São Paulo/2016 Profª Drª Maristela Angotti Departamento de Didática

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PAIC 2013.
Advertisements

Vamos refletir sobre a Educação Infantil!
A Construção da Linguagem Oral e Escrita
Música na Educação Infantil Música é uma linguagem cujo conhecimento:  Se constrói,  Comunica ideias e sentimentos;  Afeta a dimensão sensível do ser.
A INFÂNCIA E SUA SINGULARIDADE Sônia Kramer Acadêmicos: Cláudia Gadotti Edir Giacomelli Gustavo Martins.
O SUCESSO NO ENSINAR Professora: Ivanete Lago Groh.
2 COMISSÃO DE PROTECÇÃO DE CRIANÇAS E JOVENS DE VILA NOVA DA BARQUINHA.
D IRETRIZES C URRICULARES N ACIONAIS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL Profª Ma Karine Morgan.
ÁREA - CONHECIMENTOS 9º Ano. A BASE DO SISTEMA EDUCATIVO É O ALUNO, E A ESCOLA UMA VIA INSTITUCIONAL ENTRE OUTRAS, DE ACESSO À EDUCAÇÃO E IMPLICITAMENTE.
Relações de Convívio Solidário Kátia Antoniolli Coordenadora Pedagógica Colégio Marista Pio XII *Este eixo contempla a dimensão socioafetiva e as dimensões.
Vai já pra dentro, menino Pedro Bandeira. Vai já pra dentro menino! Vai já pra dentro estudar! É sempre essa lengalenga Quando o que eu quero é brincar...
Estatuto da Criança e adolescente. Art. 1º Esta lei dispões sobre a proteção integral à criança e ao adolescente. Integral= Inteiro, total.
Reunião Administrativa e Pedagógica C. E. I. M. MIRIAN GONÇALVES CÉSAR RIBEIRO Caetanópolis, 15 de Fevereiro de 2017.
Qualquer maneira de jogar e brincar vale a pena? O que fazer para ajudar as crianças a aprender? Margareth Brainer Rosinalda Teles Margareth Brainer Rosinalda.
ENSINO DA NATUREZA E DA SOCIEDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL
CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO INFANTIL E INFÂNCIA
 Em 1988 surgem as primeiras políticas de atenção à saúde destinada a população em conjunto com a criação do SUS.  Mas a implantação desses programas.
SISTEMA DE AVALIAÇÃO DO ESTADO DO PIAUÍ.
As relações e determinações do trabalho na vida cotidiana.
Interação Para a construção de aprendizagens a interação entre as crianças é fundamental para o desenvolvimento infantil; possibilita a troca de conhecimentos,
Resgatando heranças e transformando gerações
Centro Educacional Unificado
PEAD Ludicidade e Educação
Direito da Infância e da Adolescência
Identidade Institucional no IFCE
“Um processo de mobilização passa por dois momentos
PROPOSTA PEDAGÓGICA.
FORMAÇÃO DO PROGRAMA Chão da escola 07 e 08 de junho
O ensino de História: teoria e prática
PRAT. DE ENS. E EST. SUP. EM DOC. DE EDUC. INFANTIL
INSTITUCIONAL EXTERNA 2013
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ
Orientação à Ação Evangelizadora Espírita da Infância - Subsídios e Diretrizes.
PRINCÍPIOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DO ENSINO DE HISTÓRIA
O Brincar e a Revelação da Potência da Criança
PLANEJAMENTO EDUCACIONAL: COMO ENSINAR?
LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL
Valores e atitudes para a vida através do esporte
  ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO: UM OLHAR SOBRE O PROCESSO FORMATIVO NA MODALIDADE A DISTÂNCIA. Autores: Priscila Bernardo Martins; Edda Curi; Carlos.
ESTRUTURA E ORGANIZAÇÃO DO ENSINO
Parcerias para educação,cultura e cidadania de crianças e adolescentes
PARÂMETRO CURRICULAR DA MATEMÁTICA
Gestão Democrática.
Profa. Dra. Marta Scarpato
POLÍTICA DE LIVRO E LEITURA
ADELAIDE REZENDE DE SOUZA
IPET ED INFANTIL Prof Zeza
Ciclo da Consolidação, 9º ano do Programa de Intervenção Pedagógica
PLANEJAMENTO EDUCACIONAL
EDUCAÇÃO FISICA NO ENSINO MÉDIO
Caderno de Expectativas de Aprendizagem
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
Estagio Supervisionado em Docência
BNCC e Educação Infantil
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
Adriana Friedmann. 1) DESENVOLVIMENTO INFANTIL MARCADO POR: Herança genêtica Educação Meio ambiente Qualidade dos vínculos 2) TRÊS PRIMEIROS ANOS Determinantes.
AS REGRAS DO JOGO: as responsabilidades do aluno no Contrato Didático Núcleo de Assessoria Pedagógica NAP UNISAL-LORENA
ESTÁGIO EM MATEMÁTICA II ORIENTAÇÕES PARA REALIZAÇÃO DO ESTÁGIO
EDUCAÇÃO INFANTIL O PLANEJAMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL E OS DESAFIOS COM A BNCC.
PROFESSORA MARTA LEONOR S.P.P. VIEIRA
Atribuições das/os Pedagogas/os Editais 37/2004 e 10/2007
COMO ENSINAR A TODOS? Para que a inclusão realmente aconteça, é importante garantir diversos recursos para resgatar ou estabelecer as funções nas.
Em 1999 – por meio do Projeto Estratégico Nacional – iniciou a elaboração de um conjunto de métodos que fossem capazes de subsidiar a formação com base.
A EDUCAÇÃO FÍSICA NA ABORDAGEM CRÍTICO SUPERADORA 1. Consideração da prática pedagógica (aula) no interior de um projeto político-pedagógico (escola) referenciado.
Interações sociais e significação no aprendizado das crianças PEDAGOGIA A interação social entre crianças e entre crianças e adultos/educadores, promove.
Curso de Formação Sindical para a Educação Infantil A necessária construção da relação família e instituições de Educação Infantil SINPEEM / São Paulo.
Marco Legal Sistema Inclusivo Escola Especial Classe Especial.
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento normativo que define o conjunto progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem.
Pedagogia das competências Segundo Philippe Perrenoud: "Competência é a faculdade de mobilizar um conjunto de recursos cognitivos (saberes, capacidades,
Profª Drª Maristela Angotti Departamento de Didática
Transcrição da apresentação:

