Transtornos X Dificuldades de Aprendizagem

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade Alessandra Sabrina Canoas, 05 de Outubro de 2009.
Advertisements

Raciocínio clínico em terapia ocupacional
Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município Etapa Junho.
CONCEITOS E OBJETIVOS DA EPIDEMIOLOGIA
PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM. Moisés Severo Teólogo – Formado pelo STBNB Psicólogo – CRP: 02/16405 Graduado pela ESTÁCIO-FIR Pós-Graduação (Especialização):
NEUROAPRENDIZAGEM NA COGNIÇÃO ESCOLAR
Pauta Leitura reflexiva; Conclusão do Plano Anual da Escola; Dificuldade para aprendizagem; Café; Data de entrega do Plano de Ensino; Sala do Acessa –
INTRODUÇÃO À RELAÇÃO PSICOLOGIA – EDUCAÇÃO FÍSICA - ESPORTE Profª. Ms. Janaina Andrade Tenório Araújo.
Profa. Therezinha Conde
DISLEXIA Estratégias utilizadas no PLANEJAMENTO DE AULAS DISTRÚRBIO DE APRENDIZAGEM DISLEXIA.
Profª Drª Nara Lima RUPTURAS NO APRENDER / DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM.
Copyright © 2016 Author Lívia S.S.Valentin André Lucatelli 1 ; Lívia S. S. Valentin 2 1.Psicólogo; Doutorando.
. P E R T U R B A Ç Ã O D E H I P E R AT I V I D A D E C O M D É F I C E D E AT E N Ç Ã O ( P H D A ) A PHDA é uma das perturbações da infância mais frequentemente.
8 CARACTERÍSTICAS DAS PESSOAS EMOCIONALMENTE INTELIGENTES INTELIGÊNCIA EMOCIONAL.
Prestar ATENÇÃO em Estar MOTIVADO vontade /interesse Aplicar conceito na prática CONDIÇÕES PRÉVIAS PARA APRENDER Compreender RESULTADOS da APDZ PROCESSOS.
BREVE HISTÓRICO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO BRASIL Década de 1940 a Fatos políticos e ou sociais Organização do sistema público de educação.
PSICOPEDAGOGIA Msc. Luciene de O. Vieira.. O fracasso é do aprendente ou do ensinante.
Introdução à prática da
RELACIONAMENTO INTERPESSOAL
PROJETO TERAPÊUTICO SINGULAR
Medições – parte I: Precisão.
Curso - Avaliação e Aprendizagem
Maria Beatriz Martins Linhares4.
Avaliação e aprendizagem na escola: a prática pedagógica como eixo da reflexão MARINO MONDEK.
PRELETORA Maria do Carmo Carvalho
O Atendimento Educacional Especializado – AEE
FRANCISCO JUSCELINO DA SILVA MARTINS
Curso - Avaliação e Aprendizagem
Curso - Avaliação e Aprendizagem
Concepções da Psicologia sobre o desenvolvimento humano
Orientação Alopsíquica
Pontos importantes para a discussão
Projetos e Programas Projetos e Programas 2007.
PEDAGOGIA – PROF. ANA ELISABETE LOPES
ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO – AEE
EDUCAÇÃO ESPECIAL.
Relato de experiência:
SONDAGEM E INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA
A postura profissional é formada por aspectos como 
A Neurociência.
PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES SOCIAIS: INTERVENÇÃO COM ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO Marcia Fortes Wagner¹, Anderson Siqueira Pereira2, Margareth.
PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS
Comportamento do Consumidor
TRANSTORNOS E DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM
Música, neurociência e desenvolvimento humano
Dez novas competências para Ensinar – Philippe Perrenoud
Objetivo Alfabetizar todas as crianças até o final do 3º ano.
História Natural da Doença
Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa
Profa. Dra. Mara Fernanda Alves Ortiz
Os Principais Campos e Tipos de Psicopatologia
Métodos e Técnicas de Exploração Diagnóstica
PARALELISMO.
Método experimental.
TRANSTORNOS DA AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM
Aprendizagem Professora Gabriela R. Zinn.
INTEGRAÇÃO DOS DADOS COLETADOS E O DIAGNÓSTICO PSICOLÓGICO
Dicas de como orientar seus estudos
Fernando Eduardo de Souza Costa Orientadora: Andreia Morales Cascaes
Educação no Brasil Tragédia.
Conselho de Classe: espaço de análise, reflexão e avaliação do trabalho pedagógico UO:CAMPO GRANDE 05/12/2018 Conselho de Classe.
Dinâmica de Sistemas Uma visão geral.
Raciocínio Lógico e Matemático
ESTÁGIO IV PUCGO – Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Perturbação da Hiperactividade com Défice de Atenção
PROFESSOR RICARDO FERREIRA
Estilos de Ensino Espectro dos estilos de ensino, Moston (1966);
CURSO PARA DIRETOR GERAL DE CFC
Reflexividade e formação de professores
Problematizando Quando podemos dizer que uma pessoa é letrada?
Transcrição da apresentação:

