REFLEXÕES AVALIAÇÃO E COMPREENSÃO ‘Através da avaliação ao longo dos anos, as pedagogias realizaram modificações e transformações que buscavam a superação.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Software Educacional. O software educacional é uma tecnologia da informática utilizada como recurso didático nos processos de aprendizagem. A utilização.
Advertisements

Metodologia de pesquisa em Didática e ensino- aprendizagem de Línguas Estrangeiras Diferentes produções textuais exigidas nos programas de pós-graduação.
Profa. Therezinha Conde
Didática Profa. Therezinha Conde Aula 07: Planejamento de ensino e os conteúdos escolares.
As escalas de Proficiência do PISA Material do Curso: Avaliação educacional em larga escala: O PISA no Brasil Autor: Lenice Medeiros Pesquisador-Tecnologista.
Profa. Therezinha Conde
4° Ano – Curso Bacharelado e Licenciatura em Enfermagem ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO: PROMOÇÃO DA SAÚDE NA EDUCAÇÃO BÁSICA e METODOLOGIA DO ENSINO.
1 Dinâmica das Competências Estratégicas em Empresas Orientadas ao Mercado. Competitividade “Recursos - Competências” - Bases teóricas Nos últimos anos,
O curso está estruturado em três eixos conceituais: Projeto: Planejar o futuro Tecnologia Ferramentas Conhecimentos Currículo Planejamento das ações.
O sistema de organização e de gestão da escola: teoria e prática PMAE I Curso de Pedagogia 2006.
Você conhecerá, nesta aula, as características do aluno de cursos a distância. Prossiga!
Módulo 1 Ensino e Aprendizagem da Língua Portuguesa Prof. Msc. Waldemar dos Santos Cardoso Junior.
Ética em sala de aula: alguns temas para reflexão. Prof(a): Marianna Carla Lucena.
A Epistemologia Genética de Jean Piaget Texto Base: A teoria de Piaget, (1975). p
Avaliação da Aprendizagem e Reflexos Institucionais
TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA
Avaliação e aprendizagem na escola: a prática pedagógica como eixo da reflexão MARINO MONDEK.
C.E.PROF.HORACIO MACEDO Missão: Desenvolver ações educativas contextualizadas para promover a vivência de valores éticos e solidários, com ênfase na preparação.
Ana Uchoa e Ricardo Liarth DEPARTAMENTO DE ENSINO TÉCNICO
Comunidade de Aprendizagem
Métodos de pesquisa em PSICOLOGIA
Prof. Dr. Gilberto de Oliveira Moritz
Seleção e organização de conteúdos
METODOLOGIA DO ENSINO DE MATEMÁTICA
C O N V I T E INSCRIÇÕES: R$ 30,00 (trinta reais)
+ S.E.R. Agrupamento de Escolas de Pinhal de Frades
DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR
Docência do Ensino Superior
Projetos de aprendizagem
ESCOLA ESTADUAL LUÍS VAZ DE CAMÕES
FAMÍLIA NA ESCOLA – 2017 MÓDULO ll.
SISTEMA DE AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DO PESSOAL DOCENTE
séculos XII / XIII –um país emergente – aspectos estruturais
ESTRATÉGIAS DE INTERVENÇÃO NO ÂMBITO DA EDUCAÇÃO
Projetos e Programas Projetos e Programas 2007.
O que é Educação Ambiental?
Projeto de Revisão do Decreto-Lei nº 3/2008, de 7 de janeiro
ABORDAGEM HUMANISTA Cadete pm ramos Cadete pm paulo
SONDAGEM E INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA
A postura profissional é formada por aspectos como 
Profa. Dra. Geciane Silveira Porto
EAC Tópicos em contabilidade gerencial Profa. Luciane Reginato
Teoria Geral de Sistemas
DOCÊNCIA ONLINE “HORA DE PRATICAR” Universidade de Brasília /DF
O objetivo é elencar as contradições existentes nas Metodologias Ativas no contexto brasileiro.
FORMAÇÃO DOCENTE EM METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS A DISTÂNCIA NO SESI/SC Favretto, Rosani Ap. D. – Supervisora Técnica.
ENSINO HÍBRIDO: UMA EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR
A Importância das Práticas Pedagógicas e Tutor Presencial na Educação a Distância Esp. Guilherme Machado Düren Ms. Mônica Eliza Malacarne.
FÉNIX EBSSMA PRÓ-SUCESSO 2015/2016.
Política de Materiais Didáticos Para a Educação de Jovens e Adultos
SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO
PRAT. ENS. E EST. SUP. DOC.ANOS INC. ENS. FUND
O perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória
Campanha da fraternidade – 2018 “vós sois todos irmãos” (Mt 23.8)
Professor reflexivo: construindo uma crítica
Lucília Salgado.
Aprendizagem Professora Gabriela R. Zinn.
TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA
Conselho de Classe: espaço de análise, reflexão e avaliação do trabalho pedagógico UO:CAMPO GRANDE 05/12/2018 Conselho de Classe.
ESTÁGIO IV PUCGO – Pontifícia Universidade Católica de Goiás
um desafio contemporâneo
"Ser referência em Educação Pública de excelência na região Amazônica"
O perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória
Teoria Comportamental McGregor - Teoria X e Teoria Y
Professor: Engº Fernando Miranda
LICENCIATURA EM FÍSICA e QUÍMICA Disciplina: Estágio Supervisionado II
Connecting different knowledge areas to produce educational innovation
Orientações de estágio
LIDERANÇA E GESTÃO DE EQUIPES
MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Transcrição da apresentação:

REFLEXÕES AVALIAÇÃO E COMPREENSÃO ‘Através da avaliação ao longo dos anos, as pedagogias realizaram modificações e transformações que buscavam a superação sobre o autoritarismo e uma nova perspectiva, que era baseada na autonomia do aluno, em que haveria uma participação social e democrática (LUCKESI, 2002).

Função da Avaliação - Diferenciar/ Classificação quantitativa: Sistema de recompensas x punição / realça competência individual - Punitiva: segrega bom x mal e controle → Integrar: aspectos quali- quantitativos/ adequar o aluno ao conteúdo e ambiente escolar/ desafio intelectual) → Educativa: desenvolver compreensão/criatividade/potencial Motivar ao estudo - por Intimidação → por pedagogia/psicologia Avaliação (característica) -Estática/padronizada/ Foco no conteúdo: memorizar - Terminal/estanque/ isolada: ansiedade → Dinâmica ou versátil e Foco no aluno: assimilar → Continuada/progressiva/ integrada processo de aprendizagem: realização REFLEXÕES AVALIAÇÃO E COMPREENSÃO