Palestra: Os desafios da área de RH nas organizações 24º Clube do RH – ECX CARD Cristiane de Ávila dezembro/09.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
VISÃO SISTÊMICA E ORIENTAÇÃO PARA RESULTADOS
Advertisements

O PROFISSIONAL DE GESTÃO DE PESSOAS
1,02,03,04,05,0 Muito FracoFraco Mediano BomMuito Bom 5,0 4,6 4,8 3,7 3,6 3,4 3,2 4,8 4,7 4,6 4,7 4,3 Ideal Relação Fornecedor / Cliente da Área de RH.
“Desenvolvendo Líderes 2012” Práticas e pensamentos inovadores
GESTÃO POR COMPETÊNCIA
FUNÇÃO DESENVOLVER PESSOAS:
Revisão Atenção: aproveitem para corrigir suas atividades
Gestão Integrada de Negócios
M. Thereza Rubim Camargo Soares Organizações de Aprendizagem
GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS E RESULTADOS Prof. ITAMAR ALLI.
PERFIL DE COMPETÊNCIAS
Professor : Fábio Pizzato
SEMINÁRIO DE CONTABILIDADE TRANSFORMAÇÕES, EVOLUÇÃO E DESAFIOS BELO HORIZONTE, 06 a 08 de Outubro Juarez Domingues Carneiro.
TORNANDO POSSÍVEL UMA POLÍTICA DE GESTÃO DE PESSOAS
RECURSOS HUMANOS RH GESTÃO DE PESSOAS O QUE É ?
SOBRE A IDÉIA DE COMPETÊNCIA (NILSON JOSÉ MACHADO)
Coaching para Empreendedores
GESTÃO DE PESSOAS COM FOCO EM RESULTADOS
OS NOVOS DESAFIOS DA GESTÃO DE PESSOAS
Palestra: Os desafios da área de RH nas organizações 1ª Semana de RH - UNATEC Cristiane de Ávila Setembro/09.
Os múltiplos papéis da área de RH
Treinamento e Desenvolvimento + Coaching
Uma Visão para Empresas de TI
COMPETÊNCIAS EMOCIONAIS: CONVIVENDO MELHOR CONSIGO E COM OS OUTROS
Gestão de Pessoas: Uma abordagem estratégica e sustentável ROMAGNOLLI.
Liderança em Pequenas e Médias Empresas
O lugar da gestão na escola: alinhando e estruturando a liderança
Ênfase em Indicadores Março / 2009
Gestão por Competências
MÓDULO DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL. AULA 2
Desenvolvimento Gerencial – Funcoge
conhecimentos em resultados
GESTÃO DE PESSOAS NA ATUALIDADE
A importância dos RECURSOS HUMANOS na empresa moderna.
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
Desafios na Gestão de Pessoas Setembro/13
ECX CARD – CLUBE RH RH – CADÊ O SEU VALOR AGREGADO ? Adm. Sebastião Silveira PALESTRA 17/09/08.
CURSO TECNICO EM ADMINISTRAÇÃO