Transtornos X Dificuldades de Aprendizagem FELIPE,S.M.; BENEVENUTTI,Z.S.; Dificuldade de Aprendizagem. Maiêutica – Pedagogia. UNIASSELVI/SC. GIMENEZ,E.H.R.; Dificuldade de Aprendizagem ou Distúrbio de Aprendizagem. Revista de Educação/Anhanguera, v.8, n.8,2005.

ALUNOS QUE NÃO APRENDEM... TRANSTORNO OU DIFICULDADE??? Termos sinônimos????

As dificuldades de aprendizagem acabam muitas vezes sendo confundidas com distúrbios de aprendizagem. Porém devemos observar que quando se fala em distúrbio de aprendizagem trata-se de um quadro de disfunção neurológica e a dificuldade em aprender é própria da criança. Já a dificuldade de aprendizagem é relacionada a questões de âmbito psicológico e/ou socioculturais, ou seja, não é centrada exclusivamente na criança e somente pode ser diagnosticada em crianças cujo déficit de aprendizagem não se deva a problemas neurológicos.

DISTÚRBIOS/TRANSTORNOS DE APRENDIZAGEM De acordo com o Comité Misto Nacional sobre Dificuldades de Aprendizagem (NJCLD): “Distúrbio de Aprendizagem é um termo genérico que se refere a um grupo heterogêneo de desordens, manifestadas por dificuldades na aquisição e no uso da audição, da fala, escrita e raciocínio matemático. Essas desordens são intrínsecas ao indivíduo e presume-se serem uma disfunção de sistema nervoso central. Entretanto o distúrbio de aprendizagem pode ocorrer concomitantemente com outras desordens como distúrbio sensorial, retardo mental, distúrbio emocional e social, ou sofrer influências ambientais como diferenças culturais, instruções inapropriadas ou insuficientes. PORÉM, não são resultados direto destas condições ou influências” (Hammill, 1990,p.77). DISFUNÇÃO NEUROLÓGICA, ORGÂNICA – visão médica para explicar atrasos na aquisição da leitura, escrita ou capacidade de cálculo.

DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM O termo dificuldades de aprendizagem está focado no indivíduo que não responde ao desenvolvimento que se poderia supor e esperar do seu potencial intelectual e, por essa circunstância específica cognitiva da aprendizagem, ele tende a apresentar desempenhos abaixo do esperado. Almeida (2001) entende que as DAs são decorrentes de uma constelação de fatores (internos e/ou externos) de ordem pessoal, familiar, emocional, pedagógica e social; Logo estudar as Das implica considerar múltiplas causas dessas dificuldades e isso faz com que se considere a constelação de fatores que a envolve e, não somente ao sujeito aprendiz;

Dificuldades de Aprendizagem Segundo CYPEL (1987, apud CIASCA, 1991), de um total de 40% da população escolar identificada como "dificuldade de aprendizagem", apenas 3 a 5% apresentam distúrbios de aprendizagem caracterizados pela presença de sinais neurológicos.

DISGRAFIA Alteração da escrita liga a problemas perceptivo-motores

DISORTOGRAFIA LEXICAL DISORTOGRAFIA FONOLÓGICA

Acompanhada por idêntica problemática em relação à escrita Dislexia Grande dificuldade para a aquisição da leitura e deficiência na percepção fonética Acompanhada por idêntica problemática em relação à escrita Está relacionada a uma desorganização no processamento cerebral das informações recebidas pelo sistema visual

Criança Disléxica Fracassos escolares Rebaixamento da auto-estima Inventa, acrescenta ou omite palavras ao ler \ escrever Grande dificuldade para a aquisição da leitura Criança Disléxica Confusão entre letras, com diferenças subtis de grafia a-o, c-o, e-c, f-t, h-n, i-j, m-n, v-u Dificuldades para Compreender o que lê Confusão entre letras com grafia similar, mas com diferente orientação no espaço b-d, d-p, b-q, d-b, d-p, d-q, n-u, a-e

