Celso Antunes Síntese para estudo pedagógico Eloí Batista

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Advertisements

Justificativas: Incorporar os avanços já presentes na política; Dar suporte aos municípios que estão implantando a Educação Infantil; Consolidar os.
INTERDISCIPLINARIDADE O QUE É ? AUTONOMIA-DEPENDÊNCIA DIFERENÇAS-SIMILARIDADES VERTICAL-HORIZONTAL E TRANSVERSAL.
PÚBLICO ALVO O curso é destinado a professores que estejam atuando com o Ensino de Música na Educação Básica. Objetivos Analisar e discutir os pressupostos.
Reunião Pedagógica Educação Infantil 2012 Coordenadora Pedagógica: Ana Cristina Fonseca 1.
RCM 5873 “Tópicos Em Educação nas Profissões da Saúde II” Prof. Dr. Antonio Pazin Filho Profa. Dra. Margaret de Castro Profa. Dra. Maria Paula Panuncio-Pinto.
Formação do professor da EB Ainda parte do problema.
Instituição do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica Profa. Dra. Catarina de Almeida Santos – Faculdade de Educação/UnB Campanha Nacional Pelo.
INTERDISCIPLINARIDADE NO CONTEXTO DA ESCOLA Profª Drª em Educação Científica e Tecnológica VERA LUCIA BAHL DE OLIVEIRA.
FILOSOFIA PNLD Apresentação da área A Filosofia no Ensino Médio e no PNLD.
POLÍTICA DE APOIO NA EDUCAÇÃO ESPECIAL Profª me Adriana Buytendorp Coordenadora da Coordenadoria De Políticas Para Educação Especial- COPESP/SUPED/SED.
Currículo e Ensino de Ciências. Utopia Finalidade da educação Objetivos Valores Concepções de educação Não neutralidade do currículo, interesses, contexto.
PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO Formação continuada 6º Encontro Agosto / 2015 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE GUANAMBI DEPARTAMENTO DE ENSINO.
Escolas Sustentáveis. Caderno temático Vamos Cuidar do Brasil com Escolas Sustentáveis ://conferenciainfanto.mec.gov.br/index.php/
RECUPERAÇÃO CONTÍNUA Resgatando Habilidades em Defasagem
SUPERINTENDÊNCIA DE ORGANIZAÇÃO E ATENDIMENTO EDUCACIONAL - SOE/SEE Cooperação da SOE no processo educativo para o alcance da melhoria da educação.
COMO PREPARA-SE PARA SER UM PROFESSOR INCLUSIVO Profª. Yara Antoniette.
SAETHE 2015 Oficina de Apropriação de Resultados.
O Projeto Político Pedagógico é...
Fonte: Pesquisa Nacional realizada pelo Conselho Federal de Administração O PERFIL, A ATUAÇÃO E AS OPORTUNIDADES DE TRABALHO PARA O ADMINISTRADOR PROFISSIONAL.
O rly Z. Mantovani de Assis Rua Cel. Quirino, 870 apto 101 – CambuíCep: – Campinas - SP Laboratório de Psicologia Genética Faculdade de Educação.
Conhecimentos Pedagógicos – Aula 5 Professores PI e PII CMA Concursos
GT DE PEDAGOGOS Março/2011. Apontamentos do GT de Fevereiro/2011: As dificuldades para sistematização das práticas pedagógicas no cotidiano escolar.
SEMINÁRIO EDUCAÇÃO INCLUSIVA JUNHO 2014 LUCENA DALL’ALBA.
DECRETO Nº 7.611, DE 17 DE NOVEMBRO DE 2011
INDICADORES DA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO Compreendendo seus pontos fortes e fracos, a escola tem condições de intervir para melhorar sua qualidade conforme.
Avaliação Pedagógica Política Nacional do Livro Júnia Sales Pereira Coordenadora Geral de Materiais Didáticos Secretaria de Educação Básica Ministério.
POR UMA EDUCAÇÃO QUE O BRASIL MERECE. 28 CENPEC anos À SERVIÇO DE UMA EDUCAÇÃO PÚBLICA DE QUALIDADE PARA TODOS.
LAN 5844 PREPARAÇÃO PEDAGOGICA EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS 2014 Professor responsável Dra. Gilma Lucazechi Sturion
Seminário Instituto Unibanco Maria Helena Guimarães de Castro outubro de 2005 O papel da pesquisa na formulação de políticas educacionais.
Seminário “O PNE e o futuro da Educação Brasileira" Luiz Dourado CNE.
