Liderança Prof.: Raul Graf de Miranda, MS. Esp..

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
LIDERANÇA É um processo de influenciar atividades individuais e grupais em direção ao estabelecimento das metas e sua consecução. São atividades inerentes.
Advertisements

CAPÍTULO 12 Liderança.
LIDERANÇA A liderança é um dos papéis mais importantes dos administradores. A pessoa que desempenha o papel de líder influencia o comportamento de um ou.
Enfoque comportamental
O que é Liderança? Liderança
Liderança Processo interpessoal, pelo qual os gerentes tentam influenciar os empregados a realizarem objetivos de trabalho estabelecidos. Realizada em.
Tema 13 - LIDERANÇA: PODER (Autoridade Formal)
Velhos e Novos Perfis de Liderança
Prof. Dr. Luciano Thomé e Castro
ADMINISTRAÇÃO DE VENDAS E NEGOCIAÇÃO 6º MARKETING Prof. Ms. Eduardo Issa AULA 2.
ORGANIZAÇÃO FORMAL E INFORMAL PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL E DO TRABALHO Profa. Ms.Hely Aparecida Zavattaro.
OS NOVOS DESAFIOS DA GESTÃO DE PESSOAS. O Contexto da Gestão de Pessoas Passou por várias transformações para acompanhar as Mudanças econômicas, tecnológicas,
Gestão de Micro e Pequenas Empresas Ambiente Organizacional Professor: Charles Leite.
O TRABALHO “Escolhe um trabalho de que gostes e não terás que trabalhar nem um dia na tua vida” (Confúcio)
Processo Administrativo
Teoria da burocracia Por : Max Weber.
HABILIDADES ADMINISTRATIVAS
Fundamentos de Administração Introdução
Prof. Dr. Luciano Thomé e Castro
Aulas 2 - Objetivo desta Aula: Gestão de Pessoas
Prof. José Paulo Hernandes
ROBERTO SBRAGIA ROSÁRIA RUSSO
Comportamento Organizacional
CONCEITOS BÁSICOS DE ORGANIZAÇÃO E ADMINISTRAÇÃO
Universidade Federal de Santa Catarina Pró-Reitoria de Ensino de Graduação Departamento de Ensino de Graduação a Distância Centro Socioeconômico Departamento.
O que é ser um lider?.
Introdução a Gestão de Projetos de TI
COMPORTAMENTO HUMANO NAS ORGANIZAÇÕES
TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO
ESTRUTURAÇÃO DOS SUBSISTEMAS DERECURSOS HUMANOS
PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL
Avaliação de Desempenho.
Processos de Liderança
Planejamento.
Definição da Estratégia Organizacional
Aprendizagem do Século XXI
Liderança Prof.: Raul Graf de Miranda, MS. Esp..
Sua dimensão básica é a influência social e, para que ela aconteça é necessário, portanto, o recurso do poder. Ainda assim, somente alguém poderá liderar.
LIDERANÇA.
GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS NAS INSTITUIÇÕES DE SAÚDE
Comunicação Empresarial
GRUPOS.
Avaliação de desemepenho
FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO
ADMINISTRAÇÃO POR OBJETIVOS
Gestão das Organizações
MODELOS DE GESTÃO Organização à atuação do gestor AULA 3.1 –
EAC Tópicos em contabilidade gerencial Profa. Luciane Reginato
Liderança e Motivação O que é Liderança Habilidades do Líder
Professor Douglas Pereira da Silva
1.
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS
Consultoria Referência RH
Motivação Luciano Thomé e Castro Lousa, Nome, prtga, falar de.
MBA: Gestão Estratégica de Pessoas
Execução e Controle
Aula 4.1.
GESTÃO E TENDÊNCIAS EM ACADEMIAS
MBA Gestão Estratégica de Pessoas Coach e Liderança
Aula 05: Competências e Papéis Gerenciais do Administrador
Administração de Cargos e Salários
INTRODUÇÃO À TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO
9 BALDES.
A liderança é passível de ser adquirida e ser desenvolvida
Avaliação de Desempenho Avaliação por Objetivos Prof. Rodrigo Toledo.
ORGANIZAÇÕES E ADMINISTRAÇÃO  Sociedade de Organizações 1 Faibi – 1º sem/2019 Prof.J.L.Meneghetti.
Cultura,Clima, Pesquisa Organizacional Diagnóstico e Avaliação.
Mercados consumidores e comportamento de compra do consumidor
LIDERANÇA A liderança é passível de ser adquirida e ser desenvolvida.
Transcrição da apresentação:

Liderança Prof.: Raul Graf de Miranda, MS. Esp.

