M&C – CONSULTORIA - WWW.CINCINATO.COM.BR FACULDADES I N E D – RIO CLARO TRANSFORMANDO ESTRATÉGIA EM RESULTADO.

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Transcrição da apresentação:

M&C – CONSULTORIA - FACULDADES I N E D – RIO CLARO TRANSFORMANDO ESTRATÉGIA EM RESULTADO

M&C – CONSULTORIA - VAMOS VIAJAR PARA O PASSADO ?

M&C – CONSULTORIA - Modelos de Gestão Era Era do Industrial Conhecimento Mudanças ancoradas na evolução da sociedade

M&C – CONSULTORIA -

O QUE É LIDERANÇA SITUACIONAL PRÁ VOCÊ ? L I D E R A N Ç A

M&C – CONSULTORIA - Foco no Resultado Foco nas Pessoas 1,9 1,1 5,5 9,9 9,1 1,9 1,1 5,5 9,9 9,1 LAISSEZ-FAIRE AUTOCRÁTICO Pleno DEMOCRÁTICO LIDERANÇA SITUACIONAL Fonte: Sapiens Sapiens

M&C – CONSULTORIA - 1,9 1,1 5,5 9,9 9,1 1,9 1,1 5,5 9,9 9,1 Liderança situacional

M&C – CONSULTORIA - VISÃO GERAL DA EMPRESA ESTRATÉGIA EM RESULTADO Definição de gestão Invenção do século Revolução século XXI Impactos século XXI Ferramentas da gestão Tendências ConclusãoPerfil do gestor

M&C – CONSULTORIA -

GESTÃO : A maior invenção do século XX, é um conjunto de conhecimentos cujo foco é a obtenção de resultados. Gestão é sempre sobre o futuro, nenhuma disciplina vale muito, o que manda é a ciência das circunstância, isto é, tudo depende. GESTÂO é resultado e não esforço.

M&C – CONSULTORIA - A VERDADEIRA REVOLUÇÃO ESTÁ APENAS COMEÇANDO. A PRÓXIMA DÉCADA SERÁ MUITO MUITO DIFERENTE. OS NEGÓCIOS VÃO MUDAR MAIS DO QUE MUDARAM NOS ÚLTIMOS 50 ANOS.

M&C – CONSULTORIA - NO LIMIAR DO SÉCULO XXI AS EMPRESAS QUE NÃO TIVEREM UMA VISÃO CLARA DE COMO SER DIFERENTE E ÚNICAS, SERÃO DEVORADAS PELA CONCORRÊNCIA. Michael Porter

M&C – CONSULTORIA - As que fabricam o avião; As que ficam observando o avião passar; As que ficam perguntando se o avião já passou. Michael Porter EXISTEM TRÊS TIPOS DE EMPRESAS

M&C – CONSULTORIA - Gestão é fazer acontecer: “Temos a estratégia e o plano de ação, mas não conseguimos executar”.

M&C – CONSULTORIA -

Gestão é sobre pessoas, atitudes e valores. As melhores coisas da vida podem não ter preço, mas têm custo. CLEMENTE NOBREGA

M&C – CONSULTORIA - SEGUE O PROJETO ATÉ O FIM DELEGA FAZ PERGUNTAS INTELIGENTES TRAZ RESPOSTAS DESENVOLVE PESSOAS NÃO ACREDITA EM PESSOAS RECOMPENSA QUEM FAZ ACONTECER TRATA TODOS IGUAIS NADA DEVE SER SECRETO ESCONDE INFORMAÇÃO MUDANÇA É REGRA MUDANÇA É EXCEÇÃO PARADIGMAS DA GESTÃO GESTOR DO PASSADO GESTOR DE HOJE

M&C – CONSULTORIA - PERFIL DO GESTOR 1. NÃO BASTA SER COMPETENTE É PRECISO SER MUITO COMPETENTE, O MELHOR;

