©2003 South-Western Publishing Company 1 Liderança Estratégica Michael A. Hitt R. Duane Ireland Robert E. Hoskisson Capítulo 12.

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Transcrição da apresentação:

©2003 South-Western Publishing Company 1 Liderança Estratégica Michael A. Hitt R. Duane Ireland Robert E. Hoskisson Capítulo 12

2 Formulação da Estratégia Competitividade Estratégica Retornos Superiores à Média Superiores à Média Intenção Estratégica Intenção Estratégica Missão Estratégica Missão Estratégica Capítulo 2 Capítulo 2 O Ambiente O Ambiente Externo Capítulo 3 Capítulo 3 O Ambiente O Ambiente Interno Processo de Administração Estratégica Feedback Insumos Estratégicos Ações Estratégicas Resultados Estratégicos Capítulo 4 Capítulo 4 Estratégia no Estratégia no Nível de Nível de Negócios Capítulo 5 Capítulo 5 Dinâmica Competitiva Capítulo 6 Capítulo 6 Estratégia de Nível de Nível Corporativo Capítulo 7 Capítulo 7 Estratégias de Estratégias de Aquisição e Aquisição e Reestruturação Capítulo 8 Capítulo 8 Estratégia Internacional Capítulo 9 Capítulo 9 Estratégia Cooperativa Implementação da Estratégia Capítulo 10 Capítulo 10 Governança Corporativa Capítulo 11 Capítulo 11 Estrutura e Estrutura e Controles Organizacionais Capítulo 12 Capítulo 12 Liderança Estratégica

3 Liderança Estratégica A liderança estratégica envolve: A liderança estratégica envolve: –a capacidade de antecipar, vislumbrar e manter flexibilidade e delegar poderes para criar mudança estratégica –trabalho multifuncional que envolve administrar por meio dos outros –consideração da empresa inteira em vez de somente uma sub-unidade –uma mentalidade gerencial

4 Ações estratégicas bem sucedidas Liderança Estratégica e o Processo de Administração Estratégica Liderança Estratégica Eficiente Intenção Estratégica Missão Estratégica modela a formação da e influenciam

5 Competitividadeestratégica Retornos acima da média Formulação de estratégias Implementação Ações estratégicas bem sucedidas produz Liderança Estratégica e o Processo de Administração Estratégica

6 Fatores que Afetam a Capacidade de Escolha Administrativa Ambiente Externo Estrutura da indústriaEstrutura da indústria Taxa de crescimento do mercadoTaxa de crescimento do mercado Tipo e número dos competidoresTipo e número dos competidores Natureza e grau das restrições políticas/legaisNatureza e grau das restrições políticas/legais Grau em que os produtos podem ser diferenciadosGrau em que os produtos podem ser diferenciados Ambiente Externo

7 Fatores que Afetam a Capacidade de Escolha Administrativa Características da Organização Características da Organização TamanhoTamanho IdadeIdade CulturaCultura Disponibilidade de recursosDisponibilidade de recursos Padrões de interação entre os empregadosPadrões de interação entre os empregados Ambiente Externo

8 Fatores que Afetam a Capacidade de Escolha Administrativa Ambiente Externo Características da Organização Características do Gerente Capacidade de Escolha Administrativa Características do Gerente Tolerância para com a ambigüidadeTolerância para com a ambigüidade Compromisso com a firma e seus resultados estratégicos desejadosCompromisso com a firma e seus resultados estratégicos desejados Habilidades interpessoaisHabilidades interpessoais Nível de aspiraçãoNível de aspiração Nível de auto-confiançaNível de auto-confiança

9 Equipes de Alta Administração A equipe de alta administração é composta de gerentes-chave, que são responsáveis pela A equipe de alta administração é composta de gerentes-chave, que são responsáveis pela –formulação e –implementação –das estratégias da empresa Uma equipe de alta administração heterogênea com habilidades e conhecimentos variados pode indicar múltiplas perspectivas ao avaliar estratégias alternativas e construir consenso Uma equipe de alta administração heterogênea com habilidades e conhecimentos variados pode indicar múltiplas perspectivas ao avaliar estratégias alternativas e construir consenso

10 Equipes de Alta Administração Uma equipe de alta administração também deve ser capaz de funcionar eficientemente como um time a fim de implementar estratégias Uma equipe de alta administração também deve ser capaz de funcionar eficientemente como um time a fim de implementar estratégias –uma equipe heterogênea torna isso mais difícil –uma equipe heterogênea, entretanto, é associada positivamente com inovação e mudança estratégica

11 Liderança Estratégica CEOs podem ganhar tanto poder a ponto de se tornarem virtualmente independentes de supervisão pelo conselho de administração CEOs podem ganhar tanto poder a ponto de se tornarem virtualmente independentes de supervisão pelo conselho de administração Isso é especialmente verdadeiro quando o CEO é também o presidente do conselho de administração Isso é especialmente verdadeiro quando o CEO é também o presidente do conselho de administração CEOs com tempo de mandato longo também podem exercer poder substancial CEOs com tempo de mandato longo também podem exercer poder substancial As formas mais eficientes de governança dividem o poder e influência entre o CEO e o conselho de administração As formas mais eficientes de governança dividem o poder e influência entre o CEO e o conselho de administração

