Estratégias corporativas:

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
FUSÕES E AQUISIÇÕES COMO ESTRATÉGIAS NO MERCADO
Advertisements

DIAGNÓSTICO PRELIMINAR – Melhoria de Processos Seleção e Captação de Talentos Captação e Seleção de Talentos Profa. Mestre Marta Ajej.
1 Reinaldo Lucchesi ANÁLISE SWOT (ANÁLISE FOFA) ANÁLISE SWOT (ANÁLISE FOFA) Empresas, Mercados e Negócios.
ESTRATEGIA EMPRESARIAL NIVEL DE NEGÓCIOS LIDERANÇA EM CUSTOS E DIFERENCIAÇÃO 4ª parte PROF. PAULO ROBERTO LEITE.
Metodologia de Elaboração e Implementação do PE Natacha Stefanini Canesso
Gestão de Pessoas - Nadja Guitton Comportamento organizacional/psicologia aplicada à Administração Gestão Por COMPETÊNCIA Como entender competência? INTEGRAÇÃO.
Ambiente de Riscos e Controles. Agenda Apetite a Risco Apetite a Risco X Estratégia Empresarial Colocando o Apetite a Risco em prática Cultura 2.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO EMPRESA IDENTIDADE Quem somos? Onde estamos? SITUAÇÃO CONTEXTUAL Por que estamos Por que estamos Aqui? Aqui? DECISÃO DE RUMO.
A GLOBALIZAÇÃO E A LOGÍSTICA Dentro do mundo globalizado, podemos analisar que vários nichos de mercado, vem se atualizando com vários países. Não podemos.
Gestão de Projetos Aula 1 Esp. Luciene de Oliveira Vieira.
Projeto de Extensão Unisul
Gestão Integrada.
Sistemas de Gestão Ambiental Principais Alterações
O Modelo de Governança de TI
Disciplina: Sistemas de Informação
Promoção da Cultura de Qualidade no Ensino Superior: Procedimentos, instrumentos, papel dos diferentes actores e desafios Prof. Doutor Jeffy Mukora 2ª.
PROCESSOS DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS
Administração Estratégica
Prof. José Paulo Hernandes
Stakeholders e Planejamento Estratégico das Organizações
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade Universidade de São Paulo Mestrado Profissional em Empreendedorismo Projeto e Gestão de Sistemas.
Objetivos e Metas de Marketing
IMPLANTAÇÃO DA ESTRATÉGIA DE MARKETING
Estratégia Mercadológica
Administração Financeira Internacional
INOVAÇÃO, ESTRATÉGIA EMPRESARIAL & ALIANÇAS ESTRATÉGICAS
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade Universidade de São Paulo Logística e Cadeia de Suprimentos - Introdução Prof. Jorge Luiz de Biazzi.
Gestão Da Mudança Organizacional
Caroline Maria Danubia Alves Hudson Santos Henrique Cabral
Capítulo 2 (Hitt): Ambiente Externo: Oportunidades, Ameaças, Competição na Industria e Análise dos Concorrentes Prof. Moacir Miranda.
Karolina Correia Gusmão Letícia Boareto Braz
Definição da Estratégia Organizacional
Gestão estratégica.
Projeto: Definições - “Esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo” (PMBOK) - “ Processo único, consistindo.
GESTÃO DE MARCAS CARLOS FREIRE –
Fusões e Aquisições.
ESTRATÉGIAS E PLANO DE MARKETING
Universidade Presbiteriana Mackenzie
Estratégia no Nível de Negócios
UNIDADE 4 – O Processo Estratégico: Questões Estratégicas, Estratégias e Ações Estratégicas.
Desenvolvimento Organizacional
Profa. Mestre Marta Ajej
REFERENCIAIS COMPARATIVOS
Implantação do BSC Profa. Valéria Castro.
IMPLANTAÇÃO DA ESTRATÉGIA DE MARKETING
BALANCED SCORECARD - BSC
ADMINISTRAÇÃO POR OBJETIVOS
12 TERCEIRIZAÇÃO DE SERVIÇOS DE TI
COMPETÊNCIAS E RECURSOS
Professor Douglas Pereira da Silva
Gestão Estratégica de Operações
Aluno: Olívia Pessoa,Eliézer Silva, Tiffany Mello.
METODOLOGIA DE TRABALHO
Aula 08: Ambiente do Suprimento
O PLANO DE NEGÓCIO PARTE I
Auditoria Interna Operacional Imagens. PLANEJAMENTO DA AUDITORIA OPERACIONAL. A base para o Planejamento da Auditoria Operacional passa pela análise.
CADEIA DE VALOR.
Planejamento estratégico
BRK Ambiental GESTÃO DE INTEGRIDADE, CONTROLES INTERNOS E RISCOS NO ÂMBITO DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA FEDERAL.
Gestão de Suprimentos Yuri Simão Aula 02.
Trabalho de Logística Etapa 4. A excelência na área logística é um grande diferencial competitivo para as empresas que atuam no mercado atual, é necessário.
Gestão Estratégica de Operações
PESQUISA DE MARKETING “Função que conecta o consumidor e o público em geral ao profissional de marketing através de informações - usadas para identificar.
Avaliação de Desempenho Avaliação por Objetivos Prof. Rodrigo Toledo.
Conceitos Terceirização: frete, estocagem, preparação de pedido, entrega final, atividades de pré e pós-montagem. Necessidades: Aumenta o nível de serviço,
Análise de Demandas Regionais
Papéis dos gerentes de projetos
Sequência Metodológica do Plano Estratégico
Fatec Ribeirão Preto Análise e Desenvolvimento de Sistemas.
Estratégias de Marketing
Transcrição da apresentação:

