Prof. Vasco Moretto Prof. Gustavo Moretto O VELHO E O NOVO: UNINDO ESTRATÉGIAS E SABERES DO PASSADO, PRESENTE E FUTURO NA MELHORIA DO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM. Prof. Vasco Moretto Prof. Gustavo Moretto
Contextualização Geral da educação A missão da escola sempre foi de ensinar para que o aluno aprenda O significado do aprender e do ensinar é que mudou ao longo dos tempos Em consequência houve necessidade de mudanças nas práticas pedagógicas. Mais uma vez estamos em busca de novo modelo para a transição.
CARACTERÍSTICAS DA VELHA Sociedade Sociedade da T.R.A Confiança. O que regia nossas necessidades, éramos nós e não o mercado.
Características da VELHA Escola Havia autoridade. Memorizávamos conceitos. Havia regras - Moral. Havia distinção entre as responsabilidades do professor e do aluno. Avaliação da aprendizagem era parâmetro.
Características da NOVA Sociedade Globalizada, Automatizada e Conectada. Crise de (Des) emprego. Desequilíbrio de parâmetros morais e éticos. Tolerância com as diferenças.
Características da NOVA Escola Ênfase em valores ético-políticos Formação de gestores da informação Foco no desenvolvimento de competências Preparação do cidadão do “Futuro desconhecido” Currículo adaptado à sociedade virtual
APRENDER E ENSINAR NA NOVA Escola oportunizar a aprendizagem. respeito o aluno sua aprendizagem. Focar na prendizagem significativa de conteúdos relevantes. construir significados. interagir com saberes socialmente construídos.
CARACTERÍSTICAS DE GESTÃO NA NOVA ESCOLA Feedback de elementos “intangíveis”. No PPP todos dizem: “Missão das escolas é formar cidadão crítico, criativo, ético e capaz de interagir com a sociedade...” Como saber se alcançamos isto? Existem ferramentas para isto?
Analisando uma escola Nível 2012 2013 2014 2015 Conhecimento 37% 33% Compreensão 45% Aplicação 8% Análise 5% Síntese Julgamento 0% Nível 2012 2013 2014 2015 Conhecimento 37% 33% 28% 11% Compreensão 45% 40% 38% 25% Aplicação 8% 10% 12% 26% Análise 5% 13% 30% Síntese 7% Julgamento 0% 1% 6% Analisando uma escola
Conclusões sobre a gestão Professor e gestor usam, precisam usar metodologia de gestão por resultados/processos. PPP deve ter parâmetros de qualidade claros. Profissionalização das relações. Estimulo à autonomia das pessoas .
Conclusões Pedagógicas Tudo indica que velha escola cumpriu um importante papel, mas não responde mais à realidade e exigências da nova sociedade. A nova escola deve preparar o sujeito da aprendizagem para ser agente de transformação, ou seja formar GESTORES DE INFORMAÇÕES E NÃO MEROS ACUMULADORES DE DADOS