O ato de planejar faz parte da história do ser humano. PLANEJAMENTO: EM BUSCA DE CAMINHOS O ato de planejar faz parte da história do ser humano.
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS 2º ENCONTRO abril/ 2015
VÍDEO: DESORGANIZADO
O planejamento é realmente importante na organização do trabalho pedagógico do professor?
ATIVIDADE 1 A partir de suas vivências educacionais e do vídeo apresentado: “Desorganizado”, discorra sobre a sua concepção de planejamento.
HISTÓRIA DO PLANEJAMENTO O PLANEJAR É UMA REALIDADE QUE ACOMPANHOU A TRAJETÓRIA HISTÓRICA DA HUMANIDADE. O HOMEM SEMPRE SONHOU, PENSOU E IMAGINOU ALGO NA SUA VIDA.(Menegola, San’tAnna, 2001, p. 15). NO INICÍO DA HISTÓRIA DA HUMANIDADE, O PLANEJAMENTO ERA UTILIZADO SEM QUE AS PESSOAS PERCEBESSEM SUA IMPORTÂNCIA, PORÉM, COM A EVOLUÇÃO DA VIDA HUMANA, PRINCIPALMENTE DO SETOR INDUSTRIAL E COMERCIAL, HOUVE A NECESSIDADE DE ADAPTÁ-LO PARA OS DIVERSOS SETORES. ÉPOCA EM QUE O PLANEJAMENTO SE UNIVERSALIZOU.
PLANEJAMENTO X EDUCAÇÃO NA EDUCAÇÃO ERA UTILIZADO, A PRINCÍPIO, COMO UMA MANEIRA DE CONTROLAR E ORDENAR A AÇÃO DOS PROFESSORES A NÃO INTERFERIR NO REGIME POLÍTICO DA ÉPOCA. O REGIME AUTORITÁRIO FEZ COM QUE MUITOS EDUCADORES CRIASSEM UMA RESISTÊNCIA COM RELAÇÃO À ELABORAÇÃO DE PLANOS. HOJE O PLANEJAMENTO JÁ NÃO TEM A FUNÇÃO REGULADORA DENTRO DAS ESCOLAS, ELE SERVE COMO UMA FERRAMENTA IMPORTANTÍSSIMA PARA ORGANIZAR E SUBSIDIAR O TRABALHO DO PROFESSOR.
De acordo com o Art. 67 da LDB OS SISTEMAS DE ENSINO PROMOVERÃO A VALORIZAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO, ASSEGURANDO-LHES, INCLUSIVE NOS TERMOS DOS ESTATUTOS E DOS PLANOS DE CARREIRA DO MAGISTÉRIO PÚBLICO: V – PERÍODO RESERVADO A ESTUDOS, PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO, INCLUÍDO NA CARGA DE TRABALHO; [...] (BRASIL, 2011).
Conceito de planejamento (Heloísa Lück)
PLANEJAR É...... Planejar é organizar ações. É antecipar mentalmente uma ação a ser realizada e agir de acordo com o previsto. É querer mudar algo e acreditar na possibilidade de mudança da realidade. É sempre processo de reflexão, de tomada de decisão sobre a ação.
É um ato político-ideológico. É um processo que visa a dar respostas a um problema, estabelecendo fins e meios que apontem para sua superação (PADILHA, 2001). É uma exigência que, dia a dia, se impõe em todas as atividades humanas. É processo de busca de equilíbrio entre meios e fins, entre recursos e objetivos (PADILHA, 2001). PLANEJAMENTO
IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO Evita a rotina, a improvisação e a experimentação para ver o que “dá certo” dentro do processo educativo; Garante economia de tempo e energia (racionalização do processo educacional); Possibilita a organização do trabalho didático; Permite verificar a marcha do processo educativo; Proporciona maior segurança ao professor.
CONSTRUINDO E ANALISANDO O CENÁRIO ANSEIO PROBLEMAS NECESSIDADES CONTEXTO SOCIAL RECLAMAÇÕES RECLAMAÇÕES ANGÚSTIAS MECANISMOS DE DEFESAS ANSIEDADES POTENCIALIDADES DIFICULDADES
A RE-SIGNIFICAÇÃO DA PRÁTICA DO PLANEJAMENTO SITUA-SE: No desejo, na motivação, na disposição vital dos envolvidos; Na necessidade de mudança e na participação; Na consciência de uma prática transformadora em busca de emancipação humana; No rompimento com o ciclo vicioso; Na busca de uma prática reconstrutiva; No planejamento como necessidade do educador.
LEITURA DO TEXTO: O PLANEJAMENTO COMO MÉTHODOS DA PRÁXIS PEDAGÓGICA. _____________________________________________ I RE-SIGNIFICANDO A PRÁTICA DO PLANEJAMENTO _________________ CELSO DOS S. VASCONCELOS
ATIVIDADE 2 A partir da leitura do texto do livro de Celso Vasconcelos: “O Planejamento como Métodos da Práxis Pedagógica”, reestruture a sua compreensão acerca do planejamento.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS BRASIL. Leis de Diretrizes e Bases. Lei nº 9.394/96, de 20 de dezembro de 1996. CASTRO, Patrícia Aparecida Pereira Penkal de. A importância do planejamento das Aulas para organização do trabalho do Professor em sua prática docente. ATHENA Revista Científica de Educação, v. 10, n. 10, jan./jun. 2008. Disponível em: . Acesso em: 29 out. 2011. MENEGOLLA, Maximiliano. SANT’ANNA, Ilza Martins. Por que planejar? Como planejar? 10ª Ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2001. PADILHA, Roberto Padilha. Planejamento dialógico: como construir o projeto político pedagógico da escola. São Paulo: Cortez; Instituto Paulo Freire, 2001. VASCONCELLOS, Celso dos S. Planejamento: Projeto de Ensino-Aprendizagem e Projeto Político-Pedagógico, 16ª ed. São Paulo: Libertad, 2006-