A aula essencial Uma análise, uma proposta

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A aula essencial Uma análise, uma proposta
Advertisements

EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS: propostas e dasafios. Utilizando tecnologias na Educação O que chamamos de tecnologia? A tecnologia é sempre utilizada em sala.
Gestão em Saúde Introdução aos conceitos: Gestão e Saúde Justificativas da disciplina... Prof. Helena Kanashiro.
Apresentação da Palestrante e autora do livro
Prática de sala de aula O trabalho proposto serve como amostragem das diferentes formas de aprendizagem usadas dentro de um mesmo contexto educacional,
Eixo 3 – TECNOLOGIA Mapas Conceituais: uma breve revisão CAVELLUCCI, Lia Cristina Barata. FORMADORA JANAINA R. PITAS CEFAPRO DE PRIMAVERA DO LESTE
PLANO DE AULA Cacique Vanhkre Prof: Ana Paula Discip-Geografia Tema-As Regiões Brasileira.
PROFESSORA: Fábia Santos Fernandes 4º ano A Turno: matutino Sequência de aulas com o uso da lousa digital Disciplina: Geografia.
Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias CONHECIMENTOS DE FÍSICA Capítulo 2.
METODOLOGIA DO ENSINO DE MATEMÁTICA Aula 3 – MEM Prof a Sara Lacerda.
+ XIX Seminário internacional de aprendizagem e serviço solidário Bs. As. UCA.
COMUNICAÇÃO PARA A TRANSFORMAÇÃO SOCIAL CURSO DE FORMAÇÃO REPAM.
Classificação dos Métodos de Ensino:
DIDÁTICA GERAL 3 a Fase / Educação Física Prof a : Ivanete Lago Groh CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - Unifebe
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS UnU de Ciências Exatas e Tecnológicas Curso de Ciências Biológicas –Modalidade Licenciatura CDMI – Comunicação Mediada Por.
Prof. Ma. Maria Cecilia Amendola da Motta
Educação Híbrida na Escola.
POSSIBILIDADES E DESAFIOS PARA INCLUSÃO DE UM ALUNO
Ensino Híbrido: uma nova abordagem para o Ensino Médio
CENTRAR A DOCÊNCIA NO ALUNO: REFLEXÃO SOBRE QUESTÕES ÉTICAS
Pesquisa JOGO JOGO MODIFICADO ARTE PESQUISA CONCEITO MODALIDADE
2ª Oficina Formação de Gestores Escolares
Paulo Vinícius Rampinelli
Projeto: “Inglês com música: novas práticas para o aprendizado do idioma”
Prof. Vasco Moretto Prof. Gustavo Moretto
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
II Simpósio Ined 8 e 9 de maio de
O ensino de História: teoria e prática
Coordenação: Marcelo Correa
Prof. Dr. Manoel Oriosvaldo de Moura
13º SEMINÁRIO NACIONAL ABED DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
BOM ANO LETIVO 2015/2016 «Não é por as coisas serem difíceis que nós não ousamos, mas é por não ousarmos que elas se tornam difíceis.» Séneca.
PEDAGOGIA DE PROJETOS FERNANDO HERNÁNDEZ.
Metodologia e Prática do Ensino.. O que é Metodologia ? 1.A arte de dirigir o espírito na investigação da verdade. 2. (Filosofia) Estudos dos métodos.
PRINCÍPIOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DO ENSINO DE HISTÓRIA
Linha do Tempo 1960-Fundação Getulio Vargas produziu material avaliativo para o Ensino Médio em todas as áreas Criada a Prova Brasil.
PEDAGOGIA DE PROJETOS FERNANDO HERNÁNDEZ. CONSIDERAÇÕES GERAIS O CURRÍCULO ESCOLAR; OUTRA FORMA DE ORGANIZAR O TEMPO E O ESPAÇO ESCOLAR; OUTRA FORMA DE.
Informática, inclusão e cidadania: Curso do sistema operacional Linux Ubuntu. Francisca Giniele do Nascimento Pinho¹, Antônio Caçula Almeida Filho¹, Francisco.
Orientações para Cursos de Graduação em Avaliação Externa
4ª TEMA CADERNOS DO CURRÍCULO
Ministrantes: simone de paula rodrigues moura
O uso do celular no Ensino de Ciências e Matemática
LDB – artigo 23___novas possibilidades de organizar a escolarização
Tecnologias Imersivas e Interativas na Educação
Renato Dutra, D.Sc. Manoela Tagliaferro, M.Sc. Aline Escarlate
A informática tem grande importância para nós, pois através do mesmo podemos compreender e acompanhar as mudanças que existe em nosso meio.
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
1ª AÇÃO MMR Problema: Alta Concentração de alunos com desempenho abaixo do básico (38,1%) em Matemática Plano de Melhoria: Formação Docente ESCOLA ESTADUAL.
Mediador : Ivandro Batista de Queiroz Professores da área de Ciências da Natureza (Biologia, Química)
Pela primeira vez, o Brasil terá uma base que define o conjunto de aprendizagens essenciais a que todos os estudantes têm direito na Educação Básica.
Claudia Lisete Oliveira Groenwald
Relação entre BNCC, Currículo e Projeto Político Pedagógico
em Educação em Direitos Humanos
A formação do professor na UFMS
PREFEITURA MUNICIPAL DE IPATINGA - SME
Currículos e Programas
DESAFIOS E OPORTUNIDADES NO ENSINO DE ENGENHARIA A DISTÂNCIA NO BRASIL
TECNOLOGIA OU METODOLOGIA
Caderno de Atividade de Apoio à Aprendizagem (AAA)
Ser a melhor solução de educação para a construção da sua própria história. Ser líder nas regiões onde atua, referência de ensino para a melhoria de vida.
ESTÁGIO EM MATEMÁTICA II ORIENTAÇÕES PARA REALIZAÇÃO DO ESTÁGIO
A aula essencial Uma análise, uma proposta
TEORIAS DA EDUCAÇÃO Prof. Dr. Renato Araújo Teixeira
TEORIAS DO CONHECIMENTO E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
Matemática na Prática.
Pauta 9 A competência 8 da BNCC: AUTOCONHECIMENTO E AUTOCUIDADO
Pauta 3 A competência 2 da BNCC: PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO.
Pauta 4 A competência 3 da BNCC: REPERTÓRIO CULTURAL
AS RELAÇÕES INTERPESSOAIS NO AMBIENTE EDUCACIONAL:
AS CARACTERÍSTICAS E HABILIDADES QUE SE ESPERA ENCONTRAR EM UM BOM PROFESSOR 28º Congresso do SINPEEM Outubro/2017 – SP Profª Isabel Parolin.
Transcrição da apresentação:

