O TRABALHO “Escolhe um trabalho de que gostes e não terás que trabalhar nem um dia na tua vida” (Confúcio)

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Transcrição da apresentação:

O TRABALHO “Escolhe um trabalho de que gostes e não terás que trabalhar nem um dia na tua vida” (Confúcio)

IDENTIDADE E TRABALHO  Construção da Identidade do homem ocorre dentro das relações sociais.  Trabalho veio ocupar o lugar do Estado na sociedade.  Trabalho também está relacionado com questões de segurança e estabilidade.

IDENTIDADE E TRABALHO  Construção da Identidade no Trabalho ocorre entre a pessoa, o trabalho e o outro.  Isolamento representa prejuízo ao ser humano e o trabalho representa importante papel neste contexto.

O QUE É IDENTIDADE? Conceito:  Conjunto de características próprias de um indivíduo, que o tornam diferente dos outros e que vão sendo construídas nas e pelas relações sociais.

IDENTIDADE HUMANA  Processo permanente de formação e transformação do sujeito, que ocorre dentro das condições materiais e históricas dadas.

CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE  É desenvolvida e constituída por aspectos de ordem psicológicas, a partir de mudanças no processo histórico, social, econômico e cultural.  Importância do trabalho motiva a uma constante busca do aperfeiçoamento da identidade profissional.

IDENTIDADE PROFISSIONAL  É formada pelo vínculo existente entre o ser humano e sua atividade.  Faz parte da formação da identidade humana. Identidade pessoal Formação acadêmica Identidade profissional

IMPACTOS DO TRABALHO NA SOCIEDADE  No passado, o trabalho era considerado uma tortura.  Origem etimológica: “tripalium” – instrumento de tortura.  Atualmente, o trabalho representa um novo significado na vida das pessoas.

IMPACTOS DO TRABALHO NA SOCIEDADE  Ele é importante para o cumprimento de nossa vocação.  Atua em nossas vidas como uma “ferramenta” que visa possibilitar o alcance de nossos desejos e sonhos.

IMPACTOS DO TRABALHO NA SOCIEDADE  Uma visão mais contemporânea motiva que o trabalho e prazer precisam “caminhar juntos”.  Pode gerar sofrimento e consequências “irreparáveis”.

TRABALHO E RECURSOS HUMANOS  Propostas de ações que apresentem técnicas específicas e alinhadas à atual necessidade do público-alvo.  Adequação dos trabalhos por meio do alinhamento dos comportamentos humanos.

CONCEITO DE COMPORTAMENTO “Comportamento abrange tudo aquilo que um organismo faz, englobando as ações diretamente observáveis, como por exemplo, rir, cantar, caminhar e as que podem ser inferidas pelo comportamento: percepções, sonhos, pensamentos etc.” (Teixeira, 2010)

CONCEITO DE ORGANIZAÇÃO “É uma combinação de esforços individuais que tem por finalidade realizar propósitos coletivos. Por meio de uma organização torna-se possível perseguir e alcançar objetivos que seriam intangíveis para uma pessoa.” (Maximiniano, 1992)

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL “O Comportamento Organizacional pode ser entendido como o estudo do Comportamento Humano nos locais de trabalho, a interação das pessoas participantes, os empregados e a própria organização empregadora.” (DuBrin, 2006)

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL  Investiga os impactos que indivíduos, grupos e o sistema organizacional têm sobre o comportamento das organizações.  Investigação permite adequar a eficácia da organização.

DESAFIOS DO TEMA Impactos da Globalização:  Diferentes culturas precisam ser estudadas e compreendidas para o atendimento às necessidades específicas dos respectivos mercados.

DESAFIOS DO TEMA Foco na gestão de pessoas:  Entender as necessidades pessoais e do grupo, com a finalidade de “fidelizar” o cliente interno, minimizar custos e atingir metas.

DESAFIOS DO TEMA Credibilidade de mercado:  Foco na “imagem” da empresa frente aos seus clientes e concorrentes.  Busca constante da permanência mercadológica.

DESAFIOS DO TEMA Melhoria de Processos:  Preparar o indivíduo para os resultados esperados, sempre equilibrando as necessidades da empresa e satisfação individual dos colaboradores.

VANTAGENS DE SE ESTUDAR O TEMA  Desenvolvimento de habilidades;  Crescimento pessoal;  Melhoria da eficácia organizacional;  Refinamento do bom senso.

DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES Os executivos precisam desenvolver:  Habilidades técnicas;  Habilidades humanas;  Habilidades conceituais.

HABILIDADES TÉCNICAS  Correspondem a:  Aplicabilidade de conhecimentos e habilidades específicas adquiridos por meio da educação formal.  Habilidades também desenvolvidas por meio do exercício profissional.

HABILIDADES HUMANAS  Capacidade para o trabalho individual, com outras pessoas ou em grupo.  Manutenção constante de bons relacionamentos interpessoais e administração de conflitos.

HABILIDADES CONCEITUAIS  Capacidade mental de diagnosticar, analisar e solucionar de forma eficaz situações complexas.  Administrar conflitos e gerir de forma adequada os acontecimentos do dia-a-dia tornou-se essencial a todas as pessoas.

RH NAS ORGANIZAÇÕES Função de Staff  Área relevante para a adequada condução do indivíduo na empresa.  Políticas específicas que visam adequar, preparar e motivar o indivíduo para o atingimento de metas.

RH NAS ORGANIZAÇÕES  Interventor direto nas relações humanas empresariais.  Incentiva a “competitividade positiva” internamente.  Administra conflitos e motiva um clima organizacional positivo, na busca constante de uma adequada cultura organizacional.

OBJETIVOS BÁSICOS DE RH NAS ORGANIZAÇÕES  Aumento da qualidade e produtividade;  Melhoria das relações humanas;  Incentiva o equilíbrio interno: atingimento das metas pela empresa versus atendimento às necessidades e desejos pessoais dos colaboradores.

OBJETIVOS BÁSICOS DE RH NAS ORGANIZAÇÕES  Convivência harmoniosa do grupo.  Melhora da imagem mercadológica.