SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO RESSACA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Departamento Pedagógico Divisão de Educação Básica Assessoria de Educação do Campo.
Advertisements

Profª Socorro Brandão Coordenadora Regional do Projeto Diretor de Turma Educar na perspectiva.
PLANO DE AÇÃO Meta 1 O plano apresenta como meta universalizar, até 2016, a educação infantil na pré-escola para as crianças de 4 a 5 anos de idade.
FÓRUM REGIONALIZADO PROPOSTAS DA REGIÃO QUAIS SÃO AS PROPOSTAS DA REGIÃO?
O grande desafio: Educação no Brasil agosto 2016 MEC - Secretaria Executiva.
Analisando dados 4 – Quais tópicos apresentam os maiores percentuais de acerto? TÓPICO 5 – 61% TÓPICO 4 – 58% TÓPICO 2 – 56% 5 – Quais tópicos apresentam.
FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS EM EDUCAÇÃO DO ESTADO DE MINAS GERAIS.
O SUCESSO NO ENSINAR Professora: Ivanete Lago Groh.
BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR. COMO CHEGAMOS À SEGUNDA VERSÃO BNCC 15 Março CONCLUSÃ O DA CONSULTA PÚBLICA 2 Dezembro DIA NACIONAL DA BASE 16 Setembro.
PNE- PEDET. AS REFORMAS EDUCACIONAIS E OS PLANOS DE EDUCAÇÃO RELAÇÕES DO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO ( PNE) X COM O PLANO DECENAL DE EDUCAÇÃO PARA TERESINA.
Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município ____________ Etapa OUTUBRO.
Projeto de Extensão Unisul
Prof. Ma. Maria Cecilia Amendola da Motta
Curso - Avaliação e Aprendizagem
POSSIBILIDADES E DESAFIOS PARA INCLUSÃO DE UM ALUNO
SISTEMA DE AVALIAÇÃO DO ESTADO DO PIAUÍ.
Diretoria de Ensino de Piracicaba
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Qualificação da atenção à saúde da.
Resgatando heranças e transformando gerações
Centro Educacional Unificado
Avanços nas últimas décadas
Plano Estratégico de Ação do PAAEB
Prova Brasil Língua Portuguesa.
Minha terra encanta o mundo inteiro
JOGOS E RECURSOS UTILIZADOS NA ALFABETIZAÇÃO
Projeto Empreendedorismo
ORIENTAÇÃO ACADÊMICA NO CURSO DE PEDAGOGIA PRESENCIAL
Aedes aegypti, alfabetização científica e oficinas temáticas na educação de jovens e adultos interventiva Sheila dos Santos Rodrigues (Faculdade UnB.
Coordenação: Vani Kenski
PRINCÍPIOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DO ENSINO DE HISTÓRIA
Pesquisa e gestão conceitos E PRÁTICAS indissociáveis
Curso - Avaliação e Aprendizagem
Curso - Avaliação e Aprendizagem
1.
  AVALIAÇÕES EXTERNAS Profª Msc. Juciene Bertoldo da Silva
Programa Mais Educação (Antigo)
Ministério da educação Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão Diretoria de Políticas de Educação Especial A política.
Universidade Federal do Ceará Faculdade de Educação
Avaliação de satisfação de curso EaD por meio da análise qualitativa
PAUTAS Elaboração do TCC Tipo de TCC Sala virtual de TCC.
  ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO: UM OLHAR SOBRE O PROCESSO FORMATIVO NA MODALIDADE A DISTÂNCIA. Autores: Priscila Bernardo Martins; Edda Curi; Carlos.
POLÍTICAS EDUCACIONAIS
A institucionalização do Atendimento Educacional Especializado no Projeto Político Pedagógico Rejane Araruna Mestranda em Educação - UFC Especialista em.
projeto de Vida e protagonismo juvenil Programa Ensino Integral / EMTI
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
Formação profissional: educação do bibliotecário escolar
Profa. Dra. Marta Scarpato
Planejamento da ação didática. Caminhão na ponte.
Como elaborar um plano de aula.. Os objetivos são as metas estabelecidas que se pretende alcançar. Vale refletir: Qual a sua meta nessa aula? O que espera.
1ª AÇÃO MMR Problema: Alta Concentração de alunos com desempenho abaixo do básico (38,1%) em Matemática Plano de Melhoria: Formação Docente ESCOLA ESTADUAL.
Provocar e gerir discussões a partir da análise dos resultados da avaliação diagnóstica do Programa Mais Alfabetização, articulando com as habilidades.
Curso: Leomaura Miranda de Andrade Soares Censo Escolar da Educação Básica Sistema Educacenso.
Claudia Lisete Oliveira Groenwald
Relação entre BNCC, Currículo e Projeto Político Pedagógico
MEC/SEB SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO UNDIME UEMG
Ciclo da Consolidação, 9º ano do Programa de Intervenção Pedagógica
em Educação em Direitos Humanos
FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS EM EDUCAÇÃO DO ESTADO DE MINAS GERAIS
FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS EM EDUCAÇÃO DO ESTADO DE MINAS GERAIS
Ghisleine Trigo Silveira APASE – São Paulo 23/08/2018
Realizar Formação Continuada
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
ESTÁGIO EM MATEMÁTICA II ORIENTAÇÕES PARA REALIZAÇÃO DO ESTÁGIO
Atribuições das/os Pedagogas/os Editais 37/2004 e 10/2007
PROGRAMA MAIS ALFABETIZAÇÃO
Estágio Supervisionado
E. M. Dr. Leandro Franceschini
Programa de Desenvolvimento Gerencial
Pauta 3 A competência 2 da BNCC: PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO.
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento normativo que define o conjunto progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem.
Transcrição da apresentação:

