ENCONTROS CIÊNCIA de JULHO 2017

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Transcrição da apresentação:

ENCONTROS CIÊNCIA 2017 - 4 de JULHO 2017 Projeto Glonatins: “Desafios Globais, Iniciativas Nacionais e Respostas Institucionais: Mapeando a transformação das instituições de ensino superior portuguesas no dealbar do Séc. XXI” ENCONTROS CIÊNCIA 2017 - 4 de JULHO 2017 Apoios: PEst-OE/CED/UI0757/2013 e EXCL/IVC-PEC/0789/2012 - GLONATINS

Objectivos O projeto Glonatins desenvolveu-se em torno de quatro áreas fundamentais e na sua interação: As mudanças na governação sistémica e institucional do ensino superior, e o modo como estas se relacionam com as questões da qualidade e do desempenho institucionais; A concretização de políticas institucionais, visando a promoção dum ambiente favorável à qualidade do ensino, da investigação e da prestação de serviços à sociedade; O desenvolvimento institucional de sistemas de gestão do desempenho; A análise das mudanças nos equilíbrios de poder internos e o seu impacto para os processos de profissionalismo e profissionalização dos diferentes grupos. profissionais A hipótese de partida foi a de que estas várias dimensões interagem e influenciam-se mutuamente e de que as políticas nacionais e institucionais devem perspetivá-las de um modo integrado.

Metodologia O projeto previa a elaboração de análise documental, um inquérito enviado a todas as IES portuguesas e realização, numa segunda fase, de estudos de caso (não efetuados por não aprovação de financiamento). O inquérito tinha questões que permitiam a caracterização dos respondentes (idade, género, categorias profissionais, qualificações, etc.) e outras sobre as 4 grandes áreas de interesse da investigação: i) governação institucional; ii) sistemas de gestão de desempenho; iii) garantia interna de qualidade; e iv) papéis profissionais. Uma vez que estamos a lidar sobretudo com perceções a maior parte das questões foi formulada através de escalas de ‘Likert’ de 5 pontos. Os dados foram sujeitos a análises descritivas e métodos estatísticos complementares, nomeadamente testes não-paramétricos com recurso ao software SPSS.

População e Amostra Principais características da amostra: Idade = 47 anos (média) Anos na mesma atividade profissional = 19 anos (média) Anos na mesma IES = 16 anos (média) Sexo: 50,9% Mulheres Universidades públicas: 40,3% dos inquiridos Politécnicos públicos: 38,7% Universidades privadas: 11,6% Politécnicos privados: 9,3% Ligeira sobre-representação do subsistema politécnico e de profissionais mais seniores face ao registado nos docentes do ES em Portugal (não há dados de caracterização dos ‘não-docentes’)

Governação Na perceção dos inquiridos: A definição das estratégias institucionais evidencia a centralidade da qualidade do ensino, da investigação e a internacionalização. A distribuição de financiamento, em função do desempenho e a valorização económica do conhecimento são os temas menos relevantes. Os objetivos das políticas nacionais e as avaliações especializadas são mais relevantes para os processos institucionais de tomada de decisão do que as perspetivas dos docentes, ‘não-docentes’, estudantes ou stakeholders externos. A participação dos docentes e dos ‘não-docentes’ nos processos de tomada de decisão tem vindo a ser reduzida, em favor da sua concentração na administração e serviços centrais.

Governação Aumento do trabalho associado a tarefas administrativas e ao desenvolvimento das estruturas técnicas de apoio. Aumento da verticalização/hierarquização da tomada de decisão e do controlo das administrações centrais sobre as atividades dos profissionais. Estas perceções foram particularmente sublinhadas no sector público e pelos docentes.

