CURRÍCULO Se entendia currículo como se encontra no dicionário; Uma concepção meramente técnica, voltada para questões relativas a procedimentos, métodos.

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ADAPTAÇÃO CURRICULAR.
Transcrição da apresentação:

CURRÍCULO Se entendia currículo como se encontra no dicionário; Uma concepção meramente técnica, voltada para questões relativas a procedimentos, métodos e técnicas. Este entendimento foi hegemônico por muito tempo.

CURRÍCULO A medida em que foi evoluindo a relação da sociedade e da escola, foi evoluindo também a concepção de currículo; Houve uma compreensão mais avançada a este respeito; O currículo têm a ver não só com as disciplinas, mas, fundamentalmente com as concepções.

Concepções de currículo: Currículo como fato Transmissão cultural de valores e habilidades; Abstração do conhecimento produzido por outros; Conhecimentos, objetivos, externos ao aluno; Professor como transmissor do conhecimento; Supervalorização da disciplina. IMPOSSÍVEL DE SER TRANSFORMADO.

Currículo como prática: Educação com atividade prática de interação humana; Conhecimento como construção social; Entendimento de currículo como seleção arbitrária; Professor e aluno como autores que questionam, trocam e constroem o conhecimento; Abordagem integrada do conhecimento curricular. POSSIBILIDADES DE TRANSFORMAÇÃO SOCIAL

CURRÍCULO COMO CRÍTICA: Processo dialético de construção e reconstrução do conhecimento; Conhecimento como inseparável do processo histórico e instrumentos de emancipação; Professor e aluno debruçam-se sobre a realidade em que vivem e juntos refazem o conhecimento e criam novos saberes; As disciplinas são neutralizadas, entendidas suas ideologias e reorientadas; Teoria e Prática, como eixo integrados das disciplinas. ARTEFATO SÓCIOCULTURAL: TERRENO DE PRODUÇÃO E POLÍTICA CULTURAL.

CURRÍCULO: Busca a socialização do conhecimento produzido historicamente, e, a construção de novos conhecimentos. “ O currículo não é um elemento inocente e neutro de transmissão desinteressada do conhecimento social. O currículo está implicado em relações de poder, o currículo produz identidades individuais e sociais particulares. O currículo não é um elemento transcendente e a temporal. Ele tem uma história, vinculada a formas específicas e contingentes de organização da sociedade e da educação.” (MOREIRA&SILVA. In: Proposta Curricular, 1998:80).