Profa. Therezinha Conde

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Metodologia de pesquisa em Didática e ensino- aprendizagem de Línguas Estrangeiras Diferentes produções textuais exigidas nos programas de pós-graduação.
Advertisements

Didática Profa. Therezinha Conde Aula 07: Planejamento de ensino e os conteúdos escolares.
APOIO: Lab. Ciências/IEMCI/UFPA Expositores: Janderrier vasques¹, Amanda Barbosa² (PIBID/UFPA/IEMCI) Orientador: Prof. Dr.º Jesus Cardoso Brabo³ (UFPA/IEMCI)
Profa. Therezinha Conde
Soraia Dias Graduanda em pedagogia – UFBA Técnico em segurança do trabalho Estagiaria em tecnologia educacional.
4° Ano – Curso Bacharelado e Licenciatura em Enfermagem ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO: PROMOÇÃO DA SAÚDE NA EDUCAÇÃO BÁSICA e METODOLOGIA DO ENSINO.
BC0101 AULA 10 OS LIMITES ÉTICOS DA CIÊNCIA. INTRODUÇÃO I. TESES A SEREM DEFENDIDAS : 1. Há limites éticos para a investigação científica, para a invenção.
Ética em sala de aula: alguns temas para reflexão. Prof(a): Marianna Carla Lucena.
A Arte nos PCNs. No percurso criador específico da arte, os alunos estabelecem relações entre seu conhecimento prévio na área artística e as questões.
TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA
Metodologia do Ensino de Ciências Biológicas I EDM 433 Sílvia Trivelato Aula 3 20/mar/2017.
Profª Ms. Juliana Schivani
PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS (LICENCIATURA) Amplificam e multiplicam os efeitos do impacto do ensino formal, em especial.
Orientação Importante:
Metodologia Científica Principais elementos de um fichamento
Um ótimo dia para todos! Sejam Bem-vindos!.
Avaliação e aprendizagem na escola: a prática pedagógica como eixo da reflexão MARINO MONDEK.
Didática das Ciências Experimentais
METODOLOGIA DO ENSINO DE MATEMÁTICA
Desenhos do processo de pesquisa qualitativa
Docência do Ensino Superior
Projetos de aprendizagem
Objetividade É um acordo entre juízes especialistas relativo ao que é observado, ou o que deve ser ou o que foi feito em pesquisa Quanto maior a objetividade.
Estágio IV.
Ler e Escrever: Desafio de todos
O QUE É PEDAGOGIA? E D U C A R DISCIPLINA: PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
RESULTADOS E DISCUSSÃO
SONDAGEM E INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA
Profa. Marquiana de F. Vilas Boas Gomes
EDUCAÇÃO Reflexões do Ponto de Vista Behaviorista/Comportamental
Oficina 4 Profa. Dra. Taitiâny Kárita Bonzanini
Avaliação Econômica de Projetos Sociais
FORMAÇÃO CONTINUADA EM EAD
FORMAÇÃO DOCENTE EM METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS A DISTÂNCIA NO SESI/SC Favretto, Rosani Ap. D. – Supervisora Técnica.
Márcia Figueiredo Edilene Ropoli Rita Borges
Márcia Figueiredo Consultor EAD
TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA
30anos CENPEC.
Realidade e Senso Comum
Profa. Dra. Marta Scarpato
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
Dez novas competências para Ensinar – Philippe Perrenoud
Orientadora: Renata Melo RESULTADOS E DISCUSSÕES
Seminários Integrados
PRAT. ENS. E EST. SUP. DOC.ANOS INC. ENS. FUND
Docência e Gestão Pedagógica do Ensino Superior
NOSSO CONCEITO A empresa e seu capital humano como um grande ambiente de aprendizagem.
PRÁTICA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM GESTÃO DAS ORGANIZAÇÕES NÃO ESCOLARES Aula 1- O Estágio nas Organizações Não Escolares e seus diferentes cenários,
Professor reflexivo: construindo uma crítica
Estágio e Desenvolvimento de Saberes Profissionais
TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA
USO DO BLOG COMO RECURSO DIDÁTICO
Vivemos na chamada Sociedade da Informação, a Sociedade do Conhecimento. Essa sociedade tecnológica, complexa, diversa requer uma nova visão de educação.
TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA
FENOMENOLOGIA.
DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR
Como se estabelece a relação professor-aluno (componentes) e o exercício da autoridade no processo de ensino-aprendizagem.
ESTÁGIO IV PUCGO – Pontifícia Universidade Católica de Goiás
QUALIFICAÇÃO DA PRÁTICA DOCENTE:
PRÁTICA ARTÍSTICA NO EAD: STREAMING
Estilos de Ensino Espectro dos estilos de ensino, Moston (1966);
Reflexividade e formação de professores
A FORMAÇÃO COMO MOTOR DE MUDANÇA
PLANO DE ENSINO E APRENDIZAGEM CURSO:
A docência na educação superior
Orientações para elaborar o portfólio
Não basta tocar? Discutindo a formação do educador musical
EEEFM Prof.ª Filomena Quitiba
FILOSOFIA Kaliméra! Bom dia! Kalispéra! Boa tarde!
Teoria da Objetivação Cíntia Matos
Transcrição da apresentação:

Profa. Therezinha Conde DIDÁTICA Aula 1 FUNDAMENTOS E PRÁTICAS: CONCEITOS, O SENTIDO DA PRÁTICA, OBJETO DE ESTUDO, SABERES NECESSÁRIOS À DOCÊNCIA Profa. Therezinha Conde

Conceito de didática A didática é uma seção ou ramo específico da Pedagogia e se refere aos conteúdos do ensino e aos processos próprios para a construção do conhecimento [...] é definida como a ciência e a arte do ensino (HAIDT, 2006).