Criança Disléxica Dificuldades de soletração Sua letra pode ser mal grafada, ininteligível, pode borrar ou ligar as palavras entre si Lentidão para realizar os deveres escolares Criança Disléxica Transmite bem aquilo que sabe por exames orais Esquece aquilo que aprendera muito bem, em poucas horas, dias ou semanas Tem dificuldades visuais, embora um exame não revele problemas com seus olhos

Escrita de uma criança de 10 anos diagnosticada com Dislexia

É uma dificuldade de aprendizagem que causa a problemas na matemática Dislexia DISCALCULIA É uma dificuldade de aprendizagem que causa a problemas na matemática Criança comete erros diversos na solução de problemas verbais, nas habilidades de contagem, na compreensão dos números.

A criança com Discalculia pode apresentar algumas dificuldades com: Seqüenciar números: o que vem antes do 11 e depois do 15 – antecessor e sucessor Correspondência um a um: não relaciona o número de alunos de uma sala à quantidade de carteiras A criança com Discalculia pode apresentar algumas dificuldades com: Lembrar as seqüências dos passos para realizar as operações matemáticas Entender os princípios de medida Conservar a quantidade: não compreendem que 1 quilo é igual a quatro pacotes de 250 gramas Visualizar conjuntos de objetos dentro de um conjunto maior

Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade – TDAH TDAH – tipo predominante desatento TDAH – tipo predominante hiperativo TDAH- tipo predominante combinado Desatento Hiperativo

Características da Criança diagnosticada com TDAH Trata-se de um dos transtornos mentais mais freqüentes nas crianças em idade escolar, atingindo 3 a 5% delas. São, em sua maioria, do sexo masculino; Pré-escola – mostram-se agitadas, inquietas, desatentas, mexendo em vários objetos, dificuldades para ficarem sentadas, falam bastante e pedem para sair da sala freqüentemente.

Características da Criança diagnosticada com TDAH Têm dificuldades de manter a atenção em atividades muito longas, repetitivas ou que não sejam interessantes; Crianças com TDAH- Hiperativo – segundo estudos- apresentam habilidades intelectuais avançadas; O fato de uma criança conseguir ficar concentrada em alguma atividade não exclui o diagnóstico de TDAH.

Características da Criança diagnosticada com TDAH Apresentam dificuldades para transformar suas grandes idéias em ação verdadeira; Problemas para se fazer entender ou explicar seus pontos de vista; Falta crônica de iniciativa; Humor volúvel, da raiva para a tristeza rapidamente; Pouca ou nenhuma tolerância à frustração; Problemas com organização e gerenciamento do tempo;

Diagnóstico TDAH É importante que seja feito o diagnóstico o mais breve possível com o especialista adequado.   O diagnóstico é feito de acordo com critérios comportamentais e o tratamento, que varia de caso para caso, pode envolver medicação, acompanhamento  psicológico, orientação aos pais e apoio psicopedagógico

Como diagnosticar o TDAH? Anamnese + Queixa + Ambiente Familiar + Ambiente escolar\social Comportamentos que indicam a hipótese de TDAH Como Avaliar?

Instrumentos para TDAH Pedagogos ou Psicopedagogos Manual de Diagnóstico DSM-V e CID-10 Apresenta a descrição de comportamentos da criança com TDAH – elaborar um roteiro observacional - Escala

ATENÇÃO: Não presta atenção a detalhes ou comete erros por omissão em atividades escolares, brincadeiras ou outras.  com freqüência  as vezes  raramente  nunca Tem dificuldade para manter a atenção em tarefas ou atividades lúdicas. Parece não ouvir quando lhe dirigem a palavra. Não segue instruções e não termina seus deveres escolares, tarefas domésticas. Tem dificuldade para organizar tarefas e atividades. Demonstra intensa má vontade, evita ou reluta em envolver-se em tarefas que exijam esforço mental constante (como tarefas escolares ou deveres de casa). Perde coisas necessárias para tarefas ou atividades ( ex. brinquedos, tarefas escolares, lápis, livros ou outros materiais) É distraído por estímulos alheios a tarefa. Apresenta esquecimento em atividades diárias.

Instrumentos para TDAH Exclusivo do Psicólogo Escala de Transtorno do Déficit de Atenção\Hiperatividade – versão professores BENCZIK, EDYLEINE B.

Instrumentos para TDAH Exclusivo do Psicólogo D2 - ATENÇÃO CONCENTRADA – KIT BRICKENKAMP, ROLF