Estratégias corporativas: Fusão e aquisição Aula 12

“NO MUNDO GLOBALIZADO, OU VOCÊ COMPRA OU É COMPRADO”

AQUISIÇÃO É a compra total ou parcial do capital de uma empresa por outra; Pode ser minoritária ou de controle total.

Aquisição pode ser definida em duas situações: Amigável; Hostil.

TIPO DE AQUISIÇÕES Consolidação; Aquisições de Ações; Aquisição de Ativos.

FUSÃO É a combinação de duas empresas em uma única; Por incorporação; Por constituição de nova sociedade.

FINANCIAMENTO DE FUSÕES E AQUISIÇÕES Financiamento por capitais próprios; Financiamento através de dívida.

O MERCADO DE FUSÕES E AQUISIÇÕES Não existe presentemente um mercado aberto para fusões e aquisições; Preocupação pelo segredo; O processo de venda ou aquisição de uma empresa pode ser difícil.

FUSÕES E AQUISIÇÕES TRANS-FRONTEIRAS A globalização aumentou o mercado de fusões e aquisições trans-fronteiras; Devido à natureza complexa das fusões e aquisições trans-fronteiras, a grande maioria das operações resulta em fracasso; Grandes fusões e aquisições trans-fronteiras tendem a valorizar a moeda nacional da empresa adquirente.

AVALIAÇÃO DE EMPRESAS Avaliações fiáveis de empresas; Os cinco métodos mais comuns de avaliação de empresas; Métodos que os profissionais utilizam para a avaliação nas empresas.

FUSÃO & AQUISIÇÃO PARA UMA VANTAGEM COMPETITIVA – MELHORES PRÁTICAS A operação; Fusão por Concentração; Fusão por Incorporação.

CLASSIFICAÇÃO DE FUSÕES E AQUISIÇÕES Integrações horizontais; Integrações verticais; Integrações com genéricas; Fusões de conglomerados. 12

QUANDO E PORQUE QUE A FUSÃO & AQUISIÇÃO FAZ SENTIDO Dentre as várias razões para se implementar uma operação de F&A, além do crescimento acelerado, merece registro o aproveitamento de novas e promissoras oportunidades para compartilhar com parceiros, na medida do possível, mitigando riscos e a alavancando recursos limitados.