O que é liderança? Processo de conduzir as ações ou influenciar o comportamento e a mentalidade de outras pessoas; Realização de metas por meio da direção de colaboradores; TO-02

O que é liderança? Conceitos tratados: influência, adeptos, colaboradores, consentimento. Consentimento é diferente de obediência produzida por autoridade formal. TO-02

Liderança A liderança é um dos papéis mais importantes dos administradores. A pessoa que desempenha o papel de líder influencia o comportamento de um ou mais liderados. A capacidade de liderar esta intimamente ligada com o processo de motivação, criando uma situação de mútua dependência entre líder e liderados.

Liderança Autoridade Formal Fundamenta-se na crença dos seguidores a respeito das qualidades do líder e de seu interesse em seguí-lo. Fundamenta-se em leis aceitas de comum acordo, que criam figuras de autoridade dotadas do poder de comando. O seguidor obedece ao líder e à missão que ele representa. O seguidor obedece à lei incorporada na figura de autoridade, não à pessoa que ocupa o cargo. O líder é instrumento para resolver problemas da comunidade. A lei é instrumento para possibilitar a convivência social. MAXIMIANO /TGA – Fig. 13.1 – Diferenças entre autoridade formal e liderança.

Liderança Autoridade Formal A liderança é limitada ao grupo que acredita no líder ou precisa dele. Os limites da liderança definem a área de influência do líder. A autoridade formal é limitada no tempo e no espaço geográfico, social ou organizacional. Os limites definem a jurisdição da autoridade. A liderança tem a duração da utilidade do líder para o grupo de seguidores. A autoridade formal é temporária para a pessoa que desempenha o papel de figura de autoridade. Os líderes têm o poder representado pela massa que o segue. A autoridade formal inclui o poder de forçar a obediência das regras aceitas para a convivência. A liderança é produto de inúmeros fatores. Não é qualidade pessoal singular. A autoridade formal é atributo singular. MAXIMIANO /TGA – Fig. 13.1 – Diferenças entre autoridade formal e liderança.

Características Pessoais dos Liderados Características Pessoais dos Líderes Motivações, necessidades competências Motivações, competências estilo Conteúdo moral, calculista ou alienatório Cultura organizacional e social Características da Tarefa ou Missão Contexto Organizacional e Social da Liderança MAXIMIANO /TGA – Fig. 13.2 – Quatro componentes do contexto da liderança.

MOTIVAÇÕES E INTERESSES TRAÇOS DE PERSONALIDADE HABILIDADES

TIRANIA AUTOCRACIA DEMOCRACIA DEMAGOGIA Abuso de autoridade; Excesso de poder. AUTOCRACIA Centralização de poder de decisão no chefe. DEMOCRACIA Divisão dos poderes de decisão entre chefe e grupo. DEMAGOGIA Busca da popularidade com os liderados. MAXIMIANO /TGA –Quatro estilos de liderança estudados desde a antigüidade.

Uso da autoridade pelo gerente Liderança orientada para o chefe Liderança orientada para os subordinados Uso da autoridade pelo gerente Área de liberdade dos subordinados O gerente decide e comunica a decisão. O gerente “vende” a decisão. O gerente apresenta idéias e promove debates. O gerente apresenta uma decisão possível, sujeita a mudança. O gerente apresenta o problema, pede sugestões e toma a decisão. O gerente define limites, dentro dos quais o grupo decide. O gerente permite que a equipe trabalhe sozinha dentro dos limites. Amplitude do comportamento MAXIMIANO /TGA –Modelo de liderança de Tannenbaum e Schmidt – régua estilos de liderança

Estilo orientado para a tarefa (autocrítico) Estilo orientado para as pessoas (democrático) Estilo tarefa. Estilo pessoas. Liderança orientada para a tarefa. Liderança orientada para as pessoas. Liderança orientada para a produção, para a produtividade ou eficiência. Liderança orientada para as relações humanas. Liderança orientada para o planejamento e a organização. Liderança orientada para a consideração ou para o grupo. MAXIMIANO /TGA – Dois estilos básicos de liderança.

Orientação para pessoas Democracia Orientação para pessoas Democracia Autocracia Orientação para a tarefa Autocracia MAXIMIANO /TGA –Democracia e autocracia não são dois estilos mutuamente exclusivos, mas comportamentos que se combinam.

Comportamentos Ineficazes Comportamentos Eficazes Estilo Tarefa Estilo Pessoas Comportamentos Ineficazes Comportamentos Eficazes De forma geral, o estilo tarefa tem efeito positivo sobre o desempenho da tarefa. Dirigir a tarefa e manter distanciamento social são comportamentos associados à eficácia do líder. De forma geral, o estilo pessoas tem impacto positivo sobre a satisfação das pessoas. Reforçar o espírito de equipe é um comportamento específico associado à eficácia do líder. O comportamento autocrático, que restringe a autonomia do subordinado, resulta na ineficácia do líder. A permissividade ou demagogia diminui a satisfação e a produtividade. MAXIMIANO /TGA – Eficácia e ineficácia estão associadas aos dois modelos básicos de liderança.

