Avaliação de impacto de programas de formação docente: a experiência do Programa Letra e Vida Adriana Bauer Orientadora: Sandra Zákia Lian Sousa.

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Transcrição da apresentação:

Avaliação de impacto de programas de formação docente: a experiência do Programa Letra e Vida Adriana Bauer Orientadora: Sandra Zákia Lian Sousa

Questão Inicial  Como avaliar o impacto que programas de formação, que assumem um espaço cada vez mais importante nas políticas educacionais, têm sobre o desempenho docente e o desempenho dos alunos?

Justificativa  São raros os momentos em que programas da Secretaria Estadual da Educação de São Paulo são avaliados. Além disso, as avaliações, quando realizadas, tendem a focar a implementação do programa ou seus resultados gerais, deixando de lado o estudo sobre o impacto dos mesmos.  Pesquisa e debate sobre o impacto dos programas educacionais ainda é insípida, justificando a necessidade de estudos que se debrucem sobre essa questão.

OBJETO DE ESTUDO  Programa Letra e Vida  Professores de 1a. Série do Ensino Fundamental (nível 1)  Objetivos do programa:  Melhorar significativamente os resultados da alfabetização no sistema de ensino estadual, tanto quantitativamente quanto qualitativamente.  Contribuir para uma mudança de paradigma no que se refere tanto à didática da alfabetização quanto à metodologia de formação dos professores.  Contribuir para que se formem, na base do sistema estadual de educação, quadros estáveis de profissionais capazes de desenvolver a formação continuada de professores alfabetizadores.  Contribuir para que tanto as diretorias de ensino, quanto as unidades escolares sintam-se responsáveis pela aprendizagem de todos os seus alunos.  Favorecer a ampliação do universo cultural dos formadores e dos professores cursistas, principalmente no que se refere ao seu letramento.

Curiosidades sobre o Programa  Segundo dados da Secretaria Estadual de Educação, o Programa Letra e Vida abrangeu, no período de 2003 a 2006, 73 núcleos de formação, atingindo 1060 coordenadores de grupo da rede estadual, que poderiam atuar enquanto formadores de professores. No que se refere aos professores, professores da rede estadual passaram pelo curso. (Fonte: Acesso em 10/10/07).

Problema  Verificar se e como esse programa de formação influenciou o desempenho do professor ou, em outras palavras, se o maior investimento em formação docente teria um impacto positivo nas práticas de alfabetização e, conseqüentemente, no desempenho dos alunos. Pretende-se pesquisar e analisar quais são esses impactos e, se não existem, a que se atribui esses resultados.

Objetivos  O objetivo geral da pesquisa é analisar eventuais impactos do Programa Letra e Vida no desempenho de alunos e professores. São seus objetivos específicos:  Identificar evidências, na organização do trabalho em sala de aula, de utilização de princípios metodológicos do Letra e Vida.  Analisar eventuais diferenças no desempenho de alunos de escolas estaduais no SARESP que possam ser atribuídas ao Letra e Vida.  Procurar indícios, nos discursos dos professores, que evidenciem a influência (ou não) da formação recebida em sua prática cotidiana.  Elencar dificuldades e desafios que se impõem aos professores para fazer uso dos conhecimentos teóricos adquiridos durante o curso em sua prática cotidiana.  Analisar se as ações formativas previstas pelos idealizadores do curso concretizam-se ou não de acordo com o planejamento prévio.

Hipóteses  Há dificuldades de aplicação de conceitos fundamentais relacionados às práticas didático- pedagógicas trabalhadas no Programa por parte dos professores. Que dificuldades são essas?  Parece que a própria rede cria uma dinâmica que dificultaria a mudança de práticas já arraigadas nas escolas. Que dinâmica é essa e como se dá?  A tese norteadora da pesquisa é que, enquanto os Programas de Formação não fizerem parte de uma política pública integrada que vise à melhoria do desempenho dos alunos, seus impactos no cotidiano escolar e no desempenho discente será menos efetivo do que o esperado.

Metodologia  Entrevistar professores, coordenadores e formadores do Letra e Vida, e outros sujeitos que possam contribuir para o estudo, utilizando questionários semi-estruturados enquanto instrumentos para coleta de dados, aprofundamento e entendimento dos fatos observados.  Analisar os planejamentos os professores alfabetizadores que passaram pelo curso.  Colher depoimentos dos professores alfabetizadores envolvidos no curso.  Tabular, analisar e revisar os dados coletados.  Observar a organização do ambiente das salas de aula, para identificar sinais de organização do ambiente de trabalho de acordo com pressupostos do Programa.  Observar cadernos de alunos e outros materiais que possibilitem inferir como vem se dando o ensino.