PROCESSO DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO ONLINE:

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Avaliação em EaD: desafios e possibilidades
Advertisements

O PLANO DE TRABALHO DOCENTE: ESTRATÉGIA DE QUALIFICAÇÃO E AVALIAÇÃO DO ENSINO POR COMPETÊNCIAS Rodrigo Oliveira Coura Pereira - SENAC-DF Ana Cláudia Barreiro.
PESQUISAS SOBRE A QUALIDADE DE DISCIPLINAS SEMIPRESENCIAIS: ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE AS PERCEPÇÕES DE DOCENTES E ALUNOS Miguel Carlos Damasco dos Santos.
Olá! Nesta aula você estudará o que significa interação e como realizar a interação com os alunos.
POSSIBILIDADES E DESAFIOS PARA INCLUSÃO DE UM ALUNO
Estudo de desenvolvimento da autonomia em uma turma de Física no contexto da EAD João Cláudio Nunes Carvalho.
SISTEMA DE AVALIAÇÃO DO ESTADO DO PIAUÍ.
LEARNING ANALYTICS CRUZEIRO DO SUL Dr. Alberto Messias da Costa Souza
Ensino Híbrido: uma nova abordagem para o Ensino Médio
Experiência FAESA na implantação dos 20% EAD
 GEANE DO SOCORRO ROVERE LEAL PINHEIRO
Graduação em Enfermagem - EAD
DESENVOLVIMENTO DOCENTE NA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
Introdução a Educação a Distância
Para desenvolver um trabalho de qualidade, quais habilidades são importantes no repertório do tutor virtual?
INSTITUCIONAL EXTERNA 2013
UMA AVALIAÇÃO SOBRE OS PRINCIPAIS FATORES QUE INTERFEREM NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO À DISTÂNCIA. QUAL A VISÃO DO ALUNO?
Mario Augusto Pires Pool Unilasalle – Rede La salle 2016
Universidade Federal do Espírito Santo
Princípios da EAD na Avaliação em Disciplinas Semipresenciais: a experiência no Agendamento de Avaliações do UNICURITIBA Ciro Francisco Burgos Fernandez.
RECUPERAÇÃO DA APRENDIZAGEM
Introdução a Educação a Distância
Mediação Pedagógica e Tecnológica das TDICS na EAD
1.
RESULTADOS E DISCUSSÃO
Ariana Cosme Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
Universidade Federal do Ceará Faculdade de Educação
PRÁTICA DOCENTE DE ENFERMAGEM NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA COM USO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL Cíntia Alves Sanches, Patrícia Cristina Silveira, Alexandre Lins.
Avaliação de satisfação de curso EaD por meio da análise qualitativa
INTRODUÇÂO As transformações ocorridas nas formas de comunicação no século XX se intensificaram no século XXI por meio da presença das tecnologias digitais.
IVANDA MARIA MARTINS SILVA UFRPE/UAEADTEC
FORMAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA: DESAFIOS E OPORTUNIDADES NA EXECUÇÃO DE UM CURSO HÍBRIDO PARA O MEIO RURAL.
UM MODELO DE DIAGNÓSTICO DE DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM
FORMAÇÃO DE TUTORES E PRÁTICAS DE TUTORIA
Profª Dra. Janilse Fernandes Nunes Centro Universitário Franciscano
Janine Donato Spinardi Katia Ethiénne Esteves dos Santos
ALESSANDRA DE PAULA - CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER
Cristiane Coelho Teles – UNIFACS - Universidade de Salvador
  ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO: UM OLHAR SOBRE O PROCESSO FORMATIVO NA MODALIDADE A DISTÂNCIA. Autores: Priscila Bernardo Martins; Edda Curi; Carlos.
Nome e dos cursistas: Joelma dos Santos Cardoso Correia Maria José dos Santos Silva da Luz
Cálculo dos Indicadores referentes ao ano de 2011
Colégio Estadual Governador Lomanto Júnior
Práticas de sala de aula. A chave do sucesso no 1º ciclo
A LITERATURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ASPECTOS E CONTRIBUIÇÕES NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. DAGMAR NEPONUCENO BELO CARDOSO UNIVERSIDADE FEDERAL DO.
1ª AÇÃO MMR Problema: Alta Concentração de alunos com desempenho abaixo do básico (38,1%) em Matemática Plano de Melhoria: Formação Docente ESCOLA ESTADUAL.
Planejamento, Avaliação e Fundamentos Cognitivos em EaD
TEMA:ESTUDO DOS MÉTODOS AVALIATIVOS EM ESCOLAS: Avaliação ou verificação DIRANNEIDE GOMES AMORIM PROGRAMA ESPECIAL DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA.
UTILIZAÇÃO DA MÍDIA IMPRESSA E MÍDIA INFORMÁTICA
O viés formativo do coordenador pedagógico
Ciclo da Consolidação, 9º ano do Programa de Intervenção Pedagógica
APRENDIZAGEM COLABORATIVA EM AMBIENTES VIRTUAIS
Bernardo Fajardo – FGV EBAPE
ANÁLISE DO BLENDED LEARNING NO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO NA MODALIDADE EAD DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO DO MUNICÍPIO DE LONDRINA Apresentação.
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
ATIVIDADE PRÁTICA NO EAD ATRAVÉS DE LABORATÓRIO VIRTUAL: UMA ANÁLISE EXPLORATÓRIA NA DISCIPLINA DE FÍSICA MECÂNICA Cristiane Adriana Ripka (A) Jéssika.
DESAFIOS E OPORTUNIDADES NO ENSINO DE ENGENHARIA A DISTÂNCIA NO BRASIL
MAPEANDO OS CURSOS DE LICENCIATURA SEMIPRESENCIAS DA UERJ E SUAS REDES
REALIDADE VIRTUAL: MENOS BARREIRAS MAIS IMAGINAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA MODALIDADE EAD Giovani Pereira dos Santos – EAD Laureate Cláudia.
O ESTUDO DO PRÉ-CÁLCULO NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA MEDIANTE CONEXÕES COM PROBLEMAS REAIS Ricardo Alexandre Deckmann Zanardini - Centro Universitário Internacional.
Kamila Vieira Alves Elisa Netto Zanette Michele Domingos Schneider
Carolina Abdalla e Sandra Ulrich
ESTÁGIO EM MATEMÁTICA II ORIENTAÇÕES PARA REALIZAÇÃO DO ESTÁGIO
PROFESSORA MARTA LEONOR S.P.P. VIEIRA
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO-UEMA NÚCLEO DE TECNOLOGIAS PARA EDUCAÇÃO-UEMAnet UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL-UAB ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO EDUCACIONAL.
NÃO BASTA SER FAMÍLIA, PRECISA SER PRESENTE! Ensino Fundamental I 1º PLANTÃO PEDAGÓGICO/2019.
Engajamento Estudantil da Educação a Distância por meio do Programa
Aprendizagem e Avaliação na Sociedade Digital
1º DIA – aula 01: conhecendo as partes de um tcc
CURSO A DISTÂNCIA PARA O ENSINO DA FERRAMENTA COMPUTACIONAL AUTOCAD 2D
AVALIAÇÃO CLÍNICA E PSICOSSOCIAL EM ENFERMAGEM -ACPE TERESINA 2015 ASSOCIAÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DO PIAUI - AESPI CURSO DE ENFERMAGEM: 2º SEMESTRE DISCIPLINA:
Transcrição da apresentação:

PROCESSO DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO ONLINE: ENTRE CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DOCENTES EDNARA FÉLIX NUNES CALADO - UFRPE/UAEADTEC naracala@hotmail.com RENATA KELLY DE SOUZA ARAUJO - UAB/UAEADTEC renatakellyead@gmail.com ANA PAULA TEIXEIRA BRUNO SILVA - UFRPE/UAEADTEC anapaulabruno.ead@gmail.com ADALMERES CAVALCANTI DA MOTA - UFRPE/UAEADTEC adalmeres.ead@gmail.com IVANDA MARIA MARTINS SILVA - UFRPE/UAEADTEC martins.ivanda@gmail.com

Agenda Introdução Objetivo geral Referencial Teórico Desenho Metodológico Resultados e Discussão Considerações Finais Referências

1. Introdução A avaliação da aprendizagem tem se revelado como um dos grandes desafios na educação online, observando-se que o ato de avaliar vem sendo redimensionado na cultura digital. Os processos de ensino e aprendizagem em rede têm peculiaridades, as quais precisam ser consideradas nas práticas avaliativas realizadas no cenário dinâmico das tecnologias digitais.

2. Objetivo geral Analisar as concepções de docentes do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal de Pernambuco (UFRPE/UAEADTec), tendo em vista a avaliação da aprendizagem na educação online.

3. Referencial teórico Avaliação na educação online Avaliação ALVES (2003) GONÇALVES (2006) SILVA, Marco (2006) SANTOS, Edméia (2006) Avaliação na educação online ÁLVARES MÉNDEZ (2003) HOFFMANN (1996) PERRENOUD (1999) SILVA, Janssen (2010) Avaliação Formativa

Avaliação na EAD De acordo com o Decreto Nº 5.622 de 2005, em seu artigo 4º versa sobre o modo de avaliar na EAD A avaliação do desempenho do estudante, para fins de promoção, conclusão de estudos ou obtenção de diplomas ou certificados dar-se-á no processo mediante cumprimento das atividades programadas e realização de exames presenciais. (p. 2) Em mesmo decreto, na alínea dois, ressalta que os resultados dos exames presenciais deverão prevalecer sobre os demais resultados obtidos em quaisquer outras formas de avaliação online.

ONLINE Peculiaridades próprias da educação online Interatividade como base do processo ONLINE Legislação em vigor pormenoriza a interatividade como meio de avaliar (Obrigatoriedade do presencial com maior peso)

Interatividade como base da avaliação Novo Prisma Avaliativo O avaliar a aprendizagem na Educação Online “deve considerar múltiplas fontes de dados, como a quantidade de colocações, a qualidade da participação em uma discussão online, com destaque para o diálogo, e a crítica das contribuições para o fórum”. (GONÇALVES, 2006, p. 174). Interatividade como base da avaliação

Avaliação Interativa e Mediadora O docente precisa realizar as mediações pedagógicas necessárias constantemente, pois o avaliar online deve caminhar entrelaçado com a interatividade e a mediação. Portanto, a avaliação precisa ser mediadora e interativa. Avaliação da Aprendizagem Online Interatividade Mediação Pedagógica

4. Desenho metodológico Pesquisa Qualitativa Aplicação de questionário online (Google Docs) com docentes de Licenciatura em Pedagogia (UFRPE/UAEADTec) Análise de Conteúdo (BARDIN, 2000) no tratamento de dados. Categorização dos dados.

Sujeitos da Pesquisa 7 Docentes do Curso de Pedagogia/EAD Os docentes com até 5 anos de experiência em EAD

Interfaces e a Interatividade na UFRPE

Interfaces e a Interatividade na UFRPE

5. Resultados e Discussão: concepções de professores(as) sobre avaliação Avaliar, quer seja na modalidade presencial ou online, é um "processo educacional" contínuo, com atividades definidas, as quais permitem identificar se os objetivos de ensino foram ou não atingidos, permitindo redirecionar o ensino. (Docente A)            Acompanhar o processo de aprendizagem dos estudantes com o objetivo de guiar o processo dessa aprendizagem, para alcançar os objetivos de cada disciplina ou ação educacional. (Docente B)

5. Resultados e Discussão: concepções de professores(as) sobre avaliação Independente da modalidade, a avaliação se constitui em um aspecto do processo de ensino aprendizagem, que contribui para instrumentalizar o docente, no sentido de rever o que deve ser repensado em sua prática pedagógica, para melhoria do processo de formação discente. (Docente C) É estabelecer bem os critérios de avaliação considerando o contexto da EAD do ponto de vista do plano de ensino (conteúdo, tempo de ensino e tempo de aprendizagem). Considerar que na EaD tem variáveis diferentes do ensino presencial. Esclarecer para o aluno como ele será avaliado desde o começo do processo. No final, avaliar todo o processo, inclusive com autoavaliação e também ouvir a opinião dos alunos. (Docente G)

5. Resultados e Discussão: práticas de professores(as) sobre avaliação Priorizo na minha prática docente a avaliação ao longo do processo de ensino aprendizagem (ensinagem), nos diversos instrumentos utilizados durante as aulas, a exemplo de fóruns, wikis, glossários, pesquisas, seminários, produção de texto, entre outros. (Docente C) Participação nas atividades online (Fórum, wiki, postagem de atividades, atividades nas escolas e avaliação do tutor nos encontros presenciais) [...]. Em atividades presenciais os próprios alunos atribuem notas aos seus colegas com base em critérios e em fichas avaliativas entregues. (Docente D)

5. Resultados e Discussão: Participação discente na avaliação A autoavaliação e a coavaliação fazem parte da prática avaliativa online de 85,7% dos docentes e 14,3% responderam não realizar. Mesmo percentual se coloca para a participação dos discentes na construção da proposta avaliativa das disciplinas.

