Psicologia e educação: compartilhando saberes

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Psicologia e educação: compartilhando saberes
Advertisements

Janira Siqueira Camargo Sheila Maria Rosin (org.)
Brincadeira de Faz-de-Conta e Desenvolvimento Infantil: Princípios Psicológicos PEAD Ludicidade e Educação.
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO, ESPORTES E LAZER SUPERINTENDÊNCIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA.
DA GINÁSTICA LABORAL A ERGOMOTRICIDADE: INOVAÇÃO, ORGANIZAÇÃO E ERGONOMIA.
É a contínua alteração no comportamento ao longo do ciclo da vida, através da interação entre as necessidades da tarefa, a biologia do indivíduo e as.
Qualquer maneira de jogar e brincar vale a pena? O que fazer para ajudar as crianças a aprender? Margareth Brainer Rosinalda Teles Margareth Brainer Rosinalda.
A PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Educação Híbrida na Escola.
NOSSO(A) AMIGO(A). NOSSO(A) AMIGO(A) NOSSO(A) AMIGO(A)
ENSINO DA NATUREZA E DA SOCIEDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Matemática Emocional (os afetos na aprendizagem matemática
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA "JÚLIO DE MESQUITA FILHO"
APRESENTAÇÃO MULTIMÉDIA #27 TEMA V | PROBLEMAS E CONCEITOS TEÓRICOS ESTRUTURADORES DA PSICOLOGIA CAPÍTULO 1| OS GRANDES AUTORES DA HISTÓRIA DA PSICOLOGIA.
PEAD Ludicidade e Educação
Pesquisa JOGO JOGO MODIFICADO ARTE PESQUISA CONCEITO MODALIDADE
PROJETO TEATRO DE SOMBRAS. PROJETO TEATRO DE SOMBRAS.
A TEORIA EPISTEMOLÓGICA GENÉTICA
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
Jogos, brinquedos e desenvolvimento
O ensino de História: teoria e prática
JOGOS E RECURSOS UTILIZADOS NA ALFABETIZAÇÃO
CURSO: LICENCIATURA EM FÍSICA
O desenvolvimento cognitivo da criança.
FORMAÇÃO DO CONHECIMENTO PARA ALÉM DA SALA DE AULA
I ENCONTRO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO INFANTIL
Plano de Ensino Plano de aula
Metodologia do Ensino de Física I
Universidade Federal do Espírito Santo
Personalidade.
Teoria de Piaget sobre como as crianças aprendem
Adenilse silva de jesus Reginaldo Vieira da Costa
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
A importância do lúdico no processo de aprendizagem do adolescente
PRINCÍPIOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DO ENSINO DE HISTÓRIA
Aline Bernardi Capriolli
O Cuidar da Enfermagem: Aspectos Psicológicos. Com Jaqueline e Thamires.
Teoria de Piaget sobre como as crianças aprendem
Didáctica da Matemática: teorias de aprendizagem
Avaliação Mediadora Jussara Hoffmann.
Coleção Vitória-Régia
ABORDAGEM COGNITIVISTA
Constructos Básicos Me. João Camilo de Souza Jr..
Aget.
Universidade Federal do Ceará Faculdade de Educação
O homem “já nasce pronto”, pode- se apenas aprimorar um pouco aquilo que ele é ou, inevitavelmente virá a ser. O homem é concebido como um ser totalmente.
A informática tem grande importância para nós, pois através do mesmo podemos compreender e acompanhar as mudanças que existe em nosso meio.
As abordagens do processo ensino-aprendizagem e o professor
O QUE É O PEDAGOGO.
A LITERATURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ASPECTOS E CONTRIBUIÇÕES NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. DAGMAR NEPONUCENO BELO CARDOSO UNIVERSIDADE FEDERAL DO.
Docência e Gestão Pedagógica do Ensino Superior
PRAT. DE ENS. E EST. SUP. EM DOC. DE EDUC. INFANTIL
Formação profissional: educação do bibliotecário escolar
O ENSINO DA ANÁLISE LINGUÍSTICA
As contribuições da Psicologia para Educação: teoria genética e aprendizagem escolar Legenda.
Plano de Ensino Plano de aula
O PAPEL DO DESENHO NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL
Profª. Luciana Eliza dos Santos
EDUCAÇÃO FISICA NO ENSINO MÉDIO
Adriana Friedmann. 1) DESENVOLVIMENTO INFANTIL MARCADO POR: Herança genêtica Educação Meio ambiente Qualidade dos vínculos 2) TRÊS PRIMEIROS ANOS Determinantes.
APRENDER E ENSINAR BRINCANDO
EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS
Nome da Tendência Pedagógica Papel da Escola ConteúdosMétodos Professor x aluno AprendizagemManifestações Pedagogia Liberal Tradicional. Preparação intelectual.
O Desenvolvimento Cognitivo Elaine Regina Rufato Delgado
A importância da Ed. Física no Desenvolvimento Motor na Escola Publica e na Escola Privada do Ensino Fundamental.
Pauta 1 Um currículo pautado no desenvolvimento de habilidades e competências
Pauta 8 A competência 7 da BNCC: ARGUMENTAÇÃO
Pauta 9 A competência 8 da BNCC: AUTOCONHECIMENTO E AUTOCUIDADO
GAMIFICAÇÃO DO ENSINO: possibilidade de intervenção na perspectiva psicopedagógica UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL - FACULDADE DE EDUCAÇÃO ESPECIALIZAÇÃO.
Educação Socioemocional
Transcrição da apresentação:

Psicologia e educação: compartilhando saberes Janira Siqueira Camargo Sheila Maria Rosin (org.)

Objetivos Propiciar àqueles que pretendem exercer ou que já exercem a docência nas séries do Ensino Fundamental. Conhecer o processo de desenvolvimento da criança em suas dimensões: psicomotora, cognitiva e afetiva, entendendo-as a partir de seus condicionantes sociais, bem como suas conseqüentes implicações para a Educação.

Capítulo 1 – A Psicologia e a Educação: repensando a “natureza humana” Sheila Maria Rosin Este capítulo tem o intuito de apontar a história da Psicologia desde a Antigüidade grega até o século XX e sua relação com a Educação.

Capítulo 2 - O desenvolvimento psicomotor Carlos Roberto de Arruda Pretende demonstrar a educação do corpo como instrumento e como fator de equilíbrio geral do organismo. Isso porque entende que o exercício das atividades motoras pela criança, além de exercer papel preponderante no desenvolvimento somático e funcional, estimula e desenvolve as funções psíquicas.

Capítulo 3 – O desenvolvimento emocional Janira Siqueira Camargo Tem como referencial teórico a psicanálise freudiana. Visa instrumentalizar o professor acerca dos conhecimentos sobre a formação da personalidade dos indivíduos, para que possam melhor compreender o comportamento de seus alunos em sala de aula.

Capítulo 4 – Desenvolvimento cognitivo Elaine Regina Rufato Delgado Apresenta a epistemologia genética de Jean Piaget, destacando suas contribuições relacionadas ao processo de construção de conhecimentos por parte da criança e que lhe permitem adaptar-es ao meio ambiente, resolvendo as situações que o dia-a-dia lhe proporciona.

Capítulo 5 – O papel do desenho no desenvolvimento infantil Janira Siqueira Camargo Discute o papel do desenho como instrumento que favorece o desenvolvimento da criança e a importância do professor utilizá-lo como recurso pedagógico em sala de aula.