27º CONGRESSO SINPEEM O Desenvolvimento de Projetos  para crianças de zero a três anos São Paulo/2016 Profª Drª Maristela Angotti Departamento de Didática FCL/UNESP/CAr

Foco OLHAR Observar Entender e analisar Atender Promover desenvolvimento Planejar intencional e integradamente as práticas pedagógicas

Olhar a criança DCNEI/ 2009 Art. 4º As propostas pedagógicas da Educação Infantil deverão considerar que a criança, centro do planejamento curricular, é sujeito histórico e de direitos que, nas interações, relações e práticas cotidianas que vivencia, constrói sua identidade pessoal e coletiva, brinca, imagina, fantasia, deseja, aprende, observa, experimenta, narra, questiona e constrói sentidos sobre a natureza e a sociedade, produzindo cultura.

Creches: 0-3anos especificidades. EI na LDBEN nº 9394/96 Art. 29. A Educação Infantil, primeira etapa da educação básica, tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança até seis anos de idade, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade. Creches: 0-3anos especificidades.

Linguagens expressivas DCNEI/ 2009 Art. 8º A proposta pedagógica das instituições de Educação Infantil deve ter como objetivo garantir à criança acesso a processos de apropriação, renovação e articulação de conhecimentos e aprendizagens de diferentes linguagens, assim como o direito à proteção, à saúde, à liberdade, à confiança, ao respeito, à dignidade, à brincadeira, à convivência e à interação com outras crianças. Ambiente; Relações/modelos; Integração; Experimentação; Ludicidade; Linguagens expressivas

O DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS PARA CRIANÇAS DE ZERO A TRÊS ANOS Unidade didática Seleção de conteúdo docente Atividade direcionada Tempo definido Mais direcionado metodologicamente Projetos Interesse da criança Protagonismo Tempo necessário Mais flexível metodologicamente

Educação “... eu a entendo como sendo a realização do potencial humano, a realização do ser em seu processo de desenvolvimento integral, de torna-se cada vez mais pleno, realizado e feliz no convívio com o outro, no viver e conviver em sociedade, inserido em uma dada cultura e num determinado momento da história , atuando na dinâmica desse processo de maneira dialógica e dialética de pertença e transformação com autonomia.” Maristela Angotti

“Temos a obrigação de inventar outro mundo porque sabemos que outro mundo é possível. Mas cabe a nós construí-lo com nossas mãos entrando em cena, no palco e na vida. Atores somos todos nós, e cidadão não é aquele que vive em sociedade: é aquele que a transforma!" Augusto Boal ( 2009) Profª Drª Maristela Angotti maristela_angotti@hotmail.com stamaris@fclar.unesp.br