MOTIVAÇÃO E APRENDIZAGEM

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Pauta Leitura reflexiva; Conclusão do Plano Anual da Escola; Dificuldade para aprendizagem; Café; Data de entrega do Plano de Ensino; Sala do Acessa –
Advertisements

Eixo 3 – TECNOLOGIA Mapas Conceituais: uma breve revisão CAVELLUCCI, Lia Cristina Barata. FORMADORA JANAINA R. PITAS CEFAPRO DE PRIMAVERA DO LESTE
Maria Cândida Andrade Perez O papel da escola é oferecer aos seus estudantes meios que possam ser utilizados para desenvolver a aprendizagem e tomarem.
Aprendizagem Cognição Desenvolvimento Crescimento Maturação Conhecimento.
Mesa redonda: Implicações do PIBID na prática pedagógica do professor supervisor Professores Supervisores: Ivanise Arcanjo Diniz Samuel Almeida de Jesus.
Classificação dos Métodos de Ensino:
DIDÁTICA GERAL 3 a Fase / Educação Física Prof a : Ivanete Lago Groh CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - Unifebe
HADJI, C. AVALIAÇÃO DESMISFICADA. PORTO ALEGRE, ARTMED, 2001 A atividade de avaliação dentro da escola deve ser construída, antes de tudo, como uma prática.
Olá! Nesta aula você estudará o que significa interação e como realizar a interação com os alunos.
Criatividade na Educação Superior: Tendências e Desafios
A PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Prof. Ma. Maria Cecilia Amendola da Motta
Significado Etimológico
Objetivos Infantil II Perceber-se como integrante de um grupo;
POSSIBILIDADES E DESAFIOS PARA INCLUSÃO DE UM ALUNO
SISTEMA DE AVALIAÇÃO DO ESTADO DO PIAUÍ.
Matemática Emocional (os afetos na aprendizagem matemática
As relações e determinações do trabalho na vida cotidiana.
Trabalho e cooperação: o trabalhador coletivo
PROJETO TEATRO DE SOMBRAS. PROJETO TEATRO DE SOMBRAS.
Jogos, brinquedos e desenvolvimento
Oficina 1 Formação de Gestores Escolares
O ensino de História: teoria e prática
Avaliação e aprendizagem na escola: a prática pedagógica como eixo da reflexão MARINO MONDEK.
Adaptação da Mediação a Diferentes Perfis de Públicos e Áreas
Programação Formação Continuada 2016
Introdução a Educação a Distância
Comunidade de Aprendizagem
Fone/fax.: (11)
Prof. Dr. Manoel Oriosvaldo de Moura
AVALIAÇÃO DO CONTRATO DE AUTONOMIA
Teoria de Piaget sobre como as crianças aprendem
FACULDADES INTEGRADAS DE VÁRZEA GRANDE – FIAVEC CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA   AS NECESSIDADES EDUCACIONAIS EXTRÍNSECAS.
A importância do lúdico no processo de aprendizagem do adolescente
PRINCÍPIOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DO ENSINO DE HISTÓRIA
CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS
O homem “já nasce pronto”, pode- se apenas aprimorar um pouco aquilo que ele é ou, inevitavelmente virá a ser. *Concepção inatista O homem é concebido.
GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS NAS INSTITUIÇÕES DE SAÚDE
Análise e Observação Institucional
GRUPOS.
Universidade Federal do Ceará Faculdade de Educação
O homem “já nasce pronto”, pode- se apenas aprimorar um pouco aquilo que ele é ou, inevitavelmente virá a ser. O homem é concebido como um ser totalmente.
Tecnologias Imersivas e Interativas na Educação
O perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória
O perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória
PARÂMETRO CURRICULAR DA MATEMÁTICA
A institucionalização do Atendimento Educacional Especializado no Projeto Político Pedagógico Rejane Araruna Mestranda em Educação - UFC Especialista em.
La Enseñanza en la Escuela Sabática: Comprendiendo y Aplicando el “Ciclo de Aprendizaje"
Docência e Gestão Pedagógica do Ensino Superior
Planejamento da ação didática. Caminhão na ponte.
Planejamento, Avaliação e Fundamentos Cognitivos em EaD
Conteúdo Metodologia e Prática de Língua Portuguesa
O que VOCÊ busca para SEU amanhã. Temos o mapa da mina
em Educação em Direitos Humanos
Currículos e Programas
ESTÁGIO EM MATEMÁTICA II ORIENTAÇÕES PARA REALIZAÇÃO DO ESTÁGIO
Projeto Professor Diretor de Turma. Genezio Santos Professor DT Patrica Aalves Ferreira Coord. do PPDT Por dentro do Projeto Professor Diretor de Turma.
MOTIVAÇÃO Psicologia Escolar Psicóloga Camilla Lima – CRP 17/1535.
LUDICIDADE, PSICOMOTRICIDADE E IMAGINÁRIO INFANTIL HBF – FATEG PROFESSOR: WANDERSON CÂNDIDO (62) –
COMO ENSINAR A TODOS? Para que a inclusão realmente aconteça, é importante garantir diversos recursos para resgatar ou estabelecer as funções nas.
GÊNERO: O PROBLEMA ATUAL NAS ESCOLAS
PARA REFLETIR O que é o PPP? Para que? Qual a sua utilidade? Como ele é construído? Todos os servidores conhecem o PPP e participam da (re)elaboração?
1 POSTURA ÉTICA E AS RELAÇÕES INTERPESSOAIS DO PROFESSOR DO ENSINO SUPERIOR Profa. Gilvanete Correia Bezerra.
DO CONHECIMENTO COTIDIANO AO CONHECIMENTO CIENTÍFICO
 Motivação – movere (latim) – mover-se, conduzir-se em direção a algo  Motivação – conjunto de motivos conscientes e/ou inconscientes que nos levam a.
Itinerários Avaliativos de Minas Gerais. Itinerários Avaliativos.
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento normativo que define o conjunto progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem.
Pedagogia das competências Segundo Philippe Perrenoud: "Competência é a faculdade de mobilizar um conjunto de recursos cognitivos (saberes, capacidades,
A relação Professor – Aluno. É muito difícil definir os limites do conceito “relação professor – aluno”. Eles se intricam na prática do processo pedagógico.
Transcrição da apresentação:

