Interação Para a construção de aprendizagens a interação entre as crianças é fundamental para o desenvolvimento infantil; possibilita a troca de conhecimentos,

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Tecnologias do conhecimento Os desafios da educação.
Advertisements

Reformulação Curricular dos Cursos de Graduação da UNEB.
Software Livre no Ensino Fundamental: Case da Rede Pública Municipal de Vitória/ES Sandro Brasileiro.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA / UFSC CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO / CED DEPARTAMENTO ESTUDOS ESPECIAL.EDUCAÇÃO / EED CURSO: licenciatura em.
Prática de sala de aula O trabalho proposto serve como amostragem das diferentes formas de aprendizagem usadas dentro de um mesmo contexto educacional,
A CRIANÇA DE SEIS ANOS E AS ÁREAS DO CONHECIMENTO Patrícia Corsino.
A INFÂNCIA E SUA SINGULARIDADE Sônia Kramer Acadêmicos: Cláudia Gadotti Edir Giacomelli Gustavo Martins.
D IRETRIZES C URRICULARES N ACIONAIS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL Profª Ma Karine Morgan.
BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR. COMO CHEGAMOS À SEGUNDA VERSÃO BNCC 15 Março CONCLUSÃ O DA CONSULTA PÚBLICA 2 Dezembro DIA NACIONAL DA BASE 16 Setembro.
Relações de Convívio Solidário Kátia Antoniolli Coordenadora Pedagógica Colégio Marista Pio XII *Este eixo contempla a dimensão socioafetiva e as dimensões.
Vai já pra dentro, menino Pedro Bandeira. Vai já pra dentro menino! Vai já pra dentro estudar! É sempre essa lengalenga Quando o que eu quero é brincar...
A VALIAÇÃO NA PRÉ - ESCOLA U M OLHAR SENSÍVEL E REFLEXIVO SOBRE A CRIANÇA Capítulo 06: Um olhar sensível e reflexivo sobre a criança Jussara Hoffmann.
Prof. Ma. Maria Cecilia Amendola da Motta
Educação dos profissionais de saúde e
Objetivos Infantil II Perceber-se como integrante de um grupo;
ENSINO DA NATUREZA E DA SOCIEDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL
SISTEMA DE AVALIAÇÃO DO ESTADO DO PIAUÍ.
Resgatando heranças e transformando gerações
Centro Educacional Unificado
PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM A TEORIA SOCIO-HISTÓRICA
SETOR DE INFÂNCIA 2º ENTREI Goiânia / GO.
desafios, compromissos e respostas
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
“Um processo de mobilização passa por dois momentos
PROPOSTA PEDAGÓGICA.
PRAT. DE ENS. E EST. SUP. EM DOC. DE EDUC. INFANTIL
Prof. Dr. Manoel Oriosvaldo de Moura
I ENCONTRO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO INFANTIL
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ
Orientação à Ação Evangelizadora Espírita da Infância - Subsídios e Diretrizes.
Metodologia e Prática do Ensino.. O que é Metodologia ? 1.A arte de dirigir o espírito na investigação da verdade. 2. (Filosofia) Estudos dos métodos.
Coordenação: Vani Kenski
O Brincar e a Revelação da Potência da Criança
PROJETO EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO
Projeto Político Pedagógico - PPP
São Paulo/2016 Profª Drª Maristela Angotti Departamento de Didática
EDUCAÇÃO ESPECIAL.
Ariana Cosme Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
Ministrantes: simone de paula rodrigues moura
EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA.
O perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória
O perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória
Parcerias para educação,cultura e cidadania de crianças e adolescentes
O QUE É O PEDAGOGO.
A institucionalização do Atendimento Educacional Especializado no Projeto Político Pedagógico Rejane Araruna Mestranda em Educação - UFC Especialista em.
Psicologia Social: uma reflexão. Prof. Ms. Gerson Heidrich
ADELAIDE REZENDE DE SOUZA
Formação de Professores na Perspectiva da Educação Inclusiva Rita Vieira de Figueiredo (Ph.D) Universidade Federal do Ceará Brasilia 31 de março 2010.
Pela primeira vez, o Brasil terá uma base que define o conjunto de aprendizagens essenciais a que todos os estudantes têm direito na Educação Básica.
Discente Pedagogia - Licenciatura
Currículos e Programas
Ciberinfante criativo
Profª. Luciana Eliza dos Santos
Documento Base (Formulação Preliminar) Comissão SEB/MEC - Fev/2016
Infância indígena, educação infantil e diversidade
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
Adriana Friedmann. 1) DESENVOLVIMENTO INFANTIL MARCADO POR: Herança genêtica Educação Meio ambiente Qualidade dos vínculos 2) TRÊS PRIMEIROS ANOS Determinantes.
TEORIAS DA EDUCAÇÃO Prof. Dr. Renato Araújo Teixeira
EDUCAÇÃO INFANTIL O PLANEJAMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL E OS DESAFIOS COM A BNCC.
CURRÍCULO NA CRISE DE RACIONALIDADE E LEGITIMIDADE DO CAPITALISMO TARDIO Prof. Antonio da Silva Menezes Junior PPGE _PUC Goiás.
LUDICIDADE, PSICOMOTRICIDADE E IMAGINÁRIO INFANTIL HBF – FATEG PROFESSOR: WANDERSON CÂNDIDO (62) –
PROFESSORA MARTA LEONOR S.P.P. VIEIRA
NÃO BASTA SER FAMÍLIA, PRECISA SER PRESENTE! Ensino Fundamental I 1º PLANTÃO PEDAGÓGICO/2019.
EDUCAÇÃO E INFÂNCIA O Prazer de Ensinar com Alegria,
A EDUCAÇÃO FÍSICA NA ABORDAGEM CRÍTICO SUPERADORA 1. Consideração da prática pedagógica (aula) no interior de um projeto político-pedagógico (escola) referenciado.
Interações sociais e significação no aprendizado das crianças PEDAGOGIA A interação social entre crianças e entre crianças e adultos/educadores, promove.
Sociedade em Rede A sociedade em rede é estruturada a partir do desenvolvimento de tecnologias microeletrônicas; Essas sociedades resultaram no aperfeiçoamento.
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento normativo que define o conjunto progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem.
As Diretrizes da LDB em relação aos princípios da EDH – Lei 9
PERFIL DO EIXO TEMÁTICO
Transcrição da apresentação:

Interação Para a construção de aprendizagens a interação entre as crianças é fundamental para o desenvolvimento infantil; possibilita a troca de conhecimentos, experiências, valores: parceria, cooperação, solidariedade, respeito ao outro e as diferenças.

NINGUÉM NASCE FEITO, É EXPERIMENTANDO-NOS NO MUNDO QUE NÓS NOS FAZEMOS. Paulo Freire

Perspectiva do Currículo Integrador Integração entre: Educação Infantil (Creche e Pré-escola) e Ensino Fundamental (Ciclo de Alfabetização e Anos Iniciais)

O que significa? Romper com a dicotomia – corpo e mente. Integralidade do Ser. Valorização das aprendizagens da Infância. Garantia do espaço do brincar.

Organização Tempos, espaços e materiais. Vivências contemplando o brincar. Integração de saberes. Diálogos entre Culturas infantis e Cultura da Infância.

Pressupostos Trabalhos coletivo nas unidades educacionais. Planejamento e proposta pedagógicas construída com o coletivo da unidade. Acolhimento e respeito as vozes infantis. Respeito a história e potencialidades das crianças.

“Eu acho que por dentro é onde a gente mais cresce” Murilo Cisalpino

Manoel de Barros “Sou hoje um caçador de achadouros da infância.  Vou meio dementado e enxada às costas cavar no meu quintal vestígios dos meninos que fomos”. Manoel de Barros

Infância O grande desafio: compartilhar saberes e criar novas formas de pensar e agir, considerando as experiências peculiares e singulares da Educação Infantil e o Ensino Fundamental.

Marcas Ensino Fundamental Educação Infantil Foco: Ensino Foco: Educação Visão: Abrangente Centro de Educação Crianças Multiplicidade Experiências Ensino Fundamental Foco: Ensino Visão: Escolarização Escola Alunos Unicidade Ensino

O PROCESSO CRIATIVO E A RELAÇÃO ENTRE O NOVO E O VELHO Ás vezes pelo medo de deixar ir embora o sapato velho que tanto nos incomoda, deixamos de nos arriscar a experimentar algo novo. 

O que as crianças levam para o Ensino Fundamental ? Brilho Crença Alegria Amizade Aventuras Esperança Ludicidade Vivacidade Curiosidade Ingenuidade Experiências Conhecimentos Encantamentos Espontaneidade

A experiência está ligada ao sentido que se dá a vivência” “É o que passa comigo e que me forma ou me transforma, me constitui, me faz como sou, marca a minha maneira de ser, configura minha pessoa e minha personalidade. A experiência está ligada ao sentido que se dá a vivência” Jorge Larrosa

QUAL A CONCEPÇÃO DE CRIANÇA (0 a 12 anos)? Criança em sua integralidade e singularidade; Sujeito potente desde o nascimento; Cuidar e educação como ação indissociável; Com direito à voz e à participação nas escolhas; Que cria e recria; Vê o mundo com seus próprios olhos; Levanta hipóteses, constrói teorias, relações e produz culturas infantis; Se expressa e se manifesta por meio das diferentes linguagens.

QUAL A CONCEPÇÃO DE CRIANÇA (0 a 12 anos)? Criança em sua integralidade e singularidade;; Sujeito potente desde o nascimento; Cuidar e educação como ação indissociável; Com direito à voz e à participação nas escolhas; Que cria e recria; Vê o mundo com seus próprios olhos; Levanta hipóteses, constrói teorias, relações e produz culturas infantis; Se expressa e se manifesta por meio das diferentes linguagens.

Especificidade da infância: Expressão das múltiplas linguagens. Construção simbólica. Desconstrução conceitual. Conhecer-se e reconhecer-se. Trocar experiências e viver o relacionar-se.

relações entre adultos, crianças, natureza e sociedade. Integralidade do processo educativo A educação tem que ser percebida como um espaço de experiências socialmente relevantes a criança em desenvolvimento que integra: mundos, razão, corpo, cognição, Múltiplas linguagens e relações entre adultos, crianças, natureza e sociedade.

CONHECIMENTO SIMBÓLICO O mundo “imaginal” se expressa no homem pela utilização de símbolos para responder a sua necessidade de significados LUC BIGE

linguagens

Atividades a serem contempladas na Proposta da Educação Infantil: Brincadeiras Canto Dança Mídia Oral Música Gestual LINGUAGENS SIMBÓLICAS Informática Matemática Pintura Escrita Teatro Cinema Jogos Desenho Expressão corporal

Ação Pedagógica Intencionalidade. Compromisso com o contexto social e cultural. Aprendizagens significativas. Documentação. Currículo emergente. Gestão compartilhada.

Princípios Acolhimento. Escuta. Diálogo. Humanizar as relações educadores, famílias, crianças, comunidade. Pesquisar culturas infantis. Valorizar as produções da infância. Construção de valores.

Desafios Articulação da Educação Infantil e Anos Iniciais e a Base Nacional Comum Curricular

É preciso reconhecer a permanência, na alma humana, de um núcleo da infância, uma infância imóvel, mas sempre viva, fora da história, oculta para os outros... Gaston Bachelard