A CLIMATOLOGIA AMAZÔNICA NO ENSINO DE FÍSICA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SEMINÁRIO DE PESQUISA E EXTENSÃO 2015/2016 Projeto:
Advertisements

Levando em consideração a dinâmica histórica do país e o Decreto Federal reconhecido em 01/04/1976 que Institui no Rio Grande do Norte o Curso de.
COORDENADORIA DE EXTENSÃO 1ª EDIÇÃO DOS ENCONTROS ACADÊMICOS IX ENCONTRO DE EXTENSÃO.
Classificação dos Métodos de Ensino:
ENERGIA NUCLEAR: BENEFÍCIOS OU MALEFÍCIOS? PERCEPÇÃO DE ALUNOS DO ESINO MÉDIO. Guilherme S. Jesus 1 (IC), Eduardo A. Silva 1,2 (IC), Icimone B. Oliveira.
Diretrizes do Ensino de Ciências e Diretrizes do Ensino da Matemática.
UPE Campus Petrolina ABC DO SEMIÁRIDO. O que é o LIFE O Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores- LIFE, tem como propósito abrigar projetos.
Clique aqui e saiba mais
Ensino Híbrido: uma nova abordagem para o Ensino Médio
Campos privilegiados de Estágio do Curso de Pedagogia
ENP – Engenharia do Produto
Resgatando heranças e transformando gerações
Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência da UFOP
Paulo Vinícius Rampinelli
Metodologia de investigação
BANCO DE ITENS Avaliação da Aprendizagem Escolar - SIMAVE.
Introdução a Engenharia de Alimentos
UNINDO-SE A UMA MINORIA – O SURDO
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
JOGOS E RECURSOS UTILIZADOS NA ALFABETIZAÇÃO
AULA 1 Introdução à Pesquisa em Ensino de Física Monografia para a Licenciatura em Física Profa. Cristina Leite ramal 7004, sala.
Programação Formação Continuada 2016
8º Decatlo – Encontro de Jovens Pesquisadores das Escolas Públicas
UMA AVALIAÇÃO SOBRE OS PRINCIPAIS FATORES QUE INTERFEREM NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO À DISTÂNCIA. QUAL A VISÃO DO ALUNO?
Aedes aegypti, alfabetização científica e oficinas temáticas na educação de jovens e adultos interventiva Sheila dos Santos Rodrigues (Faculdade UnB.
FLUXOGRAMA DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA– INTEGRAL – 46300/200
Título: fonte Calibri tamanho 48 RESULTADOS E DISCUSSÃO
Professor: Adilson Wagner Gandu
Prof. Luciano Soares Pedroso julho de 2017
Projeto Interdisciplinar: Reciclar é Caminhar para um Futuro Melhor!
PRINCÍPIOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DO ENSINO DE HISTÓRIA
III SIMPÓSIO PIBID UFBA
  AVALIAÇÕES EXTERNAS Profª Msc. Juciene Bertoldo da Silva
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ – UFPA
LICENCIATURA EM LETRAS
Universidade Federal do Pará Instituto de Ciências Sociais Aplicadas Faculdade de Administração Curso de Administração Pública TEMA ALUNO (A) Belém – Pará.
Aluna: Mayara Almeida 1º período Professora: Aliete Rosa
