UPE Campus Petrolina ABC DO SEMIÁRIDO. O que é o LIFE O Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores- LIFE, tem como propósito abrigar projetos.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
UPE Campus Petrolina ABC DO SEMIÁRIDO. O que é o LIFE O Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores- LIFE, tem como propósito abrigar projetos.
Advertisements

INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO DO ENSINO SUPERIOR DO BRASIL.
FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS EM EDUCAÇÃO DO ESTADO DE MINAS GERAIS.
2016 Está prevista na Lei nº , de 14 de abril de 2004, que instituiu o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).
Levando em consideração a dinâmica histórica do país e o Decreto Federal reconhecido em 01/04/1976 que Institui no Rio Grande do Norte o Curso de.
FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS EM EDUCAÇÃO DO ESTADO DE MINAS GERAIS.
Maria Cândida Andrade Perez O papel da escola é oferecer aos seus estudantes meios que possam ser utilizados para desenvolver a aprendizagem e tomarem.
Audiência Pública Papel Estruturante do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID Profa. Dra. Irene Cristina de Mello (Representação.
GT-4 Conteúdos formadores nos cursos de Biblioteconomia, Arquivologia, Museologia, Gestão da Informação e Ciência da Informação Florianópolis 2016.
Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias CONHECIMENTOS DE FÍSICA Capítulo 2.
DESIGN THINKING NA EDUCAÇÃO PRESENCIAL, A DISTÂNCIA E CORPORATIVA Profa. Dra. Carolina Costa Cavalcanti Profa. Dra. Andrea Filatro Profa. Dra. Mônica Garbin.
A PERCEPÇÃO DE COORDENADORES DE CURSOS DA ÁREA DA SAÚDE SOBRE O USO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL Marcela Stella Paiva Edilson Carlos.
PRODEL 2017 Programa de Desenvolvimento Local PROJETO INCLUSÃO DIGITAL
Prof. Ma. Maria Cecilia Amendola da Motta
RESULTADOS E DISCUSSÃO
Ensino Híbrido: uma nova abordagem para o Ensino Médio
FORMAÇÃO DE PROFESSORES INCLUINDO AS TDIC: O CASO DO PARFOR NO ISERJ
Campos privilegiados de Estágio do Curso de Pedagogia
A realidade atual do ensino de ciências no ensino médio: avaliação.
Base Nacional Comum Curricular
RESULTADOS E DISCUSSÃO REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
CONSTRUINDO O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
CURSO: LICENCIATURA EM FÍSICA
Andréa Villela Mafra da Silva e Keite Silva de Melo
Reunião de divulgação do orçamento participativo
SEMANA “ESCOLA EM MOVIMENTO”
Elenilton Vieira Godoy 2017
Metodologia e Prática do Ensino.. O que é Metodologia ? 1.A arte de dirigir o espírito na investigação da verdade. 2. (Filosofia) Estudos dos métodos.
Coordenação: Vani Kenski
Atividades Complementares Curso de Letras 2011/2º
Informática, inclusão e cidadania: Curso do sistema operacional Linux Ubuntu. Francisca Giniele do Nascimento Pinho¹, Antônio Caçula Almeida Filho¹, Francisco.
PIBID O PIBID Biologia está aqui!! BIOLOGIA E. Estadual Nestor Lima
Orientações para Cursos de Graduação em Avaliação Externa
Autoavaliação Institucional (avaliação interna)
Cristiano Teles de Meneses Adilmo Francisco de Lima Tiago Nery ribeiro
Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação
A realidade escolar e sua influência na prática docente do educador musical: a experiência do Pibid.
Profa. Dra. Ilka Márcia Ribeiro de Souza Serra
inovação e design na educação
Ana María Martin Cuadrado. Adriana Barroso de Azevedo Fernando Spanhol
  ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO: UM OLHAR SOBRE O PROCESSO FORMATIVO NA MODALIDADE A DISTÂNCIA. Autores: Priscila Bernardo Martins; Edda Curi; Carlos.
Colégio Estadual Governador Lomanto Jr.
Parcerias para educação,cultura e cidadania de crianças e adolescentes
DIRETRIZES CURRICULARES
A institucionalização do Atendimento Educacional Especializado no Projeto Político Pedagógico Rejane Araruna Mestranda em Educação - UFC Especialista em.
“Mediações no Cotidiano do Laboratório de Informática Educativa” Carmem Silva de Oliveira Informática Educativa: inovando a aprendizagem.
Formação profissional: educação do bibliotecário escolar
1ª AÇÃO MMR Problema: Alta Concentração de alunos com desempenho abaixo do básico (38,1%) em Matemática Plano de Melhoria: Formação Docente ESCOLA ESTADUAL.
Ciclo da Consolidação, 9º ano do Programa de Intervenção Pedagógica
FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS EM EDUCAÇÃO DO ESTADO DE MINAS GERAIS
Educação Básica Docente: Cristina Gomes Discentes: Inês Magalhães
FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS EM EDUCAÇÃO DO ESTADO DE MINAS GERAIS
Documento Base (Formulação Preliminar) Comissão SEB/MEC - Fev/2016
Realizar Formação Continuada
O PORTFÓLIO COMO ESTRATÉGIA DE APRENDIZAGEM
CNPq e o Currículo Lattes
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
Aula 1 Conheça seu curso e sua Instituição Nome do Professor.
ESTÁGIO EM MATEMÁTICA II ORIENTAÇÕES PARA REALIZAÇÃO DO ESTÁGIO
PROFESSORA MARTA LEONOR S.P.P. VIEIRA
Atribuições das/os Pedagogas/os Editais 37/2004 e 10/2007
RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA
VIII Fórum Institucional de Ensino
O LUGAR DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: ANÁLISE DA LICENCIATURA EM PEDAGOGIA/UEMS-DOURADOS NASCIMENTO, Taynara Tavares1.
Pauta 8 A competência 7 da BNCC: ARGUMENTAÇÃO
O LUGAR DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: ANÁLISE DA LICENCIATURA EM PEDAGOGIA/UEMS-DOURADOS NASCIMENTO, Taynara Tavares1.
Fabio e. santos Tamyres f. santos Augusto a. de Paula
Nivelamento de Componentes Curriculares e
Pedagogia das competências Segundo Philippe Perrenoud: "Competência é a faculdade de mobilizar um conjunto de recursos cognitivos (saberes, capacidades,
AVANÇO TECNOLÓGICO NA EDUCAÇÃO Evolução das técnicas e ferramentas para maximização do aprendizado.
Transcrição da apresentação:

