MARKETING Professor Wilson Santos. o Aulas o Participação o presença o Testes o Projetos o Atividades o AV1.

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Transcrição da apresentação:

MARKETING Professor Wilson Santos

o Aulas o Participação o presença o Testes o Projetos o Atividades o AV1

CZINKOTA, Michael R. Marketing: as melhores práticas. Porto Alegre: Bookman, KOTLER, Philip. Administração de marketing: análise, planejamento, implementação e controle. 10. ed. São Paulo: Atlas, LUPETTI, Marcelia. Gestão estratégica da comunicação mercadológica. São Paulo: Thomson, SANDHUSEN, Richard L. Marketing básico. 2. ed. São Paulo: Saraiva, CHURCHILL, Jr. Gilbert A.; PETER, J. Paul. Marketing: criando valor para os clientes.2 ed. São Paulo: Saraiva, KOTLER, Philip, DE BES, Fernando Trias. Marketing lateral: uma abordagem revolucionária para criar novas oportunidades em mercados saturados. Rio de Janeiro: Elsevier, KOTLER, Philip. Marketing de A a Z: 80 conceitos que todo profissional precisa saber. 5. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003.

Professor Wilson Santos o Doutorando em Administração de Empresas; UAA. o Autor do Livro “Profissional Show”; o Palestrante; o Consultor Empresarial; o Primeiro Lugar geral para Mestrado de Marketing, Comunicação e Negócios Internacionais; o Professor de Gestão, Marketing e Estratégia nos cursos de Graduação e Pós Graduação de Várias Faculdades de Renome no Nordeste; o Professor Wilson tem interesse de pesquisa na área de Marketing e Estratégia empresarial; o Atualmente Professor Wilson coordena um laboratório de estudos em Estratégia, indústria 4.0 e consumo colaborativo.

Nossa viagem vai ser divertida

Industria 4.0

Mitos Sobre marketing

Marketing não é propáganda

Marketing não é publicidade

Marketing não é venda

Marketing não é inspiração

“ É o processo de planejar e executar a concepção, estabelecimento de preços, promoção e distribuição de ideias, produtos e serviços a fim de criar trocas que satisfaçam metas individuais e organizacionais.” American Marketing Association

“... a atividade humana dirigida à satisfação de necessidades e desejos por meio de processos de troca.” ( Philip Kotler)

Fruto de um estudo baseado em diversas ciências(Sociologia, Psicologia, Matemática, Antropologia, Estatística, Filosofia, entre outras), tendo como objetivo conhecer o comportamento das pessoas e, a partir disso, satisfazer as necessidades e desejos de cada uma.

MERCADO

#AVALIAR #COMPREENDER

O MERCADO E PERCEBIDO DE FORMA DIFERENTE

SEGMENTAÇÃO DE MERCADO

MERCADOS SÃO HETEROGÊNEOS

SOMOS TODOS DIFETRENTES O jeito mais fácil De não agradar a ninguém, é tentar agradar a todos!

SEGMENTAÇÃO DE MERCADO

SEGMENTAÇÃO É O PROCESSO DE DIVIDIR UM MERCADO EM GRUPOS DE COMPRADORES POTENCIAIS COM NECESSIDADES, DESEJOS, PERCEPÇÕES DE VALORES OU COMPORTAMENTO DE COMPRA SEMELHANTES. Churchil & Peter (2000).

MERCADO ALVO É O SEGMENTO ESPECÍFICO DE MERCADO QUE UMA ORGANIZAÇÃO ESCOLHE ATENDER

SEGMENTAÇÃO POR QUE SEGMENTAR MERCADO?

AS PESSOAS PREFEREM COMPRAR O QUE REALMENTE ATENDE SUAS NECESSIDADES

AS PESSOAS GOSTAM DE SER ABORDADAS DE MANEIRA ESPECÍFICA

AS PESSOAS PAGAM MAIS EM PRODUTOS EXCLUSIVOS

VANTAGENS DA SEGMENTAÇÃO

MELHOR CONHECIMENTO DE MERCADO FOCALIZAR ESFORÇOS E RECURSOS ONDE É MAIS VANTAJOSO AJUDA A DESENVOLVER UM MIX DE MARKETING ESPECÍFICO

BENEFÍCIOS DA SEGMENTAÇÃO

CRITÉRIOS PARA AVALIAR SEGMENTOS

SEGMENTAÇÃO Depende...

PROCESSO DE SEGENTAÇÃO DE MERCADO

QUEM ESTÁ COMPRANDO ONDE VIVEM CLIMA DA REGIÃO IDADE ESTILO DE VIDA O QUE ESTÁ COMPRANDO CARACTERÍSTICAS DO PRODUTO EMBALAGEM PREÇO PRAÇA POR QUE ESTÁ COMPRANDO O QUE O CLIENTE ESTÁ COMPRANDO? O QUE ELES CONSIDERAM IMPORTANTE? O QUE MOTIVA A COMPRAR? QUE CRITÉRIOS USAM NA HORA DE ESCOLHER? COMO DEFINIR MERCADOS

ETAPAS DA SEGMENTAÇÃO