dizendo que participou deste encontro.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O SISTEMA DE RECURSOS HUMANOS E A EMPRESA
Advertisements

Conceitos e objetivos da Gestão de Pessoas
Os sete pecados capitais cometidos na venda de projetos de T&D - CBTD
Treinamento & Desenvolvimento
AVALIANDO O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE RH
Como Vender se o Cliente
Sete Pecados do Negociador Brasileiro
Recrutamento e Seleção de Pessoal.
Um novo desafio para a competitividade: Recursos Humanos
Universidade Federal de Goiás
Mestrado em Gestão e Conservação da Natureza
Rodrigo Tadini – Departamento de Turismo - UFF
GESTÃO POR COMPETÊNCIA
M. Thereza Rubim Camargo Soares Organizações de Aprendizagem
GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS E RESULTADOS Prof. ITAMAR ALLI.
MUDANÇA NA ORGANIZAÇÃO
Gestão de Pessoas Jefferson Bueno.
GESTÃO DE PESSOAS COMO UMA NOVA PROFISSÃO
RECURSOS HUMANOS RH GESTÃO DE PESSOAS O QUE É ?
Empreendedorismo nas Empresas
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO – SEFAZ EXCELÊNCIA NA GESTÃO DE PESSOAS AGOSTO
OS NOVOS DESAFIOS DA GESTÃO DE PESSOAS
GQT – Gestão Pela Qualidade Total
Gestão de Negócios Aula 9 Haroldo Andrade.
Gestão da Qualidade – Motivação
Faça uma analogia com o corpo Humano.
Modelo de Excelência em Gestão
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Boa Tarde!. Desenvolvendo Talentos Desenvolvendo Talentos Gertrudes Stanislauki
Teorias Modernas de Gestão
Planejamento estratégico
COMPETÊNCIAS “Originam-se da gênese e do processo de desenvolvimento da organização e são concretizadas no seu patrimônio de conhecimentos”. JOEL DUTRA.
Comitê Q Papel e Estrutura Reunião em 25 Janeiro de 2005.
Formação Profissional IV
VISÃO E VALORES DA COLFAX
Recursos Humanos do Projeto
Gestão por Competências
Você deseja ser um vendedor de sucesso?
Gestão de Mudanças.
A importância dos RECURSOS HUMANOS na empresa moderna.
Projeto de Inovação Equipe: Carmen Chaim Vanusa Vilarinho
A cidadania e a responsabilidade social e ambiental.
Sistemas de Informação para Planejamento Estratégico Fatores Críticos para o sucesso do Planejamento estratégico.

Noções iniciais sobre Gerenciamento de Pessoas
Gerenciamento de Projetos de Forma Simples Mentorear Assessoria Empresarial Ltda Gestão de Projetos Paulo Espindola TV.3.0 Integração & PMO.
Competência, comprometimento e identificação das atividades no trabalho Prof. Tatiane Darino.
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS I
Planejamento e Responsabilidade Social
Fundamentos de Gestão N. Tadachi Takashina.
COMPETITIVIDADE ENTENDIMENTO GERAL DIMENSÃO DA EFICIÊNCIA OPERACIONAL Derivada da excelência empresarial no desempenho de atividades econômica ou financeiramente.
Tipos de Organização: Mecanicista Orgânica
O Atual Papel do RH nas Organizações
POR QUE A EMPRESA NECESSITA DE UM BALANCED SCORECARD ?
Gestão Com Pessoas.
TEORIA DO DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL
1 ENCONTRO COM EMPRESÁRIOS
Gestão de Pessoas.
DESAFIOS E TENDÊNCIAS DE GESTÃO DE PESSOAS
Prof(a): Patrícia Braz
Como Administrar na Sociedade Moderna
ELLO Soluções em Gestão de Pessoas
NOVAS ABORDAGENS DA ADMINISTRAÇÃO
BSC BALECED SCORECARD É uma metodologia de gestão, com foco na implementação da estratégia da empresa e das táticas correlacionadas.
GUGP - GRUPO DE USUÁRIOS DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS OS DESAFIOS DO GERENCIAMENTO DE PROJETOS DE IMPLANTAÇÃO DE ERP.
MBA de RH Prof Fabio Uchôas. Refere-se as práticas e as políticas para conduzir os aspectos relacionados as pessoas no trabalho de gerenciamento: ◦
Aula 1 Prof Fabio Uchôas de Lima MBA de Recursos Humanos.
Gestão de pessoas em ambiente dinâmico
Empreendedorismo Comportamento empreendedor. Perfil do Empreendedor A proporção de mulheres entre os empreendedores brasileiros é uma das mais altas entre.
NOVOS CENÁRIOS E PARADIGMAS GERENCIAIS
Transcrição da apresentação:

Se você quiser uma cópia dos slides que serão utilizados nesta apresentação, envie um e-mail para: vilhena@institutomvc.com.br dizendo que participou deste encontro. JB Vilhena – Vice-presidente do Instituto MVC Coordenador do MBA em Gestão Comercial da FGV

Como quantificar resultados na área de RH

“Nenhum de nós é tão inteligente como todos nós”. Philip Condit

Nove temas importantes para entender porque tudo pode - e deve – ser medido

Tema 1: Aumento do nível de competitividade (reação a pressões competitivas) Antes a oferta era menor do que a procura em todos os setores. Hoje acontece exatamente o contrário. A gerência precisa criar uma consciência deste desafio em todos os empregados e gerar uma pressão por melhoria. RH tem que justificar o seu orçamento.

