BANCO DE ITENS Avaliação da Aprendizagem Escolar - SIMAVE.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO 1ª Parte. Avaliação X Prática Pedagógica Sem uma clara e consistente teoria pedagógica e sem um satisfatório planejamento de.
Advertisements

ORIENTAÇÃO TÉCNICO - PEDAGÓGICA RECUPERAÇÃO PARALELA MATEMÁTICA Março 2011.
A avaliação no contexto escolar GOVERNO DO CRATO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Coordenadoria de Aperfeiçoamento Pedagógico.
Colégio Sesi PR Ensino Médio PROPOSTA PEDAGÓGICA 2017.
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO, ESPORTES E LAZER SUPERINTENDÊNCIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA.
BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR. COMO CHEGAMOS À SEGUNDA VERSÃO BNCC 15 Março CONCLUSÃ O DA CONSULTA PÚBLICA 2 Dezembro DIA NACIONAL DA BASE 16 Setembro.
Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município ____________ Etapa OUTUBRO.
UPE Campus Petrolina ABC DO SEMIÁRIDO. O que é o LIFE O Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores- LIFE, tem como propósito abrigar projetos.
IMPORTÂNCIA DO ENADE NO CONCEITO PRELIMINAR DO CURSO
Significado Etimológico
Curso - Avaliação e Aprendizagem
RITO DE PASSAGEM #PartiuEnsinoMedio.
SISTEMA DE AVALIAÇÃO DO ESTADO DO PIAUÍ.
Diretoria de Ensino de Piracicaba
Diretoria de Ensino de Piracicaba Maio/2017
Paulo Vinícius Rampinelli
Metodologia de investigação
Avanços nas últimas décadas
ASPECTOS OPERACIONAIS
Prova Brasil Língua Portuguesa.
JOGOS E RECURSOS UTILIZADOS NA ALFABETIZAÇÃO
CURSO: LICENCIATURA EM FÍSICA
O uso da tecnologia no ambiente escolar: o YouTube e suas ferramentas de aprendizagem no âmbito da Língua Inglesa.
Tenham Um Dia Maravilhoso!
27 de Abril de 2016 – Grupo de Abril de 2016 – Grupo 1.
SEMANA “ESCOLA EM MOVIMENTO”
RESULTADOS AVALIAÇÃO EXTERNA 2016
Os Cadernos e as Situações de Aprendizagem
Linha do Tempo 1960-Fundação Getulio Vargas produziu material avaliativo para o Ensino Médio em todas as áreas Criada a Prova Brasil.
1.
  AVALIAÇÕES EXTERNAS Profª Msc. Juciene Bertoldo da Silva
O PAPEL E A IMPORTÂNCIA DO ENADE
A LÍNGUA PORTUGUESA E A MATEMÁTICA NA ESCALA DE PROFICIÊNCIA DO SIMAVE
  ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO: UM OLHAR SOBRE O PROCESSO FORMATIVO NA MODALIDADE A DISTÂNCIA. Autores: Priscila Bernardo Martins; Edda Curi; Carlos.
Escola Americana de Brasília
Cálculo dos Indicadores referentes ao ano de 2011
1º Dia 2º Dia Ciências Humanas e suas Tecnologias: Questões de 1 a 45 História, Geografia, Filosofia e Sociologia Ciências da Natureza e suas Tecnologias:
Como elaborar provas que ajudam na aprendizagem Ensino Fundamental II.
Profa. Dra. Marta Scarpato
POLÍTICA DE LIVRO E LEITURA
Planejamento da ação didática. Caminhão na ponte.
1ª AÇÃO MMR Problema: Alta Concentração de alunos com desempenho abaixo do básico (38,1%) em Matemática Plano de Melhoria: Formação Docente ESCOLA ESTADUAL.
Provocar e gerir discussões a partir da análise dos resultados da avaliação diagnóstica do Programa Mais Alfabetização, articulando com as habilidades.
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DO PARANÁ
Claudia Lisete Oliveira Groenwald
1º Encontro de Especialistas em Educação Básica
Ciclo da Consolidação, 9º ano do Programa de Intervenção Pedagógica
Currículos e Programas
ENADE 2015 Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes
Leitura dos Resultados EXEMPLO
Ghisleine Trigo Silveira APASE – São Paulo 23/08/2018
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DO PARANÁ
A BNCC E A MATERIALIDADE DA REFORMA DO ENSINO MÉDIO
Caderno de Expectativas de Aprendizagem
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
Aula 1 Conheça seu curso e sua Instituição Nome do Professor.
Programa Internacional para Avaliação de Alunos
Língua Portuguesa: Avaliação da Aprendizagem em Processo 2012
ESTÁGIO EM MATEMÁTICA II ORIENTAÇÕES PARA REALIZAÇÃO DO ESTÁGIO
PROFESSORA MARTA LEONOR S.P.P. VIEIRA
E. M. Dr. Leandro Franceschini
E DUCAÇÃO I NTEGRAL E O SEU DESENVOLVIMENTO POR MEIO DOS COMPONENTES CURRICULARES.
NÃO BASTA SER FAMÍLIA, PRECISA SER PRESENTE! Ensino Fundamental I 1º PLANTÃO PEDAGÓGICO/2019.
A BNCC e a Saúde.
Pauta 1 Um currículo pautado no desenvolvimento de habilidades e competências
Pauta 8 A competência 7 da BNCC: ARGUMENTAÇÃO
Guia de Implementação BNCC e DRC-MT. Etapas para realização da Feira de Ciências na Escola na perspectiva da Investigação Científica.
Itinerários Avaliativos de Minas Gerais. Itinerários Avaliativos.
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento normativo que define o conjunto progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem.
Pedagogia das competências Segundo Philippe Perrenoud: "Competência é a faculdade de mobilizar um conjunto de recursos cognitivos (saberes, capacidades,
Transcrição da apresentação:

