DIRETORA Carla Andrade e Andrade SALA DE LEITURA Profª Luci Borges de Lima Correia Profº Robson de Figueiredo Lopes.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Autora: Maria de Lourdes Vieira Universidade Estadual de Goiás Anápolis-GO.
Advertisements

Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município Etapa Junho.
IDENTIFICAÇÃO EMEB. PROFESSORA SUELI CONTINI MARQUES EQUIPE GESTORA Direção: Fernanda Moreno Peres Coordenação Pedagógica: Adriana Mozeti Lemes Pedagoga:
PROJETO: DIA DAS MÃES.
COMO PREPARAR UMA APRESENTAÇÃO Prof. Filipe Carota.
Brincando com as Palavras e as Formas Geométricas Educadora: Fátima Carneiro.
Prática de sala de aula O trabalho proposto serve como amostragem das diferentes formas de aprendizagem usadas dentro de um mesmo contexto educacional,
Figura 1. Produ ç ão discente que obteve nota 9,0 em avalia ç ão indireta. Figura 2. Produ ç ão discente que obteve nota 8,0 em avalia ç ão indireta.Figura.
Resultado da Avaliação IV SEMINÁRIO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA Intersubjetividade na EAD: implicações e possibilidades Maria Cristina Lima Paniago.
Formação Continuada Escola Vila Sésamo Data: Turno : Manhã Participantes: 7 professores e 1 coordenadora.
IDENTIFICAÇÃO EMEB PROFESSORA MARIA BRIZABELA BRUXELAS ZINADER Diretora: Roberta Penna Ferreira Tonhati Coordenadora: Francine Leandra de Melo Rodrigues.
Séries/Anos Finais do Ensino Fundamental Guia de Livros Didáticos PNLD 2008 Ministério da Educação Secretaria de Educação Básica Fundo Nacional de Desenvolvimento.
1º Encontro da Comunidade de Prática dos Professores de Geografia de Matosinhos – 7 Jul 2016 A importância do trabalho em grupo no ensino - aprendizagem.
Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município ____________ Etapa OUTUBRO.
Projeto TRILHAS de Leitura
PREFEITURA MUNICIPAL DE ITAGUAÍ ORIENTADORA DE ESTUDOS: JANINE MACEDO
NOSSO(A) AMIGO(A). NOSSO(A) AMIGO(A) NOSSO(A) AMIGO(A)
Uso da informática em sala de aula
Curso - Avaliação e Aprendizagem
O PEQUENO PRÍNCIPE EM CORDEL. O PEQUENO PRÍNCIPE EM CORDEL.
PLANO DE AULA GRÁFICO DE SETORES.
LER É DIVERTIDO, ESCREVER É MÁGICO!
Resgatando heranças e transformando gerações
Paulo Vinícius Rampinelli
Reescrita de fábula e produção de autoria
PROJETO TEATRO DE SOMBRAS. PROJETO TEATRO DE SOMBRAS.
Turmas: 3º A e C Professora: Rafaela Xavier Domingues
Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município Etapa Junho
JOGOS E RECURSOS UTILIZADOS NA ALFABETIZAÇÃO
 ÁREAS DE CONHECIMENTO: CIÊNCIAS NATURAIS, MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS.  OBJETIVO GERAL: OPORTUNIZAR AO ALUNO UMA VIVÊNCIA E DESCOBERTA, RELACIONANDO.
Programação Formação Continuada 2016
Tenham Um Dia Maravilhoso!
Introdução O presente trabalho tem o objetivo de apresentar informações sobre o tema “Gênero textual”. Nele serão encontradas definições e exemplos de.
Escola Municipal Carmela Caruso Aluotto
Coordenação: Vani Kenski
Curso - Avaliação e Aprendizagem
Os Cadernos e as Situações de Aprendizagem
SEJAM MUITO BEM – VINDOS!
Curso - Avaliação e Aprendizagem
TÍTULO II ENCONTRO PIBID UENF Introdução Resultados
DIÁRIO DE BORDO: VESTÍGIOS DE UMA VIVÊNCIA SIGNIFICATIVA.
Literatura em Quadrinhos Ler brincando. Informações: O grupo: Bianca Costa Claudia Guiomar F. Teixeira Sara Texto de: Patrícia Kátia da Costa Pina Capítulo.
UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ CURSO DE GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA
A informática tem grande importância para nós, pois através do mesmo podemos compreender e acompanhar as mudanças que existe em nosso meio.
Práticas de sala de aula. A chave do sucesso no 1º ciclo
A LITERATURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ASPECTOS E CONTRIBUIÇÕES NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. DAGMAR NEPONUCENO BELO CARDOSO UNIVERSIDADE FEDERAL DO.
Como elaborar um plano de aula.. Os objetivos são as metas estabelecidas que se pretende alcançar. Vale refletir: Qual a sua meta nessa aula? O que espera.
1ª AÇÃO MMR Problema: Alta Concentração de alunos com desempenho abaixo do básico (38,1%) em Matemática Plano de Melhoria: Formação Docente ESCOLA ESTADUAL.
XI Simpósio do Departamento de Educação XVI Seminário Integrado de Pesquisa em Educação do Programa de Pós-Graduação - PPGE IV Mostra Cultural de Discentes.
UTILIZAÇÃO DA MÍDIA IMPRESSA E MÍDIA INFORMÁTICA
MEC/SEB SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO UNDIME UEMG
PREFEITURA MUNICIPAL DE IPATINGA - SME
Currículos e Programas
COMO SERÁ DESENVOLVIDO?
Realizar Formação Continuada
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
Estagio Supervisionado em Docência
Projeto Interdisciplinar São Paulo 2018
FORMAÇÃO DE PROFESSORES 1º a 3º ano do Ensino Fundamental
ESTÁGIO EM MATEMÁTICA II ORIENTAÇÕES PARA REALIZAÇÃO DO ESTÁGIO
PROFESSORA MARTA LEONOR S.P.P. VIEIRA
E DUCAÇÃO I NTEGRAL E O SEU DESENVOLVIMENTO POR MEIO DOS COMPONENTES CURRICULARES.
Caminhando ao encontro da Aprendizagem 2018
Coordenadora de área: Ida Maria Marins
Escola Municipal de Ensino Fundamental Presidente João Goulart
Núcleo: Letras Português, Espanhol
Pauta 8 A competência 7 da BNCC: ARGUMENTAÇÃO
Pauta 9 A competência 8 da BNCC: AUTOCONHECIMENTO E AUTOCUIDADO
Pauta 3 A competência 2 da BNCC: PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO.
Fabio e. santos Tamyres f. santos Augusto a. de Paula
Transcrição da apresentação:

DIRETORA Carla Andrade e Andrade SALA DE LEITURA Profª Luci Borges de Lima Correia Profº Robson de Figueiredo Lopes

AÇÃO DESENVOLVIDA REP de Formação de Cordel

O QUE MOTIVOU O DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO ? Foi a apresentação da Literatura de Cordel, vivenciada na formação do dia 29/09/2015, na Secretária Municipal de Educação. Através deste bom trabalho desenvolvido pela Renata, percebemos que, essa atividade envolvendo a arte e a escrita de forma poética, desperta interesse, criatividade e imaginação.

REGISTRO DA PRIMEIRA ATIVIDADE DESENVOLVIDA REP - Dia : 08/10/2015 ( Manhã e Tarde) Tema Apresentado - Literatura de Cordel. Apresentadores - LUCI e ROBSON. Apoio Total - Equipe Gestora da Escola. Exposição - Vários exemplos de folhetos de Cordel. Discussão Importância da Literatura de Cordel na aprendizagem. Formas e adaptações que podemos fazer para trabalhar com a criança.

REGISTRO DA PRIMEIRA ATIVIDADE DESENVOLVIDA Leitura de textos - Observando rimas, jeito informal de escrever, variedade de temas. Textos Literários sendo escritos em forma poética. Isopor grafia - O Trabalho feito pelos professores foi livre, porém individual, onde cada professor escreveu sobre o tema desejado. A Relação dos temas escolhidos com seus desenhos, foram criativos e bem interessantes. Partilhamos a leitura e demos boas gargalhadas. Exposições nos varais - Visita dos Alunos.