Tema 2: É preciso que todos da empresa estejam comprometimentos com qualidade e produtividade – e o exemplo tem que vir “do alto” O comprometimento tem que ser demonstrado por RH e deve ser percebido por todos os empregados como autêntico e de longo prazo; Qualidade e Produtividade devem ser compreendidas como algo mais do que simples discurso, tem que ser comprovados na prática; Todos os gerentes e empregados devem ser responsáveis pela melhoria contínua da qualidade e produtividade. Cabe a RH contribuir para que isso aconteça.

Tema 3: O que não pode ser medido não pode ser cobrado Tema 3: O que não pode ser medido não pode ser cobrado. É preciso combinar metas e responsabilidades - abrir comunicações em dois sentidos RH deve assumir a responsabilidade de comunicar as metas e objetivos da organização. A filosofia e princípios devem ser claramente enunciados, de modo a dirigir os comportamentos.

RH deve ajudar a criar um ambiente que apóie e recompense inovações. Tema 4: Tornar compensadora a inovação - incentivar inovações e aceitação de riscos desde que esses possam ser calculados A inovação é a chave da sobrevivência organizacional em uma economia que muda rapidamente. RH deve ajudar a criar um ambiente que apóie e recompense inovações.

Tema 5: Criar dedicação, orgulho e esforço de equipe - promover gerenciamento participativo As organizações bem-sucedidas obtém dos indivíduos uma performance que vai além das expectativas. O gerenciamento por participação pode ajudar a criar uma cultura e um conjunto de comportamentos que refletem comprometimento e envolvimento com aqueles aspectos que tornam uma organização verdadeiramente excelente. É preciso poder medir o que se conseguiu, para saber se o esforço valeu a pena.

Tema 6: Revelar talentos individuais - controlar a burocracia As organizações maduras tendem a preocupar-se muito com controles e checagens que têm um foco estreito, limitado e inflexível. Isto resulta em super-regulamentação das atividades, desincentiva iniciativas e diminui a capacidade de reação a condições em mudança. Utilizam-se medidas e metas para melhorar, não para atravancar ou complicar a vida de quem trabalha.

Tema 7: Modernizar para sobreviver - estimular novas tecnologias Deve ser efetuada uma modernização incluindo novos equipamentos e técnicas sempre mensuráveis e demonstráveis, - mesmo que difíceis de implementar a curto prazo - para manter a viabilidade a longo prazo.

Tema 8: Maximizar o capital humano - desenvolver estratégias para melhorar a educação e treinamento Em nível nacional e corporativo, ficamos para trás em nosso comprometimento com a execução de treinamento e desenvolvimento de nossa força de trabalho para a organização do futuro. A gerencia deve estar compromissada com a capacitação da sua equipe. As medidas de desempenho são essenciais para se saber: quando, quanto, porque, onde e como treinar

Tema 9: Melhorar as práticas de gestão implica em criar uma ética de qualidade e incentivar a cidadania corporativa São necessárias metas de melhoria contínua. Os resultados obtidos tem que preservar os objetivos da organização, a ética e a responsabilidade social; A melhoria da qualidade e produtividade de uma empresa deve beneficiar a todos os stakeholders e a sociedade em geral.

TIPOS DE SISTEMAS Os sistemas podem ser classificados em relação a seus resultados da seguinte forma: - sistemas de resultados diretos; - sistemas de resultados indiretos; - sistemas de resultados desconhecidos.

SISTEMAS DE RESULTADOS DIRETOS Input Output Resultado Exemplos: pesquisas de satisfação salarial; pesquisas de clima; avaliações cognitivas (assessment); treinamentos técnicos.

SISTEMAS DE RESULTADOS INDIRETOS As relações de causa e efeito não são “perfeitas” Input Output Resultado Exemplos: treinamentos comportamentais; promoções; avaliações do tipo 360º.

SISTEMAS DE RESULTADOS DESCONHECIDOS A) Resultados não muito claros Input Output Resultado B) Resultados desconhecidos Input Output Resultado Processo que acrescenta valor Exemplos: campanhas de conscientização; serviços e campanhas sociais; campanhas de auto-valorização.