Psicologia Social: uma reflexão. Prof. Ms. Gerson Heidrich

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Gestão em Saúde Introdução aos conceitos: Gestão e Saúde Justificativas da disciplina... Prof. Helena Kanashiro.
Advertisements

A Construção da Linguagem Oral e Escrita
Teorias de Controle Social George Mead. GEORGE MEAD Pai fundador do interacionismo simbólico. Pai fundador do interacionismo simbólico. Mead destina um.
ORGANIZAÇÃO FORMAL E INFORMAL PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL E DO TRABALHO Profa. Ms.Hely Aparecida Zavattaro.
Eixo 3 – TECNOLOGIA Mapas Conceituais: uma breve revisão CAVELLUCCI, Lia Cristina Barata. FORMADORA JANAINA R. PITAS CEFAPRO DE PRIMAVERA DO LESTE
Música na Educação Infantil Música é uma linguagem cujo conhecimento:  Se constrói,  Comunica ideias e sentimentos;  Afeta a dimensão sensível do ser.
Aprendizagem Cognição Desenvolvimento Crescimento Maturação Conhecimento.
A LINGUAGEM É UMA FORMA OU UM PROCESSO DE INTERAÇÃO.
Comunicação e informação Escola Secundária José Afonso, Loures.
Classificação dos Métodos de Ensino:
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS UnU de Ciências Exatas e Tecnológicas Curso de Ciências Biológicas –Modalidade Licenciatura CDMI – Comunicação Mediada Por.
REPRESENTAÇÃO SOCIAL DOS ACADÊMICOS DE LICENCIATURA EM INFORMÁTICA SOBRE O PAPEL DO PROFESSOR DE INFORMATICA NO PROCESSO EDUCACIONAL Danice Betania de.
Psicologia Ciência e Profissão Prof. Felipe Pinho Aula 1 – Introdução à Psicologia.
O PROCESSO DE INSTITUCIONALIZAÇÃO
A PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Módulo 4 Processos Relacionais e Comportamento Profissional
As relações e determinações do trabalho na vida cotidiana.
Interface Homem-Computador
CLIMA E CULTURA ORGANIZACIONAL
PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM A TEORIA SOCIO-HISTÓRICA
Carlos Eduardo Rodrigues
Prof. M.Sc. Ednaldo N. Mascarenhas
Bernoulli – Pluralidade Cultural
IDPP – Porque estudar ? Disciplina de base, introdutória ao estudo do Direito. Matéria de iniciação  noções fundamentais para a compreensão do fenômeno.
Fundamentos das Ciências Sociais
Método Científico – Parte I
PROPOSTA PEDAGÓGICA.
O ensino de História: teoria e prática
JOGOS E RECURSOS UTILIZADOS NA ALFABETIZAÇÃO
Disciplina: Organização e Métodos
Apresentação Multimédia #7 Tema I | Antes de mim Capítulo 3 | A cultura Objetivo: Caracterizar os fatores fundamentais no processo de tornar-se humano.
Psicologia É a ciência que trata da mente e de fenômenos e atividades mentais e, que estuda o comportamento humano e animal em suas relações com o meio.
PSICOLOGIA OU AS PSICOLOGIAS
Prof. Dr. Manoel Oriosvaldo de Moura
1. As pessoas nas organizações
Cultura organizacional
Estudos Culturais.
TEORIAS DA PERSONALIDADE Personalidade= o conjunto de características psicológicas que determinam a sua individualidade pessoal e social.
Psicologia do Desenvolvimento I
PRINCÍPIOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DO ENSINO DE HISTÓRIA
Métodos da pesquisa – coleta de dados
Análise e Observação Institucional
CONSCIÊNCIA & ATIVIDADE
A construção do indivíduo a partir das relações sociais.
L. S. Vigotsky Psicólogo russo / Dialética marxista
Análise do Discurso Fundada por Michel Pêreux, na década de 60, a Escola Francesa de Análise do Discurso tinha a proposta de substituir a Análise de Conteúdo.
Treinamento.
Ministrantes: simone de paula rodrigues moura
Paisagens 6º Ano.
Psicologia Geral e da Educação II Carlos Eduardo Rodrigues 2º semestre 2014.
A FORMAÇÃO DO INDIVÍDUO. DESENVOLVIMENTO HUMANO.
A COMUNICAÇÃO.
Currículos e Programas
Ciberinfante criativo
MÉTODO CLíNICO.
Profª. Luciana Eliza dos Santos
Leitura dos Resultados EXEMPLO
I – inTrodução à linguística:
As Organizações Vistas como Culturas
PSICOLOGIA Lusiane Casimiro Pires. USAMOS O TERMO PSICOLOGIA NO COTIDIANO COM VÁRIOS SENTIDOS Quando falamos do poder de persuasão de um vendedor, dizemos.
Processos cognitivos: A Perceção
PESQUISA EM ENSINO DE MATEMÁTICA
O Espaço Geográfico, a Paisagem, o Lugar, o Território e a Região. Prof. ANDRÉ LUÍS EUGÊNIO DE OLIVEIRA.
AS RELAÇÕES ENTRE INDIVÍDUO E SOCIEDADE Marx, Durkheim,Weber, Norbert Elias e Pierre Bourdieu.
SOCIOLOGIA Criação e evolução de uma ciência PROFESSOR ADRIANO PASSOS.
A comunicação na escola
Interações sociais e significação no aprendizado das crianças PEDAGOGIA A interação social entre crianças e entre crianças e adultos/educadores, promove.
Guia de Implementação BNCC e DRC-MT. Etapas para realização da Feira de Ciências na Escola na perspectiva da Investigação Científica.
Funções Mentais Superiores Base para o Estudo do Comportamento Humano Percepção Atenção Memória Linguagem Pensamento Emoção.
Transcrição da apresentação:

Psicologia Social: uma reflexão. Prof. Ms. Gerson Heidrich Serviço Social Psicologia Social: uma reflexão. Prof. Ms. Gerson Heidrich

Psicologia Social   Olhar voltado para os Arranjos construídos para o bom funcionamento de uma sociedade. Destacam-se como objeto de estudo: A interação social, a interdependência entre os indivíduos que compõem determinada sociedade e o encontro social (Bock,2005)

Conceitos que fundamentam esta perspectiva Percepção Comunicação Atitude

Percepção Social Entendida como um processo motivado por um estímulo que, por sua vez, é significado pelo indivíduo. São elementos sociais que o indivíduo organiza em sua consciência, buscando sua compreensão e determinações.

A Comunicação Processo que implica a codificação e decodificação de uma mensagem. Essa mensagem pode ser verbal ou não verbal (gestos, desenhos e outros tipos de expressões que buscam alguma forma de comunicação). Faz parte dos estudos da psicologia social “o processo de interdependência e de influência entre as pessoas que se comunicam” (Bock, 2005, p.136).

Atitudes Vistas como “informações com forte carga afetiva, que predispõem o indivíduo para uma determinada ação” = comportamento. Contribui para “certa regularidade na relação com o meio.” Dessa maneira, “nós não tomamos atitudes (comportamento ação), nós desenvolvemos atitudes (crenças, valores, opiniões) em relação aos objetos do meio social” (Bock, 2005, p.137).

Processo de Socialização Engajamento do indivíduo nas crenças, nos valores, nas regras que compõem as significações sociais construídas no sentido de manter o funcionamento social mais próximo de certa harmonia. Entre a amplitude social e o indivíduo estão os grupos sociais (entendidos como pequenas organizações de indivíduos com objetivos comuns) que atuam como mediadores dessa socialização.

Papéis Sociais Prescritos: comportamento que se espera de determinado indivíduo em determinada posição; Desempenhado: que pode ou não estar de acordo com o comportamento esperado, isto é, com o que está prescrito socialmente. Favorecem aprendizagem do papel complementar

Nova Psicologia Social Busca romper com o modelo norte-americano pós-guerra que, com seu método descritivo, preconizava a construção de instrumentos e metodologias de intervenção no sentido de resultados imediatos, contribuindo para a manipulação e massificação social.

Busca também Aprofundamento na investigação do psiquismo humano. As relações sociais são base para a constituição do indivíduo a partir apropriação dos significados culturais construídos pelo próprio homem.

Subjetividade O mundo objetivo é visto como fator constitutivo da subjetividade do indivíduo. “[…] a subjetividade humana surge do contato entre os homens e dos homens com a Natureza, isto é, esse mundo interno que possuímos e suas expressões são construídas nas relações sociais” (Bock,p.141).

Conceitos Básicos Atividade Consciência Identidade A serem analisados dentro de um contexto social.

Atividade Concebida como o meio que favorece a apropriação dos significados culturais pelo homem. Isso significa dizer que o homem, ao atuar na sociedade, constrói o seu mundo interno ao mesmo tempo em que transforma o mundo no qual está inserido.

Consciência Também construída a partir da relação com o outro, norteia a relação do homem frente às experiências da vida cotidiana. Produto das relações sociais, depende do mundo externo para se desenvolver, ou seja, das condições externas como o trabalho, a vida social e a linguagem.

Identidade “[…] representações e sentimentos que o indivíduo desenvolve a respeito de si próprio, a partir do conjunto de suas vivências. […] é a síntese pessoal sobre o si-mesmo” (Bock,2005,p.145).

Portanto “o homem é um ser social, que constrói a si próprio, ao mesmo tempo que constrói, com os outros homens, a sociedade e sua história” (Bock,2005,p146). Neste sentido, falamos em Encontro: relações estabelecidas, criadas, desenvolvidas e transformadas ao longo de um processo dinâmico e contínuo.