R EGISTROS DE F OTOS

REGISTRO DA SEGUNDA ATIVIDADE DESENVOLVIDA Sala de aula - 4º Ano B ( 10/11/15 ). Professora - Daniele Lino Justino. 1º Passo - Filme ilustrativo, uma Literatura de Cordel. “A Árvore do Dinheiro”. 2º Passo - Relato feito pela professora: “O que é a Literatura de Cordel”. 3º Passo - Amostra detalhada, revendo o trabalho feito pelos professores no isopor, e a relação existente entre desenho e poema.

4º Passo - Trabalho em duplas. Pequenos textos foram entregues aos alunos, para completar a palavra que estava faltando no final de cada texto. 5º Passo - Leitura dos textos feita pelos alunos. Foi observado e discutido que havia sequência nesses textos. Perceberam também, que o tema de todos tinha características sobre o natal. 6º Passo - Ilustração no disco de isopor. Essa atividade foi feita com lápis colorido, ponta mais grossa, com a finalidade de intensificar os entalhos e projetar um melhor efeito na hora de carimbar a folha. Os trabalhos artísticos ficaram diferentes uma dupla da outra, porém todos tiveram relação com o texto.

7º Passo - Exposição dos trabalhos nos varais. 8º Passo - Sessão de fotos e filmagens. 9º Passo - Colagem de um texto no caderno. “O que é a Literatura de Cordel”.

R EGISTROS DE F OTOS

AVANÇOS SIGNIFICATIVOS Roda de Conversa - Levantamento de dados, do significado deste trabalho para os alunos. Fala dos Alunos - Gostamos muito Trabalho interessante Diferente, nunca havíamos feito Gostamos mais dos desenhos no isopor e usar tinta nos rolinhos Pode usar material reciclável Filme interessante Realização do trabalho em outro ambiente

DIFICULDADES ENFRENTADAS Não tivemos dificuldade nenhuma para a execução deste trabalho.

AVALIAÇÃO DO PROFESSOR DA SALA DE AULA (P ROF. D ANIELE ) Explorei vários tipos de textos e portadores. Linguagem formal e informal. Estruturas de textos e rimas. Trabalho interdisciplinar de Artes e Língua Portuguesa, nesta técnica da “Isopor grafia” (similar à Xilogravura). Trabalho extremamente enriquecedor.

4 º ANO B

AVALIAÇÃO DA COORDENADORA PEDAGÓGICA ( S UELI ) Fonte de incentivo no ensino dos diferentes gêneros textuais. Grande envolvimento dos alunos e dos professores que conduziram a atividade. Momento mágico quando se articula a Literatura de Cordel com a Arte. Este trabalho foi realmente fascinante.

AVALIAÇÃO DA DIRETORA (C ARLA ) Trabalho muito bom. Todos envolveram bastante na proposta feita pelos professores da sala de leitura. Houve uma articulação entre trabalho da biblioteca com o da sala de aula. A Atividade desenvolvida na REP, assegurou o professor de que os alunos são capazes de desenvolverem novas técnicas enriquecendo de forma diferenciada a aprendizagem.

AVALIAÇÃO DOS PROFESSORES SALA DE LEITURA (L UCI E R OBSON ) Despertou atenção dos alunos, o trabalho foi rico e prazeroso para as crianças. Todos sintonizaram nas atividades desenvolvidas, deixando extravasar suas emoções e sentimentos. Houve desenvolvimento do repertório crítico na apreciação do trabalho dos colegas. Desenvoltura na oralidade, imaginação e criatividade. Enriquecimento da nova técnica, trabalhando a leitura e a escrita, em diferentes gêneros textuais de forma diferenciada.

Maior conhecimento para os professores e equipe gestora. A troca de experiências e as pesquisas, durante a preparação, foram significativas. Disponibilidade e envolvimento de todos os professores. Mas, em especial a professora Daniele (4° Ano B). Apoio total da Equipe Gestora Disponibilização de materiais Credibilidade na execução do projeto desenvolvido.

FIM