BANCO DE ITENS Avaliação da Aprendizagem Escolar - SIMAVE. Modelo de avaliação diagnóstico-formativa . Sistema informatizado: gera provas online; aplica provas online; gera relatórios de resultados online

O Uso do Banco de Itens no trabalho cotidiano do professor O Banco de Itens permite realizar diagnósticos progressivos de aprendizagem escolar, fornecendo subsídios para fundamentar intervenções pedagógicas durante o ano letivo. O Professor pode realizar avaliações a seu critério, de acordo com o andamento do ensino em sala de aula e no momento que julgar mais apropriado, ele pode gerar provas e exercícios diretamente no sistema de avaliação online. O importante é que cada prova e exercício serão montados com base na solicitação do Professor, ou seja, de acordo com o(s) tópico(s) de conteúdo e habilidade(s) do CBC que ele deseja avaliar especificamente naquele momento.

BANCO DE ITENS SIMAVEBANCODEITENS.EDUCACAO.MG.GOV.BR AVALIAÇÃO CONTÍNUA QUESTÕES DE MÚLTIPLA ESCOLHA AVALIAÇÃO CONTÍNUA QUESTÕES DE PRODUÇÃO DE TEXTO AVALIAÇÃO BANCA PERMANENTE SIMULADO ENEM 2017 SIMAVEBANCODEITENS.EDUCACAO.MG.GOV.BR PARA APRENDER MAIS AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA 2017 AVALIAÇÃO INTERMEDIÁRIA 2017

Avaliação Contínua – Múltipla Escolha – 103.000 itens Disponível para os professores do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e 1º ao 3º ano do Ensino Médio. Componentes Curriculares: Arte, Biologia, Educação Física, Filosofia, Física, Geografia, História, Língua Estrangeira- Inglês, Língua Portuguesa, Matemática, Química e Sociologia.

