Celso Antunes Síntese para estudo pedagógico Eloí Batista AVALIAÇÃO Celso Antunes Síntese para estudo pedagógico Eloí Batista
Avaliação: fala o MESTRE Pensar AVALIAÇÃO envolve refletir sobre a perspectiva de ENSINO. *** que a escola e professor utilizam, pois a luz desse paradigma podemos falar de avaliação escolar: discutir, teoria? Método? O que é utilizado?
a)PERSPECTIVA CONSTRUTIVISTA @ A aprendizagem se processa pela construção de significados, pelo educando; @ Atribuição de sentido ao conteúdo da aprendizagem; @ O aluno é agente central do processo;
TODO ALUNO OPERA MÚLTIPLAS INTELIGÊNCIAS A REVOLUÇÃO DO SABER NÃO SE FAZ SÓ PELAS VIAS LINGUÍSTICAS E/OU LÓGICO-MATEMÁTICA, HÁ DIFERENTES LINGUAGENS = O EDUCADOR É ESTÍMULO.
O ENSINO TEM SENTIDO QUANDO EXPLORA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA A aprendizagem sensibiliza a memória e o aluno é um solucionador de problemas; O aluno é capaz de transferir saberes construídos e referências para múltiplos contextos;
CURRÍCULO Disciplinas /conteúdos => só têm validade quando passam a ensinar sem descartar o professor;
ESCOLA DE EDC. INFANTIL/ ENSINO SUPERIOR “ ESPAÇO de vivência para o trabalho, ambiente de estímulos epistemológicos e, sobretudo, um centro de sociabilidade.”
AVALIAÇÃO CONTÍNUA @ Aceitação de diferentes instrumentos; @ Levar o aluno a encontrar e selecionar informações associando-as a saberes; @ Professor com um “leque” de múltiplos componentes, proferir um criterioso veredicto;
DESAFIO... # Não há por que avaliar quando não existe razão no ensinar.
DELIMITAÇÕES: “ não existe avaliação se não existir expectativa por resultados” capacidade MUDANÇA inteligência competências Nos aspectos: motores cognitivos equilíbrio emocional relação interpessoal inserção social
REFERÊNCIAS PSICOPEDAGÓGICAS => O que, como e quando avaliar??? Quais os agentes responsáveis pela avaliação? Quais as atividades e estratégias desenvolver na sala de aula? Que outros referenciais...???
REFERENCIAIS NORMATIVOS Documentos; Processo de avaliação; Informações aos pais; Documentos de caráter global, contínuo, formativo e integrador da avaliação; Decisões relacionadas à formação; Outros...
DIRETRIZES # No sentido de desafios e das atividades; # Sentido “MÁXIMO” x “ÓTIMO” como critério; # Acompanhamento das ações e sua valorização; # Diversificar os instrumentos; # Avaliação do ENSINO e da APRENDIZAGEM; # Aluno AGENTE de construção dos instrumentos e meios;
ADENDO, me arrisco a colocar: Num curso EDUCAR PARA DIVERSIDADE a professora, psicopedagoga Glaé Machado, da SME de Montenegro, Colocava sobre a complexidade da avaliação para os estudantes incluídos: “todos têm que ser avaliados no aspecto cognitivo, emocional, criatividade, social e integrativas do desenvolvimento da criança.” Assim, todos os alunos são capazes de evoluir, com o enfoque baseado na flexibilidade e adaptação às necessidades e singularidades dos estudantes.
PRESSUPOSTOS Objetivos EDUCACIONAIS; Mudança de sentido de progresso no desempenho; Existência de dados – sinais de mudança; Confiança da equipe docente sobre a fragilidade e validade dos dados; Avaliação sistemática e continuada; Diferentes processos e graus de complexidade; Função diagnóstica para realimentação do processo;
FUNÇÃO IDENTIFICAR pontos fortes e fracos no programa; IDENTIFICAR métodos, materiais e recursos... de ensino; IDENTIFICAR necessidades e capacidades; (especificidades dos incluídos)? IDENTIFICAR pontos específicos do programa; IMFORMAR dados – Escola/família, diagnosticar; FORNECER base para equipe docente localizar deficiência/criar medidas de aperfeiçoamento; Conhecimento da ação; Favorecer ( alunos) auto-avaliação;
PROCEDIMENTOS Trabalhos individuais e coletivos; Provas e testes, orais e escritos; Diagnósticos sobre as competências ( habilidades) esperadas e alcançadas; Entrevistas; Portfólio; Registros...
AVALIAÇÃO /RETENÇÃO TERROR; Outras formas /novos caminhos; Mecanismos bons, honestos; Eficiência da RECUPERAÇÃO, reforço da aprendizagem, mecanismos pedagógicos; AVALIAÇÃO E AUTO-AVALIAÇÃO; USO do PEI ( Programa de enriquecimento Instrumental); ANTUNES Celso.- Fascículo na Sala de Aula: “A Avaliação da Aprendizagem Escolar”, EDITORA VOZES.