Mediação Tecnológica: ferramentas interativas utilizadas nos cursos profissionalizantes da UEMA Ilka Serra - UEMA.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Metodologia de pesquisa em Didática e ensino- aprendizagem de Línguas Estrangeiras Diferentes produções textuais exigidas nos programas de pós-graduação.
Advertisements

Tecnologias na Educação: Ensinando e aprendendo com as TIC Curso de 60 horas Realização: SMEC/NTM/MEC/PROINFO INTEGRADO Ano: 2016.
Os novos espaços de atuação do educador com as tecnologias (José Manoel Moran) ● Esperavam-se muitas mudanças na educação, mas as mídias sempre foram incorporadas.
IDENTIFICAÇÃO EMEB. PROFESSORA SUELI CONTINI MARQUES EQUIPE GESTORA Direção: Fernanda Moreno Peres Coordenação Pedagógica: Adriana Mozeti Lemes Pedagoga:
Modelo de análise construído com base nos trabalhos de: Kember e Kwan (2000) Mayes e Fowler (1999) Roberts (2003) Schank e Cleary (1995) Sugrue.
 SEED visa levar para a escola publica, métodos, técnicas e tecnologias de educação a distância para a construção de novas formas para a educação brasileira.
Soraia Dias Graduanda em pedagogia – UFBA Técnico em segurança do trabalho Estagiaria em tecnologia educacional.
O curso está estruturado em três eixos conceituais: Projeto: Planejar o futuro Tecnologia Ferramentas Conhecimentos Currículo Planejamento das ações.
Instituto Legislativo Brasileiro – ILB Escola de Governo do Senado Federal DESAFIOS DA ESCOLA DE GOVERNO DO SENADO FEDERAL E ADAPTAÇÕES ÀS DEMANDAS LEGAIS.
Você já conhece as ferramentas que estarão à sua disposição para a mediação com os alunos? Então venha comigo!
Você conhecerá, nesta aula, as características do aluno de cursos a distância. Prossiga!
Relatório Estágio Supervisionado III - Língua Portuguesa Fernanda Almeida Vita.
A MAQUETE CARTOGRAFICA COMO RECURSO PEDAGÓGICO NO ENSINO MÉDIO: ESTUDO DE CASO EM BACIAS HIDROGRÁFICAS URBANAS. Rubernéia da Silva de Oliveira -
Planejamento de Carreira e Sucesso Profissional
GT – Tecnologias digitais, Mídias, Cultura e Educação nas realidades de Ibero-americana Metodologias ativas aliadas ao uso das tic´s como ferramentas.
Metodologia Científica Principais elementos de um fichamento
O uso de recursos pedagógicos no ensino da Matemática
FRANCISCO JUSCELINO DA SILVA MARTINS
A GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM GESTÃO PÚBLICA:
Desenhos do processo de pesquisa qualitativa
Docência do Ensino Superior
PROBLEMATIZAÇÃO O IVV surge da:
EDUCAÇÃO SUPERIOR: PERCEPÇÕES SOBRE A MODALIDADE DE ENSINO
Projeto Fénix Processos pedagógicos Resultados e conclusões Resumo
Docência Online: Funções e Competências do Professor
RESULTADOS E DISCUSSÃO
Profa. Marquiana de F. Vilas Boas Gomes
Uso de Tecnologias no Ensino de Química
Oficina 4 Profa. Dra. Taitiâny Kárita Bonzanini
Mosaico Digital: monitor interativo de realidade aumentada
MISSÃO Valorizar as pessoas, despertando talentos por meio de uma aprendizagem diferente para desenvolver hoje o ser humano para o amanhã.
DOCÊNCIA ONLINE “HORA DE PRATICAR” Universidade de Brasília /DF
Camila Fernandes de Lima Ferreira Ana Maria Souza Valle Teixeira
FORMAÇÃO DOCENTE EM METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS A DISTÂNCIA NO SESI/SC Favretto, Rosani Ap. D. – Supervisora Técnica.
Tecnologias Imersivas e Interativas na Educação
Vera Lucia de Souza Alves Josiane Godoy Parra
A INFLUÊNCIA DE UM CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA ON-LINE NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO SUPERIOR.
A Importância das Práticas Pedagógicas e Tutor Presencial na Educação a Distância Esp. Guilherme Machado Düren Ms. Mônica Eliza Malacarne.
Fórum - Unidade I - Sua experiência
FORTALECENDO A COLABORAÇÃO NO ESTUDO EAD: UMA EXPERIÊNCIA DO TRABALHO COLABORATIVO UTILIZANDO FERRAMENTAS GOOGLE Jessie Coutinho de Souza Tavares Juliana.
Edital n° 3/2009 Resolução FNDE n° 51 de 15 de dezembro de 2008
FÉNIX EBSSMA PRÓ-SUCESSO 2015/2016.
Objetivo Alfabetizar todas as crianças até o final do 3º ano.
Orientadora: Renata Melo RESULTADOS E DISCUSSÕES
Docência e Gestão Pedagógica do Ensino Superior
NOSSO CONCEITO A empresa e seu capital humano como um grande ambiente de aprendizagem.
Professor reflexivo: construindo uma crítica
UM ESTUDO SOBRE A GESTÃO DO CONHECIMENTO COM PROFESSORES EAD
USO DO BLOG COMO RECURSO DIDÁTICO
Profª Dra. Julia de Cassia P. Nascimento CRUZEIRO DO SUL EDUCACIONAL
BIMODALIDADE DE ENSINO E CONVERGÊNCIA EDUCACIONAL
TÍTULO DO TRABALHO XV ENCONTRO CIENTÍFICO E CULTURAL DO UNIFACEX
Resultados e Discussão
Ferramenta Pedagógica
MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA TUTORIAL NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA:
QUALIFICAÇÃO DA PRÁTICA DOCENTE:
APRENDIZAGEM COLABORATIVA UM EXPERIMENTOUTILIZANDO O GOOGLE DOCS
TC Projetos de Estudos Integradores:
Carlos José Pereira Ferreira – SENAI-SP
Contextualização: escola e alunos
Tatiana de Araujo1, Fátima Kzam D. de Lacerda2
Centro de Estudos e Tecnologias Educacionais CETEC
Diego Corrêa da Silva**; Geraldo José de Freitas Santos**.
Formação Continuada CTPs
Reflexividade e formação de professores
A docência na educação superior
Orientações para elaborar o portfólio
Oficina Pedagógica do Diagrama de Gowin
Pauta 6 A competência 5 da BNCC: CULTURA DIGITAL
Pauta 10 A competência 9 da BNCC: EMPATIA E COOPERAÇÃO
Transcrição da apresentação:

Mediação Tecnológica: ferramentas interativas utilizadas nos cursos profissionalizantes da UEMA Ilka Serra - UEMA

Contexto Era Digital - Mediação do conhecimento - Aprendizado Na EaD “Educação sem distância” - as ferramentas interativas geram inúmeras possibilidades de desenvolvimento da Mediação.

Contexto A EaD- sistema tecnológico de comunicação bidirecional que pode ser massivo e que substitui a interação pessoal na sala de aula entre professor e aluno como meio preferencial de ensino pela ação sistemática e conjunta de diversos recursos didáticos e o apoio de uma organização e tutoria que propiciam uma aprendizagem independente e flexível ARETIO, 1994

Concepções da Temática Mediação - Entendida como a atitude e comportamento do professor que se coloca como um facilitador, incentivador e motivador da aprendizagem. Apresenta-se com a disposição de ser uma ponte entre o aprendiz e sua aprendizagem – não uma ponte estática, mas uma ponte “rolante”, que ativamente colabora para que o aprendiz chegue aos seus objetivos (Masetto, 2008).

Concepções da Temática Ambiente Virtual de Aprendizagem - Vem sendo comumente utilizado de forma ativa como um espaço de compartilhamento, de troca de informações, discussões e construções coletivas, desmistificando assim, o mito do distanciamento temporal e geográfico na educação mediada pelas tecnologias (Filatro, 2008).

