Currículo: conceitos e objetivos

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
Advertisements

Fundamentos legais e articulação entre áreas de conhecimento de ciências A organização curricular é uma potente ferramenta de apoio à prática docente e.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Ferramental Pedagógico para a EAD Parte II
Docência do Ensino Superior
Para compreender a educação a distância Profs. Cristiane Borges, Denys Sales e Iraci Schmidlin.
Formação do professor da EB Ainda parte do problema.
Instituição do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica Profa. Dra. Catarina de Almeida Santos – Faculdade de Educação/UnB Campanha Nacional Pelo.
INTERDISCIPLINARIDADE NO CONTEXTO DA ESCOLA Profª Drª em Educação Científica e Tecnológica VERA LUCIA BAHL DE OLIVEIRA.
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS Conversando sobre educação a distância Mirza Seabra Toschi setembro de 2009.
Reflexões Gerais. A importância do livro na sociedade atual “O livro é de fundamental importância para o desenvolvimento e para o crescimento intelectual.
FILOSOFIA PNLD Apresentação da área A Filosofia no Ensino Médio e no PNLD.
Nas Escolas SOFTWARES EDUCACIONAIS. Introdução: Dentre as diversas ferramentas que auxiliam os educandos no processo de aprendizagem tem-se o computador.
Diretoria de Ensino PCNP Isabel Bonadio.
Currículo e Ensino de Ciências. Utopia Finalidade da educação Objetivos Valores Concepções de educação Não neutralidade do currículo, interesses, contexto.
COMO PREPARA-SE PARA SER UM PROFESSOR INCLUSIVO Profª. Yara Antoniette.
A GINÁSTICA NO PERCURSO ESCOLAR DOS INGRESSANTES DOS CURSOS DE LICENCIATURA EM EFI DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ E DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS.
Ensino médio integrado aos cursos técnicos de nível médio Colóquio A Produção do Conhecimento em Educação Profissional IFRN, Natal, 19 e 20/05/2011 Prof.
O Projeto Político Pedagógico é...
CURSO DE APERFEIÇOAMENTO PROPOSTA CURRICULAR E METODOLOGIA NA EDUCAÇÃO INTEGRAL. Pará
Fonte: Pesquisa Nacional realizada pelo Conselho Federal de Administração O PERFIL, A ATUAÇÃO E AS OPORTUNIDADES DE TRABALHO PARA O ADMINISTRADOR PROFISSIONAL.
CARACTERIZAÇÃO DO OBJETO DE ENSINO: LÍNGUA ESTRANGEIRA.
 Discente: Fernanda Maria Da Silva  Docente: Dra. Giovana Gomes Albino  Disciplina: Didática  Curso: Licenciatura em Física.
Conhecimentos Pedagógicos – Aula 5 Professores PI e PII CMA Concursos
DECRETO Nº 7.611, DE 17 DE NOVEMBRO DE 2011
Estrutura de Projetos de Pesquisa Disciplina: Técnicas de Pesquisa em Economia.
Baseado em transparências de aula dos professores César Salim, Claúdio Nasajon, Daniela Abrantes, José Dornelas, Sandra Mariano e Verônica Mayer IV JORNADA.
UNIBAHIA - UNIDADE BAHIANA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO Orientador: Prof. MSc. Edimar Caetité Junior MARCIO ANTÔNIO DA SILVA SANTOS CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO.
POR UMA EDUCAÇÃO QUE O BRASIL MERECE. 28 CENPEC anos À SERVIÇO DE UMA EDUCAÇÃO PÚBLICA DE QUALIDADE PARA TODOS.
LAN 5844 PREPARAÇÃO PEDAGOGICA EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS 2014 Professor responsável Dra. Gilma Lucazechi Sturion
Instrutivo para Recrutamento e Seleção da Equipe Regional 2011 PROGRAMA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA – PIP/CBC IMPLEMENTAÇÃO DOS CBC – ANOS FINAIS DO ENSINO.
Projeto de pesquisa : A abordagem cultural da educação física na educação infantil Elina Elias de Macedo.
O Papel do Professor e do Aluno no Ensino a Distância Prof. Dr. Denys Sales.
A abordagem de resolução de Problemas Autores: Laundon & Laudon Abordagem de resolução de problemas – significa considerar os sistemas de informação junto.
Titulo do trabalho aluno ORIENTADORA:. SUMÁRIO OBJETIVOS FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA METODOLOGIA. CONSIDERAÇÕES FINAIS REFERÊNCIAS.
ADMINISTRAÇÃO PARTICIPATIVA
Planejar Planejar é uma atividade que está dentro da educação, visto que esta tem como características básicas: evitar a improvisação, prever o futuro,
Aula – 05 – UNIDADE 1 O PAPEL DO PROFESSOR
Tatiana Seniciato Osmar Cavassan
PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO Formação continuada ANO 2015
TENDÊNCIA PROGRESSISTA LIBÉRTARIA CURSO: Licenciatura em Física DISCIPLINA: Didática DOCENTE: Giovana Gomes Albino DISCENTES: Lidiane Matos de França Iara.
Revisitando Teóricos da Pedagogia Philippe Perrenoud Prof. Dr. Robson Santos Slide:
Avaliação da Aprendizagem. O que é avaliação? O que é avaliação escolar? O que é avaliação no ciclo de alfabetização?
Fundamentos do Comportamento Organizacional I AULA : capítulo 10: Liderança e confiança LIDERANÇA E CONFIANÇA CAPÍTULO 10.
PRÁTICA SIMULADA II Aula 1 – Apresentação do Plano de Ensino Profª. Andréa Cleto.
MÉTODOS CIENTÍFICOS Prof a. Graça Pachêco. TODAS AS CIÊNCIAS CARACTERIZAM-SE PELA UTILIZAÇÃO DE MÉTODOS CIENTÍFICOS Há diversas formas de conceituar,
Administração de Vendas Treinamento de Vendas José Afonso da Silva.
Gestão de Pessoas Profª. Mara. Objetivos da Gestão de Pessoas: Ajudar a organização a alcançar seus objetivos e realizar sua missão. Proporcionar competitividade.
Ministério da Educação Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade –
Aula 2: O foco no processo de aprendizagem organizacional ● A essência da “organização que aprende”
Celso Antunes Síntese para estudo pedagógico Eloí Batista
Fundamentos da Administração
Diretrizes para a Elaboração de Trabalhos Científicos A CONSTRUÇÃO LÓGICA DO TRABALHO:
ESTUDO DA REALIDADE, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E FORMAÇÃO CIDADÃ NA ORGANIZAÇÃO DE UMA PROPOSTA CURRICULAR PARA O ENSINO DE TEATRO. Introdução: O ensino de.
DOCÊCIA NA UNIVERSIDADE MARCOS MASETTO (ORG.). Professor universitário O professor universitário é um profissional da educação na atividade docente. Mas.
Inteligências Múltiplas Fundamentos Pedagógicos e Gestão de Pessoas Mariana Wagner 2008.
Ensino tradicional.
TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS E A DIDÁTICA
Base Nacional Comum- Primeiras impressões Katia Stocco Smole
CURRÍCULO Se entendia currículo como se encontra no dicionário; Uma concepção meramente técnica, voltada para questões relativas a procedimentos, métodos.
ATIVIDADES COMPLEMENTARES - PJU. ACOMPANHAMENTO E MONITORAMENTO Indicadores de desempenho são necessários para criar parâmetros de acompanhamento, tais.
Universidade e Pesquisa Importância da disciplina no 3º grau
MODELOS PEDAGÓGICOS … mais que pedagógicos... As avaliações que fazemos, metodologias e recursos pedagógicos que utilizamos não são alheias a nossa abordagem.
Recuperação da Informação Peter Ingwersen.  Universidade de Copenhagen (Dinamarca)  Peter Ingwersen tornou-se professor de pesquisa em 2001 e Professor.
PLANEJAMENTO DA AÇÃO DOCENTE Erika dos Reis Gusmão Andrade Rosália de Fátima e Silva DEPED/PPGEd/UFRN 1.
Fatores de Avaliação Know-how : É a soma total de quaisquer habilidades, conhecimentos e experiências requeridas por um cargo, de maneira a propiciar um.
Gestão para o Sucesso Escolar – Supervisores O desafio da sustentabilidade das políticas educacionais e das propostas pedagógicas de melhoria da escola.
Janaina Rodrigues Pitas Formadora do CEFAPRO Primavera do Leste
Tecnociência e suas implicações para a educação
ADAPTAÇÃO CURRICULAR.
Transcrição da apresentação:

