ORIENTADORA: Caroline Sati Muller Cadernos 8, 9 e 10: 8 - Ciências da Natureza no Ciclo de Alfabetização 9 - Ciências Humanas no Ciclo de Alfabetização 10 - Integrando saberes ORIENTADORA: Caroline Sati Muller 4º Encontro – 08/12/16
Temáticas dos cadernos do PNAIC 2015 Caderno de apresentação Gestão escolar no Ciclo de Alfabetização Caderno 1 Currículo na perspectiva da inclusão e da diversidade: as Diretrizes Curriculares Nacionais da educação Básica e o Ciclo de Alfabetização Caderno 2 A criança no Ciclo de Alfabetização Caderno 3 Interdisciplinaridade no Ciclo de Alfabetização Caderno 4 A organização do trabalho escolar e os recursos didáticos na Alfabetização Caderno 5 A oralidade, a leitura e a escrita no Ciclo de Alfabetização Caderno 6 A arte no Ciclo de Alfabetização Caderno 7 Alfabetização matemática na perspectiva do letramento Caderno 8 Ciências da Natureza no Ciclo de Alfabetização Caderno 9 Ciências Humanas no Ciclo de Alfabetização Caderno 10 Integrando Saberes
Leitura Deleite; Caderno 8; Vídeo; Caderno 9; Atividade em grupo; Caderno 10; Orientações quanto as atividades EAD (Seminário).
LEITURA DELEITE
(PNAIC 2015, CADERNO 8, p. 49)
Alfabetização Científica: um direito de aprendizagem “A Educação, qualquer que seja ela, é sempre uma teoria do conhecimento posta em prática.” Paulo Freire
O que é ciência? A ciência se define como um conhecimento necessariamente fundado por: Basear-se em argumentação racional auto demonstrável; Formular hipótese (suposições justificadas e baseadas em argumentos) e meios para desenvolvimento, análise e verificação; Ter compromisso com a esfera coletiva – ser um conhecimento público, questionável e verificável por qualquer um que se qualifique para isso.
O que vem a ser Alfabetização Científica? A Alfabetização Científica será concebida como um processo que deve articular: domínio de vocabulário, simbolismos, fatos, conceitos, princípios e procedimentos da ciência; as características próprias do “fazer ciência”; as relações entre ciência, tecnologia, sociedade e ambiente e suas repercussões para entender a complexidade do mundo possibilitando, assim, às pessoas, atuar, avaliar e até transformar a realidade.
O que vem a ser Alfabetização Científica? Construção da autonomia, favorecendo que o aluno venha a ser o construtor de seu próprio conhecimento, da sua história e da sociedade em que vive. Propociona situações de aprendizagem que mobilizem os alunos para o entendimento acerca das relações entre teoria/prática; professor/aluno; conteúdo/forma, e ensino/pesquisa.
No que tange à relação teoria e prática no ensino de Ciências Naturais, esta se materializa e ganha sentido quando, no desenvolvimento das atividades de ensino, o professor estabelece a relação entre a teoria estudada e a realidade vivida. Oque queremos alcançar? Quais são os nossos objetivos? Qual o papel dos professores? Qual o papel dos alunos?
Por que Alfabetização Científica no Ciclo de alfabetização? Para “assegurar e garantir o acesso às oportunidades e aproximação com conceitos, procedimentos e valores/atitudes relativos às Ciências da Natureza bem como reconhecer que os conhecimentos científicos são produzidos por diversos grupos sociais e econômicos, contrapondo-se com a ideia de que fazer ciência é privilégio de uma elite social, intelectual e masculina”. (Direitos de Aprendizagem, 2012, p. 107) A atividade científica possibilita às crianças aprimorarem seus pensamentos e ideias na medida em que podem observar e conjecturar, assim como investigar as suas realidades, aperfeiçoando suas explicações sobre os fenômenos observados e investigados. (PNAIC 2015, CADERNO 8, p. 8)
Aprender ciências é: Aprender uma nova forma de linguagem própria de pensar e de explicar o mundo. A educação em Ciências, pautada na investigação, proporciona espaço e tempo para que as crianças do Ciclo de Alfabetização se expressem de maneiras diversas e por meio de variadas linguagens, privilegiando a oralidade como propulsora para a organização de fatos, informações e ideias que podem ser também apresentadas em forma de registros esquemático ou escrito.