M&C – CONSULTORIA - PERFIL DO GESTOR 2. PRECISA SER EFICAZ; 3.CRIATIVO; 4.ESTAR SEMPRE INOVANDO; 5. ANTECIPAR MUDANÇAS; 6.GARANTIR QUE AS INOVAÇÕES DÊEM CERTO;

M&C – CONSULTORIA ALTAMENTE COMPROMETIDO; 8. BATER METAS COM RECURSOS ESCASSOS; 9. ATUALIZAR-SE AOS DESENVOLVIMENTOS TECNOLÓGICOS (celulares, internet, ); 10. HABITUAR-SE A UM GRANDE NÚMERO DE ATIVIDADES; 11. DIVIDIR AS POUCAS FÉRIAS EM ETAPAS; 12. HABITUAR-SE A SER INTERROMPIDO VARIAS VEZES DURANTE SUAS TAREFAS DIÁRIAS. (Pesquisa da Organização Internacional do Trabalho – OIT, executivos são interrompido a cada 7 minutos) PERFIL DO GESTOR

M&C – CONSULTORIA Trabalhar sob pressão sempre. 14. Discernir o que é importante é a primeira tarefa de um gestor. 15. Todo gestor é por definição um prático, mas sem teoria torna-se apenas um palpiteiro 16. Para o gestor é importante saber que não são válidas todas as circunstâncias. PERFIL DO GESTOR

M&C – CONSULTORIA - MUDAR O RUMO ESTRATÉGICO: OS CINCO PRINCIPAIS PONTOS.

M&C – CONSULTORIA ENTENDER O MERCADO A empresa precisa ficar tenta às mudanças de mercado e se adaptar a elas.

M&C – CONSULTORIA MANTER UMA ORGANIZAÇÃO FLEXÍVEL Além de saber para onde ir, é necessário manter uma estrutura, exclua hierarquias rígidas, burocracia e processos lentos.

M&C – CONSULTORIA ARRISCAR Muitas mudanças são feitas na base de tentativas e erros. Algumas vão dar errado mesmo. Faz parte do jogo.

M&C – CONSULTORIA FORMAR UMA EQUIPE QUE NÃO TENHA MEDO DO NOVO. Quanto mais os funcionários estiverem disposto a mudar, menos traumática será a transição.

M&C – CONSULTORIA COMUNICAR SEMPRE Adotar uma atitude transparente ajuda a minimizar a tensão. Fonte – Revista exame de junho de 2004.

M&C – CONSULTORIA - G E S T Ã O

M&C – CONSULTORIA - Instruções: Exclua o ícone do documento de exemplo e substitua-o pelos do documento de trabalho: Crie um documento no Word. Retornar ao PowerPoint. Em 'Inserir', selecione 'Objeto'... Clique em 'Criar do arquivo' Localize o nome do arquivo em 'Arquivo' A caixa 'Exibir ícone' deve estar selecionada. Clique em OK Selecione o ícone Em 'Apresentações', selecione 'Configurar ação'. Em 'Ação do objeto', selecione 'Editar' Clique em OK OS IMPACTOS DO SÉCULO XXI DIFERENTES VISÕES FOCO ORGANIZAÇÃOPiramidal Em rede InternoExterno RECURSOS Ativos fixos Informação ESTILOEstruturado Flexível TRABALHO Crescimento pessoal LIDERANÇAReativoRRR SÉCULO XX CARACTERÍSTICA SÉCULO XXI Segurança

