CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO E CONTEMPORANEIDADE (Modalidade presencial) Área: Ciências Humanas/Educação – CAPES.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Desenvolvimento profissional docente: Refletindo sobre as possíveis contribuições de colaboração, metacognição e tecnologia Vânia Maria Santos-Wagner Universidade.
Advertisements

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
PROGRAMA de Educação pelo Trabalho para a Saúde – PET/SAÚDE/UFPE
I WORKSHOP DA PÓS-GRADUAÇÃO DA UNESP Requisitos para a formação de Mestres e Doutores em Odontologia: uma visão atual sobre as competências necessárias.
Resolução n°51 EJA e ECONOMIA SOLIDÁRIA. Formação de Educadores Ministério da Educação Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO CEARÁ CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO PARÁ PROJETO DE COOPERAÇÃO.
Avaliação Institucional - relevância e usos na EAD
Pedagogia da pesquisa-ação
ELABORAÇÃO DE PLANO DE CURSO-DISCIPLINA NAP-LORENA/2003
Plano de Trabalho Docente
A EJA trabalha com sujeitos marginais ao sistema de ensino e o PROEJA visa possibilitar-lhes acesso a educação e a formação profissional na perspectiva.
42ª Reunião da ABENO de Ensino Odontológico
APRESENTAÇÃO DO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
Objetivo Contribuir para melhorar a qualidade da educação infantil por meio da formação de educadores, nas modalidades de extensão e pós-graduação.
Secretaria de Estado da Educação Departamento de Educação Básica
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
Núcleo Regional de Educação de Toledo
PROFª. VERA L. G. STIVALETTI PRÓ-REITORA DE GRADUAÇÃO
Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
Perfil do Profissional
REUNIÃO TÉCNICA – PEDAGÓGICA 2014
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
PNLD 2014 – Ensino Fundamental II
Atribuições do Professor coordenador de apoio à gestão pedagógica
UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA – UNB INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
Marco Doutrinal e Marco Operativo
Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação
Fundamentos Socioantropológicos da Educação
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
DISCUTINDO UMA CONCPÇÃO EMANCIPADORA DE AVALIAÇÃO
SEMINÁRIO INTERDISCIPLINAR PERÍODO DE 04 A 06 DE DEZEMBRO DE 2013.
1.(1.1) Objetivos do Curso; (1.2) Perfil do Egresso e (1.3) Eixo de Formação: (1.1.1) Considerando as demandas de mercado, desenvolver as capacidades humanas,
METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR
Disciplina: Estágio Supervisionado I
Os conteúdos, as metodologias e as formas de avaliação deverão ser organizados de tal forma que ao final do ensino médio o educando demonstre domínio dos.
Universidade Federal do Ceará Faculdade de Educação
METODOLOGIAS DA ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS
Avaliação educacional: significados e relevâncias.
Maria Isabel de Almeida Fac. de Educação – USP GEPEFE/FEUSP
INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA
A FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Introdução Entre 2005 e 2009 o Centro de Formação Continuada de Professores do Instituto de Estudos da Linguagem (CEFIEL) ofereceu cursos semipresenciais.
Metodologia da Pesquisa Científica
MARIA DO SOCORRO VEIGA DA SILVA ODALÉIA DO SOCORRO FERREIRA VIANA
A GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM GESTÃO PÚBLICA:
MARIA DO SOCORRO ANDRADE COSTA SANDRA REGINA CASTRO SOARES
Política Educacional Brasileira
OAPI I - LUCILA PESCE - PLANEJ. EDUC. PETROBRÁS
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA Ana Valéria Dacielle Elvys Wagner Rinaldo
CURSO DE HISTÓRIA EAD.
PENSANDO O LIVRO DIDÁTICO E SUAS IMPLICAÇÕES NO ENSINO DE HISTÓRIA
A PRÁTICA EDUCATIVA Antoni Zabala.
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO E EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO.  Estágio obrigatório  Estágio não obrigatório (art. 2º da Lei /2008).
Formação Complementar. Formação complementar De acordo com a versão curricular 2009 De acordo com a versão curricular 2009 Opções na FaE são:  Administração.
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica A Identidade do Professor e as Diretrizes para Organização da Matriz.
ESCOLA NACIONAL DE SAÚDE PÚBLICA Educação a Distância Fundação Oswaldo Cruz Lucia Dupret Coordenação Geral Programa de Educação a Distância Escola Nacional.
DISCENTES: GISELE REGIS EMANOELA FERREIRA KELLY ROCHA VIVIANE DA SILVA
Questionário do Estudante Enade
Acompanhando e avaliando
DIDÁTICA A inter-relação da Educação com a Licenciatura, a Pedagogia e a Didática Objetivos: Estabelecer relações entre Educação, Licenciatura e Pedagogia.
Plano Nacional de Formação Pedagógica Inicial de Monitores - CEFFA Brasil PLANO NACIONAL DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA INICIAL DE MONITORES CEFFABRASIL.
Bases Legais Resoluções CEB/CNE 03/2010 CEB/CEE 239/2011.
Plano de Desenvolvimento Institucional IFSP – Câmpus São José dos Campos PDI
UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ NÚCLEO DAS LICENCIATURAS CURSO DE HISTÓRIA.
A PESQUISA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO Ana Paula Palheta PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO.
Orientações Curriculares da Rede Estadual para a Educação Básica Atividade complementar 03 e04 Apresentação 03.
Apresentação ApresentaçãoApresentaçãoApresentação.
Transcrição da apresentação:

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO E CONTEMPORANEIDADE (Modalidade presencial) Área: Ciências Humanas/Educação – CAPES

Proporcionar uma formação que problematize questões socioeconômicas, políticas e culturais do campo da educação no mundo contemporâneo. OBJETIVO GERAL

Discutir questões atuais que emergem na área da Educação a partir de sua interface com o mundo contemporâneo; promover a pesquisa em áreas emergentes da Ciência da Educação. OBJETIVOS ESPECÍFICOS

PERFIL PROFISSIONAL DE CONCLUSÃO DO CURSO Os concluintes do curso deverão: compreender a formação do professor e a prática desse profissional como social e historicamente construídas; perceber a necessidade de rever constantemente os pressupostos teóricos e metodológicos das disciplinas que lecionam, interrelacionando-as com as demais;

PERFIL PROFISSIONAL DE CONCLUSÃO DO CURSO adotar, nas suas práticas educativas, os grandes temas que o mundo contemporâneo exige para a formação de um sujeito ético e cidadão; perceber a educação como potencializadora de uma sociedade mais justa e sustentável; estabelecer relações entre as disciplinas de forma a criar um conhecimento que não se restrinja apenas aos conteúdos de sua área de formação.

ESTRUTURA CURRICULAR Módulo I – Fundamentos de Ensino e Pesquisa 120 hs Metodologia da Pesquisa em Educação 45 hs Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino 30 hs Ciência, Tecnologia e Sociedade45 hs

ESTRUTURA CURRICULAR Módulo II – Política e Formação Docente 60 hs História, Memória e Formação Docente 30 hs Política de Formação e Profissionalização Docente 30 hs

ESTRUTURA CURRICULAR Módulo III – Educação para a contemporaneidade 180 hs Trabalho e Educação 30 hs Educação Ambiental 30 hs Educação e Gênero 30 hs Educação de Jovens e Adultos 30 hs Educação no Campo 30 hs Educação para a Diversidade 30 hs

CRITÉRIOS E PROCEDIMENTOS DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM A proposta pedagógica do curso prevê uma avaliação contínua e cumulativa, assumindo, de forma integrada no processo ensino-aprendizagem, as funções diagnóstica, formativa e somativa, que devem ser utilizadas como princípios para a tomada de consciência das dificuldades, conquistas e possibilidades e que funcione como instrumento colaborador na verificação da aprendizagem, levando em consideração o predomínio dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos.

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO O aluno terá momentos de orientação e tempo destinado à elaboração da produção acadêmica. São consideradas produções acadêmicas de TCC para o curso de Especialização em Educação e Contemporaneidade: monografia; artigo publicado em revista ou periódico, com ISSN; capítulo de livro publicado, com ISBN; outra forma definida pelo Colegiado do Curso.

QUADRO DOCENTE DOCENTETITULAÇÃO Albino Oliveira NunesDoutor Aleksandre Saraiva DantasDoutor Davi Tintino FilhoMestre Francisca Gomes Torres FilhaMestre Francisco das Chagas Silva SouzaDoutor Giann Mendes RibeiroDoutor Jailton Barbosa dos SantosMestre José Araújo AmaralDoutor Mauro Rogério de Almeida VieiraMestre Paulo Sidney Gomes SilvaMestre Samuel de Carvalho LimaDoutor