Seminário de Teorias da Aprendizagem Henri Wallon Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática – CEFET / RJ Maio de 2005 Prof.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Seminário de Teorias da Aprendizagem
Advertisements

A escola como espaço de desenvolvimento humano
Sobre o Autor 1879: Henri Wallon nasceu em Paris, França. Graduou-se em medicina e filosofia : Atuou como médico na Primeira Guerra Mundial.
1. Pressupostos da teoria walloniana
HENRI WALLON Gleydson Rocha
Brincadeira de Faz-de-Conta e Desenvolvimento Infantil: Princípios Psicológicos PEAD Ludicidade e Educação.
Jean Piaget ( ) Um pioneiro no estudo da inteligência infantil. Jean Piaget ( ) foi um renomado psicólogo e filósofo suíço, conhecido por.
Aprendizagem Cognição Desenvolvimento Crescimento Maturação Conhecimento.
BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR. COMO CHEGAMOS À SEGUNDA VERSÃO BNCC 15 Março CONCLUSÃ O DA CONSULTA PÚBLICA 2 Dezembro DIA NACIONAL DA BASE 16 Setembro.
Jean Piaget ( ) Um pioneiro no estudo da inteligência infantil.
Superintendência de Políticas para a Educação Básica Diretoria de Educação Básica Coordenação de Ensino Médio Entrelaçando Leitura e Letramento: um diálogo.
A VALIAÇÃO NA PRÉ - ESCOLA U M OLHAR SENSÍVEL E REFLEXIVO SOBRE A CRIANÇA Capítulo 06: Um olhar sensível e reflexivo sobre a criança Jussara Hoffmann.
A PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Dr. Nilton Formiga Psicólogo Social
ENSINO DA NATUREZA E DA SOCIEDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL
O QUE É CIÊNCIA? A ciência é parte do desígnio humano de buscar a verdade no mundo.
Escopo do projeto AMIGOS DO PLUGUE. Escopo do projeto AMIGOS DO PLUGUE.
DESENVOLVIMENTO COGNITIVO NA PERSPECTIVA PIAGETIANA
METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA
PEAD Ludicidade e Educação
Uma concepção dialética do desenvolvimento infantil
A relação teoria-prática: um debate necessário para entender o papel da documentação.
SANTOS, Cláudia Mônica dos. & NORONHA, Karine
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
Prof. Fabio de Mello Enfermagem - UDC
Tema e problema de pesquisa
PIAGET Vida, Obra e Conceitos.
GURGEL, Claudio e FILHO, Rodrigo de Souza
Psicologia É a ciência que trata da mente e de fenômenos e atividades mentais e, que estuda o comportamento humano e animal em suas relações com o meio.
PSICOLOGIA OU AS PSICOLOGIAS
O desenvolvimento cognitivo da criança.
Prof. Dr. Manoel Oriosvaldo de Moura
I ENCONTRO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO INFANTIL
Teoria de Piaget sobre como as crianças aprendem
A perspectiva socioconstrutivista interacionista
UNEB CAMINHANDO E CANTANDO E RESSIGNIFICANDO VALORES no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.
CORPOREIDADE AULA I. DEFINIÇÕES CORPOREIDADE: é a maneira pela qual o cérebro reconhece e utiliza o corpo como instrumento relacional com o mundo. Porto.
Formação de professores de ciências no Brasil
CONSCIÊNCIA & ATIVIDADE
Teoria de Piaget sobre como as crianças aprendem
São Paulo/2016 Profª Drª Maristela Angotti Departamento de Didática
Didáctica da Matemática: teorias de aprendizagem
HENRI WALLON: a psicogênese da pessoa completa
A perspectiva socioconstrutivista interacionista
ABORDAGEM COGNITIVISTA
Constructos Básicos Me. João Camilo de Souza Jr..
Aget.
Plano da Disciplina: Filosofia.
Docência e Gestão Pedagógica do Ensino Superior
Formação profissional: educação do bibliotecário escolar
Psicologia e educação: compartilhando saberes
Henri Wallon e a afetividade. Vida e obras Henri Wallon nasceu na França, em Viveu em Paris até sua morte, em Aos 23 anos, formou-se em Filosofia.
Mediador : Ivandro Batista de Queiroz Professores da área de Ciências da Natureza (Biologia, Química)
As contribuições da Psicologia para Educação: teoria genética e aprendizagem escolar Legenda.
Piaget, Vygotsky e Wallon
Profª. Luciana Eliza dos Santos
TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA
O PORTFÓLIO COMO ESTRATÉGIA DE APRENDIZAGEM
O homem e a Cultura Capítulo do Livro : O desenvolvimento do Psiquismo
Adriana Friedmann. 1) DESENVOLVIMENTO INFANTIL MARCADO POR: Herança genêtica Educação Meio ambiente Qualidade dos vínculos 2) TRÊS PRIMEIROS ANOS Determinantes.
ESTÁGIO EM MATEMÁTICA II ORIENTAÇÕES PARA REALIZAÇÃO DO ESTÁGIO
TEORIAS DA EDUCAÇÃO Prof. Dr. Renato Araújo Teixeira
Ética e Moral O problema da ação e dos valores Prof. Ms. Joelson Silva de Araújo.
TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA
TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA
A perspectiva socioconstrutivista interacionista
Campos Conceituais: A Teoria de Vergnaud Diana Mary Moura Nogueira.
Instituições, crianças pequenas e questões relevantes
MOTIVAÇÃO E APRENDIZAGEM
EEEFM Prof.ª Filomena Quitiba
Transcrição da apresentação:

