Currículo: conceitos e objetivos EAC5727 - Metodologia de Ensino da Contabilidade 24/setembro/2010 Rodrigo César - 5146990
Questionamentos? Que objetivos devemos atingir; Que experiências educacionais podem ser oferecidas; Como organizar eficientemente os recursos.
Conceitos “É a totalidade das experiências de aprendizagem planejadas e patrocinadas pela escola” (Jameson-Hicks); “São todas as atividades através das quais o aluno aprende” (Houston) “É um caminho a seguir, ou seja, uma proposta educacional...” (Krasilchik)
O que considerar? Aspectos: Sociais; Psicológicos; Epistemológicos; Pedagógicos; Culturais.
Currículo é... Planificação ou planejamento para: Definidos os objetivos Sequência de CONTEÚDOS MODALIDADES de ensino AVALIAÇÃO do curso e do próprio currículo
Concepções curriculares Tradicional ou baseado em disciplinas Dividido em tópicos ou unidades; Base lógica para estruturar o curso; Não é relacionado aos interesses dos estudantes, como as pessoas aprendem ou como os problemas se apresentam no dia a dia; O conhecimento é visto como existente independentemente; Professores escolhem os conteúdos e os ensinam; Trabalham com conteúdo amplo, mas superficialmente; Alunos são +/- motivados, preparados e cuidadosos com as tarefas; Avaliações são usadas para testar o grau de conhecimento e classificar os alunos.
Concepções curriculares Performance ou baseado em sistemas Desenvolvido pelo trabalho de Ralph Tyler, 1949; Visto de maneira técnica de como se alcançar o fim desejado e medir resultados para aperfeiçoamentos; Definir claros objetivos, ensinar em direção a eles e avaliar o progresso dos alunos; Conhecimento é baseado na performance, e na capacidade de fazer, dizer e compreender; Não há separação entre conhecimento teórico e aplicado. Teoria só é vista onde pode ser aplicada; Papel do professor varia com o desenvolvimento do programa: complexo se é + envolvido (determina performances, habilidades, conhecimentos e sequência, tarefas, calendário de avaliações e feedback), ou simples se é – envolvido (facilitador do trabalho em grupo, atendimentos individuais a questões/ EaD); Papel do aluno é seguir o plano determinado. Suas expectativas ficam mais claras e aumentam auto-confiança.
Concepções curriculares Cognitiva Papel da escola/universidade é desenvolver a mente, ajudar alunos a aprender como aprender e dar oportunidades de usar sua própria capacidade e inteligência; Conhecimento é construído pessoalmente; Professores e alunos trabalham com conteúdo limitado e com bastante profundidade; Escolha dos conteúdos dá ênfase ao domínio de conceitos importantes e a prática de habilidades intelectuais chave; Avaliações permitem aos alunos demonstrar complexos conhecimentos e incremento de habilidade intelectuais.
Concepções curriculares Experimentação ou relevância pessoal Fruto do trabalho de Malcom Knowles, 1984; Criado da necessidade de nova abordagem de ensino para adultos; Adultos querem aprender para resolver problemas, solucionar questões, não pelo desejo de saber; O conhecimento é valorizado em função da relevância e necessidade pessoal; O papel do professor é assessorar os alunos a delinear e conduzir seus planos de aprendizagem; As avaliações são feitas pelos próprios alunos, em colaboração com professores e colegas.
Concepções curriculares Sócio-crítica Desenvolver consciência crítica no sentido de ficar alerta em relação aos males da sociedade; Conhecimento é construído considerando os quadros históricos e culturais; Professores e alunos trabalham juntos para conhecer, criticar e propor soluções a questões que tenham significado social. Desafios a preconceitos, quebra de paradigmas e considerar outras possibilidades; Organização do conhecimento vem dos problemas que atualmente afetam a sociedade e o meio ambiente; Avaliação feita de maneira colaborativa por projetos.
Currículo Oculto Conjunto de idéias e valores implícitos transmitidos, geralmente de forma inconsciente, pelos professores e que refletem nas atitudes e comportamento dos alunos.
Perfil Profissiográfico Contextualização Ambiente remoto Ambiente próximo Instituição de Ensino Perfil Profissiográfico Projeto Pedagógico Grade Curricular Profissional formado Formação do Aluno Fonte: BRUSSOLO; PELEIAS, 2002, p.12
Visão geral da profissão Contábil Fonte:http://www.marion.pro.br/portal/modules/wfdownloads/singlefile.php?cid=2&lid=16 , acesso em 22/9/2010
Relevância Fonte: PERRY, RP and SMART, JC, Effective Teaching in Higher Education: Research and Practice, 1997, p.28
Currículo dos Cursos de Ciências Contábeis Resolução CNE/CES n. 10/2004 Perfil desejado do formando; Competências e habilidades; Conteúdos curriculares. Resolução CFE n. 3/1992
Exemplos de currículos em Ciências Contábeis Universidade de São Paulo – USP EAC0205 - Contabilidade de Custos http://sistemas2.usp.br/jupiterweb/obterDisciplina?sgldis=EAC0205&verdis=6 Universidade de Phoenix - UOPX ACC349 - Cost Accounting http://www.phoenix.edu/courses/acc/acc349.html
Considerações finais “...Para que a organização curricular responda aos desafios, compete às instituições de ensino superior organizarem os conteúdos do curso de modo contextualizado, e de situações de aprendizagem que visem facilitar a relação do aluno com o conhecimento...” PELEIAS, Ivam Ricardo, 2006, p.174
FIM Referências bibliográficas: PELEIAS, I. R. (org). Didática do Ensino da Contabilidade. São Paulo: Saraiva, 2006. TOOHEY, S. Designing Courses for Higher Education. Philadelphi: Open University Press, 2002. KRASILKCHIK, M. Prática de Ensino de Biologia, 3ª ed. São Paulo: Harbra, 1996. PERRY, RP and SMART, JC, Effective Teaching in Higher Education: Research and Practice. New York: Agathon Press, 1996. PILETTI, N. Estrutura e Funcionamento do Ensino Fundamental. São Paulo: Ática, 2004. DIAS, R.E. A recontextualização do conceito de competências no currículo da formação de professores no brasil. Rio de Janeiro: Revista Teias, ano 5, n.9-10, jan/dez 2004. RAMSDEN, P. Learnin to teach in Higher Education. 2ª Ed. London, 2003.