Desempenho – Dimensões Baixo nível de satisfação com o sistema de gestão de desempenho existente. Perceção mais favorável relativamente ao grau de medição de desempenho (quando comparado com o grau de utilização da informação). Medição de desempenho mais a nível micro (ciclos de estudo, UCs, individual) do que ao nível da unidade (faculdade, departamento, etc.) ou da instituição. Uso mais frequente da informação: avaliação do ensino/aprendizagem e satisfação dos alunos. Menos frequente: satisfação pessoal não-docente e docente, terceira missão. Uso da informação (nos processos de tomada de decisão) mais frequente ao nível da Reitoria/Presidência e do Conselho Científico. Menor ao nível do Conselho Geral e dos Serviços. Pode indicar falta de alinhamento entre indicadores de desempenho e estratégia organizacional: ausência de sistema integrado

Desempenho – Influências Externas: A3ES (+) e Políticas Governamentais percecionadas como as mais influentes para o desenvolvimento de sistemas de gestão de desempenho a nível institucional; famílias, empregadores e pessoal não-docente não percecionados como tendo grande influência. Internas: Órgãos de gestão centrais (principalmente Reitoria/Presidência, vistos como mais influentes) Processo aparenta ser ainda pouco participado e demasiado dependente de influências externas

Desempenho – Sistema Integrado (?) Influências Externas Gestão do Desempenho Gestão Central Medição Comunicação Gestão (Uso) Dimensões

Qualidade – Principais Resultados Uma significativa percentagem (62%) de profissionais considera que a sua instituição tem um SIGQ implementado. As práticas internas de GQ têm sido implementadas sobretudo ao nível institucional e da unidade (mas um nº significativo reconhece estas práticas a mais de um nível na sua IES). O ensino e aprendizagem e os serviços são os processos mais abrangidos pelas práticas internas de GQ. Os fatores mais importantes para a criação e desenvolvimento de práticas internas de GQ são os requisitos legais e as exigências da A3ES e os esforços institucionais para promoção e melhoria contínua da qualidade. Os atores mais importantes para a criação e desenvolvimento destas práticas são a A3ES e as lideranças de topo e gestores intermédios das instituições.

Qualidade – Principais Resultados A implementação das práticas internas de GQ tem vindo a promover nas IES uma cultura baseada em processos geridos centralmente e guiados por requisitos externos, mas também em processos internos que visam a melhoria da reflexão e autoconhecimento sobre a instituição. A implementação de práticas internas de GQ levou a uma maior formalização dos procedimentos; maior exigência e disponibilidade para tarefas não académicas; maior monitorização do desempenho académico; e maior consciencialização sobre a qualidade do ensino. Em termos gerais, os profissionais estão satisfeitos, ou nem satisfeitos nem insatisfeitos, com as práticas interna de GQ implementadas nas suas instituições. As maiores diferenças nesta secção emergem entre o setor público e privado, sendo os profissionais deste último setor os mais satisfeitos e aqueles que avaliam o efeito destas práticas como maior e mais positivo nas suas instituições.

PROFISSIONAIS Aumento das horas de trabalho Redução do número de trabalhadores permanentes Aumento da precariedade contratual = Docentes + Não Docentes + Setor Público - Setor Privado Os docentes mantêm a sua autonomia na execução das tarefas diárias e na capacidade de definir as prioridades do seu trabalho. Não consideram que o seu trabalho seja controlado por ‘não-docentes’ com responsabilidades na área mas consideram que aumentou o controlo administrativo. Do mesmo modo acreditam que a sua profissão é socialmente valorizada, mas que tem existido uma forte incorporação de valores relacionados com a gestão na sua ideologia profissional.

Não se verificam alterações nas relações de poder PROFISSIONAIS Ambos os grupos consideram que existe uma maior participação dos docentes nos processos de tomada de decisão. Os ‘não-docentes’ consideram que a participação dos docentes é mais elevada do que eles próprios a consideram. Os ‘não-docentes’ tendem a concordar que o seu trabalho é controlado e definido pelos docentes. Não se verificam alterações nas relações de poder Académicos mantêm a sua jurisdição e poder profissional.

Discussão e Trabalho Futuro Os resultados obtidos em cada uma das linhas de investigação estão a ser aprofundados à medida que novas questões e abordagens são implementadas. É necessário estabelecer pontes teóricas e empíricas entre as várias linhas de investigação que permitam análises integradas e multidimensionais. Comparação internacional. É importante disseminar e discutir estes resultados com as IES e decisores políticos de forma a promover a reflexão sistémica e institucional e o desenho de estratégias/decisões políticas informadas.

Muito obrigado pela atenção! pedrotx@reit.up.pt Apoios: PEst-OE/CED/UI0757/2013 e EXCL/IVC-PEC/0789/2012 - GLONATINS