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO RESSACA

PROJETO: ATENDIMENTO AOS ESTUDANTES EM DISTORÇÃO IDADE/CICLO

ELABORAÇÃO DO PROJETO A PARTIR DA PROPOSTA PEDAGÓGICA DA ESCOLA

ESTUDANTES EM DISTORÇÃO IDADE/CICLO – NRE RESSACA 1º ciclo75 estudantes 2º ciclo294 estudantes 3º ciclo298 estudantes TOTAL667 estudantes

EM “Rita Carmelinda Rocha“ 2º ciclo4 estudantes 3º ciclo53 estudantes TOTAL57 estudantes

EM “Albertina Alves do Nascimento“ 1º ciclo18 estudantes 2º ciclo40 estudantes 3º ciclo56 estudantes TOTAL114 estudantes

EM “Coronel Joaquim Antônio da Rocha“ 1º ciclo23 estudantes 2º ciclo46 estudantes TOTAL69 estudantes

EM “Centro Educacional Nossa Senhora Aparecida - CENSA” 1º ciclo 01 estudante TOTAL 01 estudante

EM “Maria Silva Lucas“ 1º ciclo17 estudantes 2º ciclo106 estudantes 3º ciclo68 estudantes TOTAL191 estudantes

EM “Padre Joaquim de Souza e Silva“ 1º ciclo04 estudantes 2º ciclo28 estudantes 3º ciclo71 estudantes TOTAL103 estudantes

EM “Maria de Matos Silveira“ 1º ciclo12 estudantes 2º ciclo70 estudantes 3º ciclo50 estudantes TOTAL132 estudantes

DIRETRIZES PARA REORGANIZAÇÃO DA PROPOSTA PEDAGÓGICA DA ESCOLA PARA ATENDIMENTO AOS ESTUDANTES EM DISTORÇÃO IDADE/CICLO/ 2011 OBJETIVOS Promover a formação integral dos estudantes com idade superior à esperada para o ciclo. Romper com a lógica temporal e dos conteúdos. Elevar a escolaridade do estudante. Oportunizar para a escola outras formas de organizações e modalidades no ensino fundamental. PERÍODO: 1ª etapa: Agosto a dezembro de 2011

AÇÕES: 1 - Mapear os estudantes em distorção idade/ciclo, identificando: fatores que interferem na distorção idade/ciclo (entrada tardia na escola, infrequência, repetência, discriminação, entre outros); habilidades de cada estudante em distorção; desempenho acadêmico dos estudantes (Observar resultados individuais dos estudantes no Aprova Contagem).

