultados a serem alcançados num.
AVALIANDO O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE RH
TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO
Função AGREGAR PESSOAS:
FUNÇÃO DESENVOLVER PESSOAS:
Consultoria Empresarial
FUNÇÃO DESENVOLVER PESSOAS:
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS Treinamento e Desenvolvimento
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS Treinamento e Desenvolvimento
Cesf 3º Período Organização, Sistema e Métodos – OSM Julio Morais
Sistemas de Gestão Integrada
Prof. Antonio Carlos Guil
Gestão do Conhecimento na prática
Meta: Humanização no Ambiente de Trabalho
IV – Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas, Carreiras, Organizações
ECOOSS Ecologic and Economic Systems and Services of Laundry
OS NOVOS DESAFIOS DA GESTÃO DE PESSOAS
GQT – Gestão Pela Qualidade Total
Gestão de Negócios Aula 9 Haroldo Andrade.
Agentes de Desenvolvimento Cooperativo
PROGRAMA AVANÇADO EM GESTÃO PÚBLICA CONTEMPORÂNEA
Conceitos e Perfil do Profissional
Treinamento e Desenvolvimento - T&D
Treinamento e Desenvolvimento
A Importância da Educação Continuada
PLANEJAMENTO DA AÇÃO EMPRESARIAL
Elaboração de programas de treinamento
GESTÃO DE PESSOAS Prof. Marcelo Lisboa Luz.
Prof. Dr. Murilo de A.Souza Oliveira
Funções Administrativas
Ênfase em Indicadores Março / 2009
GESTÃO ESTRÁTÉGICA Trabalho apresentado a Disciplina de Análise Organizacional da FACIMOD do Paraná, como requisito parcial à obtenção de créditos.   Professora:
PMBOK 5ª Edição Capítulo 9
Capítulo 12 Treinamento Conceito de Treinamento.
CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO
AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO POR COMPETÊNCIA DO SERVIDOR SEFAZ-PI
AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO
GESTÃO DE PROCESSOS Aula 8 – Modelagem dos Processos / Indicadores de Desempenho de Processos Prof. Cláudio Zeferino.
ISO NBR Eduardo Silvestri Ribeiro
Planejamento Estratégico
TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS
Subsistema de Desenvolvimento
Planejamento Estratégico
Gestão de pessoas e Desenvolvimento de equipes
PROCESSOS DE TREINAMENTO
O QUE É TREINAMENTO ? Nas organizações, o treinamento é frequentemente visto como uma atividade continua em muitos níveis, operacional, pessoal e administrativo.
Seleção de Pessoal É o processo de identificar, através de técnicas específicas, o candidato mais adequado para cada cargo. Procura prever a adaptação,
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS I
Capítulo 1 A administração hoje.
RECURSOS HUMANOS Aplicada na Produção.
O Processo de Treinamento
VISÃO ESTRATÉGICA NO GERENCIAMENTO DE PESSOAS
Disciplina: Controladoria
PLANEJAMENTO DE ENSINO
ELLO Soluções em Gestão de Pessoas
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
PRÁTICA PROFISSIONAL E ESTÁGIO SUPERVISIONADO
Avaliação de Desempenho
Treinamento e Desenvolvimento T&D. Treinamento e Desenvolvimento “Treinamento é fazer melhor e Desenvolvimento é ser melhor”
Gestão de Recursos Humanos. Gestão de Recursos Humanos são sistemas formais para a gestão de pessoas dentro de uma organização.
4.4 Implementação e Operação
OPERACIONALIZAÇÃO DE UM PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE RH
Treinamento E Desenvolvimento. Conceito Treinamento é um processo de assimilação cultural de curto prazo, que objetiva repassar ou reciclar conhecimentos,
Controle estratégico – 9a. aula Prof ª Rosana Alves Vieira Empreendedorismo e Estrat. de Negócios.
AS PESSOAS E AS ORGANIZAÇÕES
Contabilidade Gerencial
Gestão da Qualidade em Serviços Mudança Cultural ???
Transcrição da apresentação:

Levantamento das necessidades de treinamento

Sistema de T&D, subsistema e as inter-relações existentes Análise de necessidades Elaboração do planejamento Implementação dos programas Avaliação de T&D

Necessidades de treinamento são carências de preparo profissional das pessoas, ou seja, diferença entre o que uma pessoa deveria saber fazer e aquilo que ela realmente faz.

Uma necessidade de treinamento é uma área de informação ou de habilidades que um indivíduo ou grupo precisa desenvolver para melhorar ou aumentar a sua eficiência, eficácia e produtividade no trabalho.

O treinamento de pessoas na organização deve ser uma atividade contínua. Mesmo quando as pessoas apresentam excelente desempenho, alguma orientação e melhoria das habilidades sempre deve ser incentivada.

Métodos de levantamento das necessidades de treinamento

Avaliar os processos produtivos da organização, localizando fatores como produtos rejeitados, barreiras, pontos fracos relacionados ao desempenho das pessoas, custos laborais elevados etc.

Pesquisar o público interno Pesquisar o público interno. As pessoas verbalizam clara e objetivamente que tipos de informação, habilidades e atitudes elas necessitam para executar melhor suas atividades.

A visão do futuro pela introdução de novas tecnologias ou equipamentos e de novos processos de produção, os quais exigem novas habilidades e destrezas que devem ser aprendidas e desenvolvidas pelas pessoas.

O QUE DEVE SER FEITO Análise organizacional: a partir do diagnóstico de toda a organização, para verificar os aspectos da missão, da visão e dos objetivos estratégicos que o treinamento deve atender, associados a um estudo do ambiente social, econômico e tecnológico onde a empresa atua.

