ENSINAR A COMPREENSÃO CURRICULO E AVALIAÇÃO METODOLOGIA E DOCÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR Equipe: ANA CAROLINA FRANÇA ANDREIA MATOS LUCAS MARILIA BARRETO PAULA.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O papel do professor e do aluno no ensino a distância Profs. Cristiane Borges, Denys Sales e Iraci Schmidlin.
Advertisements

INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO 1ª Parte. Avaliação X Prática Pedagógica Sem uma clara e consistente teoria pedagógica e sem um satisfatório planejamento de.
DIDÁTICA Profa. Therezinha Conde AULA 5 PLANEJAMENTO NO CAMPO DA EDUCAÇÃO: NÍVEIS DE PLANEJAMENTO E SEUS FUNDAMENTOS.
O CURRÍCULO PROCURA RESPONDER, NO MÍNIMO, DUAS QUESTÕES:
A avaliação no contexto escolar GOVERNO DO CRATO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Coordenadoria de Aperfeiçoamento Pedagógico.
METODOLOGIA DO ENSINO DE MATEMÁTICA Aula 3 – MEM Prof a Sara Lacerda.
1 PLANEJAMENTO. 2 O QUE É PLANEJAMENTO E QUAL SUA IMPORTÂNCIA É um processo que consiste em preparar um conjunto de decisões tendo em vistas agir, posteriormente,
Classificação dos Métodos de Ensino:
DIDÁTICA GERAL 3 a Fase / Educação Física Prof a : Ivanete Lago Groh CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - Unifebe
Fischer & Neitzke DESENVOLVIMENTO DAS COMPETÊNCIAS E HABILIDADES A COMPETÊNCIA: CONDIÇÃO NECESSÁRIA, MAS NÃO SUFICIENTE. Fontes: Cadernos do ENEM Produção.
A PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Prof. Ma. Maria Cecilia Amendola da Motta
SISTEMA DE AVALIAÇÃO DO ESTADO DO PIAUÍ.
HISTÓRIA DA MATEMÁTICA como metodologia de ensino
Base Nacional Comum Curricular
BANCO DE ITENS Avaliação da Aprendizagem Escolar - SIMAVE.
Prof. Vasco Moretto Prof. Gustavo Moretto
PROPOSTA PEDAGÓGICA.
FORMAÇÃO DO PROGRAMA Chão da escola 07 e 08 de junho
O ensino de História: teoria e prática
JOGOS E RECURSOS UTILIZADOS NA ALFABETIZAÇÃO
Introdução a Educação a Distância
MAPAS CONCEITUAIS César Ferreira Soares IAG-USP
Para desenvolver um trabalho de qualidade, quais habilidades são importantes no repertório do tutor virtual?
Universidade Federal do Espírito Santo
PEDAGOGIA DE PROJETOS FERNANDO HERNÁNDEZ.
A importância do lúdico no processo de aprendizagem do adolescente
PRINCÍPIOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DO ENSINO DE HISTÓRIA
PEDAGOGIA DE PROJETOS FERNANDO HERNÁNDEZ. CONSIDERAÇÕES GERAIS O CURRÍCULO ESCOLAR; OUTRA FORMA DE ORGANIZAR O TEMPO E O ESPAÇO ESCOLAR; OUTRA FORMA DE.
Docência do Ensino Superior
PLANEJAMENTO EDUCACIONAL: COMO ENSINAR?
Curso Técnico Eletromecânica Soldagem Básica
Avaliação Mediadora Jussara Hoffmann.
Plano de Trabalho Docente PTD
ORIENTADO PELA PROF.ª MESTRE JOSANA FERNANDEZ BAQUEIRO
EAD - Educação a Distância
Universidade Federal do Ceará Faculdade de Educação
Cristiane Coelho Teles – UNIFACS - Universidade de Salvador
Suzana Macedo Zap Suzana Macedo Zap
Plano da Disciplina: Filosofia.
As abordagens do processo ensino-aprendizagem e o professor
PARÂMETRO CURRICULAR DA MATEMÁTICA
Práticas de sala de aula. A chave do sucesso no 1º ciclo
Mapas Conceituais.
Avaliação Diagnóstica Visa determinar a presença, ou ausência, de conhecimentos e habilidades, inclusive buscando detectar pré-requisitos para novas experiências.
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
Profa. Dra. Marta Scarpato
Planejamento da ação didática. Caminhão na ponte.
Planejamento, Avaliação e Fundamentos Cognitivos em EaD
Mediador : Ivandro Batista de Queiroz Professores da área de Ciências da Natureza (Biologia, Química)
Relação entre BNCC, Currículo e Projeto Político Pedagógico
Currículos e Programas
APRENDIZAGEM COLABORATIVA EM AMBIENTES VIRTUAIS
TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA
DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR
Administração amintas paiva afonso.
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
Aula 1 Conheça seu curso e sua Instituição Nome do Professor.
O ESTUDO DO PRÉ-CÁLCULO NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA MEDIANTE CONEXÕES COM PROBLEMAS REAIS Ricardo Alexandre Deckmann Zanardini - Centro Universitário Internacional.
Língua Portuguesa: Avaliação da Aprendizagem em Processo 2012
AS REGRAS DO JOGO: as responsabilidades do aluno no Contrato Didático Núcleo de Assessoria Pedagógica NAP UNISAL-LORENA
ESTÁGIO EM MATEMÁTICA II ORIENTAÇÕES PARA REALIZAÇÃO DO ESTÁGIO
DIDÁTICA Prof. Roney Ricardo Site Teologia e Discernimento
PROFESSORA MARTA LEONOR S.P.P. VIEIRA
TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA
TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA
DO CONHECIMENTO COTIDIANO AO CONHECIMENTO CIENTÍFICO
O controle do ensino em suas mãos
MOTIVAÇÃO E APRENDIZAGEM
A EDUCAÇÃO FÍSICA NA ABORDAGEM CRÍTICO SUPERADORA 1. Consideração da prática pedagógica (aula) no interior de um projeto político-pedagógico (escola) referenciado.
Transcrição da apresentação:

ENSINAR A COMPREENSÃO CURRICULO E AVALIAÇÃO METODOLOGIA E DOCÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR Equipe: ANA CAROLINA FRANÇA ANDREIA MATOS LUCAS MARILIA BARRETO PAULA QUEISEL SAFIRA TEIXEIRA

...O problema da compreensão, tornou-se crucial para os humanos. E, por esse motivo, deve ser uma das finalidades da educação do futuro......A compreensão não pode ser quantitativa. Educar para compreender a matemática ou uma disciplina determinada é outra. Nela encontra-se a missão propriamente espiritual da educação: ensinar a compreensão entre pessoas como condição e garantia da solidariedade intelectual e moral da humanidade... (p.93)

EXISTEM DUAS COMPREENSÕES A compreensão intelectual passa pela inteligibilidade e pela explicação. A COMPREENSÃO INTELECTUAL OU OBJETIVA A compreensão humana vai além da explicação... Pois ela comporta um conhecimento de sujeito para sujeito. COMPREENSÃO HUMANA

...A compreensão do sentido das palavras de outro, de suas ideias, de sua visão do mundo está sempre ameaçada por todos os lados...(p.95)

EGOCENTRISMO Cultiva a self-deception, tapeação de si próprio, provocada pela autoglorificação e pela tendência a jogar outrem... (p. 96) ETNOCENTRISMO E SOCIOCENTRISMO Nutrem xenofobias e racismo e podem até mesmo despojar o estrangeirismo da qualidade do ser humano. (p.97)

É a arte de viver que nos demanda, em primeiro lugar, compreender de modo desinteressado...A ética da compreensão pede que se compreenda a incompreensão. ( p. 99) O que favorece a compreensão e:

Onde não se deve reduzir o ser humano à menor parte dele próprio, nem mesmo ao pior fragmento de seu passado. (P o desenvolvimento da compreensão necessita da reforma planetária das mentalidades; esta deve ser tarefa da educação do futuro. (p. 104)

O “currículo nunca é simplesmente uma montagem neutra de conhecimento, que de alguma forma aparece nos livros e nas salas de aula de um país [...] Ele é produzido pelos conflitos, tensões e compromissos culturais” (APPLE, 2000, p. 53). “quais conhecimentos devem ser ensinados, o que deve ser ensinado e por que ensinar este ou aquele conhecimento. Diríamos melhor: mais do que ensinados, o que deve ser aprendido e por que aprendê-lo.” (Barros apud Padilha, p. 122)

as teorias do currículo caracterizam-se por dar ênfase a elementos curriculares como: ensino, aprendizagem, avaliação, metodologia, didática, planejamento, eficiência, objetivos e, sobretudo, com a organização e método. (BARROS. Daniel)

AVALIAÇÃO A Avaliação deve representar uma tomada de decisões para que as falhas sejam concertadas ou minimizadas. (NUNES. 2010) A Avaliação é uma reflexão sobre o nível de qualidade do trabalho escolar tanto do professor como dos alunos. (LIBÂNEO.1994) Podemos citar três tipos importantes de avaliação

Diagnóstica Avaliação que permite ao professor verificar os conhecimentos prévios dos alunos sobre o assunto da aula, bem como identificar possíveis dificuldades de aprendizagem. AVALIAÇÃO Debate em sala de aula INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO

Formativa Serve para analisar o processo de aprendizagem de cada aluno, identificando possíveis dificuldades, e, a partir daí, orientar o aluno sobre o que ele aprendeu e o que ainda precisa aprender sobre determinado conteúdo. AVALIAÇÃO Trabalho em grupo com apresentação em sala de aula

Somativa Permite verificar o nível de aprendizado que o aluno alcançou, por meio da atribuição de notas que favorece a comparação de resultados obtidos entre os alunos, permitindo fazer uma classificação por notas ao final do curso. AVALIAÇÃO AVALIAÇÃO SOBRE O ASSUNTO ESTUDADO (Prova) INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO

Reflexões AVALIAÇÃO Classificar ≠ Educar: pratica da avaliação com ênfase na função controle através da classificação quantitativa (aplicação de prova, estabelecimento de nota e classificação de alunos) Função educativa da avaliação : Sistema de recompensas x punição (segregação entre ‘bons’ e ‘maus’ estudantes). Uso da pedagogia/psicologia x intimidação para a motivação ao estudo Hierarquização e autoridade do corpo docente: sem participação do aluno- a auto avaliação Ensino rígido como sinônimo de qualidade (alta reprovação): desconsideração de contextos de méritos individuais e realidades sociais dos alunos Quadro de abandono escolar ou inconcluso de curso

CONCLUSÃO

REFERÊNCIAS: NUNES, Renata Cristina. Est. Aval. Educ., São Paulo, v. 23, n. 52, p , maio/ago BARROS, Daniel. Teoria tradicional do currículo. Para mais informações acesse: MORIN. Edgar. Os sete Saberes Necessário à Educação do Futuro. Acesso em 20 de Jan de 2016.