- 1 - Jogos de Empresas I - Prof. Luís Carlos Padrão O processo de definição de um negócio O modelo de análise setorial de Porter A cadeia de valor da.

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CADEIAS DE SUPRIMENTO Integrantes: Kamila Martins - Larissa Lima – Milene Uchoa Raquel Borem – Tatiana Sutil – Vinicius Ramos.
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- 1 - Jogos de Empresas I - Prof. Luís Carlos Padrão O processo de definição de um negócio O modelo de análise setorial de Porter A cadeia de valor da empresa Jogos de Empresas I Definição do negócio

- 2 - Jogos de Empresas I - Prof. Luís Carlos Padrão O processo de definição de um negócio Conceito e Missão Análise do ambiente interno e externo Estratégia Conceito: Qual o setor de atuação: industrial, serviços, agrícola? Qual o tipo de produto ou serviço a ser vendido? Missão: Especifica qual é a natureza do negócio de uma empresa. Análise externa: ex., mudança no hábito de consumidores, atuação da concorrência Análise interna: ex. competência no ramo de atuação, produto com qualidade exclusiva. Estratégia: É o caminho que a empresa utilizará para cumprir sua missão e atingir os objetivos. Envolve a definição dos clientes-alvo e das características dos produtos Plan o de ação Plano de marketing (produtos, preço, canais de distribuição e comunicação) Plano de produção Plano financeiro Plano de recursos humanos Objetivos Objetivo: São os resultados quantificados e específicos. Ex. Crescer as vendas em 10% até final do ano. Adaptação de Kotler, Philip; “Marketing”, Edição Compacta; Editora Atlas; capítulo 3 (Marketing estratégico)

- 3 - Jogos de Empresas I - Prof. Luís Carlos Padrão Análise do ambiente externo e interno Modelo de análise setorial de Michael Porter FORNECEDORES CLIENTES CONCORRENTES Tamanho do mercado Tipos diferentes de consumidores (Segmentos) Taxa de crescimento EMPRESA PRODUTOS SUBSTITUTOS Características Tipos de clientes Tipos de produtos Características Condições do fornecimento da matéria-prima, ou produto Identificação de produtos concorrentes futuros MODELO DAS 5 FORÇAS DE MICHAEL PORTER Porter, Michael E.; “Vantagem Competitiva - Criando e sustentando umdesempenho superior”; Editora Campus

- 4 - Jogos de Empresas I - Prof. Luís Carlos Padrão A cadeia de valor da empresa Infra-estrutura; Recursos Humanos; Informática Logistica Interna A cadeia de valor: São as atividades que a empresa deve realizar para oferecer seu produto aos seus clientes-alvo: –Primárias (“Core”): São as atividades em que a empresa deve focar seus recursos, elas devem ser desempenhadas com excelência para obter sucesso. Tais atividades são as que os clientes-alvo valorizam ou que influenciam sua decisão de compra. –Apoio: Atividades de auxílio às atividades primárias. Podem ser terceirizadas e não influenciam diretamente na decisão de compra dos clientes-alvo. Produção Logística Externa Marketing e Vendas Serviços Compra e estoque de materia- prima Estoque e entrega de produtos Preço, Produto, Comunicação, Canal de vendas. Serviços de valor agregado, ex. crédito, assitência técnica. Porter, Michael E.; “Vantagem Competitiva - Criando e sustentando um desempenho superior”; Editora Campus ATIVIDADES PRIMÁRIAS ATIVIDADES DE APOIO CADEIA DE VALOR GENÉRICA

- 5 - Jogos de Empresas I - Prof. Luís Carlos Padrão A cadeia de valor da empresa: exemplo, loja de varejo de eletrodomésticos Escritório interno; manutenção da loja; Recursos Humanos; suporte informático. Definição de itens e quantidad e. Negociaçã o de compra. Definição do local, tamanho, layout da loja. Processamen to dos pedidos de clientes e entrega dos produtos Divulgação, Promoção de produtos. Atendimento de vendas. Crédito aos clientes, entrega a domicílio, atenção ao cliente. ATIVIDADES PRIMÁRIAS ATIVIDADES DE APOIO