Um processo educativo é muito mais que transmitir conteúdos para os alunos, exigindo que os mesmos memorizem e os reproduzam. O processo educativo se constrói a partir da relação entre professor e aluno, uma relação na qual devem ser consideradas as experiências e vivências, o diálogo e o respeito, a heterogeneidade e a diversidade, além da ação criativa, autônoma e reflexiva dos sujeitos envolvidos. Nesse sentido, nossas práticas fundamentam-se na perspectiva da produção do conhecimento e têm como um dos seus objetivos proporcionar aos alunos uma formação que os torne conscientes de seus deveres e direitos, entre eles o direito a uma educação científica.
O aspecto metodológico No planejamento e execução da metodologia científica, coisas não previstas podem ocorrer, mas a organização do trabalho deve estar presente em toda e qualquer situação a ser estudada ou pesquisada, pois é um aspecto fundamental da Ciência (PNAIC, 2016, p. 12). Procedimentos metodológicos Escolher um tema de interesse ou observar um fenômeno e formular um problema ou uma questão a ser investigada; Fazer um levantamento de informações sobre o assunto e formular hipóteses; Realizar experimentações; Analisar os resultados; Estabelecer conclusões.
É preciso que as crianças sejam incentivadas a escrever com autonomia diferentes formas de representação da linguagem científica, como o desenho, as tabelas, os gráficos entre outros, para relatar situações estudadas em ciências. Essa importante estratégia para o desenvolvimento da linguagem exige uso de registro das observações, organização de informações, debates, levantamento de hipóteses, entre outras ações mediadas pelo professor.
Direitos de Aprendizagem: Ciências da Natureza I. Encantar-se com o mundo e com suas transformações, bem como com as potencialidades humanas de interagir com o mundo e de produzir conhecimento e outros modos de vida mais humanizados. II. Ter acesso a informações pertinentes à Ciência e conhecê-la como processo que envolve curiosidade, busca de explicações por meio de observação, experimentação, registro e comunicação de ideias. III. Compreender as relações socioambientais locais para construção de uma cultura de pertencimento e de convivência sustentável, em dimensões universais.
IV. Assumir atitudes e valores de admiração, respeito e preservação para consigo, com outros grupos, com outras espécies e a natureza. V. Conhecer ações relacionadas ao cuidado – para consigo mesmo, com a sociedade, com o consumo, com a natureza, com outras espécies - como um modo de proteger a vida, a segurança, a dignidade, a integridade física, moral, intelectual e ambiental. VI. Inventar, perguntar, observar, planejar, testar, avaliar, explicar situações, interagindo socialmente para tomar decisões éticas no cotidiano.
Fonte: Armandinho (BECK, 2014)
Com dois olhos, por que vemos só uma imagem? Manual do Mundo Com dois olhos, por que vemos só uma imagem? Vídeo 01
Retomando alguns aspectos: Ensinar Ciências pode ser uma tarefa fácil. Basta desenvolver aquilo que já é próprio nos alunos, por exemplo: vontade de conhecer, o uso da tentativa e erro na busca de solução para um problema, capacidade de compreensão de explicações científicas. Isso significa vivenciar aspectos ou características do “fazer Ciência”. A alfabetização científica, desse modo, passa a ser prazerosa, tanto para alunos quanto para professores. Os alunos, especialmente as crianças, são bons pesquisadores, curiosos, imaginativos, criativos e trabalhadores. Assim, o Ensino de Ciências na escola pode ser empolgante, dinâmico, estimulante, e permitir, tanto ao aluno quanto aos professores, explorar, compreender, atuar e transformar a sua realidade. Então, por que não trabalhar a Alfabetização Científica através do “fazer Ciência”?
Sugestões:
Outras sugestões:
Vídeo 02 Manual do Mundo
SEMINÁRIO FINAL 15/12 Apresentação da atividade EAD; Entrega do modelo de relato de experiência da sequência didática.
Tarefa EAD = 20 h Junto com o grupo escola, analise e discuta os resultados da ANA 2014, e os resultados da Provinha Brasil Teste 1 – 2016; Aponte as habilidades que estão em defasagem (Língua Portuguesa e Matemática); Elabore uma sequência didática que possibilite trabalhar em sala de aula essas habilidades a serem desenvolvidas.
Boa noite a todos!