Programação Formação Continuada 2016

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Avaliação em EaD: desafios e possibilidades
Advertisements

Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município Etapa Junho.
Prática de sala de aula O trabalho proposto serve como amostragem das diferentes formas de aprendizagem usadas dentro de um mesmo contexto educacional,
UTILIZAÇÃO DO SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE CURSOS MOODLE PARA O DESENVOLVIMENTO DE UM PROJETO DE CURSO NA DISCIPLINA DE TEORIA GERAL DE SISTEMAS DENIS BENNER.
Universidade Federal do Amapá Pró-Reitoria de Ensino de Graduação Coordenação do Curso de Física O Plano de aula Prof.: Robert Saraiva Matos.
Séries/Anos Finais do Ensino Fundamental Guia de Livros Didáticos PNLD 2008 Ministério da Educação Secretaria de Educação Básica Fundo Nacional de Desenvolvimento.
Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município ____________ Etapa OUTUBRO.
Apresentação do Ambiente Virtual de Aprendizagem - Moodle.
Letramento e Alfabetização: as muitas facetas Magda Soares.
SEQUÊNCIA DIDÁTICA: Valorizando nossa negritude
Curso - Avaliação e Aprendizagem
PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA 1.
SISTEMA DE AVALIAÇÃO DO ESTADO DO PIAUÍ.
Competência Leitora E A Resolução de Problemas
OS GÊNEROS TEXTUAIS DO CINEMA EM AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA
Reescrita de fábula e produção de autoria
Prova Brasil Língua Portuguesa.
Competência Leitora E A Resolução de Problemas
FORMAÇÃO DO PROGRAMA Chão da escola 07 e 08 de junho
Minha terra encanta o mundo inteiro
JOGOS E RECURSOS UTILIZADOS NA ALFABETIZAÇÃO
AULA 1 Introdução à Pesquisa em Ensino de Física Monografia para a Licenciatura em Física Profa. Cristina Leite ramal 7004, sala.
CURSO: LICENCIATURA EM FÍSICA
Título do trabalho Autor (instituição); Autor (instituição). APODI/RN
Tema 2 UTILIZAÇÃO DE FERRAMENTAS DIGITAIS EM SALAS DE AULA (#ecoimooc5,#artefacto1) UC Educação Aberta a Distância Elisabete Caseiro – –
FORMAÇÃO DO CONHECIMENTO PARA ALÉM DA SALA DE AULA
Roteiro para Elaboração do Projeto de aplicação da Modelagem Matemática na sala de aula da Educação Básica.
Professora Responsável: Prof.ª M.ª MARIA INÊS MIQUELETO
Adenilse silva de jesus Reginaldo Vieira da Costa
Coordenação: Vani Kenski
Os Cadernos e as Situações de Aprendizagem
SEJAM MUITO BEM – VINDOS!
Ana Claúdia Uchôa Araújo
Curso - Avaliação e Aprendizagem
1.
Curso Técnico Eletromecânica Soldagem Básica
LICENCIATURA EM LETRAS
Segue quadro com sistematização e orientação para avaliação no Simec.
PRODUZIR TEXTOS E ESCREVER
Avaliação de satisfação de curso EaD por meio da análise qualitativa
A LITERATURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ASPECTOS E CONTRIBUIÇÕES NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. DAGMAR NEPONUCENO BELO CARDOSO UNIVERSIDADE FEDERAL DO.
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
Planejamento da ação didática. Caminhão na ponte.
Como elaborar um plano de aula.. Os objetivos são as metas estabelecidas que se pretende alcançar. Vale refletir: Qual a sua meta nessa aula? O que espera.
Provocar e gerir discussões a partir da análise dos resultados da avaliação diagnóstica do Programa Mais Alfabetização, articulando com as habilidades.
UTILIZAÇÃO DA MÍDIA IMPRESSA E MÍDIA INFORMÁTICA
COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA
MEC/SEB SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO UNDIME UEMG
Ciclo da Consolidação, 9º ano do Programa de Intervenção Pedagógica
POLÍTICAS PÚBLICAS DE SAÚDE MENTAL
COMO SERÁ DESENVOLVIDO?
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
Caderno de Atividade de Apoio à Aprendizagem (AAA)
Aula 1 Conheça seu curso e sua Instituição Nome do Professor.
Programa Internacional para Avaliação de Alunos
Língua Portuguesa: Avaliação da Aprendizagem em Processo 2012
ESTÁGIO EM MATEMÁTICA II ORIENTAÇÕES PARA REALIZAÇÃO DO ESTÁGIO
Práticas de Planejamento Tributário
PROFESSORA MARTA LEONOR S.P.P. VIEIRA
NÃO BASTA SER FAMÍLIA, PRECISA SER PRESENTE! Ensino Fundamental I 1º PLANTÃO PEDAGÓGICO/2019.
Coordenadora de área: Ida Maria Marins
VIII Fórum Institucional de Ensino
Pauta 1 Um currículo pautado no desenvolvimento de habilidades e competências
Pauta 8 A competência 7 da BNCC: ARGUMENTAÇÃO
Pauta 9 A competência 8 da BNCC: AUTOCONHECIMENTO E AUTOCUIDADO
Pauta 3 A competência 2 da BNCC: PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO.
Pauta 4 A competência 3 da BNCC: REPERTÓRIO CULTURAL
Fabio e. santos Tamyres f. santos Augusto a. de Paula
Práticas Essenciais na Alfabetização
Transcrição da apresentação:

