MARKETING Professor Wilson Santos
o Aulas o Participação o presença o Testes o Projetos o Atividades o AV1
CZINKOTA, Michael R. Marketing: as melhores práticas. Porto Alegre: Bookman, KOTLER, Philip. Administração de marketing: análise, planejamento, implementação e controle. 10. ed. São Paulo: Atlas, LUPETTI, Marcelia. Gestão estratégica da comunicação mercadológica. São Paulo: Thomson, SANDHUSEN, Richard L. Marketing básico. 2. ed. São Paulo: Saraiva, CHURCHILL, Jr. Gilbert A.; PETER, J. Paul. Marketing: criando valor para os clientes.2 ed. São Paulo: Saraiva, KOTLER, Philip, DE BES, Fernando Trias. Marketing lateral: uma abordagem revolucionária para criar novas oportunidades em mercados saturados. Rio de Janeiro: Elsevier, KOTLER, Philip. Marketing de A a Z: 80 conceitos que todo profissional precisa saber. 5. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003.
Professor Wilson Santos o Doutorando em Administração de Empresas; UAA. o Autor do Livro “Profissional Show”; o Palestrante; o Consultor Empresarial; o Primeiro Lugar geral para Mestrado de Marketing, Comunicação e Negócios Internacionais; o Professor de Gestão, Marketing e Estratégia nos cursos de Graduação e Pós Graduação de Várias Faculdades de Renome no Nordeste; o Professor Wilson tem interesse de pesquisa na área de Marketing e Estratégia empresarial; o Atualmente Professor Wilson coordena um laboratório de estudos em Estratégia, indústria 4.0 e consumo colaborativo.
Nossa viagem vai ser divertida
Industria 4.0
Mitos Sobre marketing
Marketing não é propáganda
Marketing não é publicidade
Marketing não é venda
Marketing não é inspiração
“ É o processo de planejar e executar a concepção, estabelecimento de preços, promoção e distribuição de ideias, produtos e serviços a fim de criar trocas que satisfaçam metas individuais e organizacionais.” American Marketing Association
“... a atividade humana dirigida à satisfação de necessidades e desejos por meio de processos de troca.” ( Philip Kotler)
Fruto de um estudo baseado em diversas ciências(Sociologia, Psicologia, Matemática, Antropologia, Estatística, Filosofia, entre outras), tendo como objetivo conhecer o comportamento das pessoas e, a partir disso, satisfazer as necessidades e desejos de cada uma.
MERCADO
#AVALIAR #COMPREENDER
O MERCADO E PERCEBIDO DE FORMA DIFERENTE
SEGMENTAÇÃO DE MERCADO
MERCADOS SÃO HETEROGÊNEOS
SOMOS TODOS DIFETRENTES O jeito mais fácil De não agradar a ninguém, é tentar agradar a todos!
SEGMENTAÇÃO DE MERCADO
SEGMENTAÇÃO É O PROCESSO DE DIVIDIR UM MERCADO EM GRUPOS DE COMPRADORES POTENCIAIS COM NECESSIDADES, DESEJOS, PERCEPÇÕES DE VALORES OU COMPORTAMENTO DE COMPRA SEMELHANTES. Churchil & Peter (2000).
MERCADO ALVO É O SEGMENTO ESPECÍFICO DE MERCADO QUE UMA ORGANIZAÇÃO ESCOLHE ATENDER
SEGMENTAÇÃO POR QUE SEGMENTAR MERCADO?
AS PESSOAS PREFEREM COMPRAR O QUE REALMENTE ATENDE SUAS NECESSIDADES
AS PESSOAS GOSTAM DE SER ABORDADAS DE MANEIRA ESPECÍFICA
AS PESSOAS PAGAM MAIS EM PRODUTOS EXCLUSIVOS
VANTAGENS DA SEGMENTAÇÃO
MELHOR CONHECIMENTO DE MERCADO FOCALIZAR ESFORÇOS E RECURSOS ONDE É MAIS VANTAJOSO AJUDA A DESENVOLVER UM MIX DE MARKETING ESPECÍFICO
BENEFÍCIOS DA SEGMENTAÇÃO
CRITÉRIOS PARA AVALIAR SEGMENTOS
SEGMENTAÇÃO Depende...
PROCESSO DE SEGENTAÇÃO DE MERCADO
QUEM ESTÁ COMPRANDO ONDE VIVEM CLIMA DA REGIÃO IDADE ESTILO DE VIDA O QUE ESTÁ COMPRANDO CARACTERÍSTICAS DO PRODUTO EMBALAGEM PREÇO PRAÇA POR QUE ESTÁ COMPRANDO O QUE O CLIENTE ESTÁ COMPRANDO? O QUE ELES CONSIDERAM IMPORTANTE? O QUE MOTIVA A COMPRAR? QUE CRITÉRIOS USAM NA HORA DE ESCOLHER? COMO DEFINIR MERCADOS
ETAPAS DA SEGMENTAÇÃO