Paulo Vinícius Rampinelli

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
1 EducatuX – O projeto. O projeto EducatuX é um moderno método educacional que foi concebido com finalidade de promover uma integração pedagógica entre.
Advertisements

INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO DO ENSINO SUPERIOR DO BRASIL.
Educação Pré- Escolar Ensino BásicoEnsino Secundário Ensino Superior Politécnico Universidade 1.º Ciclo 2.º Ciclo 3.º Ciclo E D U C. P R É - E S C O L.
AUTOR DO TCC: CAMILLA VIANA DE SOUZA [1] ORIENTADOR DO TCC: SIDNEI QUEZADA MEIRELES LEITE[2] [1] Licenciada em Artes pela Universidade Federal do Espírito.
Daiani Lodete Pirola Maria Carolina Machado Magnus Michele Moreira de Souza Nicélio José Gesser Professores Coordenadores: Dr. Méricles Thadeu Moretti.
A PERCEPÇÃO DE COORDENADORES DE CURSOS DA ÁREA DA SAÚDE SOBRE O USO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL Marcela Stella Paiva Edilson Carlos.
1 PLANEJAMENTO. 2 O QUE É PLANEJAMENTO E QUAL SUA IMPORTÂNCIA É um processo que consiste em preparar um conjunto de decisões tendo em vistas agir, posteriormente,
Carlos Alberto de Oliveira Magalhães Júnior Prof. Dr. do Departamento de Ciências - UEM O MUSEU DE CIÊNCIAS E A FORMAÇÃO INICIAL.
ENERGIA NUCLEAR: BENEFÍCIOS OU MALEFÍCIOS? PERCEPÇÃO DE ALUNOS DO ESINO MÉDIO. Guilherme S. Jesus 1 (IC), Eduardo A. Silva 1,2 (IC), Icimone B. Oliveira.
UPE Campus Petrolina ABC DO SEMIÁRIDO. O que é o LIFE O Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores- LIFE, tem como propósito abrigar projetos.
UNIVERSIDADE PAULISTA PSICOLOGIA - 1º SEMESTRE
Prof. Ma. Maria Cecilia Amendola da Motta
Curso de Filosofia - UFRN
POSSIBILIDADES E DESAFIOS PARA INCLUSÃO DE UM ALUNO
Estudo de desenvolvimento da autonomia em uma turma de Física no contexto da EAD João Cláudio Nunes Carvalho.
SISTEMA DE AVALIAÇÃO DO ESTADO DO PIAUÍ.
Competência Leitora E A Resolução de Problemas
Ensino Híbrido: uma nova abordagem para o Ensino Médio
Campos privilegiados de Estágio do Curso de Pedagogia
Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência da UFOP
BANCO DE ITENS Avaliação da Aprendizagem Escolar - SIMAVE.
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
Tema e problema de pesquisa
Setor de Convênios, Projetos e Intercâmbios
Competência Leitora E A Resolução de Problemas
JOGOS E RECURSOS UTILIZADOS NA ALFABETIZAÇÃO
CURSO: LICENCIATURA EM FÍSICA
DESENVOLVIMENTO DOCENTE NA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
EPEB Estágio com Pesquisa no Ensino de Biologia
Roteiro para Elaboração do Projeto de aplicação da Modelagem Matemática na sala de aula da Educação Básica.
Metodologia do Ensino de Física I
Aedes aegypti, alfabetização científica e oficinas temáticas na educação de jovens e adultos interventiva Sheila dos Santos Rodrigues (Faculdade UnB.
LUIZ CARLOS MARTINS LOYOLA FILHO ROSANE CARDOSO DE ARAÚJO
Universidade Federal do Espírito Santo
PEDAGOGIA DE PROJETOS FERNANDO HERNÁNDEZ.
Adenilse silva de jesus Reginaldo Vieira da Costa
ESTATÍSTICA AULA 01 CONCEITOS E PLANEJAMENTO DE PESQUISA – Unidade 1
Os Cadernos e as Situações de Aprendizagem
PEDAGOGIA DE PROJETOS FERNANDO HERNÁNDEZ. CONSIDERAÇÕES GERAIS O CURRÍCULO ESCOLAR; OUTRA FORMA DE ORGANIZAR O TEMPO E O ESPAÇO ESCOLAR; OUTRA FORMA DE.
J. Gimeno Sacristán Angela Figueroa I. USP- Faculdade de Educação
Questionário Avaliativo Licenciatura em Matemática
Avaliação da implementação de um ambiente de aprendizagem aplicado à educação a distância: o caso do Laboratório Virtual de Sistemas Integrados de Gestão.
O uso do celular no Ensino de Ciências e Matemática
FORMAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA: DESAFIOS E OPORTUNIDADES NA EXECUÇÃO DE UM CURSO HÍBRIDO PARA O MEIO RURAL.
ALESSANDRA DE PAULA - CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER
A informática tem grande importância para nós, pois através do mesmo podemos compreender e acompanhar as mudanças que existe em nosso meio.
Colégio Estadual Governador Lomanto Jr.
RESGATANDO CONTEÚDOS MATEMÁTICOS DE FORMA LÚDICA
Colégio Estadual Governador Lomanto Júnior
Mayara Reinert Gelamo Orientadora: Tatiana Comiotto Menestrina
“Mediações no Cotidiano do Laboratório de Informática Educativa” Carmem Silva de Oliveira Informática Educativa: inovando a aprendizagem.
Como elaborar provas que ajudam na aprendizagem Ensino Fundamental II.
Profa. Dra. Marta Scarpato
O Uso do Moodle como Ferramenta de Apoio em um processo de Sala de Aula Invertida: Uma Experiência do IPOG - Instituto de Pós Graduação e Graduação Ariana.
Grau de Satisfação dos Estudantes do Curso de Geografia Noturno
Plano curricular de turma
O PIBID COMO AGENTE TRANSFORMADOR
EDUCAÇÃO FISICA NO ENSINO MÉDIO
Estagio Supervisionado em Docência
ESTÁGIO EM MATEMÁTICA II ORIENTAÇÕES PARA REALIZAÇÃO DO ESTÁGIO
Projeto Professor Diretor de Turma. Genezio Santos Professor DT Patrica Aalves Ferreira Coord. do PPDT Por dentro do Projeto Professor Diretor de Turma.
TÍTULO DO TRABALHO RESULTADOS INTRODUÇÃO OBJETIVOS CONCLUSÕES
NÃO BASTA SER FAMÍLIA, PRECISA SER PRESENTE! Ensino Fundamental I 1º PLANTÃO PEDAGÓGICO/2019.
PESQUISA EM ENSINO DE MATEMÁTICA
Pesquisa Científica
Pauta 1 Um currículo pautado no desenvolvimento de habilidades e competências
Pauta 8 A competência 7 da BNCC: ARGUMENTAÇÃO
Pauta 3 A competência 2 da BNCC: PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO.
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA DE ENFERMAGEM DE RIBEIRÃO PRETO Educação Profissional em Enfermagem II Profa Fernanda Góes Turma B Nova Síntese.
Cleopatra da Silva Planeta Pró-reitora de Extensão Universitária
Transcrição da apresentação:

Paulo Vinícius Rampinelli A aula de música desenvolvida por estagiários como atividade curricular: um survey de pequeno porte sobre a opinião de alunos do ensino médio Paulo Vinícius Rampinelli Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) Fabiano Silva Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)1 Daniela Dotto Machado2 Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

Anais da ABEM 2006 Luciene Leme Oliveira 7584662

A investigação ocorreu através da realização de um estágio acadêmico para a disciplina Educação Musical e Estágio II no segundo semestre de 2005 oportunizada pelo currículo do curso de Licenciatura em Educação Artística com Habilitação em Música da UDESC. Foi elaborado e discutido sobre os diversos aspectos relacionados à educação e à educação musical nos contextos formais de ensino. O estágio foi desenvolvido em duplas, sendo realizado em turmas do segundo ano do ensino médio; Quatro horas de observação da turma referida e atuaram vinte horas frente aos alunos, de acordo com o plano de ensino vigente para a disciplina Estágio II Cada sala com aproximadamente 15 à 20 alunos matriculados regularmente na escola, e também outras pessoas da comunidade, que por interesse e aceite do professor da disciplina de música da instituição, tinham a oportunidade de aprender música no CEFET.

A prática pedagógica buscou priorizar nas práticas de ensino realizadas, principalmente, a execução instrumental de músicas brasileiras, bem como a realização de ditados rítmicos e a abordagem de alguns conteúdos e conceitos musicais elementares. Haviam na sala alguns estudantes com algum conhecimento musical, que tocavam algum instrumento; Ao final do curso houve a necessidade de saber doa alunos como as aulas de musica haviam tocado em suas vidas.

O método sursey se constitui como sendo aquele em que os dados coletados de uma parcela ou amostra de indivíduos podem ser representativos da população total da qual a amostra foi retirada. Esse tipo de amostragem, não-probabilística, é usado no caso de pesquisas em pequena escala.

Qual a importância da música na sua vida e na escola? Um questionário foi utilizado como instrumento para coleta de dados, que foi elaborado tendo em vista a construção de perguntas abertas, nas quais os alunos participantes da pesquisa poderiam escrever de modo discursivo as respostas que mais desejassem ou acreditavam que fossem pertinentes. Qual a importância da música na sua vida e na escola? Que conteúdos musicais você aprendeu neste período? Como você avalia a atuação dos estagiários na sala de aula? Cite os aspectos positivos e negativos

A educação musical nas escolas brasileiras está diretamente relacionada a diversos modos de pensar sobre a função da música na formação dos indivíduos. Música pode ser compreendida como lazer ou entretenimento, enfatizando seu caráter social; a música como instrumento de controle e disciplina, enfatizando questões cívicas e morais; música como forma de conhecimento, abarcando aspectos da cognição humana. Seja qual for o objetivo da educação musical, tal atividade tem sido relegada a um plano secundário e muitas vezes está apenas atrelada a uma educação artística escola, como mais uma das áreas que compõem as artes de um modo geral, sem maiores compromissos educacionais (FIGUEIREDO, 2002, p. 43).

As práticas de educação musical nas escolas necessitam considerar as vivências dos estudantes a fim de contemplar os diferentes níveis de desenvolvimento musical existentes num grupo, bem como estimulá-los em participar de atividades que sejam significativas para todos (MACHADO, 2003)

Ao refletirem sobre as aulas de música que participaram, um percentual bastante significativo de alunos responderam gostar da metodologia das aulas de música realizadas pelos estagiários. De acordo com os respondentes, os estagiários buscaram tratar os assuntos ou conteúdos previstos para cada aula de forma dinâmica e lúdica, onde todos se comprometessem com seus próprios processos de aprendizagem.