O QUE DEVE SER FEITO Análise dos recursos humanos: a partir do estudo de clima organizacional e do perfil das pessoas, determinar quais conhecimentos devem ser aprendidos e desenvolvidos para que contribuam ao alcance dos objetivos organizacionais.

O QUE DEVE SER FEITO Análise da estrutura de cargos: a partir do exame dos requisitos e especificações dos cargos, determinar quais são as habilidades, destrezas e competências que as pessoas deverão desenvolver para desempenhar as tarefas.

O QUE DEVE SER FEITO Análise do treinamento: a partir dos objetivos e metas que deverão ser utilizados como critérios para avaliação da eficiência e eficácia do programa de treinamento.

Análise organizacional Análise dos Rec. humanos Análise do treinamento Diagnóstico organizacional para verificar a missão, visão e objetivos. Análise dos Rec. humanos Comportamentos, atitudes e competências necessários ao alcance dos objetivos. Análise dos cargos Exame dos requisitos exigidos pelos cargos e mudanças nos cargos. Análise do treinamento Objetivos a serem utilizados na avaliação do programa de treinamento

A pesquisa de necessidades deve responder a perguntas, tais como: Quem está necessitando de treinamento? Onde há maior urgência de treinamento? Que tipo de treinamento deve ser ministrado?

Sua situação no mercado Alguns fatores que podem influenciar a pesquisa de necessidades de treinamento em uma empresa Sua situação no mercado Nível tecnológico em que se encontra Necessidade de racionalização administrativa nas operações Pressões do meio ambiente

MODELO DE BERRIEN (caixa negra) - instrumento de levantamento de necessidades de treinamento Sistema criado por John R. Hinrichs em 1976, nos EUA. F.K. Berrien adaptou um esquema a que deu o nome de “caixa negra”, conforme ilustração a seguir.

Sociedade de organizações Supra-sistema Sociedade de organizações Planos de negócios Estabelecimento de política e objetivos para treinamento Análise da força de trabalho Inputs de sinal Realização formal Análise da eficiência Alocação de recursos para treinamento em comparação com outras estratégias Diretoria executiva Análise do clima organizacional Inputs de manutenção Satisfação de necessidades Sucesso organizacional no alcance dos objetivos globais Lucratividade organizacional Disponibilidade de recursos = laço de feedback

Alunos devem imprimir material de leitura: Aula 4_Instrumentos de diagnóstico organizacional, com explicações sobre o Modelo de Berrien e o Perfil de diagnóstico organizacional.

Indicadores das necessidades de treinamento

Indicadores a priori (necessidades futuras) Indicadores a priori (necessidades futuras). São eventos que, se acontecerem, exigirão treinamento: Expansão da empresa e admissão de novos empregados Redução do número de empregados Mudança de método ou processo de trabalho

Substituição ou movimentação de pessoal Indicadores a priori (necessidades futuras). São eventos que, se acontecerem, exigirão treinamento: Substituição ou movimentação de pessoal 5. Faltas, licenças e férias de empregados

6. Modernização de equipamentos e uso de novas tecnologias Indicadores a priori (necessidades futuras). São eventos que, se acontecerem, exigirão treinamento: 6. Modernização de equipamentos e uso de novas tecnologias 7. Produção e comercialização de novos produtos e serviços

Indicadores a posteriori (necessidades passadas) Indicadores a posteriori (necessidades passadas). São necessidades de treinamento ainda não atendidas: Baixa qualidade na produção e baixa produtividade Avarias frequentes em equipamentos e instalações Comunicação interna e/ou externa deficiente

Elevado índice de acidentes de trabalho Indicadores a posteriori (necessidades passadas). São necessidades de treinamento ainda não atendidas: Elevado índice de acidentes de trabalho Excesso de erros, retrabalho e desperdícios Pouca versatilidade dos empregados Mau aproveitamento do espaço físico

Relacionamento profissional deficiente Indicadores a posteriori (necessidades passadas). São necessidades de treinamento ainda não atendidas: Relacionamento profissional deficiente Alto índice de queixas e baixo interesse pelo trabalho Falta de cooperação entre pessoas ou equipes

O treinamento deve ser executado para reduzir carências ao longo dos anos. É necessário estabelecer prioridades e levar em conta as seguintes variáveis: tempo disponível para o programa de treinamento alocação de recursos financeiros nos orçamentos da empresa liberação dos empregados dos seus postos de trabalho.

Inicialmente separa-se as necessidades por grupos de conhecimentos Indicar os nomes dos empregados a serem treinados e definir quais carências devem ter solução segurança técnico qualidade comportamental

Para ordenar ações de treinamento e investimentos necessários, estabeleça o horizonte do programa em 18 meses, por exemplo, para classificar as prioridades: Prioridade 1 – até 6 meses Prioridade 2 – até 12 meses Prioridade 3 – até 18 meses Isto facilita o controle do programa e medição dos resultados imediatos.

Tarefas: 1 – acessar www.cbn.com.br. Clicar em Blogs. Clicar em Blog do Barbeiro. 2 – Clicar na seguinte entrevista: a) Geração Y. Entrevista com Liliam Guimarães, Vice-Presidente do Banco Santander.

Tarefas: 2 – Clicar na seguinte entrevista: b) As transformações na área de Recursos Humanos. Entrevista com Prof. José Ernesto Gonçalves, da FGV.

Tarefas: 3 – Clicar na seguinte entrevista: c) Gestão de pessoas é um dos maiores desafios na administração de empresas. Entrevista com Sônia Carminhato, Diretora Executiva do Grupo Soma. 4 – Ler texto: Aula_4_Instrumentos de diagnóstico organizacional