QUANDO E PORQUE QUE A FUSÃO & AQUISIÇÃO FAZ SENTIDO As razões por sua vez têm alguns aspecto que inclui: Obtenção de market-share (produto, serviços, área geográfica, perfil de clientes); A aquisição de posição de mercado pode ser mais barata do que lutar contra as barreiras de entrada; Ativos estratégicos e intangíveis como tecnologia, marcam canais de distribuição, patentes, imagem de marca, gerenciamento experiente são difíceis de desenvolver internamente.

FATORES COMUNS IDENTIFICADOS NO SUCESSO E NO FRACASSO Empatia entre os executivos; Preparar a integração a partir de um diagnóstico do perfil cultural; Modelo de gestão conjunta; Estratégia difusa ou não apropriada de Fusão e Aquisição; Objetivos da aquisição inadequados e/ou critérios equivocados na escolha do alvo. Super avaliação do projeto.

Falhas na Implantação: Subestimar as dificuldades de integração de culturas distintas; Falta de estrutura efetiva e apropriada para a integração; Falta de liderança reconhecida, visível e acessível; Falta de comunicação clara com os públicos internos e externos; Descuido com a administração de pessoal, causando desmotivação e perda de pessoal chave; Má gestão do processo pós-aquisição.

COMO CONSTRUIR UMA OPERAÇÃO DE FUSÃO & AQUISIÇÃO Relação de 10 pontos de verificações recomendáveis no desenvolvimento na operação de Fusão &Aquisição: 1. Comunicação para compreensão. 2. Conhecer todas as partes interessadas (stakeholders). 3. Alinhar as estratégias. Definição clara da visão estratégica da empresa para entender a contribuição da união para os objetivos do negócio; 4. Desenvolvimento de relacionamento operacional para reconhecimento mútuo das oportunidades junto com sócio em perspectiva; 5. Não tenha receio de falhar.

COMO CONSTRUIR UMA OPERAÇÃO DE FUSÃO & AQUISIÇÃO 6. Time de integração das duas empresas. 7. Atenção com critérios de governança corporativa – critérios explícitos e definições prévias sobre a gestão da F&A, sem ambigüidades ou dúvidas; 8. Ter estratégia de saída. Critérios quando dever acionar o gatilho de limite de perdas. 9. Desenvolva um processo para formatação da fusão – identificação, seleção, negociação, integração, mensuração e monitoramento do desempenho, pós integração; 10. Capacitações para gerenciamento de F&As – desenvolvimento interno de modelo de gestão de aprendizado com a experiência.

Ciclo de Operação de M&A (Fusões e Aquisições) Alinhamento das estratégias; Pontos chaves da pré-negociação da F&A; Processo de avaliação e decisão; Formulação estratégica, meios e metas; Integração, assimilação e avaliação; Consolidação; Consolidação e aprendizado contínuo.

FATORES QUE LEVAM AS ORGANIZAÇÕES A FUSÕES E AQUISIÇÕES Economia de Escala; Aumento de Receitas / Cota de Mercado; Vendas Cruzadas; Sinergia; Contributivo; Diversificação Geográfica ou Outra. 20

MOTIVOS CONSIDERADOS DESTRUIDORES DE VALOR PARA OS ACIONISTAS Ilusão do Gestores; Construção de Impérios; Remuneração da Gestão.

OS IMPACTOS CULTURAIS DENTRO DAS ORGANIZAÇÕES COM RELAÇÃO ÀS FUSÕES E/OU AQUISIÇÕES Étnico; Religioso.

AQUISIÇÕES E FUSÕES DE SUCESSO E INSUCESSO Itaú e Unibanco; Clientes; Mercados e Ações. Insucesso: Mercado Diferente; Excel Econômico.

ESTUDO DE CASO SKY E CENTURY FOX

MUITO OBRIGADO PELA PARTICIPAÇÃO !!!