M&C – CONSULTORIA - Instruções: Exclua o ícone do documento de exemplo e substitua-o pelos do documento de trabalho: Crie um documento no Word. Retornar ao PowerPoint. Em 'Inserir', selecione 'Objeto'... Clique em 'Criar do arquivo' Localize o nome do arquivo em 'Arquivo' A caixa 'Exibir ícone' deve estar selecionada. Clique em OK Selecione o ícone Em 'Apresentações', selecione 'Configurar ação'. Em 'Ação do objeto', selecione 'Editar' Clique em OK GLOBALIZAÇÃO DA CONCORRÊNCIA CONCENTRAÇÃO DE EMPRESAS AUMENTO DO TRABALHO SEM VÍNCULO EMPREGATÍCIO VALORIZAÇÃO DO INDIVÍDUO VIRTUALIZAÇÃO DO MUNDO CAPITAL INTELECTUAL VALENDO MAIS QUE FINANCEIRO OS IMPACTOS DO SÉCULO XXI DIFERENTES VISÕES

M&C – CONSULTORIA - Instruções: Exclua o ícone do documento de exemplo e substitua-o pelos do documento de trabalho: Crie um documento no Word. Retornar ao PowerPoint. Em 'Inserir', selecione 'Objeto'... Clique em 'Criar do arquivo' Localize o nome do arquivo em 'Arquivo' A caixa 'Exibir ícone' deve estar selecionada. Clique em OK Selecione o ícone Em 'Apresentações', selecione 'Configurar ação'. Em 'Ação do objeto', selecione 'Editar' Clique em OK Instruções: Exclua o ícone do documento de exemplo e substitua-o pelos do documento de trabalho: Crie um documento no Word. Retornar ao PowerPoint. Em 'Inserir', selecione 'Objeto'... Clique em 'Criar do arquivo' Localize o nome do arquivo em 'Arquivo' A caixa 'Exibir ícone' deve estar selecionada. Clique em OK Selecione o ícone Em 'Apresentações', selecione 'Configurar ação'. Em 'Ação do objeto', selecione 'Editar' Clique em OK LIDERA OS CLIENTES. PROCURA PRODUTOS PARA CLIENTES. PARTICIPAÇÃO NO CLIENTE. ENTENDIMENTO DO NEGÓCIO DO CLIENTE. PROFISSIONAIS DE NEGÓCIOS. PLANOS DE AÇÃO POR CLIENTE EM AÇÃO. OS IMPACTOS DO SÉCULO XXI DIFERENTES VISÕES

M&C – CONSULTORIA - G E S T Ã O

M&C – CONSULTORIA - PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO POR QUE UMA EMPRESA PRECISA DE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO ?

M&C – CONSULTORIA - Instruções: Exclua o ícone do documento de exemplo e substitua-o pelos do documento de trabalho: Crie um documento no Word. Retornar ao PowerPoint. Em 'Inserir', selecione 'Objeto'... Clique em 'Criar do arquivo' Localize o nome do arquivo em 'Arquivo' A caixa 'Exibir ícone' deve estar selecionada. Clique em OK Selecione o ícone Em 'Apresentações', selecione 'Configurar ação'. Em 'Ação do objeto', selecione 'Editar' Clique em OK MISSÃO PRINCÍPIOS ANÁLISE DO AMBIENTE VISÃO OBJETIVOS ESTRATÉGIAS COMPETITIVAS NEGÓCIO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

M&C – CONSULTORIA - DEFINIÇÕES PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO:  É UMA FERRAMENTA PARA PENETRARMOS NO TÚNEL DO TEMPO.  É UMA FERRAMENTA PARA GERAR SINERGIA DE OBJETIVOS NO DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL.

M&C – CONSULTORIA - ESTRATÉGIA: Antes:  Não se falava em estratégia tudo era em torno do operacional e financeira. Hoje:  Estamos na era digital, na era do conhecimento. IMPORTÂNCIA DA ESTRATÉGIA  Hoje mais do que antes, em virtude da riqueza de informações;  Mostra o caminho que a empresa deverá seguir. PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

M&C – CONSULTORIA - PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO “ESTRATÉGIA”

M&C – CONSULTORIA - PosiçãoEstratégicaAtual PosiçãoEstratégicaDesejada ESTRATÉGIA ESTRATÉGIA Análise de Cenário Fatores Críticos PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO “ESTRATÉGIA”

M&C – CONSULTORIA - FOCO NA ESTRATÉGIA Você tem de ter uma estratégia: “Seja melhor, fazendo diferente”.

