RESULTADOS E DISCUSSÃO REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

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RESULTADOS E DISCUSSÃO REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS . EDUCAÇÃO DO CAMPO E CURRÍCULO INTEGRADO POR ÁREA DE CONEHCIMENTO: A EXPERIÊNCIA DA ESCOLA DO CAMPO DO MUNICÍPIO DE SUMÉ/PB Andréa Augusta de Morais Ramos - UFCG - CDSA Alisson Clauber Mendes de Alencar - UFPB Ednilton Silva Estendio – UFCG/CDSA   INTRODUÇÃO METODOLOGIA Esse trabalho apresenta a experiência vivenciada da U.M.E.I.E.F. José Bonifácio Barbosa de Andrade - Escola do Campo, localizada no distrito de Pio X, no Cariri Paraibano Município de Sumé- PB, cujo objetivo é contribuir com a educação contextualizada por área de conhecimento norteada através da organização curricular que articula pesquisa e extensão na elaboração de uma proposta que valorize o sujeito do campo. Nesta perspectiva a organização curricular está fundamentada, através de eixos curriculares articuladores que expressa à temática central a ser trabalhada em cada etapa. Nesta perspectiva a organização curricular está fundamentada no eixo curricular articulador; convivência com o semiárido e sustentabilidade que expressa à temática central a ser trabalhada por todos os eixos. Portanto o eixo articulador derivam os Eixos temáticos, que são entendidos como problemáticas centrais a serem focalizadas nos conteúdos escolares. Na abordagem metodológica utilizamos os pressupostos teóricos da Observação Participante e da Pesquisa-Ação, na qual os professores foram envolvidos no diagnostico da realidade, em oficinas pedagógicas pra construção da proposta. A revisão de literatura, sobre a temática estudada, baseou-se nos seguintes autores: Freitas (1995); Silva (2004); Libâneo (2004); Caldart (2002),Silva (2011), Lunas (2009). Esses autores possibilitaram a compreensão sobre a temática da Educação do Campo, currículo integrado na educação básica. RESULTADOS E DISCUSSÃO A formulação da proposta se deu numa construção coletiva, na qual sua efetivação em sala de aula a partir de 2013,  foi possibilitando sua reflexão na ação, a avaliação da prática vivenciada e consequentemente sua sistematização na perspectiva de um ensino contextualizado e voltado para a valorização do sujeito do camponês. A prática pedagógica por área de conhecimento vem se consolidando e trazendo resultados significativos para os envolvidos no processo de ensino e aprendizagem, para a organização do trabalho pedagógico na escola e sua relação com a comunidade. Ao longo deste processo de experiência o coletivo avalia como positiva no processo de ensino-aprendizagem, uma vez que requer um planejamento rigoroso, organização e sistematização dos conhecimentos, buscando atingir, em cada etapa de ensino, as expectativas de aprendizagem. E, portanto constatar que o ensino não apenas de conteúdo, mas também de valores, conceitos, atitudes e competências, que, certamente, irão contribuir com a formação de cada indivíduo inserido neste espaço escolar. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ARROYO, M.G; CALDART, R.S; MOLINA, M. C. (Org). Por uma educação do campo. 4° ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009. CALDART, Roseli Salete. Por uma Educação do Campo: traços de uma identidade em construção... ET AL., (orgs). Educação do Campo Identidade e Políticas Públicas. Brasília, DF: Articulação Nacional Por uma Educação do Campo, 2002. GIL, Antonio Carlos. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 6º ed. São Paulo: Atlas, 2008. LAKATOS, Eva Maria e MARCONI, Marina de Andrade. Metodologia científica. 5° ed. São Paulo: Atlas, 2009. LUNAS, Alessandra da Costa e ROCHA, Eliene Novaes. Práticas pedagógicas e formação de educadores (as) do campo: caderno pedagógico da educação do campo. Brasília: Dupligráfica, 2009. MARCONI, Marina de Andrade e LAKATOS, Eva Maria. Metodologia científica. 5 ª ed. São Paulo: Atlas, 2009. PONTUSCHKA, N. N; PAGANELLI, T. I; CACETE, N. H. Para ensinar e aprender Geografia. 3° ed. São Paulo: Cortez, 2009 SILVA, Maria de Socorro. A construção da licenciatura em educação do campo: espaço de diálogos e rupturas na universidade. In:___AIRES, Luciano Queiroz... [et al.],(orgs). Cultura da mídia, história cultural e educação do campo. Editora da UFPB, João Pessoa, 2011, p 403 – 420.