TÓPICOS ESPECIAIS Gestão de Pessoas
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS I
INTELIGÊNCIA COMPORTAMENTAL
Seu Agente de Mudança..
1 Encontro Nacional das Escolas de Governo Sejam Bem-vindos ao Brasília,
Significado dos Sentimentos
COMPETITIVIDADE ENTENDIMENTO GERAL DIMENSÃO DA EFICIÊNCIA OPERACIONAL Derivada da excelência empresarial no desempenho de atividades econômica ou financeiramente.
Tipos de Organização: Mecanicista Orgânica
5 DESAFIOS DA GESTÃO DE PESSOAS
VISÃO ESTRATÉGICA NO GERENCIAMENTO DE PESSOAS
CENÁRIOS FUTUROS 1.
Gestão Com Pessoas.
1 ENCONTRO COM EMPRESÁRIOS
A Magia que Encantou Milhões Helder Moreira Palestrante Motivacional.
CRITÉRIOS DE EXCELÊNCIA/FNQ: APRENDIZADO ORGANIZACIONAL
AVALIAÇÃO E ANÁLISE DE POTENCIAL
DESAFIOS E TENDÊNCIAS DE GESTÃO DE PESSOAS
Mentoring Coaching.
SEJAM BEM-VINDOS!! Slide de abertura – opção 2 Rubens Berredo.
Intervenção em Gestão de Pessoas
Como Administrar na Sociedade Moderna
Recursos Humanos Profª Sandra Neitzer.
Prof. Pedro Paulo Carbone Doutor em Economia pela Católica Mestre em Administração Pública pela FGV Graduado em administração pela USP Professor da FGV.
‘Objetivo' Desenvolver líderes diferenciados, afinados com todas as técnicas e competências necessárias aos líderes modernos, oferecendo a eles a oportunidade.
SONHOS X ATITUDE SONHOS = ATITUDE = REALIZAÇÃO
Gestão de pessoas em ambiente dinâmico
AS PESSOAS E AS ORGANIZAÇÕES
Prof.a. Ms. Silaine Tavares Toro da Silva MOTIVAÇÃO: EU SOU UM DOS PRINCIPAIS RESPONSÁVEIS POR ELA!!!!
NOVOS CENÁRIOS E PARADIGMAS GERENCIAIS
CONSULTORIA INTERNA EM RH
Gestão de Equipes Equipe: Deise Madruga Felipe Forster Guilherme Luiz Márcio Dri Madruga.
Transcrição da apresentação:

Palestra: Os desafios da área de RH nas organizações 24º Clube do RH – ECX CARD Cristiane de Ávila dezembro/09

Zona de Conforto Zona do Desconforto (assustador) Zona de Aprendizagem Benefícios Recrutamento e Seleção Remuneração e Carreira Zona de Conforto RH Treinamento Consultoria Interna especializada Segurança e Medicina do Trabalho Desenvolvimento de Lideranças

PAUTA 1 - Contexto de atuação 2 - Ampliando a zona de conforto Desafios: 1 - Contexto de atuação 2 - Ampliando a zona de conforto 3 - Velhos papéis x novos papéis 4 - Níveis de atuação 5 - Resultados 6 – Missão RH

1) Quais hoje são os principais desafios para as áreas de RH? CONVITE! 1) Quais hoje são os principais desafios para as áreas de RH? 2 ) Qual a missão do RH?

1 - Contexto de atuação - RH Qual a missão do RH? PAPEIS diferentes Missão Quem? Contexto externo X interno Valores pessoais e corporativos Por que? Competênciasmúltiplas Como? Comportamentos diferenciados O que? Ambientes diversos e em mutação Onde, quando?

1 - Contexto de atuação - RH AMBIENTES DIVERSOS E EM MUTAÇÃO: Revisão processos e tecnologias; Ambiente de aprendizado; Foco no aumento da produtividade; Relação de interdependëncia entre áreas; Excelência como pré-requisito; Áreas de negócio, alinhamento; Ambiente descentralizado…

1 - Contexto de atuação - RH COMPORTAMENTOS DIFERENCIALDOS: Liberdade x respeito; Cooperação x competição; Razão e emoção; Pessoal e profissional; Essenciais x superficiais; Encontro de gerações; …

1 - Contexto de atuação - RH COMPETÊNCIAS MULTIPLAS: Agilidade e precisão; Qualidade na entrega; Adaptação; Pro-atividade; Trabalho em equipe, relacionamento; Persuasão; Visão de negócio x atividade/cargo; …

1 - Contexto de atuação - RH VALORES PESSOAIS E CORPORATIVOS: Que defenderia daqui há 50 anos; Valores corporativos coerentes; Geração de significado; Valores fundamentais: pertencimento, respeito, transparência, liberdade, …

1 - Contexto de atuação - RH PAPÉIS: Líder; Coladorador; Equipe; …

Zona de Conforto Zona do Desconforto (assustador) Zona de Aprendizagem 2- AMPLIANDO A ZONA DE CONFORTO Zona do Desconforto (assustador) Zona de Aprendizagem Benefícios flexíveis Recrutamento e Seleção por competência e valores Remuneração e Carreira foco na flexível alinhada estratégias Zona de Conforto Treinamento foco em Desenvolvimento RH Consultoria Interna generalista e alinhada com estratégias Segurança e Medicina do Trabalho, Qualidade de vida e no trabalho Desenvolvimento de Lideranças mobilizadoras, responsáveis e coach

3 - Velhos papéis x novos papéis Mantenedor; Cúmplice e parceiro gestores; Diretivo e estratégico.