Seminário de Teorias da Aprendizagem Henri Wallon Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática – CEFET / RJ Maio de 2005 Prof. Maurício Castanheira – 1º Período 2005 Apresentado em 12/05/2005 por: Ivail Muniz Junior, João Ricardo Quintal & Sérgio F. Lima

Seminário de Teorias da Aprendizagem Biografia Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática – CEFET / RJ Maio de 2005 Nasceu na França em 1879 Formou-se em filosofia com 23 anos de idade(1902) e medicina em (1908). Atuou como médico em 1914 no exército francês e em instituições psiquiátricas em De 1920 a 1937 faz conferências sobre psicologia da criança na Sorbonne. Em 1925 funda um laboratório destinado à pesquisa e ao atendimento de crianças ditas deficientes. Em 1945 filia-se ao Partido Comunista. Em 1925 publica sua tese de doutorado “A Criança Turbulenta”

Seminário de Teorias da Aprendizagem A abordagem de Henri Wallon Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática – CEFET / RJ Maio de 2005 A gênese da inteligência para Wallon é genética e organicamente social, nesse sentido, a teoria do desenvolvimento cognitivo de Wallon é centrada na psicogênese da pessoa completa. Henri Wallon reconstruiu o seu modelo de análise ao pensar no desenvolvimento humano, estudando-o a partir do desenvolvimento psíquico da criança. Para Wallon a passagem dos estágios de desenvolvimento não se dá linearmente, por ampliação, mas por reformulação, instalando-se no momento da passagem de uma etapa a outra, crises que afetam a conduta da criança.

Seminário de Teorias da Aprendizagem Estágios do Desenvolvimento Humano Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática – CEFET / RJ Maio de 2005 Impulsivo- emocional - Que ocorre no primeiro ano de vida. A predominância da afetividade orienta as primeiras reações do bebê às pessoas, às quais intermediam sua relação com o mundo físico; Sensório-motor e projetivo - V ai até os três anos. A aquisição da marcha e da prensão, dão à criança maior autonomia na manipulação de objetos e na exploração dos espaços. Também, nesse estágio, ocorre o desenvolvimento da função simbólica e da linguagem. O termo projetivo refere-se ao fato da ação do pensamento precisar dos gestos para se exteriorizar. O ato mental "projeta-se" em atos motores. Como diz Dantas (1992), para Wallon, o ato mental se desenvolve a partir do ato motor;

Seminário de Teorias da Aprendizagem Estágios do Desenvolvimento Humano Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática – CEFET / RJ Maio de 2005 Personalismo - Ocorre dos três aos seis anos. Nesse estágio desenvolve-se a construção da consciência de si mediante as interações sociais, reorientando o interesse das crianças pelas pessoas; Categorial - Os progressos intelectuais dirigem o interesse da criança para as coisas, para o conhecimento e conquista do mundo exterior; Predominância funcional - Ocorre nova definição dos contornos da personalidade, desestruturados devido às modificações corporais resultantes da ação hormonal. Questões pessoais, morais e existenciais são trazidas à tona.

Seminário de Teorias da Aprendizagem Psicogênese da Pessoa Completa. Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática – CEFET / RJ Maio de 2005 Wallon procura explicar os fundamentos da psicologia como ciência, seus aspectos epistemológicos, objetivos e metodológicos Wallon considera que não é possível selecionar um único aspecto do ser humano e vê o desenvolvimento nos vários campos funcionais nos quais se distribui a atividade infantil (afetivo, motor e cognitivo). Vemos então que para ele não é possível dissociar o biológico do social no homem. Esta é uma das características básicas da sua Teoria do Desenvolvimento!

Seminário de Teorias da Aprendizagem Aplicando Wallon na Escola Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática – CEFET / RJ Maio de 2005 Tendo acesso a material teórico que aborda de forma integrada, temas como expressividade, emoção, gestualidade, movimento, representação mental, pensamento discursivo, o professor estará provavelmente melhor preparado para atender a criança em suas diversas necessidades, assim como impulsionar o seu desenvolvimento e favorecer sua aprendizagem. Afinal, a Escola não deve dissociar a formação da inteligência da formação da personalidade, pois a inteligência tem ´status´ de parte no todo constituído pela pessoa e seu desenvolvimento está ligado ao das outras esferas constitutivas deste todo.

Seminário de Teorias da Aprendizagem Aplicando Wallon na Escola Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática – CEFET / RJ Maio de 2005 Esta concepção valoriza o papel do professor. Como elemento diferenciado, é o responsável pela unidade do grupo, podendo receber as manifestações das crises infantis com o distanciamento necessário para não as comprimir nem se submeter a elas. (...) O professor é valorizado também do ponto de vista do conteúdo. Não se deve colocar como exclusivo detentor do saber e único responsável pela sua transmissão, mas tampouco abdicar deste papel, submetendo-se indiscriminadamente à espontaneidade infantil.

Seminário de Teorias da Aprendizagem Bibliografia Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática – CEFET / RJ Maio de acesso em 05/05/ acesso em 05/05/2005

Seminário de Teorias da Aprendizagem Comentários e Perguntas Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática – CEFET / RJ Maio de 2005 Apresentação disponível em: FIM