Prof. Vasco Moretto Prof. Gustavo Moretto

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
IMPLICAÇÕES DA ABORDAGEM VYGOTSKIANA PARA A EDUCAÇÃO
Advertisements

Conteúdos, Competências, Habilidades e Conhecimentos: um currículo nacional para a era global Profa. Dra. Stela C Bertholo Piconez Coordenadora Científica.
INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO 1ª Parte. Avaliação X Prática Pedagógica Sem uma clara e consistente teoria pedagógica e sem um satisfatório planejamento de.
O CURRÍCULO PROCURA RESPONDER, NO MÍNIMO, DUAS QUESTÕES:
DIDÁTICA Profa. Therezinha Conde Aula 4 CORRENTES PEDAGÓGICAS PROGRESSISTAS: LIBERTADORA, LIBERTÁRIA E CRÍTICO SOCIAL DOS CONTEÚDOS.
DIVERSIDADE HUMANA – UMA AÇÃO NECESSÁRIA DE REFLEXÃO PARA A PRÁTICA DO CONTEXTO EDUCACIONAL Equipe: Adriana Gomes Izidoro, Rosangela Aparecida Nunes, Sharlene.
Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias CONHECIMENTOS DE FÍSICA Capítulo 2.
Diretrizes do Ensino de Ciências e Diretrizes do Ensino da Matemática.
Fischer & Neitzke DESENVOLVIMENTO DAS COMPETÊNCIAS E HABILIDADES A COMPETÊNCIA: CONDIÇÃO NECESSÁRIA, MAS NÃO SUFICIENTE. Fontes: Cadernos do ENEM Produção.
Tendência Progressista Libertária. Freinet Francês Crítico da escola tradicional Importância da escrita – imprensa na escola Criador da escola moderna.
A PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Prof. Ma. Maria Cecilia Amendola da Motta
FORMAÇÃO POR COMPETÊNCIAS EQUIDEOCULTURA
POSSIBILIDADES E DESAFIOS PARA INCLUSÃO DE UM ALUNO
SISTEMA DE AVALIAÇÃO DO ESTADO DO PIAUÍ.
Ensino Híbrido: uma nova abordagem para o Ensino Médio
CENTRAR A DOCÊNCIA NO ALUNO: REFLEXÃO SOBRE QUESTÕES ÉTICAS
CONSTRUINDO O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
“Um processo de mobilização passa por dois momentos
PROPOSTA PEDAGÓGICA.
Competência Leitora E A Resolução de Problemas
O ensino de História: teoria e prática
Tema 2 UTILIZAÇÃO DE FERRAMENTAS DIGITAIS EM SALAS DE AULA (#ecoimooc5,#artefacto1) UC Educação Aberta a Distância Elisabete Caseiro – –
Plano Tecnológico.
Universidade Federal do Espírito Santo
TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS E PROCESSOS EDUCATIVOS
PEDAGOGIA DE PROJETOS FERNANDO HERNÁNDEZ.
Metodologia e Prática do Ensino.. O que é Metodologia ? 1.A arte de dirigir o espírito na investigação da verdade. 2. (Filosofia) Estudos dos métodos.
UERJ – PIBID SUBPROJETO DE QUÍMICA
Mediação Pedagógica e Tecnológica das TDICS na EAD
A questão da Formação Profissional.
Projeto Político Pedagógico - PPP
PEDAGOGIA DE PROJETOS FERNANDO HERNÁNDEZ. CONSIDERAÇÕES GERAIS O CURRÍCULO ESCOLAR; OUTRA FORMA DE ORGANIZAR O TEMPO E O ESPAÇO ESCOLAR; OUTRA FORMA DE.
Documentos e Propostas legais
Currículo Escolar, mudanças educacionais e as TIC (s)
EAD - Educação a Distância
Universidade Federal do Ceará Faculdade de Educação
Tecnologias Imersivas e Interativas na Educação
ALESSANDRA DE PAULA - CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER
O perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória
O perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória
PARÂMETRO CURRICULAR DA MATEMÁTICA
Mayara Reinert Gelamo Orientadora: Tatiana Comiotto Menestrina
A institucionalização do Atendimento Educacional Especializado no Projeto Político Pedagógico Rejane Araruna Mestranda em Educação - UFC Especialista em.
Docência e Gestão Pedagógica do Ensino Superior
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
1ª AÇÃO MMR Problema: Alta Concentração de alunos com desempenho abaixo do básico (38,1%) em Matemática Plano de Melhoria: Formação Docente ESCOLA ESTADUAL.
Formação de Professores na Perspectiva da Educação Inclusiva Rita Vieira de Figueiredo (Ph.D) Universidade Federal do Ceará Brasilia 31 de março 2010.
1º Encontro de Especialistas em Educação Básica
Relação entre BNCC, Currículo e Projeto Político Pedagógico
Ciclo da Consolidação, 9º ano do Programa de Intervenção Pedagógica
Currículos e Programas
Documento Base (Formulação Preliminar) Comissão SEB/MEC - Fev/2016
DESAFIOS E OPORTUNIDADES NO ENSINO DE ENGENHARIA A DISTÂNCIA NO BRASIL
Carolina Abdalla e Sandra Ulrich
AS REGRAS DO JOGO: as responsabilidades do aluno no Contrato Didático Núcleo de Assessoria Pedagógica NAP UNISAL-LORENA
TEORIAS DO CONHECIMENTO E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
Nome da Tendência Pedagógica Papel da Escola ConteúdosMétodos Professor x aluno AprendizagemManifestações Pedagogia Liberal Tradicional. Preparação intelectual.
TENDÊNCIA PROGRESSISTA CRÍTICO SOCIAL DOS CONTEÚDOS Grupo: Celia; Edna Araújo; Eleni Lima; Izabel Shamylla.
COMO ENSINAR A TODOS? Para que a inclusão realmente aconteça, é importante garantir diversos recursos para resgatar ou estabelecer as funções nas.
PARA REFLETIR O que é o PPP? Para que? Qual a sua utilidade? Como ele é construído? Todos os servidores conhecem o PPP e participam da (re)elaboração?
1 POSTURA ÉTICA E AS RELAÇÕES INTERPESSOAIS DO PROFESSOR DO ENSINO SUPERIOR Profa. Gilvanete Correia Bezerra.
O profissional da gestão escolar e suas implicações.
CURSO A DISTÂNCIA PARA O ENSINO DA FERRAMENTA COMPUTACIONAL AUTOCAD 2D
Mini Curso 24: Formação e Educação Permanente
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA DE ENFERMAGEM DE RIBEIRÃO PRETO Educação Profissional em Enfermagem II Profa Fernanda Góes Turma B Nova Síntese.
AS RELAÇÕES INTERPESSOAIS NO AMBIENTE EDUCACIONAL:
As Diretrizes da LDB em relação aos princípios da EDH – Lei 9
AVANÇO TECNOLÓGICO NA EDUCAÇÃO Evolução das técnicas e ferramentas para maximização do aprendizado.
Transcrição da apresentação:

Prof. Vasco Moretto Prof. Gustavo Moretto O VELHO E O NOVO: UNINDO ESTRATÉGIAS E SABERES DO PASSADO, PRESENTE E FUTURO NA MELHORIA DO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM. Prof. Vasco Moretto Prof. Gustavo Moretto

Contextualização Geral da educação A missão da escola sempre foi de ensinar para que o aluno aprenda O significado do aprender e do ensinar é que mudou ao longo dos tempos Em consequência houve necessidade de mudanças nas práticas pedagógicas. Mais uma vez estamos em busca de novo modelo para a transição.

CARACTERÍSTICAS DA VELHA Sociedade Sociedade da T.R.A Confiança. O que regia nossas necessidades, éramos nós e não o mercado.

Características da VELHA Escola Havia autoridade. Memorizávamos conceitos. Havia regras - Moral. Havia distinção entre as responsabilidades do professor e do aluno. Avaliação da aprendizagem era parâmetro.

Características da NOVA Sociedade Globalizada, Automatizada e Conectada. Crise de (Des) emprego. Desequilíbrio de parâmetros morais e éticos. Tolerância com as diferenças.

Características da NOVA Escola Ênfase em valores ético-políticos Formação de gestores da informação Foco no desenvolvimento de competências Preparação do cidadão do “Futuro desconhecido” Currículo adaptado à sociedade virtual

APRENDER E ENSINAR NA NOVA Escola oportunizar a aprendizagem. respeito o aluno sua aprendizagem. Focar na prendizagem significativa de conteúdos relevantes. construir significados. interagir com saberes socialmente construídos.

CARACTERÍSTICAS DE GESTÃO NA NOVA ESCOLA Feedback de elementos “intangíveis”. No PPP todos dizem: “Missão das escolas é formar cidadão crítico, criativo, ético e capaz de interagir com a sociedade...” Como saber se alcançamos isto? Existem ferramentas para isto?

Analisando uma escola Nível 2012 2013 2014 2015 Conhecimento 37% 33% Compreensão 45% Aplicação 8% Análise 5% Síntese Julgamento 0% Nível 2012 2013 2014 2015 Conhecimento 37% 33% 28% 11% Compreensão 45% 40% 38% 25% Aplicação 8% 10% 12% 26% Análise 5% 13% 30% Síntese 7% Julgamento 0% 1% 6% Analisando uma escola

Conclusões sobre a gestão Professor e gestor usam, precisam usar metodologia de gestão por resultados/processos. PPP deve ter parâmetros de qualidade claros. Profissionalização das relações. Estimulo à autonomia das pessoas .

Conclusões Pedagógicas Tudo indica que velha escola cumpriu um importante papel, mas não responde mais à realidade e exigências da nova sociedade. A nova escola deve preparar o sujeito da aprendizagem para ser agente de transformação, ou seja formar GESTORES DE INFORMAÇÕES E NÃO MEROS ACUMULADORES DE DADOS