A aula essencial Uma análise, uma proposta Professor Doutor Fernando José de Almeida PUC/SP e TV Cultura Águas de Lindóia, 1º de abril de 2013

A Bala de Prata A aula como alma

A aula: nossa alma CAUSA da desmotivação CAUSA da evasão CAUSA dos desvios ideológicos É do Século XVIII Limpando a imagem de vilã Aula é a ALMA

Todos chamam: “a sala de aula” A aula tem sido vilã PARA A DIREITA PARA A ESQUERDA O que é Arquitetura Cadeiras Metodologia Bancária Não é Todos chamam: “a sala de aula”

Histórico CAVERNA (para a família) ACADEMIA (para poucos) Em torno da fogueira ACADEMIA (para poucos) Peripatético Eleitos, discípulos GRUPO DE PODER (para o grupo) No palácio Aula, corte Para ouvir viagens, música, política, cultura DEMOCRÁTICA (para todos) Organização de disciplinas e sequências didáticas Ao fim um diploma: reconhecimento social Histórico

Origem do Conceito ...se se mantém... ...expandiu-se muito... Vem do Século XVIII ...se se mantém... ...expandiu-se muito... PORTANTO...

Aula Momento do AUTOR Momento do OUTRO Latim: auctor / alter

Aula Essencial: 4 momentos CONTEXTUALIZAÇÃO: Mobiliza / problematiza EXPLICAÇÃO: Analisa / justifica INVESTIGAÇÃO: Encaminha / organiza mostra respostas CONCLUSÃO: sintetiza / utopiza

Zonas de Sensibilização consequência da aula toda aula tem em si uma hiperaula EQUÍVOCOS (bem intencionados) AULA GÔNDOLA Quanto mais, melhor Oferta indiscriminada Conteúdos para consumo

Professor / Aluno Assimilação e individualização Cognição Concentração, expansão, unificação, vivência Cognição CONHECIMENTO Assimilação e individualização

Aprender COMO aprender Professor / Aluno Falar com quem gosta Falar de modo singelo, simples: Iniciar com os objetivos na lousa Finalizar com o que aprendeu: Metacognição Memória Percurso Cognitivo Auto-avaliação Aprender COMO aprender

+ A Aula Plena Após a clareza das questões trazidas (7/10 minutos) ATIVAÇÃO DAS ZONAS DE SENSIBILIZAÇÃO: AULA EXPANDIDA + AULA ESSENCIAL Após a clareza das questões trazidas (7/10 minutos) Desenvolvem-se questões enriquecedoras, amplificadoras, contextualizadas

A Aula Expandida A tentação é perder-se nos detalhes / nas metodologias / na avaliação... O que eu vou ensinar hoje? – é a primeira pergunta Currículo Plano Caderno do Professor Decisões, opções, aperfeiçoamento, engajamento, oportunidade

AULA ESSENCIAL (5 a 7 minutos) Z S Z S Z S Z S Z S AULA EXPANDIDA: Zonas de Sensibilização Z S Z S O espanto, a curiosidade, o humor, o absurdo As histórias, as soluções As pesquisas, a lógica, as conclusões, as regras, o ainda não Os desafios para a classe, a dimensão social, a ética, as utopias... Z S Z S AULA ESSENCIAL (5 a 7 minutos) Z S Z S Z S Z S Z S Z S

Zonas de sensibilização a serem desenvolvidas, capturadas Novas curiosidades Apoio de múltiplas mídias Atividades em grupos Utopias Interdisciplinaridade Levantamento com alunos de novos temas Pesquisas orientadas Intervenção social Ética e estética Divulgação de produtos Políticas / solidariedade... Aprofundamento ... Redes sociais de pesquisa

É meu! Sou autor, sou autoridade. É por ela que luto por TODO o resto! A Bala de Prata Qual o mais precioso instrumento do nosso TRABALHO? 10 minutos de nossa inteira responsabilidade Não é da sociedade Não é do governo Não é do coletivo Não é do currículo Não é das tecnologias É meu! Sou autor, sou autoridade. É por ela que luto por TODO o resto!