M&C – CONSULTORIA - FOCO NA ESTRATÉGIA OS CINCO PRINCÍPIOS DA ORGANIZAÇÃO FOCADA NA ESTRATÉGIA: Mobilização das mudanças com liderança executiva; Tradução da estratégia em termos operacionais; Alinhamento da Organização à estratégia; Motivação para que todos se envolvam na estratégia; e Administração de modo a tornar estratégia um processo contínuo. Robert Kaplan

M&C – CONSULTORIA - FATORES CRÍTICOS NO PROCESSO : E comitê deve receber nivelamento cultural para discutir o plano, aceitá-lo e implementá-lo; O plano deve parecer possível de ser implantado; O comitê deve ter poder de vetar, mudar o plano; O comitê deve receber sempre estimulo positivo de prosseguir; O próprio comitê identifica os membros que não querem mudar ou serem flexíveis para o sucesso do plano; As comissões devem atentar para os prazos e objetivos de seus trabalhos; FOCO NA ESTRATÉGIA

M&C – CONSULTORIA - FOCO NA ESTRATÉGIA FATORES CRÍTICOS NO PROCESSO: A CADA REUNIÃO A EMPRESA DEVERÁ QUESTIONAR SUA VISÃO E O QUEM SOU EU, OS BLOCOS DO P.E. NÃO SÃO ESTÁVEIS NO TEMPO; A CADA REUNIÃO DO COMITÊ A SINERGIA MUDA; PRECISAMOS ESTAR ATENTOS AOS EGOS; MEMÓRIA DAS REUNIÕES PASSADAS DEVEM ESTAR SEMPRE A MÃO DO COMITÊ; TODA REUNIÃO ESTRATÉGICA DEVE SER MINUCIOSAMENTE ESTUDADA; NEGOCIAÇÃO POLÍTICA DEVE SER FEITA ANTES DAS REUNIÕES.

M&C – CONSULTORIA - ESTRATÉGIA PERFIL DO ESTRATEGISTA 1. Ele é PROATIVO, antecipa os eventos no túnel do tempo, agir antes que algo aconteça, tomar parte do mercado no tempo certo; 2. Estar pronto a ADAPTAÇÃO em novos cenários, quebra de paradigmas; 3. Não se apega a paradigmas, ou seja, não fica PRESO A VERDADES últimas; 4. Conhece as TENDÊNCIAS; BIRRA

M&C – CONSULTORIA Tem mente GLOBAL; 6. Promove a SINERGIA. Líderes promovem sinergia com muita facilidade; 7. Tem HABILIDADE de negociar; 8. Tem habilidade de eleger os ELEMENTOS CHAVES de cada momento. ESTRATÉGIA PERFIL DO ESTRATEGISTA

M&C – CONSULTORIA - ESTRATÉGIA - OPINIÃO MEGATRENDS:  Crescimento mercado na internet;  Globalização;  Formação de blocos econômicos;  A mulher na liderança;  Mudanças na CLT;  Melhorias contínuas, transformações em curto espaço de tempo.

M&C – CONSULTORIA - TODA INICIATIVA DE GERAR RESULTADO, NECESSITA DE GESTÃO. “CLEMENTE NOBREGA” ESTRATÉGIA - COMENTÁRIO

M&C – CONSULTORIA - COMPROMETIMENTO E MOTIVAÇÃO DO GESTOR.