Programação Formação Continuada 2016

PRIMEIRO ENCONTRO 3 e 4 de novembro de 2016 - Apresentação  feita pelo supervisor de cada polo OBJETIVOS   DA ÁREA DE LINGUAGEM O objetivo da formação em Alfabetização e Linguagem é discutir a Avaliação Nacional da Alfabetização – ANA – nas seguintes dimensões: análise dos resultados de 2013 e de 2014; identificação das dificuldades dos alunos em cada nível da ANA em leitura e em escrita; proposição de ações pedagógicas para a superação das dificuldades dos alunos, estabelecimento de metas a curto, médio e longo prazo  para  reverter os índices de rendimento dos alunos em leitura e em escrita.

PLANEJAMENTO DOS ENCONTROS PRESENCIAIS - ALFABETIZAÇÃO E LINGUAGEM PRIMEIRO ENCONTRO DISCUSSÃO DA ANA: - Objetivos gerais Análise dos resultados de 2013 e de 2014 Identificação, em cada nível, das dificuldades dos alunos e discussão das possíveis causas dessas dificuldades - CONTEÚDOS DE ESCRITA: Sistema de escrita Alfabética Desvios de escrita - Textualização com foco para coesão e coerência

SEGUNDO ENCONTRO CONTEÚDOS DE LEITURA - Inferência - Intertexto - Narrativa - Análise dos resultados da ANA dos municípios (podendo ser incluídos os resultados de escolas) Identificação das habilidades que não foram desenvolvidas. Elaboração de sequências didáticas a serem aplicadas nas salas de aula. - Estabelecimento de metas de aprendizagem  

ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS ENTRE O PRIMEIRO E SEGUNDO ENCONTROS 1- Participação no fórum de discussão (Desvios de escrita) do Moodle; 2- Entrar no site do PACTO e ler os textos abaixo: CAGLIARI, L, C. Alfabetização e linguística. São Paulo: Scipione, 2009. (p. 101 a 104) MASSINI-CAGLIARI, G, M. O texto na alfabetização: coesão e coerência. Campinas, SP: Edição da Autora, 1997. (p. 48 a 71) DOLZ, J. Produção escrita e dificuldades de aprendizagem. Campinas, SP: Mercado das Letras, 2010. (p. 13 a 28) LEMLE, M, Guia Teórico do professor alfabetizador. São Paulo: Ática, 2001. (p. 16 a 44) NÓBREGA, M, J. Ortografia. São Paulo: Editora Melhoramentos, 2013. (p. 16 a 37) OLIVEIRA, M, A. Conhecimento linguístico e apropriação do sistema de escrita: caderno do formador. Belo Horizonte: Ceale/FaE/UFMG, 2005. (p. 39 a 55) GOMES, A, A, et al. Capacidades da alfabetização. Belo Horizonte: Ceale/FaE/UFMG, 2005. (p. 61 a 72) GOMES, A, A. et al. Planejamento da alfabetização: capacidades e atividade. Belo Horizonte: Ceale, 2006. (p. 157 a 189) SOARES, M. Alfabetização: a questão dos métodos. São Paulo: Contexto, 2016. (p. 310 a 328) 3) Fazer uma análise de como o textos podem auxiliar o professor alfabetizador em linguagem no trabalho com as habilidades de leitura e escrita não desenvolvidas pelos estudantes, tendo como referência a ANA.