4 – Níveis de atuação Missão Qual a missão do RH? PAPEIS Quem? Mudança Evolutiva Qual a missão do RH? PAPEIS diferentes Missão Quem? Valores pessoais e corporativos Mudança Construtiva Por que? Competênciasmúltiplas Como? Comportamentos diferenciados Mudança Temporária O que? Ambientes diversos e em mutação Onde, quando?

5 - Resultados – Aumento do nível de competência da organização INCOMPETÊNCIA NEM SABE QUE NÃO SABE Negação da necessidade de aprender Zona de conforto SABE QUE NÃO SABE Reconhece a necessidade de aprender INCONSCIENTE CONSCIENTE NEM SABE QUE SABE Desempenha de maneira habilidosa Sabedoria – Amplia a Zona de Conforto SABE QUE SABE Treina e reforça confiança Zona de Aprendizagem COMPETÊNCIA

5 - Resultados - Desenvolvimento de Líderes Coach PARCEIRO NAS SOLUÇÕES TRANSFORMA PARADIGMAS DESENVOLVE PESSOAS LÍDER COACH COMPROMETIMENTO AMPLIAÇÃO DA CAPACIDADE DE CRIAÇÃO/AÇÃO RESULTADOS QUALITATIVOS E QUANTITATIVOS

5 – Resultados – parceiro nas soluções DESAFIO ALTO ASSUSTADOR - DEFENSIVO EQUILÍBRIO - DESENVOLVIMENTO POUCO APOIO MUITO APOIO MONÓTONO SEM CRESCIMENTO CONFORTÁVEL E FÁCIL SEM CRESCIMENTO DESAFIO BAIXO

6 - MISSÃO DO RH “IDENTIFICAR, PROPOR, IMPLANTAR, ACOMPANHAR E GERAR RESULTADOS EM GESTÃO DE PESSOAS ALINHADOS COM A ESTRATÉGIA DO NEGÓCIO”.

2) Quais hoje são os principais desafios para as áreas de RH? CONVITE a revisita! 1) O que ampliaria nas minhas respostas e principalmente que outras perguntas faria? 2) Quais hoje são os principais desafios para as áreas de RH? 3) Qual a missão do RH?

Finalmente!!! Desafios e dificuldades estarão presentes, mas, como já dizia, a roteirista, teatróloga e escritora, Adriana Falcão no seu livro Mania de Explicação dirigido aos menores de idade, mas que tem como leitores e grande admiradores os maiores de idade: Apesar: é uma dificuldade que não é grande o suficiente; Dificuldade: é a parte que vem antes do sucesso; Sucesso: é quando você faz o que sabe só que todo mundo percebe; Certeza: é quando a idéia cansa de procurar e para; Vontade: é um desejo que cisma que você é a casa dele. Então com a certeza do sucesso e da vontade desta nova equipe, digo da vontade de vocês, na continuidade da construção desta história e apesar das dificuldades, daremos início a este novo ciclo da espiral ABRH/MG, digo daremos início a um novo ano.

Sucesso!!! Para finalizar e ainda como dizia Adriana Falcão: Alegria: é um bloco de carnaval que não liga se não é fevereiro, estamos em dezembro; Felicidade: é um agora que não tem pressa nenhuma. E Sentimento: é a língua que o coração usa quando precisa falar. Alegria e felicidade, dois dos vários sentimentos que neste momento compõe minha emoção. BOA Tarde, OBRIGADA pela atenção de coração!!!! Cristiane de Ávila Fernandes cristianedeavila@oi.com.br 9804-0700