Currículo: conceitos e objetivos EAC5727 - Metodologia de Ensino da Contabilidade 24/setembro/2010 Rodrigo César - 5146990

Questionamentos? Que objetivos devemos atingir; Que experiências educacionais podem ser oferecidas; Como organizar eficientemente os recursos.

Conceitos “É a totalidade das experiências de aprendizagem planejadas e patrocinadas pela escola” (Jameson-Hicks); “São todas as atividades através das quais o aluno aprende” (Houston) “É um caminho a seguir, ou seja, uma proposta educacional...” (Krasilchik)

O que considerar? Aspectos: Sociais; Psicológicos; Epistemológicos; Pedagógicos; Culturais.

Currículo é... Planificação ou planejamento para: Definidos os objetivos Sequência de CONTEÚDOS MODALIDADES de ensino AVALIAÇÃO do curso e do próprio currículo

Concepções curriculares Tradicional ou baseado em disciplinas Dividido em tópicos ou unidades; Base lógica para estruturar o curso; Não é relacionado aos interesses dos estudantes, como as pessoas aprendem ou como os problemas se apresentam no dia a dia; O conhecimento é visto como existente independentemente; Professores escolhem os conteúdos e os ensinam; Trabalham com conteúdo amplo, mas superficialmente; Alunos são +/- motivados, preparados e cuidadosos com as tarefas; Avaliações são usadas para testar o grau de conhecimento e classificar os alunos.