Conceito de didática: É um dos ramos de estudo da Pedagogia [...] É uma disciplina que estuda os objetivos, os conteúdos, os meios e as condições do processo de ensino tendo em vista finalidades educacionais, que são sempre sociais [...] se caracteriza como mediação entre as bases teórico-científicas da educação escolar e a prática docente [...] pode constituir-se em teoria do ensino [...] a Didática se baseia numa concepção de homem e sociedade (LIBANEO, 2013).

Conceito de didática: A palavra didática tem sua origem na expressão grega techné didaktiké que significa ensino, instrução [...] de maneira mais abreviada é a arte de transmitir conhecimentos, trazendo o sentido da orientação, condução, guia [...] definição essa que data do século XIX, considerada tradicional, portanto, sendo ultrapassada por outras abordagens mais modernas e avançadas (CORDEIRO, 2007).

Conceito de didática: É comum a associação da didática com o como ensinar, ou seja, com métodos e técnicas, mas, ressalta sobre a importância da reflexão sobre os seus fundamentos, sobre as razões de seu emprego, pois, caso contrário, corre-se o risco de nos convertermos em escravos dos instrumentos (PILETTI, 2010).

Investigando os alunos do curso de Pedagogia e Licenciaturas de Ciências Biológicas, Letras, Geografia, História, Matemática e Educação Física da Universidade Estácio de Sá sobre o que compreendem acerca do conceito de Didática: partindo de suas realidades e compreensões: “A didática é um conjunto de técnicas e estratégias ou normas de ensino”; “é a teoria do ensino”; “é a forma como o professor transmite o conhecimento, visando assimilação do mesmo pelo aluno”;

“são os procedimentos de ensino adotados pelo professor”; Investigando os alunos do curso de Pedagogia e Licenciaturas de Ciências Biológicas, Letras, Geografia, História, Matemática e Educação Física da Universidade Estácio de Sá sobre o que compreendem acerca do conceito de Didática: partindo de suas realidades e compreensões: “são os procedimentos de ensino adotados pelo professor”; “é o caminho que o professor traça para trabalhar o conteúdo”; “é passar conhecimento”;

Investigando os alunos do curso de Pedagogia e Licenciaturas de Ciências Biológicas, Letras, Geografia, História, Matemática e Educação Física da Universidade Estácio de Sá sobre o que compreendem acerca do conceito de Didática: partindo de suas realidades e compreensões: “é a capacidade do professor de transmitir um assunto, fazer com que o aluno compreenda as explicações”; “é quando um professor domina um assunto e explica de forma fácil para que o aluno entenda e apresente bons resultados”;

Ampliando o olhar sobre o conceito de didática: incentivar a reflexão (perceba o que estamos fazendo); fazer questionamentos; instigar o pensamento crítico; dialogar sobre o objeto de estudos; problematizar conceitos; construir conhecimentos;

Ampliando o olhar sobre o conceito de didática: compartilhar, socializar conhecimentos; mediar os diversos saberes; articular o conhecimento científico e o popular, ou seja, do senso comum; estabelecer relações entre teoria e prática; produzir conhecimentos;

Ampliando o olhar sobre o conceito de didática: buscar novas respostas para o objeto de estudos em questão; romper com o determinismo e buscar novas respostas com os parceiros de aprendizagem; lidar com situações inusitadas, com o aluno real, levando em conta que uma turma nunca é igual a outra;

Ampliando o olhar sobre o conceito de didática: ser professor autônomo, produtor de conhecimentos e não reprodutor; transformar o que está posto, determinado, escrito, dissertado, falado por outros; exercitar a práxis; pensar no que faz porque faz; desestabilizar, desacomodar o universo cognitivo, provocar, desconstruir conceitos, desafiar...

aprender a lidar com as incertezas, com o inusitado; Competências, saberes, características esperadas no professor no mundo atual: ser criativo; aprender a lidar com as incertezas, com o inusitado; ter humildade intelectual; aprender a dialogar com outras ciências e ampliar a visão de mundo, de educação, de sujeito;

lidar com o aluno real e não, necessariamente, com o aluno ideal; Competências, saberes, características esperadas no professor no mundo atual: lidar com o aluno real e não, necessariamente, com o aluno ideal; saber ouvir; negociar;

Competências, saberes, características esperadas no professor no mundo atual: ser reflexivo, questionador de si mesmo e do mundo, ser crítico, inquieto frente aos fatos, visando a intervenção, a transformação social;

- desejo de contribuir; - ter/ser autoridade X autoritarismo; Competências, saberes, características esperadas no professor no mundo atual: - ser observador; - pesquisador; - autonomia; - desejo de contribuir; - ter/ser autoridade X autoritarismo; - ser coerente com o discurso

Profa. Therezinha Conde Didática Atividade 1 Profa. Therezinha Conde

Construindo conhecimento: Faça uma pesquisa procurando outras definições para didática. Analise cada uma das definições coletadas e depois elabore o seu próprio conceito de didática.