2 - Sistematizar/reorganizar propostas de trabalho que atendam aos estudantes em distorção idade/ciclo. Para tanto, é necessário; rever as ações apontadas na proposta pedagógica para combater a distorção idade/ciclo; considerar os projetos desenvolvidos na escola, o coletivo de professores e a proposta de formação em prol das metas estabelecidas na proposta pedagógica; propor alternativas relacionadas à organização diferenciada das turmas de origem (organização de tempos, espaços, avaliação e metodologia) – Ex.: Projeto Juventude (Ápio Cardoso); ampliar os espaços de aprendizagem com vivências culturais adequadas à idade dos estudantes; trabalhar os conceitos relacionados à leitura, à escrita e ao raciocínio lógico-matemático; explorar temáticas inerentes às culturas infantis e juvenis;

considerar a possibilidade de ampliação da jornada do estudante por meio do Programa Escola Integral e Integrada; rever os diversos reagrupamentos organizados pela escola, considerando o interesse dos estudantes e/ou dificuldades de aprendizagem (Aprova Contagem), agrupamentos temáticos, entre outros); articular projetos/programas às ações que favoreçam o combate à distorção idade/ciclo; considerar a possibilidade de oferecer atividades extraclasse que proporcione aos estudantes alcançarem diferentes níveis de conhecimento.

3 - Realizar processos de reclassificação dos estudantes, observando o procedimento operacional 13/ Monitorar o desenvolvimento de cada ação e avaliar seus resultados. Para tanto, é fundamental: elaborar instrumento de monitoramento; definir uma equipe local/regionalizada para promover o combate à distorção idade/ciclo, considerando os processos de desenvolvimento dos estudantes no decorrer do ano letivo (ação continuada) – estudantes na faixa esperada e fora de faixa; Criação de um grupo de trabalho virtual para acompanhamento e discussões relacionadas as ações desenvolvidas nas escolas (NRE/SEDUC).

AçãoData/PeríodoResponsável(is) Apresentar, para as escolas, proposta de trabalho que visa diminuir a distorção idade/ciclo. Entregar o formulário de mapeamento dos estudantes em distorção idade/ciclo. 10 a 20 de maio de NRE Mapear os estudantes em distorção idade/ciclo por meio de formulário próprio. 10 a 27 de maio de 2011 Funcionamento Escolar/NRE Analisar os dados encaminhados pelas escolas. 31/05 a 3/06 NRE Discutir e analisar os dados com as escolas, bem como as estratégias para atingir a meta proposta. 07/05 a 10/06 de 2011NRE Sistematizar/reorganizar o plano de ação da escola, previsto na proposta pedagógica. Até 29 de junhoEscola Analisar a proposta de trabalho de cada escola 30/06 a 12/07NRE 'Construir estratégias para diminuir o número de estudantes em distorção idade/ciclo. na região (TED). JunhoNRE Monitorar o trabalho desenvolvido pela escola. SemanalmenteNRE/Escola Monitorar o desenvolvimento da aprendizagem dos estudantes. MensalEscola/NRE Monitorar os resultados da escola. QuinzenalSede/NRE CRONOGRAMA DE TRABALHO CRIAR UM CALENDÁRIO COM AS ESCOLAS TENDO COMO BASE NOSSAS DATAS.

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO NACIONAL

PROJETO: ATENDIMENTO AOS ESTUDANTES EM DISTORÇÃO IDADE/CICLO

ELABORAÇÃO DO PROJETO A PARTIR DA PROPOSTA PEDAGÓGICA DA ESCOLA

PROJETO: ATENDIMENTO AOS ESTUDANTES EM DISTORÇÃO IDADE/CICLO

Estudantes em Distorção Idade e Ciclo - NRE/NACIONAL 1º ciclo69 estudantes 2º ciclo197 estudantes 3º ciclo260 estudantes TOTAL526 estudantes

EM “Sônia Braga” 1º ciclo8 estudantes 2º ciclo10 estudantes TOTAL18 estudantes

EM ”Vereador Benedito Batista” 1º ciclo12 estudantes 2º ciclo50 estudantes 3º ciclo86 estudantes TOTAL148 estudantes

EM “Walter Fausto do Amaral“ 1º ciclo11 estudantes 2º ciclo39 estudantes 3º ciclo19 estudantes TOTAL69 estudantes

EM “Prof. Wancleber Pacheco“ 1º ciclo15 estudantes 2º ciclo69 estudantes 3º ciclo51 estudantes TOTAL135 estudantes