12 Mercado de Trabalho Administrativo Um mercado de trabalho administrativo interno consiste nas alternativas de caminhos de carreira disponíveis para os gerentes de uma empresa Um mercado de trabalho administrativo interno consiste nas alternativas de caminhos de carreira disponíveis para os gerentes de uma empresa Selecionar candidatos internos para posições de gerência ajuda a construir e fortalecer um valioso conhecimento específico da empresa Selecionar candidatos internos para posições de gerência ajuda a construir e fortalecer um valioso conhecimento específico da empresa

13 Um mercado de trabalho administrativo externo é o conjunto de oportunidades de carreira para gerentes, fora da empresa onde eles trabalham Um mercado de trabalho administrativo externo é o conjunto de oportunidades de carreira para gerentes, fora da empresa onde eles trabalham Selecionar um outsider, ou seja, alguém de fora da empresa, freqüentemente traz novos insights e pode energizar a empresa com idéias inovadoras Selecionar um outsider, ou seja, alguém de fora da empresa, freqüentemente traz novos insights e pode energizar a empresa com idéias inovadoras Mercado de Trabalho Administrativo

14 Mudança estratégica Estratégia estável com inovação Mercado de Trabalho Administrativo: Sucessão do CEO Sucessão interna do CEO Sucessão externa do CEO Composição da equipe de alta administração HeterogêneaHomogênea Ambigüidade: mudança possível na equipe e estratégia da alta administração Mercado de Trabalho Administrativo

15 Exercício da Efetiva Liderança Estratégica Estabelecimento de controles organizacionaisbalanceados Ênfase em práticas éticas Desenvolvi- mento do capital humano Exploração e manutenção das competênciasessenciais Sustentação de uma cultura organizacionaleficiente Determinação da direção estratégica Liderança Estratégica Efetiva

16 Determinação da Direção Estratégica A determinação da direção estratégica significa o desenvolvimento de uma visão de longo prazo da intenção estratégica de uma firma A determinação da direção estratégica significa o desenvolvimento de uma visão de longo prazo da intenção estratégica de uma firma Um líder carismático pode ajudar a alcançar a intenção estratégica Um líder carismático pode ajudar a alcançar a intenção estratégica É importante não perder de vista as forças da organização ao fazer as mudanças necessárias por uma nova direção estratégica É importante não perder de vista as forças da organização ao fazer as mudanças necessárias por uma nova direção estratégica Os executivos devem estruturar a empresa efetivamente para ajudar a realizar sua visão Os executivos devem estruturar a empresa efetivamente para ajudar a realizar sua visão

17 Exploração e Manutenção das Competências Essenciais Competências essenciais são recursos e capacidades que servem como uma fonte de vantagem competitiva para uma empresa sobre suas rivais Competências essenciais são recursos e capacidades que servem como uma fonte de vantagem competitiva para uma empresa sobre suas rivais Líderes estratégicos devem verificar se as competências da firma são enfatizadas nos esforços de implementação da estratégia Líderes estratégicos devem verificar se as competências da firma são enfatizadas nos esforços de implementação da estratégia

18 Exploração e Manutenção das Competências Essenciais Em muitas empresas grandes e, certamente, nas diversificadas relacionadas, as competências essenciais são exploradas efetivamente quando desenvolvidas e aplicadas em diferentes unidades organizacionais Em muitas empresas grandes e, certamente, nas diversificadas relacionadas, as competências essenciais são exploradas efetivamente quando desenvolvidas e aplicadas em diferentes unidades organizacionais As competências essenciais não podem ser desenvolvidas efetivamente sem o desenvolvimento da capacidade do capital humano As competências essenciais não podem ser desenvolvidas efetivamente sem o desenvolvimento da capacidade do capital humano

19 Desenvolvimento do Capital Humano Capital humano refere-se ao conhecimento e habilidades da força de trabalho inteira de uma empresa Capital humano refere-se ao conhecimento e habilidades da força de trabalho inteira de uma empresa Os empregados são vistos como um recurso capital que necessita de investimento Os empregados são vistos como um recurso capital que necessita de investimento Nenhuma estratégia pode ser efetiva a menos que a firma seja capaz de desenvolver e reter boas pessoas para implementá-la Nenhuma estratégia pode ser efetiva a menos que a firma seja capaz de desenvolver e reter boas pessoas para implementá-la O efetivo desenvolvimento e administração do capital humano da firma pode ser o principal determinante da capacidade que ela tem de formular e implementar de maneira bem sucedida as estratégias O efetivo desenvolvimento e administração do capital humano da firma pode ser o principal determinante da capacidade que ela tem de formular e implementar de maneira bem sucedida as estratégias

20 Sustentação de uma Cultura Organizacional Efetiva Uma cultura organizacional consiste num complexo conjunto de ideologias, símbolos e valores centrais, que é compartilhado em toda a firma e que influencia a maneira pela qual ela realiza os negócios Uma cultura organizacional consiste num complexo conjunto de ideologias, símbolos e valores centrais, que é compartilhado em toda a firma e que influencia a maneira pela qual ela realiza os negócios Modelar a cultura de uma firma é uma tarefa fundamental da liderança estratégica efetiva Modelar a cultura de uma firma é uma tarefa fundamental da liderança estratégica efetiva