UPE Campus Petrolina ABC DO SEMIÁRIDO

O que é o LIFE O Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores- LIFE, tem como propósito abrigar projetos que busquem a integração de todas as licenciaturas, possibilitando leituras e práticas interdisciplinares. Pensando nosso contexto de atuação, o LIFE tem como tema norteador o semiárido que será problematizado focando seus caracteres socioambientais. Buscamos assim proporcionar aos estudantes das licenciaturas formação de caráter contextualizado e interdisciplinar, promovendo o domínio e o uso das novas linguagens e tecnologias de informação e da comunicação que permitam o aprendizado, a socialização e o desenvolvimento coletivo de práticas e metodologias das diferentes áreas do conhecimento, na perspectiva de contribuir com a melhoria da qualidade do ensino na Educação Básica.

Objetivos Promover atividades interdisciplinares nos cursos de licenciatura do campus/Petrolina e produzir material didático-pedagógico a partir da implantação do projeto ABC do Semiárido. Utilizar tecnologias da informação e comunicação na articulação entre os programas da CAPES relacionados à educação básica, como o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e o Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR). Fomentar discussões sobre estratégias de ensino e aprendizagem, que possibilitem a construção de novas práticas docentes.

Realizar seminários, mesas-redondas com abordagens teórica interdisciplinares para alunos e professores da UPE/Petrolina, professores da Educação Básica e demais interessados, a partir das experiências suscitadas pelo laboratório; Oferecer a comunidade acadêmica, em caráter dinâmico, cursos de extensão voltados para o uso das Tecnologias da Informação e Comunicações na prática docente; Articular os cursos de formação de professores para uma efetiva intervenção no espaço escolar, por meio da atuação dos alunos do PIBID e do estágio curricular; Disponibilizar o material didático produzido no laboratório e publicar as atividades dos discentes graduando nos congressos, revistas, livros etc.;

Possibilidades Organizar de forma interdisciplinar a construção de material didático sobre o semiárido. Contamos com todas as Licenciaturas oferecidas pelo Campus: Biologia, Matemática, Geografia, Historia, Letras Portuguesa, Letras Inglês, Pedagogia, além dos professores e alunos da Educação Básica.

Normas de utilização do laboratório 1-apenas projetos com perspectiva interdisciplinar pode ser realizados dentro do LIFE. 2-Toda proposta deve estar ligada a um professor responsável, sendo encaminhada ao e- mail: 3- A sala só poderá ser utilizada mediante a autorização do coordenador do laboratório, seguida pelo agendamento e assinatura do termo de responsabilidade pelo docente proponente. A chave da sala será entregue ao docente responsável e apenas este poderá devolver e assinar a devolução. 4-O material de consumo, que se encontra no laboratório, só poderá ser utilizado com autorização prévia. 6-Apenas as câmeras digitais, GPS e filmadora podem ser retirados do laboratório mediante o agendamento prévio. É vedada a retirada de qualquer outro material eletrônico do Laboratório. 6-Os agendamentos devem ocorrer com no mínimo 48 horas de antecedência e devem respeitar os usos fixos pelo PIBID nas segundas e quintas entre 8h e 18h.