EM “Glória Marques Diniz“ 1º ciclo23 estudantes 2º ciclo29 estudantes 3º ciclo98 estudantes TOTAL150 estudantes

DIRETRIZES PARA REORGANIZAÇÃO DA PROPOSTA PEDAGÓGICA DA ESCOLA PARA ATENDIMENTO AOS ESTUDANTES EM DISTORÇÃO IDADE/CICLO/ 2011 OBJETIVOS Promover a formação integral dos estudantes com idade superior à esperada para o ciclo. Romper com a lógica temporal e dos conteúdos. Elevar a escolaridade do estudante. Oportunizar para a escola outras formas de organizações e modalidades no ensino fundamental. PERÍODO: 1ª etapa: Agosto a dezembro de 2011

AÇÕES: 1 - Mapear os estudantes em distorção idade/ciclo, identificando: fatores que interferem na distorção idade/ciclo (entrada tardia na escola, infrequência, repetência, discriminação, entre outros); habilidades de cada estudante em distorção; desempenho acadêmico dos estudantes (Observar resultados individuais dos estudantes no Aprova Contagem).

2 - Sistematizar/reorganizar propostas de trabalho que atendam aos estudantes em distorção idade/ciclo. Para tanto, é necessário; rever as ações apontadas na proposta pedagógica para combater a distorção idade/ciclo; considerar os projetos desenvolvidos na escola, o coletivo de professores e a proposta de formação em prol das metas estabelecidas na proposta pedagógica; propor alternativas relacionadas à organização diferenciada das turmas de origem (organização de tempos, espaços, avaliação e metodologia) – Ex.: Projeto Juventude (Ápio Cardoso); ampliar os espaços de aprendizagem com vivências culturais adequadas à idade dos estudantes; trabalhar os conceitos relacionados à leitura, à escrita e ao raciocínio lógico- matemático; explorar temáticas inerentes às culturas infantis e juvenis;

considerar a possibilidade de ampliação da jornada do estudante por meio do Programa Escola Integral e Integrada; rever os diversos reagrupamentos organizados pela escola, considerando o interesse dos estudantes e/ou dificuldades de aprendizagem (Aprova Contagem), agrupamentos temáticos, entre outros); articular projetos/programas às ações que favoreçam o combate à distorção idade/ciclo; considerar a possibilidade de oferecer atividades extraclasse que proporcione aos estudantes alcançarem diferentes níveis de conhecimento.

3 - Realizar processos de reclassificação dos estudantes, observando o procedimento operacional 13/ Monitorar o desenvolvimento de cada ação e avaliar seus resultados. Para tanto, é fundamental: elaborar instrumento de monitoramento; definir uma equipe local/regionalizada para promover o combate à distorção idade/ciclo, considerando os processos de desenvolvimento dos estudantes no decorrer do ano letivo (ação continuada) – estudantes na faixa esperada e fora de faixa; Criação de um grupo de trabalho virtual para acompanhamento e discussões relacionadas as ações desenvolvidas nas escolas (NRE/SEDUC).

AçãoData/PeríodoResponsável(is) Apresentar, para as escolas, proposta de trabalho que visa diminuir a distorção idade/ciclo. Entregar o formulário de mapeamento dos estudantes em distorção idade/ciclo. 10 a 20 de maio de NRE Mapear os estudantes em distorção idade/ciclo por meio de formulário próprio. 10 a 27 de maio de 2011 Funcionamento Escolar/NRE Analisar os dados encaminhados pelas escolas. 31/05 a 3/06 NRE Discutir e analisar os dados com as escolas, bem como as estratégias para atingir a meta proposta. 07/05 a 10/06 de 2011NRE Sistematizar/reorganizar o plano de ação da escola, previsto na proposta pedagógica. Até 29 de junhoEscola Analisar a proposta de trabalho de cada escola 30/06 a 12/07NRE 'Construir estratégias para diminuir o número de estudantes em distorção idade/ciclo. na região (TED). JunhoNRE Monitorar o trabalho desenvolvido pela escola. SemanalmenteNRE/Escola Monitorar o desenvolvimento da aprendizagem dos estudantes. MensalEscola/NRE Monitorar os resultados da escola. QuinzenalSede/NRE CRONOGRAMA DE TRABALHO