SOBRE ADAPTAÇÕES CURRICULARES

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SOBRE ADAPTAÇÕES CURRICULARES RESUMO BÁSICO DOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS ADAPTAÇÕES ESTRATÉGIAS PARA A EDUCAÇÃO DE ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS

O que são adaptações curriculares? Mudanças curriculares que visam atender a: diversidade da comunidade escolar; necessidades especiais de aprendizagem dos alunos; os conhecimentos dos alunos, os interesses e as motivações dos alunos. A expressão NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS pode ser utilizada para referir-se a estudantes cujas necessidades decorrem de sua elevada capacidade ou de suas dificuldades para aprender. Está associada, portanto, a dificuldades de aprendizagem, não necessariamente vinculada a deficiência(s)

Exemplo de necessidades particulares: Estudantes com condições físicas, intelectuais, sociais, emocionais e sensoriais diferenciadas; Estudantes com alguma deficiência ou superdotação; Estudantes trabalhadores ou que vivem nas ruas; Estudantes oriundos de populações distantes ou nômades; Estudantes oriundos de comunidades de minorias lingüísticas, étnicas ou culturais; Estudantes oriundos de grupos desfavorecidos ou marginalizados.

Por que utilizar o termo “Necessidades Educacionais Especiais” Para evitar os efeitos negativos de expressões negativas utilizadas no contexto educacional; Para deslocar o foco do estudante e direcioná-lo para as respostas educacionais que eles requerem; Para evitar a enfatize nos seus atributos ou condições pessoais que podem interferir na sua aprendizagem e escolarização. É uma forma de reconhecer que muitos alunos, sejam ou não portadores de deficiências ou de superdotação, apresentam necessidades educacionais que passam a ser especiais quando exigem respostas específicas adequadas; Falar em NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS, portanto, deixa de ser pensar nas dificuldades específicas dos alunos e passa a significar o que a escola pode fazer para dar respostas às suas necessidades,

Dinamicidade Curricular O currículo pode ser visto como um guia sugerido sobre: O que; Quando; E como ensinar; E o que; Como; E quando avaliar; A dinamicidade é a maleabilidade dos ajustes necessários às necessidades dos alunos.

O Projeto Pedagógico Institucional é um recurso para promover: a atitude favorável da escola para diversificar e flexibilizar o processo de ensino-aprendizagem, de modo a atender às diferenças individuais dos alunos; a identificação das necessidades educacionais especiais para justificar a priorização de recursos e meios favoráveis à sua educação; a adoção de currículos abertos e propostas curriculares diversificadas, em lugar de uma concepção uniforme e homogeneizadora de currículo; a flexibilidade quanto à organização e ao funcionamento da escola, para atender à demanda diversificada dos alunos; a possibilidade de incluir professores especializados, serviços de apoio e outros, não convencionais, para favorecer o processo educacional.

Como efetuar uma Adaptação Curricular? EFETUAR PLANOS E AÇÕES QUE LEVEM EM CONTA o que o aluno deve aprender? como e quando aprender? que formas de organização do ensino são mais eficientes para o seu processo de aprendizagem? como e quando avaliar o aluno?

Adaptações NÃO Significativas de Currículo Organizativas organização de agrupamentos organização didática organização do espaço Relativas aos objetivos e conteúdos priorização de áreas ou unidades de conteúdos priorização de tipos de conteúdos priorização de objetivos sequenciação eliminação de conteúdos secundários Avaliativas adaptação de técnicas e instrumentos modificação de técnicas e instrumentos Nos procedimentos didáticos e nas atividades modificação de procedimentos introdução de atividades alternativas às previstas introdução de atividades complementares às previstas modificação do nível de complexidade das atividades eliminando componentes sequenciando a tarefa facilitando planos de ação adaptação dos materiais modificação da seleção dos materiais previstos Na temporalidade Modificação da temporalidade para determinados objetivos e conteúdos previstos

Adaptações Curriculares Significativas organização introdução de recursos específicos de acesso ao currículo Avaliação introdução de critérios específicos de avaliação eliminação de critérios gerais de avaliação adaptações de critérios regulares de avaliação modificação dos critérios de promoção Temporalidade prolongamento de um ano ou mais de permanência do aluno na mesma série ou no ciclo (retenção) Elementos curriculares modalidades adaptativas Objetivos eliminação de objetivos básicos introdução de objetivos específicos, complementares e/ou alternativos Conteúdos introdução de conteúdos específicos, complementares ou alternativos; eliminação de conteúdos básicos do currículo Metodologia e Organização Didática introdução de métodos e procedimentos complementares e/ou alternativos de ensino e aprendizagem

Níveis de Adaptação A NÍVEL DE CURRÍCULO A NÍVEL DE SALA DE AULA Medidas de ajuste geral Flexibilização Discussões e metodologias diferenciadas de ensino e avaliação Apoio dos setores Documentos informativos A NÍVEL DE SALA DE AULA Sistemas alternativos de comunicação Relações e agrupamentos em sala observados para o favorecimento da aprendizagem Reorganização dos espaços e recursos Organização do tempo, dos serviços de apoio e dos ritmos de aprendizagem Avaliação flexível com diversidade de critérios e instrumentos A NÍVEL INDIVIDUAL Focalizam na atuação do professor no atendimento e na avaliação do aluno Definição do nível de competência curricular do estudante Identificação dos fatores que interferem em seu processo de ensino-aprendizagem

Sistemas de Apoio PESSOAS: familiares, amigos, colegas, monitores, orientadores e professores TIPOS DE APOIO: intermitente, limitado, extensivo, pervasivo RECURSOS: físicos, materiais, ambientais, técnicos e tecnológicos NORMAS: deliberações, decisões políticas, legais, administrativas PROGRAMAS: serviços, atendimentos gerais e especializados CULTURA: atitudes, valores, crenças, pricípios