O desenvolvimento cognitivo da criança.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Epistemologia genética – Jean Piaget
Advertisements

A TEORIA PSICOGENÉTICA DE PIAGET
HENRI WALLON Gleydson Rocha
Aprendizagem/ Brasil. Aprendizagem Significativa.
Jean Piaget ( ) Um pioneiro no estudo da inteligência infantil. Jean Piaget ( ) foi um renomado psicólogo e filósofo suíço, conhecido por.
Copyright © 2016 Author Júlia Stocco Sanches Valentin Júlia Stocco Sanches Valentin 1, 2 ; Lívia Stocco Sanches.
Aprendizagem Cognição Desenvolvimento Crescimento Maturação Conhecimento.
CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DE LINGUAGENS AMBIENTES.
É a contínua alteração no comportamento ao longo do ciclo da vida, através da interação entre as necessidades da tarefa, a biologia do indivíduo e as.
EDUCAÇÃO, COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO INTEGRANDO CONCEITOS Fernando Lefevre Instituto de Pesquisa do Discurso do Sujeito Coletivo.
Seminário de Teorias da Aprendizagem Henri Wallon Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática – CEFET / RJ Maio de 2005 Prof.
Classificação dos Métodos de Ensino:
Jean Piaget ( ) Um pioneiro no estudo da inteligência infantil.
PARADIGMAS EM APRENDIZAGEM Paulo Hentz. A LÓGICA FORMAL Aristóteles (Grécia antiga) Princípios: Identidade; Não contradição; Terceiro excluído. Organização.
DESENVOLVIMENTO COGNITIVO NA PERSPECTIVA PIAGETIANA
Interação Para a construção de aprendizagens a interação entre as crianças é fundamental para o desenvolvimento infantil; possibilita a troca de conhecimentos,
METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA
APRESENTAÇÃO MULTIMÉDIA #27 TEMA V | PROBLEMAS E CONCEITOS TEÓRICOS ESTRUTURADORES DA PSICOLOGIA CAPÍTULO 1| OS GRANDES AUTORES DA HISTÓRIA DA PSICOLOGIA.
A EPISTEMOLOGIA GENÉTICA DE JEAN PIAGET E A aprendizagem
A TEORIA EPISTEMOLÓGICA GENÉTICA
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
O ensino de História: teoria e prática
PIAGET Vida, Obra e Conceitos.
Prof. Dr. Manoel Oriosvaldo de Moura
Teoria de Piaget sobre como as crianças aprendem
Ciência, Tecnologia e Análise do Comportamento
Iniciação Científica.
Psicologia do Desenvolvimento I
A escola como formadora do sujeito
Vygotsky - conceitos Luigi granizo Mariana abatayguara Mayara santos
OBJETIVO: 1.Produzir um novo estilo de vida (Vida Super Abundante) 2.Reprogramar suas crenças limitantes e potencializar suas crenças (Eliminar Entraves.
CONSCIÊNCIA & ATIVIDADE
J. Gimeno Sacristán Angela Figueroa I. USP- Faculdade de Educação
Teoria de Piaget sobre como as crianças aprendem
Didáctica da Matemática: teorias de aprendizagem
Piaget e Vygotsky: diferenças e semelhanças
L. S. Vigotsky Psicólogo russo / Dialética marxista
ABORDAGEM INTERACIONISTA E SOCIOINTERACIONISTA Licenciatura em Biologia modalidade EAD.
Cristiano Teles de Meneses Adilmo Francisco de Lima Tiago Nery ribeiro
ABORDAGEM COGNITIVISTA
Constructos Básicos Me. João Camilo de Souza Jr..
Ministrantes: simone de paula rodrigues moura
Aget.
John Dewey ( ).
Psicologia e educação: compartilhando saberes
Planejamento, Avaliação e Fundamentos Cognitivos em EaD
1. O TIPO DE PESQUISA BIBLIOGRÁFICA CAMPO ESTUDO DE CASO PESQUISA AÇÃO PESQUISA PARTICIPANTE 2. MÉTODO DE ABORDAGEM São métodos que possuem um caráter.
As contribuições da Psicologia para Educação: teoria genética e aprendizagem escolar Legenda.
DIFICULDADES E ERROS NA APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA
Teoria do desenvolvimento cognitivo
Piaget, Vygotsky e Wallon
ESTÁGIOS DO DESENVOLVIMENTO SEGUNDO PIAGET
A FORMAÇÃO DO INDIVÍDUO. DESENVOLVIMENTO HUMANO.
Profª. Luciana Eliza dos Santos
Programa de Formação de Professores
O homem e a Cultura Capítulo do Livro : O desenvolvimento do Psiquismo
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
Adriana Friedmann. 1) DESENVOLVIMENTO INFANTIL MARCADO POR: Herança genêtica Educação Meio ambiente Qualidade dos vínculos 2) TRÊS PRIMEIROS ANOS Determinantes.
Teorias da Aprendizagem Professor. Gleydson Rocha.
TEORIAS DA EDUCAÇÃO Prof. Dr. Renato Araújo Teixeira
TEORIAS DO CONHECIMENTO E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
Metodologias Ativas O TRABALHO EDUCATIVO COM ADOLESCENTES Profª. Drª
A perspectiva socioconstrutivista interacionista
O Desenvolvimento Cognitivo Elaine Regina Rufato Delgado
Campos Conceituais: A Teoria de Vergnaud Diana Mary Moura Nogueira.
DO CONHECIMENTO COTIDIANO AO CONHECIMENTO CIENTÍFICO
“APRENDER É GRAVAR” Decorrências:
Interações sociais e significação no aprendizado das crianças PEDAGOGIA A interação social entre crianças e entre crianças e adultos/educadores, promove.
COMO NÓS APRENDEMOS? LES 129 – SOCIOLOGIA E EXTENSÃO
GAMIFICAÇÃO DO ENSINO: possibilidade de intervenção na perspectiva psicopedagógica UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL - FACULDADE DE EDUCAÇÃO ESPECIALIZAÇÃO.
Transcrição da apresentação:

O desenvolvimento cognitivo da criança. A epistemologia genética de Jean Piaget Vicente Sarubbi Jr. Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo

Observação por meio de estudos empíricos. Suíço, nascimento em 1896 e falecimento em 1980 Formação inicial em biologia; mas é reconhecido como psicólogo e epistemólogo, por ter investigado de forma experimental e crítica, a gênese, a estrutura e a dinâmica do pensamento humano. Observação por meio de estudos empíricos. Suas investigações ganharam originalidade ao propor situações concretas para as perguntas e tarefas que as crianças eram chamadas a desempenhar. As operações lógicas obedecem às leis do funcionamento mental, e não da física. (RAMOZZI-CHIAROTTINO, 2005)

Epistemologia Genética Epistemologia genética – Teoria sobre a gênese e do desenvolvimento cognitivo da criança (em específico, o processo de formação do conhecimento humano; como se dão as mudanças das estratégias do conhecer). “(...) é a busca do entendimento de como o conhecimento é construído, e nesta perspectiva se torna epistemológico.” (FERRACIOLI, 1999, p.6). Sujeito epistêmico – sujeito das interações, sujeito ativo no processo de conhecer; que se desenvolve e adquire capacidade de pensar o seu meio (operar conceitos).

(FERRACIOLI, 1999; ABREU et al., 2010) Maturação biológica; Experiência pessoal adquirida - ganhar apropriação; Transmissão Social recebida ex. educação, cultura, coletivo, ambiência. Equilibração. (FERRACIOLI, 1999; ABREU et al., 2010)

Aprendizagem e Desenvolvimento A aprendizagem vem em função da experiência imediata com o meio – ex. com professores abordando um assunto em sala de aula. O desenvolvimento é um processo sobre a totalidade das estruturas do conhecimento, que não está no indivíduo nem nos objetos presentes em seu meio. O conhecimento é um construto que decorre das interações entre ambos. Um processo que se dá pelas sucessivas elaborações do indivíduo enquanto sujeito do conhecimento. (FERRACIOLI, 1999)

Inteligência Enquanto estrutura – É uma organização que tem por finalidade gerir processos que estão associados a níveis de conhecimento que não se dão por acúmulo ou sobreposições, mas pela reorganização da própria estrutura (do menos complexo ao mais complexo) (de PÁDUA, 2009). Pode-se dizer que tais estruturas “administram” os eventos da forma como são percebidos pelo organismo, agrupando-os conforme suas características semelhantes (DIAS, 2010). Enquanto função – Ligada aos processos, Leva o indivíduo a obter sua melhor adaptação no meio em que vive. (de PÁDUA, 2009)

Assimilação e Acomodação Noção comum presente na fisiologia e na psicologia, significa entrar em contato com objeto e dele retirar e reter algumas impressões/ informações para a sua apropriação. Duas funções indissociáveis que atuam em polos opostos no desenvolvimento cognitivo. Adequação às necessidades e singularidades do objeto. Faz-se um molde que transforma a estrutura inicial do objeto em função da incorporação dos novos elementos que irão se integrar aos esquemas mentais (provoca a modificação dos esquemas mentais). (de PÁDUA, 2009)

O novo pela experiência imediata funções de assimilação (digestão) e acomodação (amoldamento) Adaptação Desequilíbrio (desconforto; desafio intrigante) Em que ocorre o desenvolvimento progressivo de novas estruturas... Ocorre a equilibração (processo que envolve equilíbrio, desequilíbrio e reequilíbrio). Ativa esquemas mentais (estruturas que organizam, mediam as ações e estabelecem generalizações) que sofrem alteração (integração e reconstrução a partir da estrutura existente) (de Pádua, 2009) ??? Quando se interroga crianças, Piaget afirma que se obtêm respostas bem diferenciadas nos diferentes níveis do desenvolvimento da criança. Para as crianças, segundo Piaget, as coisas são dotadas de vida e intencionalidade (FERRACIOLI, 1999)

O desenvolvimento do processo de formação do conhecimento humano se dá em uma sucessão de estádios (de ‘estados dinâmicos’), considerando que podem se adiantar ou atrasar na média das idades de uma criança. 1º Estádio sensório-motor (inteligência sensório-motora) 0-2 anos 2º Estádio pré-operatório (inteligência simbólica ou pré-operatória) 2 a 7 anos 3º Estádio operatório concreto (inteligência operatória concreta) 7 a 12 anos 4º Estádio operatório formal (inteligência operatória formal) A partir de 12 anos (FERRACIOLI, 1999; ABREU et al., 2010)

Referências Abreu LCA et al. A epistemologia genética de Piaget e o construtivismo. Rev. Bras. Cresc. e Desenv. Hum. 2010; 20 (2): 361–366. de Pádua GLD. A Epistemologia Genética de Jean Piaget. Revista FACEVV. 2009; 2: 22-35. Dias, F. O desenvolvimento cognitivo no processo de aquisição de linguagem. Letrônica. 2010; 3 (2): 107-119. Ferracioli L. Aprendizagem, Desenvolvimento e Conhecimento na Obra de Jean Piaget: Uma Análise do Processo de Ensino-Aprendizagem em Ciências. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos. 1999; 80 (194): 5-18. Ramozzi-Chiarottino. Os “estágios” do desenvolvimento da inteligência. In: Jean Piaget. Coleção memória da pedagogia. Suplemento Especial, n.1. São Paulo: Segmento-Duetto, 2005.