ESTRATEGIA EMPRESARIAL AVALIAÇÃO DAS CAPACIDADES INTERNAS 3ª parte PROF . PAULO ROBERTO LEITE
Programa da aula Teoria capitulo 3 : analise interna da empresa Discussão do trabalho de Ameaças nas empresas escolhidas pelo grupos Trabalho em classe na evolução da preparação do seminário
EXERCÍCIO PROXIMA AULA APLICAÇÃO DO MODELO VRIO NA EMPRESA ESCOLHIDA PELO GRUPO IDENTIFICAR OS RECURSOS E CAPACIDADES POSSIVEIS DE OBEDECER A UM DOS CRITERIOS DO MODELO. EXAMINAR O QUE PODE SER UMA CONDIÇÃO DE COMPETITIVIDADE TEMPORÁRIA E SUSTENTÁVEL. ACONSELHAVEL UTILIZAR A CADEIA DE VALOR DE PORTER OBS: NÃO DISPONDO DE INFORMAÇÕES PRECISAS IMAGINEM E JUSTIFIQUEM
TEORIA VBR E VRIO Enfoque baseado em recursos e capacidades que a empresa possui para explorar suas estratégias. Tem certa diferença dos modelos habituais até então usados Auxiliam a análise das condições internas da empresa e de como pode alcançar competitividade Dificuldade: é a identificação, com isenção objetiva, da avaliação e da relação entre os recursos e capacidades em relação à concorrência
O MODELO VBR – VISÃO BASEADA EM RECURSOS Base teórica econômica: O desempenho de um empresa é função de seus recursos e capacidades. Recursos: ativos tangíveis e intangíveis da empresa usados pela empresa para criar as suas estratégias. Fabricas, produtos, ( tangíveis) Reputação, agilidade ( intangível) Capacidades: elementos existentes na empresa que permitem utilização de seus recursos de forma a transformá-los em estratégias Desenvolvimento e marketing, trabalho em equipe, etc.
TIPO DE RECURSOS Financeiros Físicos Humanos Organizacionais Fontes diversas de dinheiro Físicos Tecnologia , equipamentos, , Humanos Inteligência, preparo, nível intelectual, educação, etc. Organizacionais Estrutura da empresa, cultura, etc
O MODELO VRIO ANALISE DOS RECURSOS Modelo analisa os recursos e capacidades da empresa sob uma perspectiva de: V = Valor: o recurso permite explorar uma oportunidade ou neutralizar uma ameaça. Se valiosos, são forças empresariais, se não serão fraquezas R = Raridade: recurso é controlado por pequeno numero de empresas I = Imitabilidade: requer muito custo para imitar o recurso O = Organização: existe suporte na organização para usar o recurso convenientemente.
VANTAGEM COMPETITIVA Sustentável Temporária Recursos e capacidade valiosos – raros – difíceis de imitar podem ser uma fonte de vantagem competitiva sustentável. Temporária Recursos e capacidades valiosos e raros podem se tornar vantagem competitiva temporária
RECURSOS E CAPACIDADES DIFICEIS DE IMITAR Base lógica: A busca de recursos e capacidades novos requer investimentos empresariais. Condições históricas: A empresa ganhou condições especiais no mercado pela sua história, tempo de atuação, pioneirismo, etc. Ambiguidade causal : Entender os recursos e capacidades diferenciais Dificuldade de obter informações Recursos e capacidades complexos socialmente Relações internas na empresa Patentes
CADEIA DE VALOR EMPRESARIAL Forma pela qual a empresa idealiza ,produz, e leva seus produtos e serviços ao mercado. Permite identificar, nas suas diferentes fases, como os recursos e capacidades são explorados pela empresa e pelos seus concorrentes. Duas proposições de cadeia de valor são utilizadas com a mesma finalidade.
CADEIA DE VALOR DE MACKINSEY Desenvolvimento tecnológico Design do produto Manufatura Marketing Distribuição Serviços
A CADEIA DE VALOR DE PORTER ATIVIDADES PRIMÁRIAS LOGÍSTICA DE ENTRADA OPERAÇÕES LOGÍSTICA DE SAÍDA MARKETING VENDAS ASSISTENCIA TÉCNICA Prof.Paulo Roberto Leite LOGÍSTICA REVERSA ATIVIDADES DE APOIO INFRA-ESTRUTURA DA COMPANHIA GERENCIAMENTO DOS RECURSOS HUMANOS DESENVOLVIMENTO DE TECNOLOGIA
O MODELO VRIO E A VANTAGEM COMPETITIVA VALIOSO ? RARO? CUSTOSO PARA IMITAR ? EXPLORADO PELA ORGANIZAÇÃO? IMPLICAÇÃO COMPETITIVA NÃO - DESVANTAGEM COMPETITIVA = FRAQUEZA SIM POSSIVEL PARIDADE COMPETITIVA = FORÇA VANTAGEM COMPETITIVA TEMPORÁRIA = FORÇA VANTAGEM COMPETITIVA SUSTENTÁVEL = FORÇA
IMPLICAÇÕES DO VBR Responsabilidade pela estratégia: de todos na organização; definição das atividades através da competitividade Paridade e vantagem competitiva: busca de atividades raras e valiosas ( qualificadores e ganhadores), melhor usar seus próprios recursos valiosos . Estratégias difíceis: mais do que para o concorrente? Recursos socialmente complexos: relações humanas formais ou não, cultura, recursos difíceis de imitar. O papel da organização: capacidade de adaptação às estratégias
Financeiros Físicos Humanos Organizacionais Valor Raridade Cadeia de valor Desenvolvimento Produção Distribuição Pós-venda Financeiros Físicos Humanos Organizacionais Recursos Valor Raridade Imitabilidade Organização VRIO