Instrutivo para Recrutamento e Seleção da Equipe Regional 2011 PROGRAMA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA – PIP/CBC IMPLEMENTAÇÃO DOS CBC – ANOS FINAIS DO ENSINO.
PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO (PPC): elaboração e reformulação
Parâmetros Curriculares Nacionais. A elaboração e implantação dos PCNs justifica-se por razões como: Cumprir o artigo 210 do capítulo III da Constituição.
I CONFERÊNCIA IBÉRICA DE SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO A Educação na Europa do Sul: Constrangimentos e desafios em tempos incertos Crise, Austeridade e a (des)
O ato de planejar faz parte da história do ser humano.
COMPONENTE EXTERNA DA AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DO PESSOAL DOCENTE.
Aula – 05 – UNIDADE 1 O PAPEL DO PROFESSOR
Apoio e Agradecimentos AS INTERAÇÕES DISCURSIVAS ENTRE PROFESSOR E ALUNO EM AULAS DE FÍSICA E A CONSTRUÇÃO DE ARGUMENTOS Arthur Tadeu Ferraz –
Tatiana Seniciato Osmar Cavassan
PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO Formação continuada ANO 2015
Analfabetismo e subescolarização: Ainda um desafio Rose Neubauer da Silva Yara Lúcia Esposito.
Práticas de Gestão e Resultados Curso de Administração Prof. Fabio Uchôas de Lima.
Revisitando Teóricos da Pedagogia Philippe Perrenoud Prof. Dr. Robson Santos Slide:
Avaliação da Aprendizagem. O que é avaliação? O que é avaliação escolar? O que é avaliação no ciclo de alfabetização?
Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município abril/maio.
Administração de Vendas Treinamento de Vendas José Afonso da Silva.
ANÁLISE ERGONÔMICA DOS POSTOS DE TRABALHO (Material Adaptado do Programa de Pós-Graduação da Engenharia de Produção e Sistemas da Universidade Federal.
Aprendizagem da Escrita
Avaliação de impacto de programas de formação docente: a experiência do Programa Letra e Vida Adriana Bauer Orientadora: Sandra Zákia Lian Sousa.
Adriana Bauer Orientadora: Sandra Zákia Lian Sousa
Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município abril/maio.
INSTITUTO AYRTON SENNA Seminário " Trabalho Infantil, Aprendizagem e Justiça do Trabalho “ Brasília / 11 de outubro de 2012.
Adm. de Recursos Humanos ASPECTOS INTRODUTÓRIOS Vamos conhecer o terreno? Adm. MsC. FIBIA BRITO GUIMARÃES
Avaliação de Desempenho É uma apreciação sistemática do desempenho do indivíduo na função, assim como do seu potencial de desenvolvimento. Permite: Localizar.
DOCÊCIA NA UNIVERSIDADE MARCOS MASETTO (ORG.). Professor universitário O professor universitário é um profissional da educação na atividade docente. Mas.
Ensino tradicional.
Formação complementar de Líderes Prof2000 Tecnologias de Informação e Comunicação e animação de espaços escolares de ensino aprendizagem.
TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS E A DIDÁTICA
Didática e Dinâmicas de Ensino e Aprendizagem
ATIVIDADES COMPLEMENTARES - PJU. ACOMPANHAMENTO E MONITORAMENTO Indicadores de desempenho são necessários para criar parâmetros de acompanhamento, tais.
Fundamentando a Prática de Avaliação: Em busca de seu sentido Profa. Dra. Maria de Fátima B. Abdalla
PLANEJAMENTO DA AÇÃO DOCENTE Erika dos Reis Gusmão Andrade Rosália de Fátima e Silva DEPED/PPGEd/UFRN 1.
PROMOVER 2012 Campo Grande - MS. A importância das avaliações de larga escala.
Softwares Educacional.  Os software podem ser considerados programas educacionais a parti do momento em que sejam projetados por meio de uma metodologia.
Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município abril/maio.
Gestão para o Sucesso Escolar – Supervisores O desafio da sustentabilidade das políticas educacionais e das propostas pedagógicas de melhoria da escola.
Tecnociência e suas implicações para a educação
ADAPTAÇÃO CURRICULAR.
Transcrição da apresentação:

Celso Antunes Síntese para estudo pedagógico Eloí Batista AVALIAÇÃO Celso Antunes Síntese para estudo pedagógico Eloí Batista

Avaliação: fala o MESTRE Pensar AVALIAÇÃO envolve refletir sobre a perspectiva de ENSINO. *** que a escola e professor utilizam, pois a luz desse paradigma podemos falar de avaliação escolar: discutir, teoria? Método? O que é utilizado?

a)PERSPECTIVA CONSTRUTIVISTA @ A aprendizagem se processa pela construção de significados, pelo educando; @ Atribuição de sentido ao conteúdo da aprendizagem; @ O aluno é agente central do processo;

TODO ALUNO OPERA MÚLTIPLAS INTELIGÊNCIAS A REVOLUÇÃO DO SABER NÃO SE FAZ SÓ PELAS VIAS LINGUÍSTICAS E/OU LÓGICO-MATEMÁTICA, HÁ DIFERENTES LINGUAGENS = O EDUCADOR É ESTÍMULO.

O ENSINO TEM SENTIDO QUANDO EXPLORA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA A aprendizagem sensibiliza a memória e o aluno é um solucionador de problemas; O aluno é capaz de transferir saberes construídos e referências para múltiplos contextos;

CURRÍCULO Disciplinas /conteúdos => só têm validade quando passam a ensinar sem descartar o professor;

ESCOLA DE EDC. INFANTIL/ ENSINO SUPERIOR “ ESPAÇO de vivência para o trabalho, ambiente de estímulos epistemológicos e, sobretudo, um centro de sociabilidade.”

AVALIAÇÃO CONTÍNUA @ Aceitação de diferentes instrumentos; @ Levar o aluno a encontrar e selecionar informações associando-as a saberes; @ Professor com um “leque” de múltiplos componentes, proferir um criterioso veredicto;

DESAFIO... # Não há por que avaliar quando não existe razão no ensinar.

DELIMITAÇÕES: “ não existe avaliação se não existir expectativa por resultados” capacidade MUDANÇA inteligência competências Nos aspectos: motores cognitivos equilíbrio emocional relação interpessoal inserção social

REFERÊNCIAS PSICOPEDAGÓGICAS => O que, como e quando avaliar??? Quais os agentes responsáveis pela avaliação? Quais as atividades e estratégias desenvolver na sala de aula? Que outros referenciais...???

REFERENCIAIS NORMATIVOS Documentos; Processo de avaliação; Informações aos pais; Documentos de caráter global, contínuo, formativo e integrador da avaliação; Decisões relacionadas à formação; Outros...

DIRETRIZES # No sentido de desafios e das atividades; # Sentido “MÁXIMO” x “ÓTIMO” como critério; # Acompanhamento das ações e sua valorização; # Diversificar os instrumentos; # Avaliação do ENSINO e da APRENDIZAGEM; # Aluno AGENTE de construção dos instrumentos e meios;

ADENDO, me arrisco a colocar: Num curso EDUCAR PARA DIVERSIDADE a professora, psicopedagoga Glaé Machado, da SME de Montenegro, Colocava sobre a complexidade da avaliação para os estudantes incluídos: “todos têm que ser avaliados no aspecto cognitivo, emocional, criatividade, social e integrativas do desenvolvimento da criança.” Assim, todos os alunos são capazes de evoluir, com o enfoque baseado na flexibilidade e adaptação às necessidades e singularidades dos estudantes.

PRESSUPOSTOS Objetivos EDUCACIONAIS; Mudança de sentido de progresso no desempenho; Existência de dados – sinais de mudança; Confiança da equipe docente sobre a fragilidade e validade dos dados; Avaliação sistemática e continuada; Diferentes processos e graus de complexidade; Função diagnóstica para realimentação do processo;

FUNÇÃO IDENTIFICAR pontos fortes e fracos no programa; IDENTIFICAR métodos, materiais e recursos... de ensino; IDENTIFICAR necessidades e capacidades; (especificidades dos incluídos)? IDENTIFICAR pontos específicos do programa; IMFORMAR dados – Escola/família, diagnosticar; FORNECER base para equipe docente localizar deficiência/criar medidas de aperfeiçoamento; Conhecimento da ação; Favorecer ( alunos) auto-avaliação;

PROCEDIMENTOS Trabalhos individuais e coletivos; Provas e testes, orais e escritos; Diagnósticos sobre as competências ( habilidades) esperadas e alcançadas; Entrevistas; Portfólio; Registros...

AVALIAÇÃO /RETENÇÃO TERROR; Outras formas /novos caminhos; Mecanismos bons, honestos; Eficiência da RECUPERAÇÃO, reforço da aprendizagem, mecanismos pedagógicos; AVALIAÇÃO E AUTO-AVALIAÇÃO; USO do PEI ( Programa de enriquecimento Instrumental); ANTUNES Celso.- Fascículo na Sala de Aula: “A Avaliação da Aprendizagem Escolar”, EDITORA VOZES.