A combinação dos dois estilos de liderança gera cinco possibilidades principais: Líder-tarefa, orientado para a produção (9,1); Líder-pessoas, orientado para as pessoas (1,9); Líder-negligênte, que não com tarefas nem pessoas (1,1); Líder-equipe, orientado simultaneamente para pessoas e tarefas; Líder “meio-termo”, mediamente preocupado com resultados e pessoas (5,5). TO-02

1 2 3 4 5 6 7 8 9 9 8 7 6 5 4 3 2 1 1,9 Administração do tipo “clube de campo”: uma cuidadosa atenção às necessidades de relacionamento das pessoas produz uma atmosfera amigável e um ritmo de trabalho confortável. 9,9 Administração do tipo “gerência de equipes”: o trabalho é realizado por pessoas comprometidas; a interdependência que resulta do sentido de “mesmo barco” produz um ambiente de relacionamento de confiança e respeito. 5,5 Administração do tipo “funcionário”: o desempenho adequado da organização é alcançado por meio do equilíbrio entre a necessidade de trabalho e a manutenção do moral das pessoas em nível satisfatório. 1,1 Administração precária: a permanência como membro da organização requer um mínimo de esforço para fazer o serviço. 9,1 Administração e obediência: a eficiência das operações é produto de um sistema de trabalho no qual a interferência do elemento humano é mínima. Ênfase na produção Alta Baixa Ênfase na pessoas MAXIMIANO /TGA – Fig. 13.09 – Grade gerencial de Blake e Mouton: combinação de dois estilos de liderança.

Liderança Situacional O estilo de liderança tem que se adequar a situação; Tannenbaum e Schimidt propõem três critérios: O próprio gerente: O comportamento do líder é influenciado: Formação Conhecimento; Valores; Experiência.

Liderança Situacional Os funcionários: As características dos funcionários influenciam a escolha e a eficácia do estilo de liderança; A situação: clima da organização; grupo de traballho; natureza da tarefa.

Modelo de Fiedler Três características podem permitem avaliar o “grau de favorabilidade” da situação para o líder: Relações entre o líder e os seguidores; O grau de estruturação da tarefa; O poder da posição. Liderança orientada para a tarefa é eficaz nas situações que são muito favoráveis ou desfavoráveis para o líder. Liderança orientada para pessoas é eficaz nas situações de dificuldade intermediária.

Modelo de Hersey-Blanchard Surge a preocupação com a maturidade do subordinado; Grau de capacidade; Interesse em fazer um bom trabalho; Maturidade deve ser analisada em relação a uma tarefa específica. Quando + maduro - intenso deve ser o uso de autoridade e + intensa a orientação para o relacionamento. Inversamente a imaturidade deve ser gerenciada por meio do uso “forte” de autoridade com pouca ênfase no relacionamento.

Modelo de Hersey-Blanchard Os autores dividem em quatro estilos ou formas de liderança: E1: Comando. Baixo nível de maturidade, alto nível de comportamento orientado a tarefa, pouca ênfase no relacionamento. E2: Venda. Alto nível de comportamento orientado para a tarefa e relacionamento. E3: Participação: Fortemente orientado para o relacionamento, pouca ênfase na tarefa. E4: Delegação. Pouca atenção a tarefa e ao relacionamento.

Liderança carismática e liderança transacional Além dos modelos que se baseiam no comportamento do líder em relação aos liderados, existem modelos que levam em consideração o estilo motivacional do líder: Liderança carismática; Liderança transacional.

Comportamento orientado Comportamento orientado Pouco relacionamento, pouca tarefa Muita tarefa, pouco relacionamento Muito relacionamento, muito relacionamento Pouco Comportamento orientado para a tarefa Muito Estilo do líder Delegação Participação Venda Comando E4 E3 E1 E2 Muito para o relacionamento Comportamento orientado Pouco MAXIMIANO /TGA – Modelo de liderança situacional de Hersey e Blanchard. Moderado Baixo Alto M4 M3 M2 M1 Maduro Imaturo Maturidade dos Subordinados

Liderança Transacional Liderança Carismática ou Transformadora Liderança carismática e liderança transacional Liderança Transacional Liderança Carismática ou Transformadora Líder Negociador Líder Inspirador Liderança baseada na Promessa de Recompensas Líder Transformador Liderança Manipulativa Líder Revolucionário Agente de Mudanças Líder Renovador MAXIMIANO /TGA – Uma síntese das características da liderança carismática e da liderança transacional.