Docente: Marcos Camara de Castro Discente: Louise Gomes Wiezel.

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Transcrição da apresentação:

Docente: Marcos Camara de Castro Discente: Louise Gomes Wiezel

Hans-Joachim Koellreutter: Por quê?

  Natural de Freiburg (Alemanha) e devido a problemas decorrentes do nazismo veio para o Brasil em 1937  Atuou como flautista, compositor, regente, ensaísta e educador  Visava a formação integral do ser humano  Objetivos a serem alcançados: Ampliar a percepção e a consciência, superar preconceitos, pensamentos dualistas e posturas individualistas. O ser humano como objetivo da educação musical: Koellreutter

  Longe de criar um método (“fecha, limita, impõe”), sugeriu um ensino pré-figurativo: “parte de um sistema de educação que incita o homem a se comportar perante o mundo […] como um artista diante de uma obra a criar”. Essa proposta favorece: a integração da prática e a reflexão intelectual, a pesquisa, a crítica e o constante questionamento, a emergência de modos de conviver fundados no diálogo aproximando estudantes e professores que, juntos, fazem música e refletem sobre o fazer.

  Desenvolveu uma série de modelos de improvisação focando questões musicais e humanas (como concentração, autodisciplina, comunicação e criatividade, dentre outras), entendidos como possibilidades abertas, sujeitas a transformações decorrentes da observação do professor, das ideias e sugestões dos alunos.

  "Eu só respondo como professor quando o aluno pergunta", dizia ele. "Eu faço música com ele. A gente se autoeduca coletivamente por meio do debate, do diálogo", completava, sinalizando um modo de pensar e viver a educação.

  Aprender a apreender dos alunos o que ensinar: necessidade de manter-se atento e receptivo às necessidades, desejos e possibilidades de realização dos alunos. Sugeria a organização de um currículo circular, de modo que os conceitos e atividades pudessem ser trabalhados de acordo com o interesse e as necessidades de um aluno ou grupo, e não por meio de uma sequência hierarquizada, estabelecida previamente (“currículo pizza”). A elaboração do plano de trabalho, por sua vez, condicionava-se ao contato prévio com o aluno ou grupo, a fim de identificar as necessidades e os interesses, considerando, sempre, as possibilidades de mudança. Princípios pedagógicos Koellreutterianos

  Questionamento constante: POR QUÊ?: questionar foi sempre um modo de conduta estimulado por Koellreutter. "Não acreditem em nada do que dizem os livros, não acreditem em nada do que dizem seus professores e também não acreditem em nada do que eu digo! Perguntem sempre " por quê?", aconselhava ele.  A atualização de conceitos musicais e o contato com a música nova, sem negar a presença e a importância da produção musical de todas as épocas, culturas, gêneros e estilos. Acreditando que a música era um meio de ampliar a consciência, ele considerava a interação com a música contemporânea um aspecto essencial, uma vez que esta refletia e comunicava as transformações e o pensamento de um novo tempo.  O relacionamento e a interdependência entre a música, as demais artes, a ciência e a vida cotidiana, entendendo que o acontecimento musical está vinculado e conectado com o todo do viver como, de resto, acontece com todas as manifestações do pensamento e da cultura humana. Princípios pedagógicos Koellreutterianos

  A transformação qualitativa não só da educação musical, mas dos planos da Educação, passa pela implantação de espaços de convivência regidos pela vontade de ser e fazer, de trocar, de aprender e de ensinar. Em vez de sistemas padronizados, que se ocupam em repetir o mesmo, precisamos nos valer da música em sua condição de jogo da arte, conectado com a vida, com as capacidades de criar, de transformar, de realizar e de provocar – sempre – o movimento. Considerações finais

  As reflexões e sugestões de Koellreutter no sentido de uma educação musical voltada para todos, sem o objetivo estrito de formar músicos, mas, sim, com o intuito de colaborar com a formação e a transformação qualitativa do humano podem, com certeza, contribuir bastante.