Objetivo Conhecer o funcionamento de um curso profissionalizante na modalidade EaD, buscando compreender como ocorre o processo de mediação interativa com a utilização de ferramentas tecnológicas de forma a facilitar o processo ensino-aprendizagem.

Locus da Pesquisa Realizou em turmas do Curso Técnico em, ofertado na modalidade EaD, situada no Polo Paulo VI (UemaNet), em São Luís, capital do Estado do Maranhão, Brasil.

Percurso Metodológico Estudo de caso, de abordagem qualitativa, cujo método possibilitou o exame da realidade concreta, mediante a observação, descrição e análise do Ambiente Virtual de Aprendizagem e suas ferramentas. Realizou-se entrevistas com os principais sujeitos do processo: alunos, tutor e professor. Pesquisa de natureza crítico-reflexiva, apoiada na literatura de abordagem qualitativa. “Na pesquisa qualitativa a interação entre o pesquisador e os sujeitos é essencial” (MINAYO, 2008). Consistiu na capacidade interpretativa e interativa dos dados obtidos pelos atores envolvidos.

Percurso Metodológico O estudo contemplou a análise das ferramentas tecnológicas adotadas como mediadoras no processo ensino-aprendizagem do curso Técnico em Manutenção Automotiva: em especial, o fórum, por ser o espaço interativo mais utilizado no curso.

Resultados Segundo o Professor: Essas ferramentas possibilitam a construção do conhecimento, através do diálogo em tempo real. É mediante os fóruns que ocorrem efetivamente as interações, tanto por parte do professor com os tutores, quanto dos tutores com alunos e, entre os próprios alunos. Pelo que se pode perceber na fala dos alunos quanto ao entendimento sobre mediação, estes demonstraram ter clareza do que é, de como deve ser feita e quem deve conduzi-la. Compreendem perfeitamente que é tarefa do professor incentivar e facilitar o processo de aprendizagem, através da interação de todos os envolvidos no processo.

Resultados Quanto ao tutores - demonstraram ter a compreensão de que a sua ação é auxiliar o professor, ou seja, um Mediador do aluno quanto ao cumprimento das atividades. Mas percebem também, a importante contribuição no sentido de estimulá-los, incentivá-los, não os deixando fora das discussões nos fóruns e em outras atividades demandadas pelo professor. Deixam claro, portanto, que o importante papel da mediação no processo ensino-aprendizagem é do professor, as ferramentas tecnológicas são apenas suportes.

Tutora (mediadora do curso) Fala: Tutor a Distância do Curso de Manutenção Automotiva A sala virtual é de suma importância para o compartilhamento do conhecimento, uma vez que os alunos realizam suas práticas nas oficinas e concessionárias e depois trazem para a sala virtual as experiências vivenciadas em diferentes espaços laborais. Posso citar a construção de uma Cartilha Educativa feita coletivamente pelos alunos com a participação do tutor presencial, cujo conteúdo abordou orientações sobre troca de óleo e o descarte adequado do material. Essa atividade possibilitou a interação entre os alunos, o professor da disciplina e os tutores presencial e a distância. Tutora (mediadora do curso)

Conclusões É evidente que a relação face a face está cedendo espaço à mediação tecnológica, que de certa maneira modifica e fortalece a concepção da educação a distância (Ou sem distância); No atual contexto da expansão das tecnologias digitais todas as contribuições para reflexão sobre a sua utilização são valiosas, especialmente, quando se trata de um modelo pedagógico que valoriza a colaboração, a interação, a autonomia e o pensamento crítico- reflexivo; O ambiente de virtual a aprendizagem não pode acontecer de forma receptiva, uma vez que as interações são fundamentais para que o processo de conhecimento se desenvolva de forma colaborativa. Há de se convir que a interação acontece significativamente quando a afetividade está articulada ao processo ensino-aprendizagem, pois a realização da aprendizagem é imprescindível para a construção de vínculos na relação pedagógica entre todos os envolvidos.

Coordenador Geral do Núcleo de Tecnologias para Educação – UEMAnet Obrigada!!! Ilka Serra Coordenador Geral do Núcleo de Tecnologias para Educação – UEMAnet www.uemanet.uema.br