M&C – CONSULTORIA - GESTÃO - MOTIVAÇÃO DO GESTOR D E S M O T I V A M O T I V A FALTA DE AUTONOMIA DESAFIOS FALTA DE INTERESSE DA LIDERANÇA INDIFERENÇA NOS RESULTADOS PROCESSOS INTERNOS BURUCRÁTICOS MUDANÇA NO PLANO MESTRE DEFINIDO ATRASOS NOS PLANOS DE AÇÃO OPORTUNIDADE DE CRESCIMENTO VALORIZAÇÃO E RECONHECIMENTO PARTICIPAÇÃO ACESSO À NOVAS TECNOLOGIAS IMAGEM E VISÃO DO FUTURO EMPRESA

M&C – CONSULTORIA - A principal tarefa do gestor é criar as condições para que a seu comitê tenha ALCANCE RESULTADO.

M&C – CONSULTORIA - LIÇÃO 1 As pessoas não podem executar uma estratégia secreta. Deve ser aberta para todos os níveis.

M&C – CONSULTORIA - LIÇÃO 2 Execução não acontece se não existir um senso do “dono do negócio”.

M&C – CONSULTORIA - LIÇÃO 3 As pessoas só irão executar uma estratégia se estiverem comprometidas com elas mesmas.

M&C – CONSULTORIA - LIÇÃO 4 Gerentes operacionais devem possuir habilidades estratégicas, necessariamente.

M&C – CONSULTORIA - “É NECESSÁRIO QUE SEJAMOS UM FORNECEDOR PREFERENCIAL” “BEN SHAPIRO”

M&C – CONSULTORIA - CONSEGUIR RESULTADO ATRAVÉS DAS OUTRAS PESSOAS. DISCURSO IGUAL A PRÁTICA.

M&C – CONSULTORIA - TENDÊNCIAS

M&C – CONSULTORIA - GESTOR DO PASSADO (PASSIVO) O GESTOR SENTE-SE BEM QUANDO CONSEGUE FAZER EXATAMENTE O QUE ESTAVA ESCRITO. GESTOR DO PRESENTE (PROATIVO) O GESTOR SENTE-SE BEM QUANDO CONSEGUE VISUALIZAR TODAS AS TENDÊNCIAS E ALTERAR O PLANO ANTES QUE SEJA EXECUTADO JÁ ULTRAPASSADO.

M&C – CONSULTORIA - Nunca para de perguntar Medo de perguntar Tem pelo menos duas alternativas Resolve tudo rápido Não tem medo de falar “não sei” Faz o que “acha” SEMPRE diz a verdade Esconde a Verdade Aceita críticas construtivas Não gosta de críticas Mantém sempre a calma Não fica nervoso PASSADOPRESENTE

M&C – CONSULTORIA - V I D A M I S S Ã O

M&C – CONSULTORIA - ZONA DE CONFORTO CAMPO DE AÇÃO

M&C – CONSULTORIA - FOCO FOCO NO FOCO DO SEU CLIENTE

M&C – CONSULTORIA - ESTRATÉGIA IMPLEMENTAÇÃO BOA RUIM BOA RUIM ESTAREMOS MORTOS  ESTAREMOS PERDENDO TEMPO  TUDO PODE ACONTECER  TEREMOS SUCESSO ESTRATÉGIA E IMPLANTAÇÃO

M&C – CONSULTORIA -

O DESAFIO DE SER LÍDER ANTONIO CINCINATO MARQUES Gestão da Logistica – Faculdades INED

M&C – CONSULTORIA - A palavra vem do grego antigo stratègós (de stratos, "exército", e "ago", "liderança" ou "comando" tendo significado inicialmente "a arte do general") e designava o comandante militar, à época de democracia ateniense.grego antigo democracia ateniense O idioma grego apresenta diversas variações, como strategicós, ou próprio do general chefe; stratégema, ou estratagema, ardil de guerra; stratiá, ou expedição militar; stráutema, ou exército em campanha; stratégion, ou tenda do general, dentre outras. A origem da palavra Gestão advém do verbo latino gero, gessi, gestum, gerere, cujo significado é levar sobre si, carregar, chamar a si, executar, exercer e gerar