Estratégia – Visão baseada em recursos

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Transcrição da apresentação:

Estratégia – Visão baseada em recursos Recurso organizacional é caracterizado como todo o tipo de capacidade, competência, recurso ou informação que uma organização possui ou controla que pode originar vantagem competitiva (COOL, COSTA e DIERICKX, 2002; BARNEY, 1997). Vantagem competitiva O recurso para ser fonte de vantagem competitiva, ele precisa habilitar a organização a explorar oportunidades ou neutralizar ameaças, ser possuído ou controlado por um pequeno número de organizações em competição e possuir um elevado custo para ser copiado e/ou um fornecimento inelástico

Estratégia – Visão baseada em recursos Recursos financeiros Diferentes fontes de dinheiro que as organizações podem utilizar para criar e implementar estratégias. Tipo de recurso que raramente será qualificado como raro Exemplos Capital próprio Financiamentos bancários Lançamento de ações e debêntures

Estratégia – Visão baseada em recursos Recursos físicos Recursos que envolvem estrutura física, atividades e processos executados pelas organizações Tipo de recurso diretamente relacionado aos processos produtivos das organizações Exemplos Tecnologia Equipamentos Posição geográfica Planta industrial Acesso a matéria-prima

Estratégia – Visão baseada em recursos Recursos humanos São os recursos relacionados às pessoas que participam de uma organização consideradas individualmente Tipo de recurso que dificilmente será duplicado ao decorrer do tempo, pois as pessoas são únicas Exemplos Treinamento Inteligência Experiência Rede de relacionamentos

Estratégia – Visão baseada em recursos Recursos organizacionais São os recursos relacionados aos aspectos coletivos das organizações São recursos que quando analisados individualmente, dificilmente, eles podem originar vantagem competitiva para uma organização. Exemplos Estrutura organizacional Cultura organizacional Comunicação organizacional Relações entre a organização e o ambiente

Estratégia – Visão baseada em recursos Modelo de análise O modelo de análise para avaliar se um recurso pode ser fonte ou não de vantagem competitiva proposto por Barney (1997) aborda o Valor (value), a Raridade (rareness), a Imitabilidade (imitability) e a Organização (organization), e é comumente chamado de modelo V.R.I.O. O recurso é Valioso? Raro? Difícil de imitar? Explorado pela organização? Implicação competitiva Resultado econômico Não - Desvantagem competitiva Abaixo do normal Sim Paridade competitiva Normal Vantagem competitiva temporária Acima do normal Vantagem competitiva sustentável