MOTIVAÇÃO E APRENDIZAGEM LES1302 - Psicologia da Educação I

SUCESSO INSUCESSO DIMENSÃO COGNITIVA  DIMENSÃO AFETIVA MOTIVAÇÃO

MOTIVAÇÃO A maioria dos autores entendem a motivação um processo que tenta explicar fatores de ativação, direção e manutenção da conduta, face a um objetivo desejado. (Nieto, 1985)

Motivação intrínseca e extrínseca Na motivação extrínseca, o controle da conduta é decisivamente influenciado pelo meio exterior, não sendo os fatores motivacionais inerentes nem ao sujeito nem à tarefa, mas simplesmente o resultado da interação entre ambos  metas externas (de rendimento)  objetivo: desenvolver-se Na motivação intrínseca, ao contrário, o controle da conduta depende sobretudo do sujeito em si, dos seus próprios interesses e disposições  metas internas (de aprendizagem)  objetivo: ser bem avaliado

SABER PENSAR É TÃO IMPORTANTE QUANTO QUERER PENSAR! Por isso, é importante que o/a professor/a faça interagir questões cognitivas com questões afetivas nos processos pedagógicos.

De quem é a culpa? Contexto sociocultural dos estudantes Contexto familiar Falta de valoração do esforço e da aquisição de capacidades E a prática pedagógica? Quais características deve ter a prática docente para que nossos estudantes se interessem por adquirir os conhecimentos e capacidades cuja consecução é de responsabilidade da escola?

Pra nós, educadores e educadoras: O que podemos fazer para não DESMOTIVAR nossas e nossos estudantes? O que podemos fazer para ENTUSIASMAR nossos e nossas estudantes?

A interação entre o aluno e o contexto é dinâmica A atenção pode mudar durante uma mesma aula A motivação pode ser diferente no decorrer da mesma disciplina durante o ano O mesmo aluno pode se interessar mais por uma disciplina que por outra

Toda mudança motivacional requer tempo O significado das ações de um estudante em um dado momento e seus resultados fazem sentido no contexto da sua história pessoal A forma como foi abordado seu trabalho escolar no passado e os resultados obtidos configuram uma percepção das próprias capacidades com relação às tarefas escolares, seu valor a motivação para realizá-las Isso requer do professor esforço continuado para promover mudanças

Coordenadas que influenciam na mudança motivacional

Nem todos têm as mesmas metas...

Papel do/a professor/a Reconhecer quais são as metas individuais que despertam a motivação dos/as estudantes Desenhar atividades e processos pedagógicos que, na medida do possível, contemplem no decorrer do tempo boa parte dessas metas Conhecer a si próprios e identificar também em si o que o motiva a desempenar a carreira docente!

Bibliografia RIBEIRO, Filomena. Motivação e aprendizagem em contexto escolar. PROFFORMA Nº 03, Junho 2011. TAPIA, Jesus Alonso. Motivar para el aprendizaje: teoría y estrátégias. Ed. Cast: Edebé, 1997. https://www.youtube.com/watch?v=Pz4vQM_EmzI&t =6s