Projeto: Meu Mato Grosso do Sul.
O uso do celular no Ensino de Ciências e Matemática
Avaliação de satisfação de curso EaD por meio da análise qualitativa
TÍTULO: subtítulo UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS
ALESSANDRA DE PAULA - CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER
A informática tem grande importância para nós, pois através do mesmo podemos compreender e acompanhar as mudanças que existe em nosso meio.
Colégio Estadual Governador Lomanto Jr.
Gêneros de Divulgação científica:
Colégio Estadual Governador Lomanto Júnior
Mayara Reinert Gelamo Orientadora: Tatiana Comiotto Menestrina
A LITERATURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ASPECTOS E CONTRIBUIÇÕES NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. DAGMAR NEPONUCENO BELO CARDOSO UNIVERSIDADE FEDERAL DO.
1ª AÇÃO MMR Problema: Alta Concentração de alunos com desempenho abaixo do básico (38,1%) em Matemática Plano de Melhoria: Formação Docente ESCOLA ESTADUAL.
Programação Estruturada Aula 1 Prof. Jorge Barreto Julho 2018.
 FUNDAÇÃO CENTRO DE CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO CURSO DE EXTENÇÃO EM FORMAÇÃO CONTINUADA EM TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS NA.
UTILIZAÇÃO DA MÍDIA IMPRESSA E MÍDIA INFORMÁTICA
XXXVI Congresso Brasileiro de Ciência do Solo “Amazônia e seus solos: peculiaridades e potencialidades” PERCEPÇÃO DO SISTEMA SOLO NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL:
Prof. Paulo Cesar Spigolon (Paulinho)
PROJETO DE ATIVIDADE DOCENTE EREM JOAQUIM NABUCO
ATIVIDADE PRÁTICA NO EAD ATRAVÉS DE LABORATÓRIO VIRTUAL: UMA ANÁLISE EXPLORATÓRIA NA DISCIPLINA DE FÍSICA MECÂNICA Cristiane Adriana Ripka (A) Jéssika.
TÍTULO DO TRABALHO Área Temática RESUMO INTRODUÇÃO METODOLOGIA
Prof. Paulo Cesar Spigolon (Paulinho)
Aula 1 Conheça seu curso e sua Instituição Nome do Professor.
APRENDIZAGEM BASEADA EM GAMES: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO
ESTÁGIO EM MATEMÁTICA II ORIENTAÇÕES PARA REALIZAÇÃO DO ESTÁGIO
G.E.D.A.I Grupo de Estudo e Divulgação de Astronomia Intercampi Sidney Maia Araújo GEDAI- CEFETMG-Campus I.
Título: fonte Calibri tamanho 48
Carta da Qualidade Ambiental Urbana: questões técnicas no cruzamento digital das cartas de uso e de cobertura da terra na parte superior da bacia do rio.
Matemática na Prática.
E. M. Dr. Leandro Franceschini
Chamada Forma-Engenharia
Trabalho de física ESTUDANDO PARA O ENEM DE FORMA INVERTIDA
O LUGAR DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: ANÁLISE DA LICENCIATURA EM PEDAGOGIA/UEMS-DOURADOS NASCIMENTO, Taynara Tavares1.
Fabio e. santos Tamyres f. santos Augusto a. de Paula
Transcrição da apresentação:

A CLIMATOLOGIA AMAZÔNICA NO ENSINO DE FÍSICA Bolsista: Paloma Magre Pereira Montenegro Coordenador: Marta Silva dos Santos Gusmão Instituição: Universidade federal do Amazonas Subprojeto: Física

Escola Estadual: Inspetora Dulcinéia Varela Moura Gestor: Ivan Carlos Rufino Batista Supervisor: Evanilson Braga Professor que acompanha: Evanilson Braga Turno: Matutino

JUSTIFICATIVA Quando nos deparamos com as aulas de Calorimetria no ensino médio, observamos um grande número de aulas teóricas seguidas de exercícios, sendo que a parte experimental demostrativa e o uso interdisciplinar dos conceitos físicos com o meio ambiente, no geral, não são utilizadas em aulas teóricas. Com base nisso a introdução do Clima Amazônico no ensino de física tem a temática ambiental onde nos dias de hoje vem se tornando cada vez mais necessário para os alunos.

PROBLEMATIZAÇÃO De que maneira a educação ambiental pode influênciar no ensino de Física? Interdisciplinando o clima da Amazônia nas aulas de física, pode haver melhoria na aprendizagem dos alunos?

Objetivos Específicos Objetivos Gerais Abordar conceitos de calorimetria aplicados a Região Amazônica como método de inserir a educação ambiental no ensino de física. Objetivos Específicos Provocar a construção de uma relação interdisciplinar entre a física e a região Amazônica no ensino; Promover a educação ambiental aos aluno através do uso de um experimento demonstrativo, conceitualizando a convecção ao clima amazônico.

Referêncial Teórico A contribuição da Física é muito importante principalmente na compreensão dos processos de funcionamento do clima e na busca por possíveis soluções para lidar com a dinâmica climática. A atmosfera terrestre possui um sistema bastante complicado e necessita além da Física, da ajuda interdisciplinar de outras áreas do conhecimento como a Geografia, Meteorologia e a Biologia, por exemplo, (CHAVES & SHELLARD, 2005).

METODOLOGIA Houve a aplicação do questionário prévio para análise do conhecimento dos alunos referente ao conteúdo de calorimetria; Foi feito um planejamento para duas aulas teóricas; Houve duas aulas: a primeira foi para revisar os conceitos de calorimetria. A segunda houve a execução de um experimento demonstrativo para observar como o conceito de convecção se aplica na Região Amazônica; Como método avaliativo foi aplicado um questionário final as aulas– onde foi dividido em quatro equipes, para a resolução do questionário.

Fotos da 2ª aula Fig.1- Aplicação do projeto no 2º dia com o experimento caixa de convecção. Fig.2- Alunos do 2ºano 2.

PÚBLICO ALVO Série Turma Turno Quantidade Total 2ª 1 Matutino 32 93 2 26 3 35 Supervisionado por: Evanilson Braga

Analise gráfica em relação ao questionário 1 RESULTADOS OBTIDOS Analise gráfica em relação ao questionário 1

Analise gráfica em relação ao questionário 2 RESULTADOS OBTIDOS Analise gráfica em relação ao questionário 2

Analise da terceira questão 3) Qual a importância da convecção para a Amazônia? Quais fatores podem prejudicar o ciclo normal da convecção? Fig.3- Turma 1: “ A convecção tem muita importância para a Amazônia pelo fato de manter o clima da região, clima necessário especificamente para essa região. Dentre os fatores que podem prejudicar esse ciclo é principalmente o desmatamento e a poluição”. Fig.4- Turma 3: “É importante para a determinação do tempo e do clima. Os igarapés poluídos e as queimadas frequentes prejudicam, pois dificulta o movimento das massas de ar”.

CRONOGRAMA DE ATIVIDADES Mês I Mês II Mês III Pesquisa em casa x   Aplicação do questionário de avaliação I Planejamento das aulas teóricas Aplicação da aula teórica Aplicação da aula teórica com experimento Aplicação do questionário de avaliação II

PONTOS FORTES E FRACOS E PERSPECTIVAS PARA 2016 Pontos fracos Pouco tempo de aula A escrita dos Alunos. Avaliação em grupo Pontos fortes A aula produtiva Despertar o interesse pelo conteúdo. Aula interdisciplinar com satisfação pelos alunos.

OUTRAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS EM 2014 Aulas de reforço; Aplicação de prova da Olimpiadas Brasileira de Astronomia; Expositor em amostras experimentais; Expositor em amostras experimentais na Semana da Licenciatura Oficina na Semana de Ciências e Tecnologia do ICE - UFAM

REFERÊNCIAS [1]- KREITH F. Princípios da transmissão de calor. Editora Edgard Blücher Ltda, 3º edição, 2002 [2]- KRASILCHIK, MYRIAM – Ensino de Ciências e Cidadania . Moderna, São Paulo, 2004. [3] – FISCH, G.; MAREGO,J.A.; Nobre, C.A.Uma revisão geral sobre o clima da Amazônia.Disponível em: <acta.inpa.gov.br/fasciculos/282/PDF/v28n2a01.pdf> Acesso em: 22 de setembro de 2015. [4] CHAVES, A. S. ; SHELLARD, R. C. Física para o Brasil: Pensando o futuro. Sociedade Brasileira de Física, São Paulo, 1. ed.. v. 1, p. 243, 2005.