Música na Educação Infantil Música é uma linguagem cujo conhecimento:  Se constrói,  Comunica ideias e sentimentos;  Afeta a dimensão sensível do ser.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
CENTRO DE EDUCAÇÃO COMUNITÁRIO PRÉ-ESCOLAR ESTRELINHA
Advertisements

PORTIFÓLIO VIRTUAL Grupo 2 Manhã
SEQUÊNCIA DIDÁTICA: ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL.
Tecnologias do conhecimento Os desafios da educação.
Discente: Lucas Henrique Montes Bomfim Docente: Marcos Camara de Castro Ribeirão Preto, 27 de junho de 2014.
A Construção da Linguagem Oral e Escrita
Brincadeira de Faz-de-Conta e Desenvolvimento Infantil: Princípios Psicológicos PEAD Ludicidade e Educação.
Apresentação da Palestrante e autora do livro
Prática de sala de aula O trabalho proposto serve como amostragem das diferentes formas de aprendizagem usadas dentro de um mesmo contexto educacional,
A CRIANÇA DE SEIS ANOS E AS ÁREAS DO CONHECIMENTO Patrícia Corsino.
Secretaria de Estado da Educação Coordenadoria de Gestão da Educação Básica Programa Nacional do Livro Didático 2017 Matemática.
Do texto à obra – uma proposta de experimentação musical Marisa T. de Oliveira Fonterrada.
A INFÂNCIA E SUA SINGULARIDADE Sônia Kramer Acadêmicos: Cláudia Gadotti Edir Giacomelli Gustavo Martins.
VIOLÊNCIA NAS ESCOLAS : MITO OU REALIDADE ? COMO POSSO CONTRIBUIR PARA DIMINUIR O ÍNDICE DE VIOLÊNCIA NA MINHA ESCOLA?
BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR. COMO CHEGAMOS À SEGUNDA VERSÃO BNCC 15 Março CONCLUSÃ O DA CONSULTA PÚBLICA 2 Dezembro DIA NACIONAL DA BASE 16 Setembro.
Classificação dos Métodos de Ensino:
RÁ Proposta de: Carlos Kater Monitora: Adriana Moraes, MEMES II Professor Responsável: Marcos Câmara de Castro.
Relações de Convívio Solidário Kátia Antoniolli Coordenadora Pedagógica Colégio Marista Pio XII *Este eixo contempla a dimensão socioafetiva e as dimensões.
A VALIAÇÃO NA PRÉ - ESCOLA U M OLHAR SENSÍVEL E REFLEXIVO SOBRE A CRIANÇA Capítulo 06: Um olhar sensível e reflexivo sobre a criança Jussara Hoffmann.
Objetivos Infantil II Perceber-se como integrante de um grupo;
ENSINO DA NATUREZA E DA SOCIEDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Módulo 4 Processos Relacionais e Comportamento Profissional
Rodas Cantadas Sandra Rhoden
PEAD Ludicidade e Educação
Pesquisa JOGO JOGO MODIFICADO ARTE PESQUISA CONCEITO MODALIDADE
UM DIA NA FAZENDA Pabliny 2017 Jardim I –Enzo Felten Fonseca
CONSTRUINDO O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
Jogos, brinquedos e desenvolvimento
Escopo do projeto Entra na Roda. Escopo do projeto Entra na Roda.
O que é a Educação Física?
Carl Orff Tramas e Fios – p
"Iniciação à Leitura e à Escrita"
I ENCONTRO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO INFANTIL
Schafer, Novos Materiais e Canto Coral
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ
INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS
LUIZ CARLOS MARTINS LOYOLA FILHO ROSANE CARDOSO DE ARAÚJO
A importância do lúdico no processo de aprendizagem do adolescente
O Brincar e a Revelação da Potência da Criança
Aline Bernardi Capriolli
PLANEJAMENTO EDUCACIONAL: COMO ENSINAR?
Socialização e herança cultural
São Paulo/2016 Profª Drª Maristela Angotti Departamento de Didática
L. S. Vigotsky Psicólogo russo / Dialética marxista
Literatura em Quadrinhos Ler brincando. Informações: O grupo: Bianca Costa Claudia Guiomar F. Teixeira Sara Texto de: Patrícia Kátia da Costa Pina Capítulo.
Rei Capitão Inventar e Recriar.
Reunião de pais Ensino Fundamental 1º trimestre/2012.
A seleção e a proposta de atividades Acadêmica: Thalita de Souza.
PARÂMETRO CURRICULAR DA MATEMÁTICA
Projeto: Música e Movimento Polo - São José do Rio Preto Rosana Cardoso Trindade R.A: Bianca Maria Martins R.A.: Daisy Cecília N.
Psicologia Social: uma reflexão. Prof. Ms. Gerson Heidrich
ADELAIDE REZENDE DE SOUZA
Pela primeira vez, o Brasil terá uma base que define o conjunto de aprendizagens essenciais a que todos os estudantes têm direito na Educação Básica.
Ciberinfante criativo
Profª. Luciana Eliza dos Santos
PLANEJAMENTO EDUCACIONAL
EDUCAÇÃO FISICA NO ENSINO MÉDIO
BNCC e Educação Infantil
Adriana Friedmann. 1) DESENVOLVIMENTO INFANTIL MARCADO POR: Herança genêtica Educação Meio ambiente Qualidade dos vínculos 2) TRÊS PRIMEIROS ANOS Determinantes.
AS REGRAS DO JOGO: as responsabilidades do aluno no Contrato Didático Núcleo de Assessoria Pedagógica NAP UNISAL-LORENA
APRENDER E ENSINAR BRINCANDO
LUDICIDADE, PSICOMOTRICIDADE E IMAGINÁRIO INFANTIL HBF – FATEG PROFESSOR: WANDERSON CÂNDIDO (62) –
E DUCAÇÃO I NTEGRAL E O SEU DESENVOLVIMENTO POR MEIO DOS COMPONENTES CURRICULARES.
O brinquedo, o jogo e a brincadeira
Análise de Jogos Educativos Online. Jogos educativos além da parte lúdica facilitam e estimulam a aprendizagem através da interação. Incitam à resolução.
Desenvolvimento da Linguagem FASE DAS PRIMEIRAS PALAVRAS ACADÊMICAS: CAMILA M. WACKERHAGE PÂMELA DE LIMA JAQUELINE AP. RIBEIRO.
Pauta 9 A competência 8 da BNCC: AUTOCONHECIMENTO E AUTOCUIDADO
Guia de Implementação BNCC e DRC-MT. Etapas para realização da Feira de Ciências na Escola na perspectiva da Investigação Científica.
AS CARACTERÍSTICAS E HABILIDADES QUE SE ESPERA ENCONTRAR EM UM BOM PROFESSOR 28º Congresso do SINPEEM Outubro/2017 – SP Profª Isabel Parolin.
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento normativo que define o conjunto progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem.
Transcrição da apresentação:

Música na Educação Infantil Música é uma linguagem cujo conhecimento:  Se constrói,  Comunica ideias e sentimentos;  Afeta a dimensão sensível do ser humano, portanto deve estar presente na escola de modo intencional e planejado. A musicalização infantil é um poderoso instrumento na educação, desenvolvendo na criança:  Sensibilidade musical;  Coordenação motora;  Socialização;  Acuidade auditiva;  Respeito a si e ao grupo;  Destreza do raciocínio;  Disciplina pessoal;  Equilíbrio emocional;

Expressão corporal através da música

O trabalho com música na educação infantil não tem por objetivo formar músicos ou ensinar a tocar instrumentos musicais; A proposta consiste em permitir que a criança tenha contato com várias formas de produzir sons por meio de:  Jogos;  Canções;  Brincadeiras do folclore Para isso, não é necessário que o professor seja um especialista em música mas sim, um apreciador/crítico de música onde demonstre interesse e reflita sobre elas. Na escola a criança deve ter a oportunidade de:  Ouvir  Fazer  Pensar

A aprendizagem em música pode ser divida em três eixos:  Apreciar  Fazer  Refletir Apreciar música contribui para o desenvolvimento da sensibilidade, percepção e imaginação; Os momentos de escuta musical devem provocar na criança:  Desejo de ouvir;  Interação;  Sensibilização;  Criação;  Conhecimento;  Aprendizagem

Dinâmica com a música canto ao pescador

Ouvir música amplia a percepção do som e do silêncio desenvolvendo:  Prazer de escuta;  Capacidade de observação;  Análise e reconhecimento de sons;  O repertório escolhido deve ter variados gêneros e estilos musicais;  O gosto do educador não deve ser imposto, a diversidade deve ser respeitada para que a criança desenvolva seu gosto pessoal;  Não limite o contato da criança apenas ao repertório ou canções infantis.

Fazer Música Fazer música é gerar formas sonoras que expressem e comuniquem percepções, sentimentos, ideias e pensamentos de um indivíduo, época ou cultura. Fazer música envolve: Experimentação Interpretação; Improvisação; Composição; É possível iniciar o trabalho com: Produção de sons com o próprio corpo; Pesquisa de sons pela natureza; Sons de instrumentos musicais;

Exercícios de improvisação: Participando de histórias contadas com produção de som; Construção de objetos sonoros promovendo aprendizagem quanto a acústica e produção de sons trabalhando atitudes de cooperação; Na educação Infantil os jogos e brincadeiras tem ligação com música e devem ser aproveitados uma vez que remetem ao lúdico. Ex: Parlendas; Rodas cantadas; Adivinhas; Amarelinha; Trava-língua;

Refletir sobre a música Refletem aos poucos e desenvolvem o gosto musical; Estruturando a rotina do trabalho com música- Possibilidades: Coral; Histórias musicadas; Atividades de escuta; Escuta; Chamada cantada; Pulsação; Fonte: Proposta Curricular da educação infantil CP´s Cris e Lúcia