Governança e Negociação Caso do Centro de Soluções Corporativas
Uma rápida introdução: “Você já abriu o chamado?”
“Você já abriu o chamado?”
“Você já abriu o chamado?”
“Você já abriu o chamado?”
“Você já abriu o chamado?”
“Você já abriu o chamado?”
“Você já abriu o chamado?”
“Você já abriu o chamado?”
“Você já abriu o chamado?”
“Você já abriu o chamado?”
“Você já abriu o chamado?”
“Você já abriu o chamado?”
Nosso conceito de Governança “A Tecnologia que faz forças opostas trabalharem juntas”
para servir a comunidade” Nossas crenças “Trabalhamos para servir a comunidade” Alexandrino Garcia Fundador
O Grupo Algar
Empresa de controle familiar com gestão profissional Grupo Algar (desde 1929) Empresa de controle familiar com gestão profissional
Cliente, nossa razão de existir Valorização dos talentos humanos Visão, Missão e Valores Visão Gente servindo Gente Missão Desenvolver relacionamentos e negócios sustentáveis que gerem valor percebido. Cliente, nossa razão de existir Integridade Valorização dos talentos humanos Crença no Brasil Sustentabilidade
Perfil
Estrutura de Negócios Setores de atuação
Estrutura de Negócios Setores e empresas Monomarca: tudo com todos TI / Telecom Agro Serviços Turismo
Solidez e presença Presença Destaques Geográfica 2012 20,6 mil 2 mi Receita Líquida R$3,7 bi Exportações US$367 mi Investimentos R$440 mi Associados 20,6 mil Destaques 2012 2 mi Clientes
Explorando o conceito
Nosso conceito de governança “A Tecnologia que faz forças opostas trabalharem juntas” Sistêmica – Orientada a Processos Direta – Baseada em métricas Coloca as pessoas certas para conversar Toda baseada em controle Requer interesse genuíno em resolver um problema. Quando uma situação chega a governança o processo está quebrado.
Partes integrantes da negociação CSC UniAlgar* Holding Tecnologia Telecom Aviation* Serviços Agro CSC Algar – Suporte TI Back-Office Provedor 1 Provedor 2 Governança Centralizada FiCo Talentos Humanos Compras Você não pode terceirizar a liderança da governança! * Apenas para serviços de TH
Camadas de Negociação Comitê Diretor Executivos Equipes de Operação Trimestralmente revisa o resultado. Trata estratégia e aspectos financeiros Toda rotina é preparada pela Algar. Os terceiros são envolvidos sob demanda Mensalmente revisa o resultado. Análise de volumes e Indicadores de Performance Semanalmente revisa performance da operação. Captura os incidentes
Gerenciamento por Métricas Nossos resultados Gerenciamento por Métricas Racionalização do uso de TI Registro de incidentes baseado em fatos
Nosso aprendizado
Nosso aprendizado As pessoas sabem resolver suas contradições Não tente medir tudo o que acontece Invista na gestão de mudanças. Governança é um grande PMO A empresa é a dona dos seus issues Governança devi influenciar as pessoas a negociarem O Único fato certo é que todas as suas negociações vão mudar no segundo seguinte à assinatura do contrato. Você terceiriza a autoridade e não a responsabilidade Processos são importantes. Pessoas são essenciais
Obrigado!!! mauricio.lemos@cscalgar.com.br