5. Resultados e Discussão: desafios dos professores(as) sobre avaliação Um dos grandes desafios, tanto na EaD como no presencial, é motivar o aluno a  estudar mais e participar das atividades, encontrar recursos e metodologias que conquiste mais o aluno é algo que precisamos fazer sempre. (Docente D) Primeiro a credibilidade do aluno EaD, se fazer compreendido apenas pela escrita, o aluno entender que o estudo online requer a produção individual, a perca do visual que limita os sentidos. (Docente E)    

5. Síntese de Resultados e Discussão Concepção do processo avaliativo Alguns docentes remetem ao olhar avaliativo na modalidade presencial como norte para sua conceituação no modelo online, sem pontuar a singularidade deste universo online. Prática da avaliação Revela-se plural a partir de um emaranhado de interfaces interativas do ambiente virtual de aprendizagem. É relevante pontuar que a prova presencial não foi mencionada por nenhuma docente, o que não significa que a mesma não faça parte da prática dos docentes. Dificuldades encontradas Superar a distância transacional e, principalmente, fazer com que haja interatividade no ambiente virtual de aprendizagem, o que é colocado pelos docentes como elemento central.

Considerações Finais Os resultados apontam para a necessidade de os professores repensarem concepções e práticas avaliativas em sintonia com os contínuos desafios do educar online. Necessidade do docente de compreender os preceitos da educação online de modo a considerar a interatividade como elemento base para a avaliação da aprendizagem. A mediação pedagógica é elemento fundamental junto à interatividade, pois o feedback docente inicial, regulador e final é imprescindível para um avaliar qualitativo e que contribua para aprendizagem significativa no online.

Referências ÁLVARES MÉNDEZ, J. M. Avaliar para conhecer, examinar para excluir. Tradução Magda Schwartzhaupt Chaves. Porto Alegre: Artmed, 2002. ALVES, Lynn; NOVA, Cristiane (org). Educação a distância: uma nova concepção de aprendizagem e interatividade. São Paulo: Futura, 2003. BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2000. GONÇALVES, Maria Ilse Rodrigues. Avaliação no contexto educacional online. In: SILVA, Marco; SANTOS, Edméia (orgs.). Avaliação da aprendizagem em educação online. São Paulo: Edições Loyola, 2006. p.171-181. HOFFMANN, Jussara. Avaliação mito e desafio: uma perspectiva construtivista. 19. ed. Porto Alegre: Mediação, 1996. PERRENOUD, Philippe. Avaliação: da excelência à regulação das aprendizagens. Porto Alegre: Artmed, 1999. SILVA, Janssen Felipe da. Avaliação na perspectiva formativa-reguladora: pressupostos teóricos e práticos. 3. ed. Porto Alegre: Mediação, 2010. SILVA, Marco. O fundamento comunicacional da avaliação da aprendizagem na sala de aula online. In: SILVA, Marco; SANTOS, Edméia (orgs.). Avaliação da aprendizagem em educação online. São Paulo: Edições Loyola, 2006.p. 23-36. ______. Sala de aula interativa. 3. ed. Rio de Janeiro: Quartet, 2002.

Obrigada!! EDNARA FÉLIX NUNES CALADO - UFRPE/UAEADTEC naracala@hotmail.com RENATA KELLY DE SOUZA ARAUJO - UAB/UAEADTEC renatakellyead@gmail.com ANA PAULA TEIXEIRA BRUNO SILVA - UFRPE/UAEADTEC anapaulabruno.ead@gmail.com ADALMERES CAVALCANTI DA MOTA - UFRPE/UAEADTEC adalmeres.ead@gmail.com IVANDA MARIA MARTINS SILVA - UFRPE/UAEADTEC martins.ivanda@gmail.com