21 Sustentação de uma Cultura Organizacional Efetiva Uma cultura organizacional apropriada encoraja o desenvolvimento de uma orientação empreendedora entre os empregados e uma habilidade de mudar a cultura, quando necessário Uma cultura organizacional apropriada encoraja o desenvolvimento de uma orientação empreendedora entre os empregados e uma habilidade de mudar a cultura, quando necessário A reengenharia pode facilitar este processo A reengenharia pode facilitar este processo

22 Sustentação de uma Cultura Organizacional Efetiva Mudança de Cultura e Reengenharia dos Negócios Os benefícios da reengenharia dos negócios são maximizados quando os empregados acreditam que: Os benefícios da reengenharia dos negócios são maximizados quando os empregados acreditam que: –todo posto de trabalho na empresa é essencial e importante –todos os empregados devem criar valor através de seu trabalho

23 Sustentação de uma Cultura Organizacional Efetiva A aprendizagem constante é parte vital do trabalho de qualquer pessoa A aprendizagem constante é parte vital do trabalho de qualquer pessoa Trabalho em equipe é essencial para uma implementação bem-sucedida Trabalho em equipe é essencial para uma implementação bem-sucedida Problemas são resolvidos apenas quando as equipes aceitam a responsabilidade pela solução Problemas são resolvidos apenas quando as equipes aceitam a responsabilidade pela solução Mudança de Cultura e Reengenharia dos Negócios

24 Ênfase em Práticas Éticas Práticas éticas aumentam a efetividade dos processos de implementação da estratégia Práticas éticas aumentam a efetividade dos processos de implementação da estratégia Empresas éticas encorajam e possibilitam que pessoas de todos os níveis organizacionais exerçam julgamento ético Empresas éticas encorajam e possibilitam que pessoas de todos os níveis organizacionais exerçam julgamento ético

25 Ênfase em Práticas Éticas Para influenciar apropriadamente o julgamento e o comportamento dos empregados, práticas éticas devem modelar o processo de tomada de decisão da firma e serem uma parte integrante da cultura da organização Para influenciar apropriadamente o julgamento e o comportamento dos empregados, práticas éticas devem modelar o processo de tomada de decisão da firma e serem uma parte integrante da cultura da organização Líderes dão o tom para a criação de um ambiente de respeito mútuo, honestidade e práticas éticas entre os empregados Líderes dão o tom para a criação de um ambiente de respeito mútuo, honestidade e práticas éticas entre os empregados

26 Estabelecimento de Controles Organizacionais Balanceados Controles organizacionais fornecem os parâmetros dentro dos quais as estratégias devem ser implementadas, bem como as ações corretivas a serem tomadas Controles organizacionais fornecem os parâmetros dentro dos quais as estratégias devem ser implementadas, bem como as ações corretivas a serem tomadas Controles financeiros são freqüentemente enfatizados nas grandes corporações e se concentram em resultados financeiros de curto prazo Controles financeiros são freqüentemente enfatizados nas grandes corporações e se concentram em resultados financeiros de curto prazo O controle estratégico concentra-se no conteúdo das ações estratégicas, e não em seus resultados O controle estratégico concentra-se no conteúdo das ações estratégicas, e não em seus resultados

27 Estabelecimento de Controles Organizacionais Balanceados Líderes estratégicos bem-sucedidos equilibram o controle estratégico e o financeiro (eles não eliminam o controle financeiro), com a intenção de obter mais retornos positivos de longo prazo Líderes estratégicos bem-sucedidos equilibram o controle estratégico e o financeiro (eles não eliminam o controle financeiro), com a intenção de obter mais retornos positivos de longo prazo

28 Controles Financeiros e Estratégicos em uma Abordagem de Balanced Scorecard PerspectivasCritérios Financeira Fluxo de caixaFluxo de caixa Retorno sobre o investimentoRetorno sobre o investimento Retorno sobre os ativosRetorno sobre os ativos Cliente Avaliação da capacidade de antecipar as necessidades dos clientesAvaliação da capacidade de antecipar as necessidades dos clientes Efetividade das práticas de serviço ao clienteEfetividade das práticas de serviço ao cliente Percentual de recompraPercentual de recompra Qualidade da comunicação com os clientesQualidade da comunicação com os clientes

29 PerspectivasCritérios Processo Interno de Negócios Melhorias na utilização dos ativosMelhorias na utilização dos ativos Melhorias na motivação dos empregadosMelhorias na motivação dos empregados Mudanças nas taxas de turnoverMudanças nas taxas de turnover Aprendizagem e Crescimento Melhorias na capacidade de inovaçãoMelhorias na capacidade de inovação Número de novos produtos em comparação aos competidoresNúmero de novos produtos em comparação aos competidores Aumentos nas habilidades dos empregadosAumentos nas habilidades dos empregados Controles Financeiros e Estratégicos em uma Abordagem de Balanced Scorecard