Avaliação Contínua – Produção de Texto – 1.500 Itens Questões de caráter discursivo, em que a resposta é redigida em forma de texto escrito, construído coerentemente de acordo com uma proposta apresentada. A expressão ’construção’ indica que caberá ao sujeito a elaboração de uma resposta que não está previamente pronta, mas que emergirá do conhecimento, dos saberes e da competência de quem a produz, enfim de um trabalho discursivo dos sujeitos. O aluno deve ser avaliado de acordo com as habilidades projetadas para seu nível de escolaridade. Não é objetivo desse programa avaliar um texto em todos os seus aspectos, mas sim, com base em uma determinada habilidade, diagnosticar o que ele sabe ou ainda precisa saber a respeito de determinada capacidade. O professor aplica aos alunos e corrige as produções segundo a chave de correção que consta no formulário; não há inserção das respostas no sistema. Disponível para os professores de Língua Portuguesa do 6º ao 9º ano EF e 1º ao 3º ano EM.

Simulados Enem – Exame Nacional do Ensino Médio São provas similares às do Enem, nas quatro áreas de conhecimento: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias. Os professores podem utilizá-las tanto para familiarizar os estudantes com os instrumentos utilizados quanto para oferecer-lhes reforço pedagógico nas áreas em que necessitem. Os resultados obtidos nas provas pelos estudantes constituem importante fonte para que eles identifiquem quais são essas necessidades. •Disponível aos professores do Ensino Médio.

AVALIAÇÃO INTERNA Tem caráter diagnóstico, reflexivo, dinâmico e inclusivo, como suporte para o planejamento/replanejamento do trabalho pedagógico, realizado pelos professores em conjunto com toda a equipe pedagógica da escola.

O PAPEL DA AVALIAÇÃO INTERNA NA MELHORIA DO PROCESSO ENSINO- APRENDIZAGEM Avaliação Diagnóstica Intermediária Intervenção (re)planejamento O Especialista em Educação Básica neste contexto precisa: - Envolver-se - Participar - Apropriar-se e utilizar os resultados da avaliação em seu cotidiano

Avaliação Diagnóstica - 2017 Verificar as habilidades/competências do currículo que eles desenvolveram nos anos escolares anteriores, fornecendo, assim, dados diagnósticos da aprendizagem para subsidiar ações pedagógicas da escola; Identificar o que o já aluno sabe para também identificar o que precisa ser ensinado; As provas são estruturadas com itens que oferecem informações diagnósticas referenciadas no Conteúdo Básico Comum – CBC.

O Uso da Avaliação Diagnóstica - 2017 Como os Analistas Educacionais estão se apropriando dos resultados das Avaliações Diagnósticas? Quais discussões estão sendo feitas na Superintendência Regional de Ensino? Como os Analistas Educacionais estão discutindo os resultados das Avaliações Diagnósticas com as escolas? Como as escolas estão discutindo os resultados das Avaliações Diagnósticas? Estão utilizando o Módulo II? As escolas vão precisar repensar o Plano de Ação estabelecido nos Itinerários Avaliativos para propor alguma ação que esteja vinculada a esses resultados?

Avaliação Intermediária - 2017 Reconhecer as habilidades que foram desenvolvidas após as ações acordadas em função da avaliação diagnóstica; Retomar habilidades e tópicos de conteúdo cujos resultados necessitam de melhor aprendizagem; Revisão da prática pedagógica e fazer os ajustes nos planejamentos e metodologias para que nenhum estudante fique para trás e todos aprendam mais.

Avaliação Diagnóstica e Avaliação Intermediária 2017 A avaliação diagnóstica permitirá uma comparação com a avaliação intermediária cuja finalidade é fazer os ajustes no planejamento e nas metodologias para que nenhum estudante fique sem aprender o que deveria naquele no ano em curso. AVALIAR PARA ENSINAR e não ENSINAR PARA AVALIAR

SIMAVEBANCODEITENS.EDUCACAO.MG.GOV.BR

AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA Resultado Geral do Estado de Minas Gerais

AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA (2017) X AVALIAÇÃO EXTERNA (2016)

SUPERINTENDÊNCIA DE AVALIAÇÃO EDUCACIONAL Geniana Guimarães Faria si.sae@educacao.mg.gov.br DIRETORIA DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM - DAAP Roseney Gonçalves de Melo sae.daap@educacao.mg.gov.br (31) 3915-3598 Lília Borges Rego daap.paae@educacao.mg.gov.br (31) 3915-3586 Cissa Valéria Amparo Pedro daap.programa@educacao.mg.gov.br (31) 3915-3656