Concepções curriculares Performance ou baseado em sistemas Desenvolvido pelo trabalho de Ralph Tyler, 1949; Visto de maneira técnica de como se alcançar o fim desejado e medir resultados para aperfeiçoamentos; Definir claros objetivos, ensinar em direção a eles e avaliar o progresso dos alunos; Conhecimento é baseado na performance, e na capacidade de fazer, dizer e compreender; Não há separação entre conhecimento teórico e aplicado. Teoria só é vista onde pode ser aplicada; Papel do professor varia com o desenvolvimento do programa: complexo se é + envolvido (determina performances, habilidades, conhecimentos e sequência, tarefas, calendário de avaliações e feedback), ou simples se é – envolvido (facilitador do trabalho em grupo, atendimentos individuais a questões/ EaD); Papel do aluno é seguir o plano determinado. Suas expectativas ficam mais claras e aumentam auto-confiança.

Concepções curriculares Cognitiva Papel da escola/universidade é desenvolver a mente, ajudar alunos a aprender como aprender e dar oportunidades de usar sua própria capacidade e inteligência; Conhecimento é construído pessoalmente; Professores e alunos trabalham com conteúdo limitado e com bastante profundidade; Escolha dos conteúdos dá ênfase ao domínio de conceitos importantes e a prática de habilidades intelectuais chave; Avaliações permitem aos alunos demonstrar complexos conhecimentos e incremento de habilidade intelectuais.

Concepções curriculares Experimentação ou relevância pessoal Fruto do trabalho de Malcom Knowles, 1984; Criado da necessidade de nova abordagem de ensino para adultos; Adultos querem aprender para resolver problemas, solucionar questões, não pelo desejo de saber; O conhecimento é valorizado em função da relevância e necessidade pessoal; O papel do professor é assessorar os alunos a delinear e conduzir seus planos de aprendizagem; As avaliações são feitas pelos próprios alunos, em colaboração com professores e colegas.

Concepções curriculares Sócio-crítica Desenvolver consciência crítica no sentido de ficar alerta em relação aos males da sociedade; Conhecimento é construído considerando os quadros históricos e culturais; Professores e alunos trabalham juntos para conhecer, criticar e propor soluções a questões que tenham significado social. Desafios a preconceitos, quebra de paradigmas e considerar outras possibilidades; Organização do conhecimento vem dos problemas que atualmente afetam a sociedade e o meio ambiente; Avaliação feita de maneira colaborativa por projetos.

Currículo Oculto Conjunto de idéias e valores implícitos transmitidos, geralmente de forma inconsciente, pelos professores e que refletem nas atitudes e comportamento dos alunos.

Perfil Profissiográfico Contextualização Ambiente remoto Ambiente próximo Instituição de Ensino Perfil Profissiográfico Projeto Pedagógico Grade Curricular Profissional formado Formação do Aluno Fonte: BRUSSOLO; PELEIAS, 2002, p.12

Visão geral da profissão Contábil Fonte:http://www.marion.pro.br/portal/modules/wfdownloads/singlefile.php?cid=2&lid=16 , acesso em 22/9/2010

Relevância Fonte: PERRY, RP and SMART, JC, Effective Teaching in Higher Education: Research and Practice, 1997, p.28

Currículo dos Cursos de Ciências Contábeis Resolução CNE/CES n. 10/2004 Perfil desejado do formando; Competências e habilidades; Conteúdos curriculares. Resolução CFE n. 3/1992

Exemplos de currículos em Ciências Contábeis Universidade de São Paulo – USP EAC0205 - Contabilidade de Custos http://sistemas2.usp.br/jupiterweb/obterDisciplina?sgldis=EAC0205&verdis=6 Universidade de Phoenix - UOPX ACC349 - Cost Accounting http://www.phoenix.edu/courses/acc/acc349.html

Considerações finais “...Para que a organização curricular responda aos desafios, compete às instituições de ensino superior organizarem os conteúdos do curso de modo contextualizado, e de situações de aprendizagem que visem facilitar a relação do aluno com o conhecimento...” PELEIAS, Ivam Ricardo, 2006, p.174

FIM Referências bibliográficas: PELEIAS, I. R. (org). Didática do Ensino da Contabilidade. São Paulo: Saraiva, 2006. TOOHEY, S. Designing Courses for Higher Education. Philadelphi: Open University Press, 2002. KRASILKCHIK, M. Prática de Ensino de Biologia, 3ª ed. São Paulo: Harbra, 1996. PERRY, RP and SMART, JC, Effective Teaching in Higher Education: Research and Practice. New York: Agathon Press, 1996. PILETTI, N. Estrutura e Funcionamento do Ensino Fundamental. São Paulo: Ática, 2004. DIAS, R.E. A recontextualização do conceito de competências no currículo da formação de professores no brasil. Rio de Janeiro: Revista Teias, ano 5, n.9-10, jan/dez 2004. RAMSDEN, P. Learnin to teach in Higher Education. 2ª Ed. London, 2003.